Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ano novo, casa nova e possível excesso de precauções

* Um ano melhor 

Nesta última coluna do ano, agradeço aos senhores por mais um ano de companhia e desejo um 2012 melhor ainda para todos. Do ano que está terminando só tenho a lamentar a péssima campanha do futebol mineiro na Série A do Brasileiro, mas nas outras instâncias fomos muito bem: o Tupi foi campeão da D, o Ipatinga retornou à B e o Boa Esporte fez bonito na B, quase conquistando vaga na A.

Nas outras modalidades esportivas, Minas Gerais continuou abaixo das performances de anos anteriores, quando, principalmente o vôlei, masculino e feminino nos davam mais alegrias.

Em termos nacionais a supremacia paulista se manteve no futebol, nem tanto pelo maior poderio financeiro, já que o Corinthians foi campeão com um time cuja folha de pagamento é mais barata que a de vários concorrentes, e semelhante à de Atlético e Cruzeiro. Um time guerreiro, unido dentro e fora de campo, e que manteve o seu treinador, Tite, mesmo depois do vexame na fase inicial da Libertadores da América, sonho maior de todo corintiano, e a não conquista do campeonato estadual. Ponto para o presidente Andres Sanches. 

Casa nova

O fato de jogar sempre “fora de casa” teve alguma influência nas campanhas dos nossos três times no Brasileiro, porém o que os levaram a campanhas tão ruins foram as apostas equivocadas em treinadores e jogadores, contratados ou que saíram, fragilizando os elencos.

Com times sofríveis, só podia ocorrer campanhas idem, com o lamento maior pela queda do América. 

Caldeirão 

A expectativa geral é que o novo estádio Independência se torne um “caldeirão” a favor do Galo, Raposa e Coelho em 2012. O Santos na Vila Belmiro; Corinthians no Pacaembu e o Atlético-PR na Arena da Baixada sabem tirar proveito desse fator “casa” em estádios de características semelhantes ao do estádio do Horto, que será o palco do nosso futebol ano que vem.

Não basta

Mas ter um “caldeirão”, ainda que moderno e com conforto não significa boas campanhas nas competições e o Atlético-PR é o melhor exemplo, já que foi rebaixado para a Série B, mesmo vencendo a maior parte dos seus jogos em casa, inclusive o clássico final contra o Coritiba.

É preciso montar bons times, para que as torcidas prestigiem e façam a parte dela.

Excessos

São muitas as reclamações contra tantas grades de proteção no Independência. Além de atrapalhar a visão, tiram muito da mobilidade dos torcedores. Os clubes precisam fazer uma avaliação conjunta com o Corpo de Bombeiros para se certificar se realmente todo aquele aparato é necessário.

Com todo o respeito que essas autoridades merecem, excessos nessas medidas são muito comuns no Brasil.

* Coluna de amanhã, no O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
19
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Valeu Tom Vital !

    Tudo de bom pra vc também !

    Em 2012, “tamo junto” !

    Abraços

  • Chico, quando voltar do descanso, faça contato pra mim passar os contatos no Gutierrez e feliz ano novo e que o blog continue a todo vapor.

  • Emilio Figueiredo disse:

    CM,
    Meio tarde para lamentar sobre as grades de proteção, não acha???
    Queremos saber é quando o estádio estará apto…
    Grande abraço a todos e ótimo final de ano! Que o Cruzeiro conquiste um título expressivo em 2012 e pare de apenas ganhar Mineiro e derrotar ( muitas vezes de modo humilhante) o Monotitulo…
    Saudações Celestes!!!

  • Daniel disse:

    E o Galo renovou com o zagueiro Luiz Eduardo… ao todo jogou 5minutos com a camisa do Galo. Sempre qd precisava de zagueiro, Cuca improvisava alguem, e nunca colocava o cara.

    Alguem ainda acha que desse jeito vai pra frente? Empresários mandando no clube, diante de uma administração omissa e corrupta. VERGONHA!

  • Pedro Estrela disse:

    Chico, seu blog é um sucesso, está de parabéns! Acompanho com muito carinho! Um ótimo 2012 para todos!

  • Marcos 2011 disse:

    2011 foi o ano em que Minas passou por maus momentos no futebol nacional. Isso em se falando de capital, pois no interior o futebol de Minas foi muito bem.
    2012 para o Cruzeiro promete ser pior que 2011. Vejam os níveis de contratações do time celeste. 2012 tem tudo para ser uma versão azul de 2005. O Atlético sempre começa ano como incógnita, pois no papel costuma montar bons times, mas na prática não corresponde em campo. Para o americano o ano que virá promete ser melhor, caso mantenha pelo menos parte do time que jogou a primeira divisão nacional esse ano.

  • Vicente Paulo disse:

    Feliz ano novo a todos do blog, paz, saúde, felicidade e sucesso a todos!!!Abraços

  • tom vital disse:

    Feliz ano novo e muita saude,Chico e galera do Blog…2012 de muita alegria,muita cevada,e para o Clayton ,chá com torradas.Rsrars é brincadeira Clayton você também merece um bom uísque com gelo.

