Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nova polêmica à vista: Mineirão pode se tornar um problema

Em Semiário realizado na OAB, Alexandre Kalil iniciou uma nova frente de batalha e nessa, certamente, terá o apoio do Zezé Perrella, já que, ao contrário do que se dizia antes, o futuro Mineirão não será administrado pelos clubes e sim pelas empreiteiras que formam o consórcio vencedor da licitação.

Ou seja: os clubes, que são a razão de ser do espetáculo, levam seus torcedores para consumir todo tipo de produto que será vendido no estádio, mas a parte do leão da arrecadação fica com o tal consórcio.

A reportagem é do O Tempo, de hoje:KALIL

 * Debate. Os principais dirigentes do futebol mineiro participaram de seminário sobre direito desportivo na sede da OAB-MG, no bairro Cruzeiro

Em vez de solução, o novo Mineirão pode ser um grande problema do futebol mineiro nos próximo anos. O alerta é do presidente do Atlético, Alexandre Kalil, preocupado com o modelo de gestão compartilhada que envolverá o governo do Estado, a iniciativa privada e os clubes.

O dirigente, que participou ontem de um seminário de direito desportivo, disse que não foi consultado sobre o modelo, previsto no edital de reforma do estádio. O Consórcio Minas Arena, que venceu a licitação, irá gerir o estádio por 25 anos.

“Essa Copa vai entregar um estádio e um problema, que deve ser olhado com carinho. É mais fácil viabilizar o novo Independência do que o Mineirão, onde Atlético, Cruzeiro e América serão empregados de empresas privadas, que não tomaram conhecimento e não trataram com os clubes”, alegou Kalil.

Durante o período de vigência do contrato, 15 mil assentos ficarão sob a responsabilidade da concessionária, que também irá explorar bares e lojas. Já os clubes terão direito às rendas do estacionamento e da bilheteria referente a cerca de 54 mil lugares.

“Como é no mundo todo, o picolé que é vendido no estádio, o Atlético tem que ganhar. Questão de sentar e dar ingresso. Isso, muito obrigado. Porque, em 24 horas, o Atlético consegue fazer um estádio próprio. Proposta imoral igual a essa eu tive dez”, ressaltou.

TV. Sobre o contrato firmado com a Rede Globo para a transmissão dos jogos do clube, Kalil disse que o acordo foi unilateral. “Juridicamente, o contrato é tão leonino (expressão jurídica em que uma das partes leva vantagem) que ele perde, segundo meus assessores, o valor jurídico, tamanho é o contrato unilateral”, disse.

Sem falar em valores, o presidente defendeu que os clubes de Minas deveriam receber um aporte maior por causa da grandeza do Estado na economia nacional.

Queixa. Ele também acha que os valores de Atlético e Cruzeiro deveriam ser superiores aos dos gaúchos pelo fato de a cobertura televisiva em Minas ser maior e de os clubes mineiros só perderem para Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo na venda de pay-per-view.

América

Salum estuda pôr ingresso mais barato

Membro do Conselho de Administração do América, Marcus Salum disse que o clube fará promoção de ingressos para incentivar a presença do torcedor americano. Na estreia do time, no último domingo, apenas 1.253 torcedores foram à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

“Esse horário não nos ajudou. Na Série C, nós colocávamos de 12 mil a 14 mil torcedores. Vamos fazer promoção, isso é certo”, falou Salum, sem, contudo, dizer quando. Na estreia, o clube cobrou R$ 20 pelo ingresso de cadeira.

Além de Marcus Salum, dirigentes de Atlético e Cruzeiro e o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Paulo Schettino, participaram, ontem, do Seminário Internacional de Direto Desportivo, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais, pelo Instituto Mineiro de Direito Desportivo e pelo Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região-Minas Gerais. (TN)

* http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=172351,OTE&IdCanal=3


Duke, hoje, no Super: lamentável, mas é verdade!

