Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro não paga aluguel, mas arca com 70% das despesas no Mineirão

A exemplo do contrato do Atlético com a BWA, o João Vitor Xavier também desvendou o “mistério” do contrato do Cruzeiro com a Minas Arena. O Superesportes transcreveu alguns trechos.

Nada de muito diferente do que vinha sendo dito pelas partes. As mesmas condições firmadas com o Cruzeiro têm de ser firmadas com qualquer clube que quiser jogar lá; via de mão dupla, com ônus e bônus.

A única coisa que considero anormal é o clube ficar com 70% das despesas, quando deveria ser o contrário.

No antigo Mineirão a arrecadação do estacionamento era toda dos clubes.

Afinal, quem leva o público são eles e não o consórcio de empreiteiras.

Nessa história toda, a conversa inicial do então governador Aécio Neves, de que os clubes administrariam o estádio, em uma empresa montada por eles, foi só para a mineirada ver.

O único clube que levou vantagem nessas reformas de estádio foi o América, que ganhou um estádio novo e mesmo sem ter uma grande torcida recebe aluguel de quem quiser jogar lá.

Atlético e Cruzeiro têm que ter seus estádios próprios, sob pena de perderem competividade nacional em relação aos seus co-irmãos gaúchos. Já são muito inferiorizados em arrecadação de direitos de TV e patrocínios aos clubes do Rio e de São Paulo.

Na sequência isso fará diferença.

Veja os detalhes publicados pelo Superesportes:

“Detalhes do contrato de fidelização entre Cruzeiro e Minas Arena vêm a público”

Jornalista João Vitor Xavier, da Rádio Itatiaia, conseguiu documento com exclusividade

O contrato de fidelização firmado entre Cruzeiro e Minas Arena para uso do Mineirão até dezembro de 2037 veio a público nesta quarta-feira. O jornalista João Vitor Xavier, da Rádio Itatiaia, teve acesso o documento com exclusividade.

Alguns detalhes do acordo foram revelados e outras dúvidas puderam ser esclarecidas. A Cláusula Quinta ratifica que o Cruzeiro não paga aluguel para utilizar o estádio. 

 

Em contrapartida, o clube celeste arca com 70% dos custos operacionais de cada partida, enquanto a Minas Arena fica com 30% das despesas.

Conforme as partes noticiaram no ato da assinatura do contrato, em novembro do ano passado, o Cruzeiro tem direito a 100% de 54.201 ingressos, sem destinar nenhum percentual desta receita à Minas Arena. Já a concessionária comercializa cadeiras VIP, camarotes e cadeiras especiais.

Uma novidade é a participação do Cruzeiro na arrecadação de estacionamentos, bares e lanchonetes no estádio. O clube celeste tem direito a um terço da renda líquida desses setores comerciais da Arena.

Outra curiosidade é que o Cruzeiro receberá R$ 2 milhões da Minas Arena pela fidelização. O preço mínimo de ingresso praticado pelo clube em seus jogos no estádio será, por força de contrato, de R$ 20.

O contrato entre Cruzeiro e Minas Arena será suspenso automaticamente quando o estádio estiver a serviço da Fifa na Copa do Mundo e na Copa das Confederações. Isso significa que o clube celeste não pagará multa para jogar em outro estádio nessas datas, caso seja necessário.

Caso o Cruzeiro descumpra o contrato e decida arbitrariamente jogar em outro estádio, terá que pagar R$ 2,5 milhões à Minas Arena. Em contrapartida, se a concessionária não disponibilizar o Mineirão para o clube celeste em algum jogo oficial, por conta de shows ou outros eventos, terá que pagar o Cruzeiro o mesmo valor.

A multa rescisória do contrato de fidelização é de R$ 10 milhões.
Por fim, o acordo revela que outro clube pode assinar o mesmo tipo de contrato do Cruzeiro (de fidelização) e, caso a diretoria celeste entenda que as condições da outra equipe são melhores, poderá assumir os mesmos direitos dela.

* http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2013/02/20/noticia_cruzeiro,242823/detalhes-do-contrato-de-fidelizacao-entre-cruzeiro-e-minas-arena-vem-a-publico.shtml


» Comentar

Comentários:
75
  • Que coisa não? Os números não mentem sobre que contrato valeu mais a pena.

    Matemática simples: Estádio para 20.000 contra estádio para 60.000. Apenas uma calculadora basta…

    http://desportista.blog.terra.com.br/2013/11/26/entre-linhas-atletico-mg-x-cruzeiro-bastidores/

  • Cleber disse:

    Tão achando que Kalil é palhaço?? Cruzeiro ta achando que fez um contrato vantajoso né!!! Só um exemplo da vantagem que acham que tem, quantos camarotes tem no mineirão?? 98,e quantos o cruzeiro pegou pra ele?? Simplesmente 2.Mas paga 70 por cento dos gastos dos outros 96.Isso é vantajoso????

  • Antônio disse:

    E completando o que eu disse: o Cruzeiro continuará sendo o sustentador do futebol mineiro, como sempre foi.
    O que seria do futebol mineiro sem o Cruzeiro??
    Certamente não faria parte do eixo dos grandes, juntamente com SP, RJ e RS.
    Por isso, alguns setores da mídia mineira têm que respeitar mais o Cruzeiro. E tratá-lo como ele merece. Tratá-lo como o líder, o sustentador, o pai do futebol mineiro. Enfim, o maior de Minas, disparado.

    • Marcelão mengão disse:

      Vc se esquece q seu timinho e so a terceira força e MG!!! Pois nasceu bem depois em outro pais, vcs nem faziam parte do classico da de MG! Falar q e o maior de MG e facil o Ameriquinha fala tem q ver e os valores q empresas investem em times ai de MG, valores irrisorios invista d SP RJ RG sul e 30% da sua torcida infiel e flamenguista procura saber principalmente quando vcs perdem torce assim e facil!bonto e a pone sem titulo algum a torcida ta sempre firme entao durma com essa torcida de simpatisantes! Chupa MARIAS de BH! Resolva seus problemas…

      • heuler disse:

        otário! dois anos consecutivos que eliminamos o time que tem a torcida mai infiel do país, grande parte dos torcedores do menguinho torcem para outro time, o cruzeiro tem duas libertadores chegou a 4 finais e é um dos times mais tradicionais de toda America, sem contar que o segundo maior campeão nacional, e segundo junto com o inter, brasileiro com o maior numero de titulos internacionais, e vc vem falar que o terceiro de minas? meu caro freguês, Arrascaeta e Alex mandaram lembranças, timeco do cheirinho, internacionalmente o flamengo não é nada! chora trouxa!

  • Antônio disse:

    O Cruzeiro fez um excelente contrato com o Mineirão. Já tem 20 mil sócios (que irão render cerca de 20 milhões anuais); tem por meta atingir os 40 milhões ainda este ano (o que deve mesmo acontecer).
    A vinda do Dedé, que deve se concretizar logo logo, é um símbolo da nova era do Cruzeiro; ou, do retorno à era de potencia econômica do futebol brasileiro.
    Vale salientar ainda que o Cruzeiro montou um time excelente, um elenco de muita qualidade. Uma base para os próximos 2 ou 3 anos.
    Ou seja, tendo tudo isso em vista, tenham certeza: daqui pra frente, em curto prazo, o Cruzeiro voltará a conquistar títulos; aumentará o valor de sua marca e se tornará uma grande potencia financeira do futebol brasileiro.
    Fato.

  • Bruno disse:

    Gostaria de saber o ”custo operacional” do mineirao!

