Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O Cruzeiro, o campeonato e o foco da mídia nacional

Obrigado ao Alexis Campos Alves que enviou este e-mail para as minhas colunas dos jornais O Tempo e Super Notícia.

Ele fez um resumo do que boa parte da mídia nacional tem falado do momento do Cruzeiro e do Campeonato Brasileiro:

TV

* “Prezado Chico,

após ler uma de suas colunas da semana passada, tive a curiosidade de assistir a alguns programas de TV de outras praças, atitude que, confesso, não tenho muita paciência, não só pelo bairrismo, mas pela futilidade e superficialidade da maioria dos assuntos tratados. Cada vez que assisto a um desses programas esportivos atuais (até os de Minas) fico com uma saudade danada dos tempos do Minas Esporte com você, o Flávio Carvalho, o José Luiz Gontijo… Aquilo, sim, era programa esportivo! Informações e opiniões sensatas, a um só tempo bem-humoradas e perspicazes, sem perder o profissionalismo e seriedade que faziam com que o torcedor se sentisse respeitado e até representado.

Pois é…No SPORTV, o assunto principal hoje foi a série de seis partida sem derrota do Flamengo… Na Fox, só se falou em Centenário do Palmeiras com a provável (ou possível) chegada de Ronaldinho Gaúcho… Na Record / SP, o assunto foi a sensacional “arrancada” do São Paulo e a “injustiça” de Dunga ao não convocar o Ganso… Já a ESPN conseguiu a proeza de debater a “enorme” possibilidade de perda do título brasileiro por parte do Cruzeiro – e olha que sou Atleticano! Segundo um gráfico apresentado, “provou-se” que, em 2009, o Flamengo estava nove pontos atrás do Inter ao fim do primeiro turno e foi campeão, e, em 2012, o Atlético tinha 43 pontos (ou seja, quatro a mais que o Cruzeiro) na 18ª rodada e perdeu o título para o Fluminense…

Pior do que isso é só o Milton Neves falar que o brasileirão por pontos corridos fica sem graça, pois com os famosos mata-matas havia mais emoção… Se o Corínthians ou Flamengo estivessem “nadando de braçada” como o Cruzeiro, será que o Brasileirão estaria sem emoção?

Pra finalizar, fico com a impressão de que, não fosse grande a mídia, no que diz respeito às seleções, as equipes do vôlei nacional teriam muito mais prestígio junto ao torcedor do que têm hoje, principalmente se as compararmos com a seleção de futebol.

Grande abraço!”

Alexis Campos Alves


» Comentar

Comentários:
0
  • Alexis disse:

    Jamil, sou atleticano, sim. No entanto, creio que seria negar o inegável não concordar que o Cruzeiro está jogando o “fino da bola” desde o segundo semestre do ano passado, e que é injusto a imprensa nacional não dar a cobertura merecida não só pelo time Azul, mas por qualquer um do Eixo Rio-São Paulo que estivesse se destacando. Inclusive, em 2012, apesar da superioridade do Galo em relação aos demais, a imprensa nacional enalteceu muito mais a suposta “arrancada” do Fluminense, tirando um pouco os holofotes das arbitragens extremamente tendenciosas ao clube das Laranjeiras que impediram o Bi- Brasileiro do Atlético.

    Com relação aos programas mineiros, é importante ressaltar que é papel da imprensa debater todos os fatos. E, como o próprio Levir Culpi afirmou, se o Galo tivesse planejado o ano de uma forma mais séria, sem apostar em Paulo Autuori e R10 (já sem jogar nada), poderíamos ter sido Bi da Libertadores, pois nenhum dos Clubes que passaram para as fases finais tinha mais chances do que o Atlético (nem o Cruzeiro, naquele momento).

  • Pedro Vitor disse:

    Isso mesmo que acontece. Quando falam do Pirangi, dizem ” melhor elenco disparado” mas para dizer que o Flamengo venceu 6 seguidas, falam cerca de 30 minutos, e mais 30 sobre a escalação do Corinthians, e da chance do Vasco ser líder da série B, do São Paulo ter vencido 2 seguidas, e pra fechar centenário do Palmeiras.

