Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na prática o Campeonato Mineiro começa é agora

Na prática o Campeonato Mineiro começa é agora, com os oito que vão decidir a competição. E só uma zebra gigante para impedir que o campeão seja o Cruzeiro ou o Atlético. Infelizmente não há nenhum clube ou jogador do interior que possa ser apontado como novidade ou surpresa positiva. Nenhuma revelação, nenhum potencial reforço para os nossos clubes da Série A, nada. Depois de tantos jogos realizados o extrato que se tira é que prevaleceu a mesmice de sempre. Nem o América, que começou a treinar bem antes dos concorrentes e vinha com uma expectativa de um ano novo positiva. Muito pelo contrário: o Coelho demitiu o técnico Marco Aurélio no meio da disputa e apostou em veteranos como Fábio Júnior e Joãozinho, que não se “encaixaram” até agora.

Os clubes do interior fazem contratos de três meses com a maioria dos jogadores, para ficar dentro da lei. Não tem boas categorias de base e por isso recorrem a veteranos, rodados, num revezamento de ano para ano: do Tupi para o Villa, para o Democrata-GV, depois de passar pelo Uberaba e por aí vai. Ou então pegam vários jogadores do Cruzeiro ou Atlético que não conseguiram vingar nesses clubes, como é o caso do Ipatinga.

A Federação e os clubes não pensam fórmulas diferentes e nessa época, em 2011, escreverei colunas semelhantes a essa de hoje.

Goleiros

O recém promovido Rafael teve ontem, contra o Democrata-GV, outra boa oportunidade. Falhou no segundo gol, mas é muito bom, e poderá se tornar titular do Cruzeiro no futuro. Renan Ribeiro, colega dele na seleção brasileira de juniores, não teve chances como essa no Atlético, que prefere contratar Marcelo, do Bahia, 26 anos, que já não tinha aprovado no Corinthians.

Exterior

O jogo Democrata e Cruzeiro foi mostrado de Governador Valadares para 11 países pelo PFC Internacional: Portugal, França, Estados Unidos, Canadá, Nigéria, Trinidad e Tobago, Angola, Moçambique, Uruguai, Chile e Panamá. Uma boa vitrine para os dois times, e teve a narração do Jaime Jr. e comentários do Mário Marra.

Lamentável

De novo Uberlândia sai da elite do futebol mineiro. Uma grande cidade, um grande clube, mas carente em competências para montar um time que honre a tradição triangulina. Mais triste ainda é ver que um dos poucos estádios dignos que temos, será usado é na segunda divisão em 2011. O outro rebaixado foi surpresa: o Ituiutaba foi muito bem três anos consecutivos.

Essas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!

 


» Comentar

Comentários:
13
  • É… e continuamos na frente em MG! Valeu também, outro papudo?

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Tem tempos que o time do gelo nao tem mais hegemonia em MG.

  • Com certeza! E o PRIMEIRO é o CAM… Valeu, papudo?

  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO cumpriu tabela já líder..
    Quem é o segundo melhor de Minas é o Democrata, ou não?

  • O que? o jogo Democrata versus Cruzeiro foi mostrado de Governador Valadares para 11 países pelo PFC Internacional?
    – É o “grande” Cruzeiro dando vexames lá fora!
    – KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

  • francisco barbosa disse:

    PARABENS AO AMÉRICA – TO QUE ENTROU NA ÚLTIMA HORA E CONSEGUIU SE MANTER NA ELITE.
    O PARQUE DO SABIÁ É DISPARADO O MAIOR E MELHOR ESTÁDIO DO INTERIOR DO BRASIL.

  • francisco barbosa disse:

    PARABENS AO AMÉRICA – TO QUE ENTROU NA ÚLTIMA HORA E CONSEGUIU SE MANTER NA ELITE.
    O PARQUE DO SABIÁ É DISPARADO O MAIOR E MELHOR DO INTERIOR DO BRASIL.

  • Fabrício Melo disse:

    O Cruzeiro está pagando caro pra mostrar ao mundo e vender sua mercadoria. É uma pena que todos os jogos que estão sendo mostrados para fora, o time joga mal. Colabora natureza…

  • Adalton disse:

    Outro comentário sobre o Atlético: o time apresenta ainda muita deficiência de marcação na sua intermediária defensiva; o Jairo Campos é muito bom, porém o time é muito vulnerável…ontem, o Ituiutaba, com toda sua fragilidade, conseguiu chegar umas 4 vezes com muito perigo a meta do Aranha, que fez boa partida.
    Quanto ao Renan Ribeiro, kpenso que se está perdendo grande oportunidade de testá-lo no Mineiro; se o Marcelo não vingar, o Renan depois vai ter que ser lançado às pressas, em pleno Brasileirão.

  • Adalton disse:

    Gostaria que alguém me esclarecesse, por favor: porque os times, cujos estádios têm capacidade inferior a público de 10.000 torcedores, não podem ter o mando de campo nas outras fases ? Isso é do regulamento apenas do campeonato mineiro ou do estatuto do torcedor? Eu, sinceramente não consigo entender…no meu modo de ver, bastaria apenas , nessas etapas que virão, manter a mesma capacidade total de público permitido na fase inicial, que se encerrou ontem.
    Porque digo isso? sou de GV e se o Democrata jogar aqui, podem ter certeza que chega na final.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Nao sei qual é pior. O Atletico classificar ou aguentar o Toledo do Alterosa Esporte. Queria torcer para os dois perderem!

  • Realmente Chico, Uberlândia no futebol é uma decepção total. A cidade é a maior e mais rica do interior mineiro, possui o maior e melhor estádio do interior do estado, quicá do Brasil.
    Uma pena para o futebol do interior não poder contar com a progressista Uberlândia nos quadros da primeira divisão mineira.

  • J.B.CRUZ disse:

    Para mim 2 SÃO OS FAVORITOS:
    CRUZEIRO.
    Tupi..