  • leonardo-Joinville disse:

    Pois é…sócio torcedor dá grana mesmo.Vide o galo com 6 mil cotas a 200 reais cada, por mês.Agora quero ver com os outros direitos de comercialização e por ultimo a renda da venda de ingressos.Com um estádio de 20 mil torcedores o Galo fez aquele “barraco”, como dizem alguns, muito rentável.
    E ainda por cima pode faturar no Mineirão nos grandes jogos, que temos a certeza absoluta que a massa atleticana lota com facilidade e hoje com preços mais elevados, imaginem o faturamento?E de multa por multa, 2,5 mi é muito se comparado com 54 mil reais.Não podemos esquecer de certos regulamentos que exigem estádios maiores e a cláusula do contrato atleticano.Mas uma coisa é fato.Tanto o Kalil, quanto o Gilvan sabiam que um dia o Mineirão seria reinaugurado.Portanto, acho que o alvinegro tratou alguma estratégia.Por isso tentou se antecipar.Basta ver as reaçoes celestes quando percebeu a estratégia atleticana.
    Abraços

  • Andrey M lage disse:

    Fabio

    Vc nunca viu tanta bobagem junta, e ai resolveu escrever muito mais bobagens para competir? rs !

    Poderia me alongar nessa discurssão, mas posso fazer isso de forma resumida !

    Veja o caso do Gremio e do Inter, sempre tiveram estadios, mas os dois não viraram potencias economicas por causa da exploração comercial do seus estadios , e sim quando trabalharam os seus Socios torcedores !

    Nenhum Clube no Brasil é hoje uma Potencia economica, por causa da Exploração Comercial do seu estadio !

    Mas se vc que acreditar que o Atletico Mg vai ser tranforma em uma potencia tendo 45 % da exploração de um estadio com a capacidade de apenas 22 mil, fique avontade !

    Cada um se ilude da maneira que quer!

  • Carlos disse:

    Chico vc tem razão!
    Acho que tanto Atlético e Cruzeiro não podem ser dependentes do Mineirão. O Mineirão quando cosntruido na década de 60 serviu para impulsionar o futebol em MG, agora do jeito que esta, pode com o tempo acabar com nossos grandes clubes.
    Atlético e Cruzeiro não podem se tornar reféns da Minas Arean, ou cair em conversa fiada de político, devem ter suas próprias casas, seus próprios estádios e faturar com eles.

  • leonardo-Joinville disse:

    O interessante mesmo seria a construção de estádios próprios.Agora fico imaginando se o Atlético fizesse isso o que seria de Mineirão e Independência?O Kalil não é tão bobo, pois já tinha feito o contrato sabendo que o Mineirão seria aberto logo.O gilvan cedeu aos protestos da torcida celeste para fazer acordo com a Minas Arena, pois a paixão futebolística falou mais alto.Com o tempo poderemos dizer seo contrato A ou B foi ruim.Mas achei arriscado oq ue o Gilvan fez, pois 25 anos, multa alta, pouca participação 1/3, luvas de valor simbólico 2 m…Agora o Galo tem 10 anos de contrato, tem alternativa, a multa de aprox 54 mil e em alguns casos inexistente,dependendo de público exigido pela fase da competição, participaçao de 1/2 , com certeza um custo operacional de Mineirão é maior que do Independência, tendo em vista as proporçoes. Mineirão para o galo pode ser só pra alavancar dinheiro mesmo em jogos de grandes públicos,as o Kalil tá fazendo pressão, pois tem os ingredientes pra tal, visando um acordo bom.O cruzeiro pode ser um grande clube campeão,mas grande clube que leva torcedor ao estádio nunca foi.
    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    kkkk

    Esses Atleticanos me fazem rir demais..

    “Vivendo um presente, já vivenciando um futuro promissor”… rsrs

    É cada pérola… rsrs

    Mas vem cá.. Há quantos anos estão esperando esse “futuro promissor” ??

    E agora já estão “vivenciando” o mesmo ?? kkk

    Essa vai direta pras séries: “Os comédias” e “Os iludidos”… kkkk

    Querem impor que, empolgação e expectativas por um “futuro promissor”, valem mais do que um passado de glórias… rs

    Me ajuda aí né…

    Bi-BRASILEIRO // Bi-LIBERTADORES / Tetra-Copa do Brasil !!!

    Isso já é nosso e ninguém tira !! Não está nas possibilidades e conjecturas para o futuro. Mas sim, já conquistado e registrado na história !

    Podem fazer cara feia… Podem esbravejar… Podem me xingar… Mas essa é a realidade. Fato.

    Já que Atleticano acredita muito em previsão do futuro, se algum Cruzeirense quiser ganhar dinheiro em cima dos tolinhos, é só espalhar pelos postes da cidade o cartaz: “Trago o Título tão esperado, em três dias” ! rsrs

  • fael disse:

    Quem sabe daqui a seis meses com um novo classico cruzeiro arrecada mais 2 milhoes..
    So com 1 jogo o galo arrecadou 1 milhao.. falta so mais alguns… na libertadores..
    ano passado 14 milhoes com independencia…
    a so mais um detalhe 6 milhoes pela 2° colocaçao no brasileiro 2012.

  • Newton disse:

    As Marias eståo tresloucadas. Só escrevem bobagens e continuam vivendo de ilusöes do passado….Enquanto isso o Galâo vai vivendo seu presente e como já estamos vivenciando,um futuro promissor!

  • HUMBERTO LUIS disse:

    já passou da hora de galo e cruzeiro se unirem, e juntos procurarem recursos para a construção de um estádio, em que os dois sejam donos, e não inquilinos, como agora. são as maiores torcidas de minas, são elas que vão aos estádios, seria uma grande conquista para os dois. E mandar minas arena, bwa, governo de minas e até o ameriquinha pra casa que caiu.

  • Johnny disse:

    Caro William

    Pesquise vc meu caro:

    Atlético-MG 3 x 2 Cruzeiro
    38a rodada do Campeonato Brasileiro 2012
    Data: 2 de dezembro de 2012 Local: Belo Horizonte, MG
    Horário: 17h Estádio: Independência
    Público pagante: 21.232
    Renda: R$ 753.000,00

  • Fabio disse:

    Senhores,

    Nunca vi tanta bobagem junto!!!

    Vamos aos FATOS não devaneios:

    – O Atlético tem direito a 45% de QUALQUER acordo comercial fechado pelo Independência, está em contrato que já é publico a MUITO tempo;
    – A necessidade da Minas Arena em ter o CAM para a viabilidade financeira do Mineirão é questão de numeros, não sou eu que estou falando, está no “plano de negócio” (não é difícil de encontrar na internet);
    – Quem tem interesse no negocio é a Minas Arena, o Atlético já falou NÃO, a intenção é continuar no Independência e jogar no Mineirão quando necessário e olhe lá! Tendo direito a bilheteria (52 mil), vai ser 1 ou 2 vezes no ano.
    – Quem trabalha nos bastidores para buscar o Atlético é a Minas Arena (E acreditem está trabalhando forte) e se não der vantagens, inclusive compensatórias junto a BWA o Atlético NÃO VAI!!!!!! O poder de barganha está na mão do Atlético, não da Minas Arena;
    – Naming rights do Corinthians, foi sómente um exemplo, para se ter uma ideia de recurso de publicidade, se o Atlético ficar com 11,5 milhões por ano, como “reza” o nobre colega cruzeirense, são 11,5 M. de uma fonte de renda limpa, sem o mínimo trabalho…fonte está (publicidade do estádio)que o Cruzeiro não vai conseguir ver durante no mínimo 25 anos, rsss…. (De qualquer forma, em relação a isto, vai ter muita gente assustada daqui pouco tempo, a Itatiaia vai ter que dar ao JVX um espaço enorme de novo, só para cobrir o blá, blá…igualzinho quando surgil o contrato com a BWA),
    – O Kalil trabalha calado e muito bem por sinal, ele sabe que o interesse por trás envolve dinheiro, poder e muita política e tem muita gente que vai dar verdadeiros chiliques de novo!!! O Turco só está começando;
    – Socio torcedor do Atlético é bem trabalhado pela Adriana e super valorizado, (peguem o classificado de qualquer jornal, o tanto que tem de gente querendo comprar a cota de quem já possui) tem planos de expanção e como eu disse, não é uma renda desconsiderada, mas está no começo e mesmo depois de todo implantado está longe de ser o que realmente dá dinheiro no futebol (Se bilheteria fosse o “grosso” a Minas Arena JAMAIS iria oferesser 52 mil lugares? ou nao?);
    – A Caixa Economica ofereceu valores para patrocinar o Atlético, nunca visto em MG, porém o BMG cubriu (Excelente para o Atlético que hoje recebe patrocinio de material esportivo e imagem de camisa a nível de SP e RJ);

    Não me interessa convenser nínguem, fato é fato… não tem espaço para o eu acho, se eu digo que o GALO é o time mais querido, o Cruzeirense e Americano, pode dizer a mesma coisa…mas por exemplo quando se pega o registro dos números de presença PAGA no Mineirão e se verificar quase 2 milhões a mais com ~50 jogos a menos, isto não é subjetivo é FATO, quando se pega a venda de material (numeros) que leva o nome da marca do clube CAM o dobro do 2° lugar no estado, quando se pega TV paga, numero de jornais vendidos (quando traz 1° capa), etc… são fatos, não há chilique que MUDE, está contabilizado e é usado por empresas que querem lucro.