  • Jean disse:

    Chico, desejo um exelente ano de 2012 prá você e a todos que participam aqui do blog. Creio que em termos de estádio e torcida o ano que vem vai ser bem melhor porque a de BH é muito diferente da do interior, sendo mais comprometida com o time, e também mais exigente. Imagino o Indepêndencia um verdadeiro caldeirão. Estou gostando muito do que estou ouvindo nas entrevistas do novo presidente do Cruzeiro, principalmente quando ele cita a preocupação com a categoria de base que é a verdadeira fonte de riqueza do clube, tanto tecnica quanto financeiramente. Pelo visto ele vai muito bem. Um abraço a todos.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Obrigado Chico !

    E Feliz Ano Novo pra vc também e para os demais participantes do Blog !

    E para os Clubes de MG, desejo um Feliz Ano Novo e “Vida Nova”… Porque, a continuar como está, MG não voltará a ter destaque positivo Nacionalmente tão cedo…

    Abraços

  • lucio disse:

    Foi preciso a OAB entrar na jogada, pros espetalhões que colocaram aquelas grades ridículas na arquibancada superior do Independencia, ter que voltar atras. Agora quero ver quem vai assumir a responsabilidade pelos custos dessas primeiras grades, e os custos dos novos protetores. Será que terão que devolver comissão recebida?

  • bessas disse:

    BH, a cidade do proibido. Como diz Rogério Perez:” O doutor não gosta, o doutor não quer”. Parece implicância ou não tem a humildade de consultar as partes interessadas, no caso o torcedor, que pagará caro pra ver jogo no novo estádio. Será que engenheiros e funcionários não sentaram na arquibancada pra fazer o teste da visibilidade?

  • Rodrigo Assis disse:

    Enquanto eduardo Maluf for diretor de futebol do Galo, o Atlético vai viver nesse martírio

  • Thiago Schubert disse:

    Acho difícil mas espero que no ano que vem melhore para o galo.

    Um feliz ano novo a todos do Blog!

    Abraços!

  • Renato Paiva disse:

    Chico, tudo de bom pra você também! Tenha um 2012 especial!
    Você lembrou bem dois pontos:
    Primeiro: o futebol mineiro teve sim (mas sem valor por ser no interior) ótimos momentos em 2011 – Acesso do Ipatinga à série B, do Tupi à Série C com direito a título sobre o grande Santa Cruz, e a ótima campanha do Boa (por todos dito como rebaixado no início da competição) na série B.
    Segundo: os times da capital estão voltando para a capital e não terão desculpa por más campanhas, já que a “culpa” foi toda da Arena. Engraçado que o América subiu na Arena e o Cruzeiro fez brilhante campanha na Libertadores também lá. Também lá o Cruzeiro foi vice-campeão brasileiro em 2010. Muito estranho!
    Portanto, penso que isso é desculpa esfarrapada. Se não fizerem time, serão rebaixados como o Atlético Paranaense, que jogou em sua tão amada casa e deu no que deu.
    Abraços a todos do blog, ótimo ano novo!

  • Grande CM e à todos que seguem este tão importante, acessado e atualizado meio de comunicação: um feliz e próspero ano que já está “batendo às portas”, e que o futebol mineiro possa soerguer das cinzas; jamais podemos esquecer que Jesus é o nosso “atalho” para Deus! Muita saúde e felicidade à todos, e que Deus sempre nos abençõe.
    – Pelos comentários que postei no decorrer do ano que se finda, peço desculpas se cheguei à ofender alguém usando palavras indevidas; à partir de 04/12/11, depois dos fortes indícios envolvendo “àquela” partida, o futebol prá mim passou à ser encarado com mais razão! Tirei a viseira prá poder encarar a realidade, e sugiro aos mais fanáticos que também ajam assim, pois, entre o céu e a terra, existem incontáveis coisas mais importantes que o futebol, sem contar que temos um só coração!
    – UM FELIZ E SEMPRE ABENÇOADO ANO NOVO À TODOS!

  • J.B.CRUZ disse:

    Alguém vai aprender com as ¨¨burradas¨¨ de 2.011 e fatalmente serão mais comedidos em suas ações em 2.012…Espero que o governo DILMA aproveite a oportunidade da reforma ministerial e demita essa “cambada” do governo anterior e coloque pessoas realmente capacitadas paras gerir as pastas..Não importa o partido e sim pessoas realmente comprometidas com o PAÍS..Já no futebol é simples; é só não desmanchar os times no meio do ano……FELIZ ANO NOVO A TODOS…

  • Aurélio Miguel disse:

    Feliz 2012 Chico!

    Continue nos mantendo bem informado com seu excelente blog!

    Abraços!

    Aurélio Arruda – IPATINGA – MG

  • mauricio souza disse:

    Chico, um feliz ano novo para voce e para todos que participam do blog mais lido em Minas. Um abraço a todos tambem.