E vale acrescentar que Minas Gerais é o estado que mais acaba com o que resta da Mata Atlãntica e o nosso cerrado agoniza para virar carvão ilegal das siderúrgicas, muitas na minha cidade, inclusive.

DUKE


Vale a pena ver como ficará o novo Mineirão

Bom demais da conta.

Confira:

http://www.novomineirao.mg.gov.br/


Rock pesado: Lélio Gustavo e banda, hoje, no A Obra

O Mário Henrique “Caixa” twittou hoje: “O Lélio Gustavo me convidou p/ o show da sua Banda, “Certo Porcos”, hoje no A OBRA na Savassi. Que luta hein!..rs. Eu vou, a @danigol também”

Também fui convidado, e devo ir. O bar fica na Rua Rio Grande do Norte, antes da Av. Getúlio Vargas.

O Lélio é bateirista, tem uma banda e ensaia quase todos os dias. Para quem gosta de rock pesado. Não se trata do gênero que mais curto, porém devo ir lá para rever muita gente boa.

Temos vários companheiros na imprensa esportiva mineira que também curtem música, a ponto de terem bandas, que tocam amadora ou profissionalmente.

Lembrando rápido, na bucha, Orlando Augusto (TV Horizonte) e Silvio Scalioni (Estado de Minas), têm bandas ótimas. Respectivamente Toque de Classe e Boca de Sino, se não me engano.

Tocam músicas de baile, nacionais e estrangeiras, de Beatles à Bossa Nova, passando pelo mais variado repertório.

Bob Faria (Globo) tem uma banda e antes de abraçar o jornalismo, tocava muito. Rock estrangeiro e nacional.

O Paulo Galvão (Estado de Minas), é DJ e também pertence a uma banda. Rock pesado.

Hércules Santos (Rádios Globo/CBN) é jazzista. Toca bem e tem cara de músico de New Orleans.

Depois vou me lembrar de mais gente e falar aqui para os senhores.


Promoções que sonhamos para o nosso futebol

Amigos,

recebi este release de um colega de São Paulo, Antônio Montano, que vale ser repassado aos senhores.

Antecipo que não se trata de “jabá”, nem propaganda paga, já que não ganhei nem uma latinha de cerveja sequer para divulgar isso.

Mas a promoção é legal.

Além do mais, é gente demais que gosta do futebol europeu e de cerveja, né não?

Na realidade, como mineiro, brasileiro, fico é com uma ponta de inveja dos gringos, porque fazem tão bem o trabalho deles, e nós não chegamos nem perto, apesar do potencial extraordinário que temos em todos os aspectos.

Cortei mais da metade do texto, mas se alguém quiser ler tudo é só entrar nos links sugeridos;

Vejam aí:

“Olá Chico, tudo bem?

Neste sábado acontece a final da UEFA Champions League. A Heineken, patrocinadora do campeonato vai fazer uma ação em vários bares do Brasil com transmissão da partida em telões.

Além disso a Heineken ainda criou um jogo virtual, o StarPlayer, que permite uma interação entre os torcedores durante o jogo.

Envio abaixo os dois textos como sugestão e fico a disposição para qualquer informação adicional.

Um abraço,

Antonio.

No dia 28 de maio, acontece a grande final do UEFA Champions League com a disputa pelo título entre os espanhóis do Barcelona e os ingleses do Manchester United. A Heineken, patrocinadora oficial do campeonato, organizará eventos com bares parceiros para a transmissão da partida. A transmissão tem início a partir das 15h45, horário de Brasília.

São 75 bares participantes espalhados pelo país identificados com banner e flâmulas do campeonato e displays de mesa em forma de traves e goleiro que permitem uma brincadeira entre amigos utilizando as tampinhas de Heineken como bola. Além disso, na compra de long necks, garrafas de 600 ml ou chope Heineken os clientes poderão levar para casa uma camiseta exclusiva com o brasão Heineken UEFA Champions League. Cada estabelecimento definirá os critérios para a distribuição do brinde e participação na promoção.