    Agora, vamos fazer o seguinte:
    O Mineirão está renovado repassado a uma empresa que tem um custo mensal alto e o Cruzeiro fez um contrato para jogar lá (não tinha opção), bom ou não o presidente atual amarrou o Cruzeiro por 25 anos.

    O Independencia está também renovado e o Atlético através de uma parceria (BWA), fez o Atlético ser dono de 45% do estádio (comercialmente), durante 10 anos renovado por mais 10.

    Simples assim…eu estou muito feliz com o que Atlético fez até agora (só golpe de mestre) e pelo que estou sabendo muito mais feliz com o que pode e vai fazer durante os proximos anos (a começar por 2013) e olha que eu nem estou falando dentro das 4 linhas, hein?
    E você? Se vc está tbm não há o que discutir, vamos só curtir o que vem por ai…rssss…

  • bruno campos disse:

    Willian Gonçalves,

    Corrigindo os seus esclarecimentos:

    1 – O atlético tem sim direito aos naming rights do Independência juntamente com a BWA, pelos 10 anos em que a SPE (Sociedade de propósito específico) administrar o estadio. Os direitos do atlético não se restringem ao naming rights, mas a todas as receitas do estádio (publicidade estática, camarotes, shows, festas, jogos do cruzeiro lá e etc…)

    3 – Faz me rir. É impossível a BWA oferecer a mesma condição da SPE simultaneamente para os 2 clubes. Se oferecesse, ela teria moldes diferentes de participação que atlético e a BWA possuem.

    4 – O contrato da Minas Arena com o governo obriga ela a oferecer isonomia para os clubes, ou seja, o que oferecer para o cruzeiro é o mesmo que tem que oferecer para os demais clubes.

  • Emilio Figueiredo disse:

    e dá-lhe zero.. quanto ibope!!!

  • Andrey M Lage disse:

    Fabio

    Primeiro, Vcs atleticanos caem em contradição quando falam do Independência!

    Ao mesmo tempo que falam que o Independência e um Grande negocio , falam que a Multa da BWA e pequena, e algumas vezes falam que ate não existe Multa , COMO ASSIM?

    Se o Independência e um grande negocio para o Atletico Mg , e tambem um grande negocio para a BWA .

    Mas o Independência so se torna um grande negocio para a BWA se o Atletico MG continuar jogando lá, somente assim ela vai conseguir arrecadar com camarotes, bares, placas de publicidade e naming rights

    Resumindo se o Independência realmente for essa potencia economica que vcs falam , eh dificil de se imaginar que a BWA vai liberar facilmente quem ajuda ela a atrair investidores para o se Estadio !

    Ainda mais liberar para uma concorrente !

    Segundo, essas suas contas sobre naming rights estão erradas meu filho , o Corinthians negocia R$ 500 milhões de reais pelo naming rights do seu estadio , mas esse valor e por “10 ANOS”, seria R$ 50 milhoes por ano !

    Vamos imaginar que a BWA consiga metade desse valor pelo Independência
    o que eu acho dificil , mas vamos imaginar que alguma empresa pague R$ 250 milhões por 10 anos para ter seu nome no Horto .

    Seriam R$ 25 Milhoes por ano , E o atletico ficaria com apenas 11,5 milhoes desse valor !

    Valor muito abaixo do que a maioria dos Clubes já recebem pelo o seu socio Torcedor !

  • cassiano disse:

    ê gente como tem torcedores falando besteira……… AFFFFFFF!!!!!!

  • Reiki disse:

    “Concordando” cm as conspirações , tbm acho qu a Minas Arena fez um contrato para inviabilizar o Cruzeiro e o futebol mineiro ! rsrsrsr…. Há um complô entre dirigentes do Cruzeiro e MInas Arena que revertem os benefícios apenas para a MInas Arena ! rsrsrsr …
    .
    Meus caros, contrato é negociado – “preço bom e preço combinado, ok?!”
    O Mineirão atende ao Cruzeiro, o Cruzeiro atende à MInas Arena, e é do interesse de ambos que aja equilíbrio financeiro nas respectivas instituições ! Ponto Final!
    .

    Citaram o “Naming Rights” do Corinthians aí de forma equivocada. O rapaz está Desinformado. O Small Club SP projetou valor de
    R$ 400 milhões p negociar cm AMBEV, BRADESCO, SANTANDER. Valor esse rechaçado por todos os departamentos de Marketing daquelas empresas, porque o time é bom p vender camisa mas “naming right” é outro nível de marketing! O Corinthians projetou e se mediu pelo
    “ALLIANZ ARENA”(acreditam?), numa atitude megalomaníaca! Será que o 6alinho conseguiria retorno de R$ 45 milhões em nome de estádio??? Agora, não bastasse o escandaloso patrocínio da CAIXA (empresa pública cm capital 100% do governo), o PT tenta desviar verba da PETROBRÁS p bancar o “naming rigths” do Itaquerão no valor que o Corinthians imagina !!! Constata-se que força política o Corinthians tem! Será que o 6alinho teria o mesmo peso junto ao PT ??? Fica a pergunta.
    .
    Quanto as críticas ao Cruzeiro, a grande questão aqui pela média dos comentários, é o MEDO do torcedor do 6alinho de ficar cm fama de trouxa e de constatar que o mito de serem imprecindíveis à Minas Arena é uma verdadeira falácia. Mas essas coisas não vem ao caso ! Vejam, até o América fechou contrato e vai jogar no Mineirão!
    .
    O Cruzeiro tm um projeto e uma realidade. O 6alinho tm outra bem diferente ! Se o Cruzeiro necessita do Mineirão e pode oferecê-lo à sua torcida, é porque O STAFF do Cruzeiro sabe de suas receitas, do seu orçamento e de suas despesas, bem como do planejamento, projeções e arrecadações futuras!
    .
    É claro que esse contrato não atende ao 6alinho, afinal ele não pode FIDELIZAR seus mandos de jogos no MINEIRÃO, está preso no Independência. Como ficaria a BWA nessa, pois o 6alinho paga juros de empréstimo de R$ 8 milhões e ainda teria mais uma multa de
    R$ 1 milhão caso mandasse jogos fora!?! O 6alinho está inviável!
    .
    E outra, 6allinho jogar no MINEIRÃO é um luxo que ele não pode se permitir, “ficaria no vermelho” ! A contratação padrão prevê o pagamento de aluguel e a bilheteria do 6alinho é fraca p bancar aluguel do MIneirão, INDENIZAÇÃO á BWA, mais as depesas com a administração e manutenção do Independência quer jogue que não, afinal, o Independência tbm é um passivo! Se prestarem atenção no jogo contra o São Paulo, o 6alinho não conseguiu lotar o Independência e ainda teve 15% da bilheteria penhorado pela justiça para pagar dívida trabalhista.
    .
    Por isso , meus caros, o Kalil sabidamente reconhece que o 6alinho não tm porte para jogar no Mineirão, e tm mais é que valorizar mesmo o Independência e que sejam muito felizes lá, pois foi o que restou p a torcida ! Capiche?!

  • audisio disse:

    A situação do Galo é confortável. A pergunta é: onde o Cruzeiro arrumaria um Diamond Mall no valor de $ 1.000.000.000, 00 para construir um estádio sem precisar de sócios ou parceiros comerciais?

  • Reinaldo disse:

    Depois o Kalil é que e falastão!!!!!!!