    Melhor e mais criativa manchete de hoje: Galo de Anelka, vence Palmeiras de Ronaldinho, veio da 98fm!

  • silvio freitas disse:

    Caro amigo Chico Maia..cada vez admiro mais seu profissionalismo.. vc é dos poucos jornalistas neste país…principalmente em MG…que consegue manter este nível.

  • Antonio Dias disse:

    A coisa é muito simples, nas praças onde correm o dinheiro e são medidos os índices de audiência, chama-se muito mais atenção a manchete “Palmeiras perde no jogo no Centenário” do que “Galo arranca vitória no Pacaembu”. Talvez as escolas de jornalismo é que deveriam ensinar seus alunos a fazerem chamadas e prensarem que de forma mais nacional.

  • Paulo disse:

    Uai chico vc não comentar sobre a pesquisa Lance-Ibope que afirma a massa em 6º lugar ???

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    A imprensa do Rio e a de São Paulo ainda vão ter muito assunto neste campeonato e na Copa do Brasil porque os vexames dos times de lá estão extrapolando.

    Enquanto isto, aqui, a falta de sensibilidade dos “dirigentes” põe, hoje, às 10 horas da manhã, um jogo da semifinal da Copa BH de futebol júnior, o do América. O outro, o do Atlético, será às 15 horas.

    Acham que ninguém tem nada para fazer em um dia normal de trabalho. Pensam que são todos como eles.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Sinceramente, eu como torcedor nunca me importei que falem mal do Galo na imprensa do Rio e São Paulo, o que me importuna é ouvir uma rádio Mineira como a Itatiaia ficar pinçando notícias ruins do Galo todos os dias. Sei que o Kalil incomoda muita gente, eu mesmo não aprovo alguns de seus métodos, mas é impressionante a perseguição desta rádio com o Galo. notadamente depois que o Kalil decidiu não se curvar ao contrato do Mineirão.
    Não costumo ler muita coisa sobre futebol, fora esse blog e um ou outro cronista, porque o nível é baixíssimo, eles entendem pouco do assunto e parece que estão ali porque não conseguiram outra coisa da vida.

  • Marcos disse:

    É o que sempre digo, para os barões da imprensa nacional apenas times do Rio e de São Paulo dão mais lucro porque dão mais audiencia, o sucesso dos demais dá prejuizo a eles!

  • Jamil Ferraz disse:

    Concordo com o Alexis sobre a qualidade dos programas de antes, mas, fica uma duvida, você é atleticano mesmo? É que aqui neste espaço tem tanto cruzeirense se passando por atleticano.
    Particularmente, percebo sempre inúmeros elogios ao cruzeiro da mídia de fora, agora, querer que a imprensa do Eixo endeuse o time azul, é demais.
    Menos mal que eles não falem do Cruzeiro, pois aqui em Minas é de impressionar como a maioria das reportagens, são denegrindo a imagem do Atlético e exaltando a do Cruzeiro. Só aparecem imagens depreciativas de farras, dívidas, derrotas, sendo que lá existem os mesmos problemas. Mas se falar mal de lá é demissão na certa. É impossível que um atleticano não tenha visto a forma como o Galo perdeu o Brasileirão de 2012…
    Também concordo com o Milton Neves, os Brasileirões ganho pelo Cruzeiro são super sem graça, sem emoção, pois lidera o campeonato de ponta a ponta, sendo que os outros não são assim. Todo campeonato ganho pelo time azul, a sensação é quem vai cair, é a parte de baixo da tabela, a de cima tá resolvida. Sem contar o espetáculo de horror e iniquidade, praticado pelas comemorações da torcida azul.
    E viva o Vôlei do Brasil, dá gosto assistir!

  • Flaviano Filho disse:

    Quando o campeonato é decidido no mata mata é mais fácil roubar para os times do eixo Rio e São Paulo.Nós atleticanos sabemos muito bem disso.