* Estabelecimentos Participantes em Belo Horizonte:

Amarelim Savassi – R.: Antônio de Albuquerque, 357, Savassi

Chopperia Germano – R: Guaicuí, 297, Luxemburgo

Celtic Irish Pub – R.: Rio Verde, 253, Sion

Graças a Deus – R.: Padre Odorico, 68, São Pedro

* Mais informações, atualizadas, estão disponíveis na homepage da Heineken Brasil:

http://www.heinekenbrasil.com.br

 

* Heineken lança o primeiro Champions League virtual de futebol em dual screen

Jogo permite aos fãs interagir com outros ao redor do mundo durante a partida

Um jogo, em rede e ao vivo, que permite aos fãs assistir os jogos da UEFA Champions League na TV enquanto interagem, em tempo real, no computador, iPhone ou iPod touch.

O jogo do StarPlayer está disponível desde o dia 27 de abril na página da Heineken no Facebook e pode ser baixado gratuitamente na AppStore no iPhone e iPod touch ou através do site: www.itune.com/appstore


As desagradáveis poltronas do Galo e da Raposa

Duke diz tudo, hoje no Super Notícia

DUKE


Os apelidos e os novos nomes do futebol

Como sempre, vale a pena ler tudo que o Ruy Castro escreve.

Veja esta coluna dele de ontem, na Folha de S. Paulo:

RUY CASTRO

“Nomes imortais ”

RIO DE JANEIRO – Houve um tempo em que, ao andar pela rua, você entreouvia pelo radinho de pilha dos porteiros a narração do jogo daquela tarde ou noite e, se saísse um gol ou jogada importante, era fácil saber o que estava acontecendo. Afinal, os jogadores se chamavam Boiadeiro, Beijoca, Bobô, Biro-Biro, Dinamite, Fio Maravilha, Chulapa, Alfinete, Grapete, Caçapava, e só havia um de cada com esses nomes.
Hoje, não é mais assim. Mesmo assistindo ao Brasileirão pela TV e ligando os nomes às figuras, você pode se confundir. E não estou me referindo aos dois Deivids, três Lucas, três Douglas e três Gabrieis que jogam nos times em disputa. Nem aos cinco Renans -dos quais três, espantosamente, são goleiros. Nem mesmo aos cinco Evertons (um deles, Heverton), oito Williams (incluindo os Wilians e Willians) e oito Felipes ou Felippes, dos quais só um é Filipe.
Estou pensando mais nos nove Thiagos (que compreendem os Tiagos, com ou sem sobrenome, e um Thiego), 11 Leandros (contando um Eliandro) e na profusão de rapazes chamados Alex, Aleks, Alex Silva, Alessandro (vários), D’Alessandro, Alec Sandro e Alex Sandro. Sem falar nos sete Diegos e quatro Diogos (o nome é o mesmo) e nos nada menos que 11 Rafaeis. Daí, vários terem de usar o sobrenome.
Mas meus favoritos continuam a ser os sons: Acleisson, Adilson, Anailson, Demerson, Emerson (dois), Gilson, Glaydson, Jackson (dois), Jefferson, Jobson, Joilson, Keirrison, Kleberson, Liedson, Madson, Maylson, Richarlyson, Vilson, Wallyson e, pode crer, seis Andersons, com ou sem chapeuzinho no a. Além de um Wallace, um Wendel, um Werley, um Wesley e cinco Wellingtons, com um ou dois eles e com ou sem gê.
Pensando bem, de que estou me queixando? Em que outra época teríamos Avine, Fransergio, George Lucas, Maicon, Maicossuel, Robston, Sheslon e Tressor?


Péssima notícia: Itamar Franco informa que está com leucemia

Lamentável!

Um dos poucos políticos sérios do país.

Notícia do Uol, agora há pouco:

ITAMAR

* Itamar Franco descobre leucemia e está internado em São Paulo

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) informou nesta quarta-feira (25) por meio de sua assessoria de imprensa que descobriu que tem leucemia e está internado em São Paulo desde sábado no hospital Albert Einstein na unidade Morumbi, onde ele já está sendo tratado no centro de hematologia e oncologia.