  • Willian Gonçalves disse:

    Fabio,

    1 – O Atlético não tem direitos aos “naming rights” do Independência pois o estádio não é seu e sim do América. Ele não é dono de 45% do estádio, apenas sócio do administrador.

    2 – O Corinthians ESPERA arrecadar 400 milhões de reais com o naming rights. Chutou esse valor porque é justamente a garantia necessária ao BNDES para a liberação do empréstimo para o término do Itaquerão, o que, logicamente, não foi aceito. Mas ele pode negociar essa publicidade a vontade, uma vez que o estádio será seu.

    3 – A BWA ofereceu as mesmas condições ao Cruzeiro, que não aceitou. O Gilvan inclusive saiu da reunião, dizendo que não havia interesse do clube, deixando o Kalil sozinho com a BWA.

    4 – O Minas Arena NÃO ofereceu a mesma condição ao Atlético. Pediu 22% da renda bruta de aluguel. Foi isso que o Kalil não aceitou. Pode procurar no Google para voce ver que não estou inventando.

    5 – Se é tão fácil assim fazer o contrato que quiser com o Minas Arena, que “não sobrevive sem o Galo”, porque cargas d’água o “mestre” Kalil assinou um contrato que prevê multa caso ele não jogue lá? Para jogar dinheiro fora?

    6 – Existem vários estádios no Brasil e no mundo que são de um time só. Porque o Mineirão iria à falência sem o Atlético?

  • Willian Gonçalves disse:

    Johnny, parte dos lugares do independência não podem ser vendidos pelo erro de projeto na reforma do estádio. 23.000 lugares é capacidade projetada. Na realidade não chega a 19.000. Basta ver o público do jogo contra o São Paulo, com todos os ingressos vendidos: 18.187 pagantes, sendo que 2.300 foram reservados à torcida do São Paulo. Pesquise por aí que voce vai ver que é isso mesmo.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Como vários já disseram, o negócio é esperar pra ver. Só o tempo dirá.

    Percebo mais gente comentando com a paixão ( me incluo nessa… rs ), do que com conhecimento de causa.

    Agora, eu como Cruzeirense, não quero ficar comemorando contrato, estádio… Quero poder comemorar é Título !!!

  • joão reis disse:

    bom! diate do que li,não vou ficar aqui discutindo com torcedores do cruzeiro,qual é o local mais rentável e vantajoso para se joga; porém peço em nome de tudo que é mais sagrado,kalil pela fé e o amor a DEUS, não assine tal contrato,esse mesmo que o clube celeste assinou,COMECE O MAIS RÁPIDO A CONSTRUIR NOSSA ARENA.SE GRÊMIO E INTER O FEZ, E JÁ TENDO ESTÁDIOS PRÓPRIOS,PORQUE NÃO GALO! MAS VAMOS LÓGO!

  • ely g borges disse:

    Eu achei que o contrato era menos ruim, pois diziam que o cruzeiro tinha direito ao estacionamento e agora se sabe que somente 1/3 alem disso pagar 70% das despesas. A maioria dos jogos a renda liquida vai ser muito fraca.

  • Alexandre disse:

    Só para quem acha que eu não sei fazer conta. Sou um dos que está avaliando atualmente a parte de uma das sócias da Minas Arena. Conheco muito bem os números.

  • Johnny disse:

    William onde vc tem se informado? O Independencia tem 23mil lugares que são comercializados. Por lei o visitante tem direito a 10%. Ou seja, no mínimo, 20.700 ingressos que a diretoria do CAM vende por jogo.

  • Ronaldo Ribeiro disse:

    Pessoal deixa de ser bobo, se o NEGOCIO FOSSE TÃO BOM, assim bastava o GALO fazer uma rescisão do contrato com a BWA, perderia no máximo os 8 milhões da assinatura do contrato, ia lá e fechava o negocio com a MINAS ARENA e teria as mesmas benesses do cruzeiro, simples assim, ainda tem caroço embaixo deste angu.

  • Ricardo Pinto disse:

    ¨caso a diretoria celeste entenda que as condições da outra equipe são melhores, poderá assumir os mesmos direitos dela. ¨ Resumindo o Gilvan, fez a merda. O kalil vai fazer um contrato melhor, e o Gilvan vai ter o pescoço salvo pelo turco.

  • cassiano disse:

    Agora temos que saber quais são as condiçoes para o America tambem jogar lá……… Aí poderemos ter um parâmetro, pois não será fidelização para todos os jogos…… mas apenas para os jogos de maiores publicos…… Aí poderemos comparar tais contratos…..

    Apenas lembrando que no Horto o Galo, fica com os ingressos, recbe pelas placas de publicidades, estacionamento, bares etc…. E não é apenas nos seus jogos, são em todos os eventos que lá ocorrerem…..
    prtanto na copa das confederações, vamos buscar o que deixamos lá no marião…..

  • Fabio disse:

    Caros Senhores,

    Fico Abismado com tamanho fanatismo! Chega ao ponto de acharem este pifio contrato que o Cruzeiro fez como vantagem, pobres torcedores cegos e iludidos. Nada melhor do que o tempo…para trazer a tona o desastre que o Cruzeiro fez.

    Minas Arena e seus empresários (e muita gente da política mineira que está envolvida), estão literalmente arrancando os cabelos, apesar de clausulas de proteção financeira junto ao governo, o grupo investil sim e tinha e ainda tem planos de ganhar muito dinheiro com a exploração do Mineirão, o que eles não contavam é com o fato do Sr. Alexandre Kalil ter conseguido assinar um acordo de exploração comercial com o Independência (golpe de mestre, diga-se de passagem) evitando uma arapuca armada que o pobre Cruzeiro amadoramente e por falta de opção caiu. NÃO cabe mais a discução sobre bilheteria, o futebol é dinamico e muita coisa mudou, o dinheiro com sócio torcedor e bilheteria é uma fonte de recurso que não deve ser desprezada, mas está bem longe de ser o grosso ou que realmente INTERESSA , porém a imprensa mineira “a mando” está bombardiando o público numa tentativa de usar os torcedores do Atlético a presionar a diretoria pró- Mineirão (vide notícias quase de hora em hora do número de sócios de torcedores do cruzeiro e no portal UAI por exemplo). Esquece borderó de bilheteria, tanto do mineirão quanto do Indepedencia, é ridiculo…comparado ao dinheiro comercial.
    Só para se ter uma ideia o Corinthians está negociando o “naming rights” de seu futuro estádio por valores próximo a 500 milhões de reais? Pois é, agora você sabia que o Independência também está? Os válores de forma oficiosa está um pouco abaixo da metade do estádio do Corinthias, mas…vamos supor que feche por 100 milhões. São 45 milhões para o Atlético, sem o mínimo de trabalho, um programa de sócio torcedor tem que comer MUITO feijão para dar isto! Precisa falar de camarotes, eventos, bares, placas de publicidade? Quanto a Brahma pagou ou paga ao Atlético por mês, pelas cadeiras no Independencia, alguém sabe?
    Os pobres coitados que ficam quebrando a cabeça somando torcedor…não passam de desesperados!!! O Atlético conseguiu ser literalmente DONO de 45% de um estádio com direito a 100% de sua bilheteria em seus jogos por menos de 8 milhões, escapou de uma armadilha armada, e hoje tem o poder de barganha na mão, não é refem de Ninguém, pelo contrário!!! Minas Arena NÃO consegue sobreviver sem o GALO no Minerão (vide plano de negócio)e o Atlético não tem por que ceder, afinal a Minas arena apresenta um contrato de vantagens parecido ou melhor com o que o Atlético já tem com a BWA ou nada feito!! E o Cruzeiro? Este coitado está fadado a sobreviver apenas com bilheteria!!! A não ser que o Atlético o salve (mais uma vez, diga de passagem, vide recurso de TV e patrocinio de camisa que o Kalil conseguiu SOZINHO puxar para cima).

    P.S – A Minas Arena apresentou ao Atlético o mesmo contrato que fez ao Cruzeiro, o dirigente alvi-negro, riu e desdenhou de tamanho absurdo! Hoje a Minas Arena e seus diretores já estudam uma forma jurídica de dar ao Atlético um contrato diferenciado, proximo do que o Kalil quer para poder trazer o mesmo ao Mineirão, sem comprometar a ENORME VANTAGEM que conseguiu com o fraco Cruzeiro. Quem dúvida, é só aguardar…(a unica dica que eu dou é que as vantagens que serão cedidas ao Atlético vão ser dadas por uma terceira empresa, como? Exemplo: A empresa X comprou 30 camarotes do Mineirão que antes era de propriedade da Minas Arena e repassa os 30 ao Atlético ).

    Quem viver verá…

  • Anderson Palestra disse:

    Bruno Campos, ninguém aqui disse que são limpos. Há sim que se pagar os impostos, salvo engano, o ISSQN são na monta de 5%. O Estado também deve mamar um cadinho. O Atlético também não está livre de pagar esses impostos e ainda tem que dividir o lucro com a BWA.

    Com relação aos impostos eu tenho certeza absoluta que os times jogam para baixo o público, pois quanto menos ingresso, menos terá que se pagar de imposto.
    Eu já fui em final de libertadores. copa do brasil, rural, brasileiro, com públicos anunciados de mais de 100 mil e nunca vi o mineirão tão cheio (não fui à final do rural de 1997) quanto no Cruzeiro X Grêmio na final de 1993. O estádio estava lotado e o público anunciado foi um pouco mais de 70 mil. É claro que tem ou tinha treta.

  • Luciano disse:

    Serei repetitico, não é “Mineirão x Independência”. O contrato de Atlético e cruzeiro se comparados com o contrato de times de outros estados é fraco. Dizer que o cruzeiro vai nadar em dinheiro usando o clássico como exemplo é bobagem. A torcida do cruzeiro tá empolgada com a perspectiva criada pela mídia e comissão técnica com o time de 2013. Tem muita gente indo ao jogo pra conhecer o Mineirão. A tendência é que nos próximos meses se estabilize o público histórico, em torno de uns 20 mil. E aí perceberam q não vai se ganhar tanta grana assim, porque o contrato da Minas Arena não é tão atrativo se comparado a contratos de clubes em outros estados.

  • Silvio Torres disse:

    Cantei a pedra aqui há muito tempo. Trabalharam desesperadament nos bastidores para mudar o contrato. Por isso ele demorou tanto a aparecer. O programa feito pela Dimara e Kleyton na Band Sports foi o mais esclarecedor que já ouvi. Se as condições eram essas, porque então o segredo e o desafio do Kalil, que não foi retrucado por nenhuma autoridade, seja do estado seja da Minas Arena?

  • Willian Gonçalves disse:

    Só para esclarecer algumas coisas:

    Primeiro: Não há como o contrato com a BWA ser mais interessante para o Atlético do que o da Minas Arena com o Cruzeiro. O Galo recebeu 623 líquidos no jogo da libertadores, o Cruzeiro 2,2 milhões no clássico. Ou seja, mais do que o Atlético vai arrecadar em toda a primeira fase da libertadores. Com um detalhe, o Cruzeiro não pagou nada à Minas Arena, enquanto o seu adversário precisou de um empréstimo bancário para bancar 7,5 milhões no contrato com a BWA.

    Segundo: Continua a confusão com relação à obrigação da Minas Arena em oferecer para outros clubes a mesma condição que ao Cruzeiro. Isso não procede. A MA registrou um contrato padrão junto ao Governo Mineiro, que é o que foi oferecido ao Atlético. É esse contrato que eles tem de oferecer a qualquer clube que queira jogar no Mineirão. No caso do Cruzeiro, no mesmo item 4.1 em que consta a obrigação do time em mandar todos os seus jogos no estádio, está a liberação do pagamento do aluguel. É uma contrapartida pela fidelização. E é um direito da empresa negociar cláusulas do contrato, desde que os valores não ultrapassem o contrato padrão. Mas não existe a obrigatoriedade de oferecer a todos o mesmo contrato. No caso do Atlético, a Minas Arena ofereceu as mesmas condições desde que o Galo oferecesse também a fidelização, o que, obviamente ele não pode fazer.

    Terceiro: Dizer que o Kalil prefere jogar no Independência porque é “caldeirão”, tem renda de bares, é a casa do Galo, e outras mais, é conversa para boi dormir. Ele na verdade está numa queda de braço com a Minas Arena querendo as mesmas condições do Cruzeiro ou até um pouco mais, sem a necessidade de fidelização. O que não vai conseguir, pois ficaria completamente sem sentido o contrato assinado com o time da toca. E enquanto isso o Atlético vai perdendo dinheiro. Muito.

    Quarto: Talvez o maior diferencial entre os dois clubes agora seja o programa sócio-torcedor. O Cruzeiro já passou dos 20.000 sócios e pode ampliar o programa após a copa das confederações. Enquanto isso o Atlético está limitado a 90% da capacidade do Independência, uma vez que 10 por cento ficam reservados para o time visitante, cerca de 2.300 ingressos. Ora, com os problemas de visibilidade do Independência, o Galo fica com cerca de 15.700 ingressos que podem ser comercializados pelo time para a sua torcida. Ou seja, esse seria, na teoria, o máximo de sócio-torcedores que o time pode ter. Isso é bom negócio? Não creio.

  • Marcelo disse:

    Chico,

    Quem acha vantajoso jogar no Independência ou Mineirão se esquece, por exemplo, que o aluguel para jogar no Gigante da pampulha, era de 15 mil reais.

    Olha o que os clubes perderam, com essa reforma pra copa do mundo:

    1-Diminuiram a capacidade de torcedores do Mineirão
    2- Clubes sem direito a 100% dos ingressos
    3-Direito a pouco mais de 33% (1/3) do consumo e estacionamento.
    4-Sem direito a camarotes, publicidade (placas) e ações de marketing.

    Contraímos essa dívida de 25 anos para ter o direito de recebermos 6 jogos da copa. É mole?

  • Ricardo Lemos disse:

    Meus caros, não serão necessárias toneladas de pipoca para enriquecer ninguém. Ano passado o Galo lucrou (lucro é o dinheiro que EFETIVAMENTE entrou nos cofres do Galo) cerca de 8 milhões de reais nos seis meses de exploração do Independência. Explorar o estádio, no caso, não é só vender ingressos dos seus jogos, por isto a receita sobe tanto.

    Tenho insistido que esta avaliação sobre quem fez individualmente o melhor negócio não pode ser feita com base em meia dúzia de jogos e poucos meses. Para se chegar a esta conclusão será preciso mais tempo e avaliar a média de uma temporada inteira pelo menos.

    Quanto a sugerir que ambos se unissem para ficar com um estádio só, isto foi, é e será sempre impossível. Se o Governo quiser passar o Mineirão para 2 ou 3 clubes daqui a 25 anos tudo bem. Mas imaginar que os clubes poderiam se juntar para construir ou sugerir uma administração conjunta, ainda que possam ter tentado, não parece lógico.

    Se realmente chegaram a sugerir isto ao Governo do Estado, não deviam estar lúcidos no momento. Existe uma rivalidade muito grande e uma necessidade de que um esteja sempre à frente do outro. Não faria sentido dividirem receitas e despesas. Ou alguém imagina Grêmio e Inter, Bahia e Vitória, Atlético-PR e Coritiba fazendo isto? Infelizmente isto aí não tem jeito não.

  • Luciano disse:

    E mais, parte da imprensa que deveria esclarecer, usa argumentos de “torcida” pra avaliar a situação. Se prende a discursos do tipo: “Time grande joga no Mineirão”, “a torcida do Galo não merece ver jogo da Libertadores no Horto”, etc. Ao invés de aprofundar nas questões de médio e longo prazo. Quando se vê torcedores com esse nível de argumento pode se perdoar, mas dirigentes e imprensa? Ou é desconhecimento de fato ou é interesse excluso.