De acordo com o boletim do hospital, o senador realizará o tratamento médico a fim de alcançar a cura da doença, que foi diagnosticada em exames de rotina.

“O paciente está se sentindo muito bem, com todas suas funções vitais normais. Deverá ter alta em breve”, disse em nota o médico Nelson Hanerschlak.

O parlamentar já solicitou uma licença médica de 30 dias do cargo no Senado.

Itamar Franco foi presidente do Brasil de dezembro de 1992, quando assumiu após a saída de Fernando Collor, até 1º de janeiro de 1995, ao ser sucedido por Fernando Henrique Cardoso.

* http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/05/25/itamar-franco-descobre-leucemia-e-esta-internado-em-sao-paulo.jhtm


América lança seu facebook e convida a todos para participar

O América continua melhorando a sua comunicação e agora está lança o seu Facebook, desenvolvido e gerenciado pela Ludus Sports, supervisionado pelo assessor de comunicação do clube, Carlos Cruz.

O Diretor de Marketing da Ludus, Aguimar Neto, está convidando a todos para conhecer o trabalho, participar e opinar.

Acesse: http://www.facebook.com/americamineiro

O endereço da empresa na rede é: http://www.facebook.com/ludussports


No mundo do faz de conta e o eterno bode expiatório

Os milionários negócios do futebol envolvem fatos, boatos e plantação de notícias.

E a imprensa costuma ser usada por todos os principais atores deste circo, de acordo com a conveniência do momento.

Semana passada o meia-lateral Gilberto, acusou os repórteres que o entrevistavam na Toca da Raposa, de terem “inventado” que o Botafogo estaria querendo-o.

Na hora ninguém disse a ele que as notícias vinham da terra dele, o Rio de Janeiro.

Ontem a própria assessoria de imprensa do Gilberto escreveu várias mensagens no twitter dizendo que o jogador resolveria em dois dias se ficaria no Cruzeiro ou iria para o Botafogo.

Os mesmos assessores escreveram que o jogador é feliz com tudo em Belo Horizonte, mas é perseguido pela imprensa.

Ora, ora, logo o Gilberto!?

Um dos mais elogiados do time, quase unanimidade na imprensa mineira!!!

E que história é essa de que vai resolver pra onde vai em “dois dias”?

Faltou combinar com o Cruzeiro que quer só R$ 5 milhões para liberá-lo.

Falar em um dinheiro desses com o Botafogo?

É pra acreditar?

Mais uma vez a imprensa está sendo usada como bode expiatório por um jogador e ou empresários para forçar uma barra e mudar de ares.

Por falar em Gilberto, alguns atleticanos escreveram reclamando que o Silva deveria ter vindo para Belo Horizonte e não para Porto Açlegre, onde acertou com o Grêmio.

Calma gente! Se Ricardinho tornava o time do Galo lento, imaginem o Gilberto Silva, que é um talento, mas já descendo ladeira, com a idade avançada.

Teve um atleticano que até escreveu que o nobre Gilberto afirmou que jogaria de “graça” pelo clube! Ah, tá!

Também é pra acreditar, né!?

E algumas manchetes da imprensa paulista hoje? Como essa do ESPN: “Milan frustra sonho do Corinthians e anuncia renovação com Seedorf até 2012.”

Também é pra acreditar que o Corinthians realmente traria o gringo, né!?

Tá bom!

Com tantos pepinos pra resolver, o presidente corinthiano mostrou que é bom mesmo de marketing e soltou essa para desviar a atenção da obra do estádio da Copa que não sai de jeito nenhum; da contratação micada do Adriano que continua no estaleiro, e da língua solta dele que chamou parceiros vitais de gangsters.

E se um clube como o Corinthians fala, a imprensa tem que divulgar, não é?

Ou não?