  • bruno campos disse:

    O contrato é bem como se imaginava mesmo… só tem que esclarecer algumas coisas:

    – Os 54 mil ingressos não são limpinhos como alguns escreveram nos comentários (quase 30% desses 54% são as taxas e impostos);
    – 1/3 do lucro líquida (e não receita) dos bares / restaurantes / estacionamento se restringe aos jogos do time;
    – Os 2 milhões são de luvas, em pagamento único, que representam as luvas pela exclusividade de 25 anos (aproximadamente 7 mil reais por mês é o valor que o Cruzeiro recebe para não poder jogar em nenhum outro lugar durante 25 anos);
    – A concessionária fica com os lugares vips, camarotes, cadeiras especiais e toda a parte de publicidade estática e naming rights.
    – O Cruzeiro não tem participação em nada que não seja o seu próprio jogo.

    O resumo de tudo isso é… O Cruzeiro fez um contrato de 25 anos para alugar um estádio para os seus jogos apenas (pagando através da renda dos lugares vips, camarotes, cadeiras especiais dos seus jogos), arca ainda com 70% das despesas desse aluguel (inimaginável para qualquer outro negócio… imagina alugar uma casa de festas e depois ainda ter que pagar a luz, limpeza e etc.) e em troca disso recebe 7 mil reais por mês e mais 1/3 do lucro líquido (e não receita) dos bares / restaurantes / estacionamento dos seus jogos.

    Ótimo negócio… para a Minas Arena.

    Acho que o Kalil está certo de buscar uma solução melhor para o Galo, ou aumentando o independência ou partindo para uma iniciativa de estádio próprio.

  • Andrey M Lage disse:

    Na minha opnião, a questão não é ter estadio, a questão e saber usar um estadio !

    Estadio o Vasco da Gama tem, explora 100 % de tudo la, e nem por isso esta nadando em grana, pelo contrario esta numa draga danada !

    Santos, Botafogo, Sport, Vitoria, Coritiba so outros exemplos de Clubes que tem estadios proprios, exploram 100% deles, e não fazem dele uma grande arrecadação ao Clube !

    O Cruzeiro quando foi para o Mineirão, não foi visando apenas os Beneficios para se jogar lá, foi visando poder trabalhar o seu Socio torcedor , o que era impossivel de se fazer no Independência , por causa da sua limitação !

    O Cruzeiro ja contabiliza mais de 20.350 sócios , que ja proporcionam ao Cruzeiro , mais de R$ 20 MILHOES por ano !

    Ja é mais do que o Atletico Mg arrecadou no Independência ano passado com Bilheteria e exploração comercial

    Segundo o Chico postou aqui no blog, de maio a novembro o Independência ano passado com a exploração comercial rendeu R$ 6.98 ao Atletico Mg , De bilheteria, a arrecadação “bruta” chegou a R$ 14 milhões.

  • Luciano disse:

    Complementando: O kalil quis ser esperto ao assinar com a BWA. Ele deveria ter conversado com o cruzeiro pra fazer do contrato com a BWA mecanismo de pressão sobre a Minas Arena, ao contrário ele isolou o cruzeiro forçou o Gilvan a assinar com o Mineirão em condições desfavoráveis se comparados com times de outros estados. Resultado: se autopromovem com água, com museu e com bar temático e ficam presos a condições e contratos desfavoráveis se comparados aos times de outros estados. Infelizmente ao fim da brincadeira o futebol mineiro sairá mais pobre dessa história.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Eu não opino com maior profundidade, justamente por que não tenho conhecimento específico sobre o assunto. Agora, o que tem de especialista por aqui, incrível. Acho que o Tião das Rendas deveria tomar cuidado, o cargo dele corre sério risco na Itatiaia!!!

  • Cesar de Freitas disse:

    Falta muita informação para se poder fazer uma analise fria sobre essa situação, por exemplo quanto custa em despesas jogar no Mineirão, qual é a despesa fixa por jogo e a despesa variável onde o Cruzeiro é responsável por 70% , essas informações não são divulgadas para se poder calcular por exemplo a partir de que público ele passaria a sobrar dinheiro para o clube, e com certeza não seria um número pequeno.
    Com apenas as informações divulgadas o Mineirão passa e ser um grande negócio para qualquer clube, parece a galinha dos ovos de ouro. A situação é que o Atlético já tem onde jogar. Existe uma informação de que o Cruzeiro leva R$ 2.000.000,00 em que situação, por jogo, por mês, por ano, pela assinatura do contrato ?.
    O Cruzeiro na necessidade de apresentar resultados positivos apresenta informações incompletas, apresentando quase sempre apenas as receitas escondendo as despesas, mas com certeza nesses dois jogos, foi para o Clube um bom negócio, mas que média de público o Cruzeiro conseguirá ao longo do ano com o custo que está sendo apresentado ao torcedor, ingressos, alimentação, estacionamento? Isso lógico dependerá do futebol que será apresentado. Por exemplo o Corinthians ganhou títulos importantes ano passado e sua média de público ficou pouca acima de 20.000 torcedores por jogo. Se o Cruzeiro fizer campanha durante o ano próxima da do ano passado, essa média não passara de 10.000 torcedores. Conclusão vamos esperar pelo menos fechar o ano de 2013 para fazermos um balanço para saber se o Atlético está errado em não fechar com a Minas Arena, por que o Cruzeiro estará certo de qualquer maneira, por que sua única opção era o Mineirão por qualquer contrato que fosse assinado. O Atlético pode esperar para decidir e hoje sua decisão é não assinar, não precisa de pressa pois já temo um estádio com capacidade de público dentro da média que os maiores clubes do país hoje estão conseguindo colocar dentro dos estádios, e está tendo excelentes resultados dentro de campo nesse estádio, deve mudar realmente se for por uma compensação financeira muito boa.

  • Alexandre Luiz disse:

    Alexandre disse:
    21 de fevereiro de 2013 às 8:47

    Como vc sabe a receita prevista para 10 anos do Atlético pra projetar 300M a favor do time azul? Vc não está sonhando no crescimento de 25% do público até 2015 como a Minas Arena, está?

  • Lucinano, concordo com seu raciocínio.

    – Além do mais, é necessário que os dirigentes do Galo e Raposa se unam para chegar “somente” numa decisão: é preciso que ambos construam seus próprios estádios!

    – Infelizmente o que se vê ao longo de décadas, são seus presidentes se auto-promoverem na mídia quando o clube adversário fica numa situação desconfortável no campeonatos que disputa, vivem às turras e se esquecem que são formadores de opiniões, e com isso fomentam a violência que tende à crescer, graças às atitudes acéfalas de tais “dirigentes”, que contam com o “apoio” de alguns programas esportivos ditos “democráticos” – palhaçada pura!

    – E tem uns que se agridem e até matam por futebol!

  • Jacqueline Costa disse:

    Se pensarmos somente na renda, o contrato com a Minas Arena é bom para qualquer clube,. Entretanto, temos que ampliar o foco e ver que futebol hoje se tornou um esporte muito caro. Os lucros com a renda são relevantes, mas somente isso não permite formar um time competitivo. A arrecadação com publicidade, que atualmente é a parte mais lucrativa, vai ficar com quem?! Isso não foi informado pela matéria. Além do mais, qualquer clube pode jogar no Mineirão tendo direito aos 54.000 ingressos, isso independe de contrato. O cruzeiro vendeu uma exclusividade de 25 anos por 2 milhões ( parcelados) , 1/3 de participação nos bares e no estacionamento, dois camarotes e isenção de aluguel ( mas vai ter que pagar 70% das despesas), um bar temático e um museu ( que também dão muitas despesas com manutenção) . No caso do Atlético, não só ele, mas qualquer clube do Estado, pode jogar no Mineirão quando quiser; terá direito aos seus 54.000 ingressos; paga o que tiver que pagar e pronto. Havia uma dúvida pelo contrato com a BWA, mas a multa é pequena, em torno de 50 mil reais. Não fará muita diferença em um jogo de Mineirão lotado. De qualquer forma, se não ampliar o Independência, o Galo terá que arrumar uma alternativa, porque o Independência é pequeno para a torcida do Atlético. Se pensarmos que o Grêmio hoje já tem dois estádios e os outros grandes clubes também têm estádios próprios, já passou da hora de um clube do tamanho do Atlético e com a torcida que tem, ter a o seu proprio estádio e não depender mais da boa vontade do Governo.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Quantas toneladas de pipoca o kalil acha que irá vender para enriquecer o monotítulo? Eu hein…

  • Luciano disse:

    Fanatismos e delírios à parte, de ambas as torcidas, não podemos esquecer o seguinte. O principal! O contrato cruzeiro – Minas Arena não é ruim. Pode até ser melhor que o contrato GALO – BWA, desde que a média de público seja alta no Mineirão. O cruzeiro não levou mais de 40 mil pessoas ao campo entre 2005 e 2008, logo esperar 60 mil sr. Gilvan e seguidores é se auto iludir. A briga do Kalil não é Independência x Mineirão. É Mineirão x Arena Grêmio. É Mineirão x Palestra Itália. O que está tentando se explicar é que, o contrato oferecido pela Minas Arena não causa prejuízo ao clube, mas faz com que ele, a longo prazo, tenha receita bem inferior ao do Grêmio, por exemplo. Essa história de toca3, alçapão do horto, time grande em estádio grande é secundária, é infantil e é coisa de torcedor (na pior acepção da palavra). A questão é: a Minas Arena vai ganhar muito mais grana no Mineirão que o parceiro do Grêmio na nova arena. Em longo prazo os clubes de Minas estarão com menos $$$ no bolso e brincando igual menino bobo sobre água e se “meu estádio é maior que o seu”. É isso, acho que a maioria de atleticanos e cruzeirenses não conseguem ver essa realidade.

  • Aurélio Mendes disse:

    Eu achei o contrato muito bom para o Cruzeiro, esperava pior. Quem vai ficar prejudicado nessa é o Governo de Minas (Nós cidadãos mineiros). A arrecadação do Estado será fraquíssima e como o da Minas Arena está garantido em contrato, nós bobos pagaremos a conta.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Tá barato pra caramba !!!

    O Cruzeiro se deu foi bem. O tempo comprovará !

  • Johnny disse:

    Esse Alexandre é um gênio das estatísticas. Gostaria de saber como o senhor vem prevendo a média de público do Cruzeiro no Mineirão em 10 anos, para ter uma base de arrecadação. Me fala os números da mega sena tb.

  • Ricardo Lemos disse:

    Tem uns comédia aí falando cada bobagem… Gente pegando renda bruta e falando que foi receita líquida, ignorando detalhes de contrato como os fatos de não pagar aluguel mas arcar com 70% das despesas e ficar com 1/3 das receitas LÍQUIDAS de estacionamento e bares.

    Outras 2 coisas a serem observadas: a maior receita (e realmente boa, por sinal) foi justamente no jogo que além de clássico (ou seja, teve torcida do Galo) era um jogo especial por ser a reabertura do estádio; as receitas não são para todos os eventos e, sim, apenas para o jogos em que a equipe celeste for a mandante.

    Não podemos dizer ainda que foi um mal negócio. Mas já começa a ficar claro que outra equipe da capital fez negócio melhor.

  • Andrey M Lage disse:

    O Cruzeiro arrecadou mais de R$2,2 milhoes no classico, e cerca R$ 319 mil no jogo contra o America de TO !

    O que as pessoas não entederam ainda , e que apartir do momento que o Socio Torcedor é contabilizado no Plubico pagante, o Cruzeiro tem que da satisfação no Bordero, o quanto esse socio pagou para ir no jogo !

    Se o valor pago adiantado pelo socio não pode ser contabilizado na arrecadação, o socio não pode ser contabilizado no publico pagante !

    Então no Classico, não poderiamos contabilizar 52 mil pagantes, e sim apenas 34 mil *(25 Mil atleticanos + 9 mil Cruzeirenses)

    Queria saber como vcs contabilizam o socio como pagante, e não contabilizam o que ele pagou !

    O socio pagou para ter direito a ir no jogo, de forma adiantada mas pagou , se o que ele pagou não pode ser acrescentado na arrecadação do jogo , seria como se ele tivesse entrado de graça, e se ele entrou de graça, não pode ser contabilizado como pagante .

  • Alexandre Luiz disse:

    Se as despesas do borderô forem verdadeiras, o contrato é bom para o Cruzeiro. Ainda assim, é tudo muito estranho. Como uma empresa que fechou 2011 com R$1M em caixa e lucro líquido de R$28M vai pagar uma obra de R$500M? A Minas Arena não teve lucro algum no jogo entre Cruzeiro X América. Na verdade, como essa empresa demonstrou possuir viabilidade econômico-financeira para executar um projeto desses? Melhor não apertar, senão fede.

  • Excelente contrato ,desde que esteja disputando e fazendo CAMPANHAS DECENTES,LIBERTADORES ,BRASILEIRO,COPA DO BRASIL,SULAMERICANA,agora se for CAMPEONATO RURAL e SEGUNDONA,não vai agueeeeeeentaaaaaaaaar!!!!!!!

  • Alexandre disse:

    E mais, para construir seus próprios Estádios (sem parceiros, pois se tiver parceiro será nos m,oldes do que o Grêmio fez), o Cruzeiro e o Atlético terão que ter condições de pegar um emprestimo junto ao BNDES.

    Lido neste meio e pelo patamar de receita e falta de transperência não conseguiriam.

    Basta ver o Corinthians, mesmo com forte apoio ainda não conseguiu liberrar o empréstimo lá no BNDES. Botou um monte de advogados peso pesado para resolver isso, pois está difícil.

    Ou seja, vamos voltar à realidade, esse negócio foi bom e depois de 25 anos o Mineirão volta para a administração direta dos Clubes, pois o Estado, após o fim da concessão, pode fazer isso.

  • Alexandre disse:

    Concordo com o Anderson Palestra, não há almoço grátis e antes ninguem reclamava mas o Estado acabava angariando benesses ocultas.

    Pessoal, sejam razoáveis, o Grêmio (que todos idolatram pelo seu novo Estádio) cedeu à OAS 35% de toda a renda durante 25 anos??? Estamos falando que a Minas Arena entrou com o capital (pegou empréstimos e o risco do negócio) e o Cruzeiro com nada!!!!!

    Peraí, então você entra com nada, ainda ganha R$ 2 MM, comercializa quase 90% dos ingressos do Estádio e arca com 70% da despesa (se fosse proporcional seria 90%, dado a razão pelos assentos). Negócio ruim só para quem rasga dinheiro.

    Acho o contrato interessante sim e muito, mas muito melhor do que o do Galo. Pois lá, não tem escala para se ter sócio torcedor e o Galo ainda deu à BWA R$ 8 milhões para ser o sócio.

    Já falei e repito, fiz as contas e em 10 anos o Cruzeiro arrecadará, no mínimo, R$ 300 milhões a mais do que o Galo.

    Agora, por fim, falar que o contro foi ruim, não concordo.

  • clauber disse:

    Nesse caso aqui, infelizmente “nósss mineiros” é quem pagaremos a conta. fica a pergunta, quanto a minas arena irá receber pelos camarotes? Sobre os bares ainda não sabemos pois lá não tem nem água. O negócio é fiscalizarmos através do ministério público para tentar minimizar o prejuízo dos cofres públicos.

    Penso que o Atlético já deveria aproveitar esse momento e começar a estudar um estádio próprio e com um shopping junto. Não sei se existem modelos assim em outros países mas penso que mais do que nunca nosso estádio seja construído.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    corrigindo R$ 120.000,00 no último jogo e não R$ 120,00

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    JB Cruz sonhou com esse borderô, o cruzeiro arrecadou 1.200.000,00 no clássico e 120,00 no último jogo. Basta você dar um pulo no site da federação mineira de futebol. Ou se quiser, me envie um e-mail, ileg@uol.com.br que eu mando uma cópia para o senhor.

  • carlos santana disse:

    Uma pergunta não quer calar, o Kalil disse em alto e bom som, que só assinaria se tivesse participação em tudo(estacionamento,bar,pipoca,etc) então a proposta foi diferente para o CAM, cabe investigar.

  • Nilton disse:

    Senhores, contro o América-TOT como consta no borderô o cruzeiro recebeu mesmo foi 102.000, já que o sócio torcedor foi contabilizado no carnê mensal, logo não é um valor que entra a cada jogo. Tem amadores somando dinheiro que não existe.

  • Ramon Menezes disse:

    Ótimo contrato para o Cruzeiro e pra Meninas Arena.
    A Minas Arena nunca terá prejuízo, pq quem os pagará será o Estado, ou seja, nós cidadãos.

  • Paulo Araujo disse:

    Pois é, na materia faltou informações. O que veio a público é apenas o que interesa se informado, pelas partes. Como ficam as placas de públicidades? Sabe se que faturamente com elas é infinitamente supeior a qualqur bilheteria. Mesmo em jogos com lotação maxima como o classico, o faturamente líguido com publicidade supera os da bilheteria.
    Faltou esclarecimento sobre estes borderôs fajutos que foram divulgados. No ultimo jogo esta claro que a Minas Arena não vendeu entradas de sua cota para o jogo. ela paga para o cruzeiro jogar?
    Acho que esta matéria foi encomendada. Como sabemos que é de costume nesta radio.

  • Anderson Palestra disse:

    Antes, os times que jogavam no mineirão tinham que pagar 100% das despesas, hoje 70%. Ponto para o Cruzeiro.
    E olha que essas despesas não são baratas. Em três oportunidades eu participei, como Advogado, de contratação do Mineirinho para realização de shows. Naquela época o aluguel era de R$ 20.000,00 e a empresa que alugava tinha, OBRIGATORIAMENTE, que ceder uma quantidade considerável de ingressos para a ADEMG (para que os amigos do governo pudessem curtir um show, afinal de contas ninguém é de ferro e os come-dormes do Estado tem que ter essas benesses). A empresa também era obrigada a contratar um quadro de pessoal da ADEMG para “trabalhar” no evento e quem arcava era a empresa (Será que esse povo já não recebia salário da ADEMG?). A PMMG, por seu batalhão de eventos, também cobrava pelo policiamento e não era nada barato (Antes que alguém interprete errado, o dinheiro não ia para os policiais, uma guia era emitida e caia nos cofres do Estado de MG) A empresa também tinha que oferecer lanche à PMMG.

    Hoje 1/3 do estacionamento, anteriormente era 100%, Meias verdades. Somente nos últimos anos antes de fechar o Mineirão (acho que os últimos 3 anos, após uma “forcinha” do governo Aécio) a ADEMG passou a cobrar preços módicos pelo aluguel e liberar 100% do estacionamento para os clubes, antes era só dela.

    O Cruzeiro possui 54.201 cadeiras para comercializar e a Minas Arena o restante, acho que uns 8 mil. Antigamente a ADEMG liberava a entrada de um monte de amigos do Governo e o clube nada arrecada com isso. Ademais, quem possuía a cadeira cativa pagava para o Estado de MG. Eu, por um ano, possui cadeira cativa, ficava ali nas especiais, e o Cruzeiro não viu um centavo do meu bolso. Nesse ponto não da para fazer comparação, pois o Estado de MG liberava inúmeros ingressos, fazendo graça com chapéu alheio, e os clubes se ferravam, hoje não tem mais isso, em tese, pois aposto que a Minas Arena reservou um ou dois camarotes para os Amigos íntimos do Estado.

    Quanto ao bares, os times, antigamente, nada recebiam, hoje o Cruzeiro recebe 1/3.

    O comentário do Emílio foi na cerne da questão (CONSTRUÇÃO DE SEUS ESTÁDIOS). Como não temos um, teremos que jogar assim, mas, lembrando o Alisson Sol, quem disse que o Estado de MG tem que fazer graça para times de futebol? Tem que gastar é com educação, saúde, transporte, etc…

    Por fim, quero falar sobre a Copa Nordeste, assisti o 2° tempo de Santa Cruz X Fortaleza (Penalty perdido pelo Santa Cruz, virada do Fortaleza fora de casa) no Esporte Interativo, UM JOGASSO. Dá gosto de ver esse campeonato, só time conhecido, com torcida, com tradição, e a gente aqui vendo América de Tocantins, Tombense, Araxá. É DURO, Ô Campeonato mequetrefe esse de MG. Aliás, todos os estaduais do Brasil.

  • Martens disse:

    Se o time das neymarzets nao paga, onde a minas arena estava esperando lucro, agora ficou claro que o lucro vem do bolso dos mineiros, mais um presente do presidenciavel aecio neves para os amigos, agora e que o ministerio publico tem que investigar mesmo.

  • Geraldo Alves disse:

    Adoro gente “empolgada”
    Ai ai…
    Esse fanatismo por clubes de futebol, que merda…

    Ta faltando lage pra bater, horta pra capinar…
    O povo esta cada vez mais dando “super valor” para coisas superfluas…

  • Marcos Paulo disse:

    Meu caro Chico, bom dia!!!

    Isso é que o tão adorado e assumido cruzeirense Aécio Neves e o afanador Perrella, fazem com o clube que tanto “dizem” que amam. Escravizaram-no à uma instituição que só visa o lucro próprio em cimas da paixão de torcedores que, como esse que comentou acima, ainda enxergam uma “boa vantagem”.

    A verdade é que os “senadores azuis” prometeram à “azul arena” um público que lhes foi informado pela ADEMG baseado nos anos em que o Atlético foi superior em presença de seus torcedores, mais do que justo, pois é o torcedor mais fiel e incondicional, porém não contaram com um brilhante departamento jurídico do Atlético, que nos bastidores trabalharam para assinar o contrato de utilização do independência com a bwa. .

    Resta aos “políticos azuis” torcerem para que o condicional torcedor azul vá ao estádio. pois a maior renda até hoje, que eles tanto se esforçaram para divulgar, foi quando o torcedor incondicional e apaixonado atleticano foi ao campo e passou por aquela situação vergonhosa de descaso e humilhante.

  • Adilson Ribeiro disse:

    Uma pergunta Chico, estes R$2 Milhoes é por partida? Ou como uma Mensalidade???
    Tirando a questão dos 70% de despesas até q eh um contrato interessante… Ms ainda assim o Contrato BWA Atlético pro Atlético fica um pouco melhor… Perderá na questão de ‘grandes jogos’.Ms não deixa de ser algo interessante..
    Abraços..

  • J.B.CRUZ disse:

    Resumindo, O CRUZEIRO além de não pagar para jogar, ainda recebe…O MAIOR DAS AMÉRICAS, não tem ônus, só bônus…É só ver os BORDEREUX dos 2 primeiros jogos, onde o clube ESTRELADO arrecadou para seus cofres limpinhos 3.200.000,00(três milhões e duzentos mil reais) contra o galo e mais de 300.000,00(trezentos mil) contra o AMÉRICA tchó–tchó, (fora os bares e estacionamentos)…Por mais pequena que seja a renda o CRUZEIRO sempre terá lucro(no mínimo não paga aluguel)…DR. GILVAN deu um nó de administração em um certo Sr. arrogante e o MARCELO um nó no CUCA e no jogo…Rsrsrs…2.013, PROMETE!!
    CRUZEIRO SEMPRE !!!Só de voltar para o mineirão(nossa casa), o CRUZEIRO contabiliza lucro sôbre lucro; Olha o sócio-torcedor aí; chegando a 20.000 (vinte mil fácil,fácil), breve chegaremos a lotação máxima do estádio(54..000 lugares)….HIP..HIP..HURRAH!!!

  • Emilio Figueiredo disse:

    Mas só o fato de não pagar aluguel, e poder comercializar 54 mil ingressos livres, é uma boa vantagem!

    Concordo que para arrecadar o que seria justo, os times mineiros deveriam mesmo construir seus estádios. Não vamos achar que a Minas Arena iria entrar num negócio milionário, como uma instituição de caridade. Todos tem que lucrar.

    Será que Cruzeiro e Atletico, não poderiam ter se unido antes, criado uma empresa e terem participado da licitação do Mineirão. Assim, fariam parcerias e terceirizavam as obras, sendo que após o término das mesmas, os clubes seriam os adimistradores do Estádio. Isso tudo com um apoio do Estado de Minas Gerais.