Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Grandes jogadores, falsas verdades e enganações

O placar de 5 a 0 sobre este Santa Rita é o que menos conta no treino de luxo do Cruzeiro no Mineirão. As atuações de dois jogadores me fizeram lembrar conceitos e falsas verdades que são lançadas no ar e colam.

Toda vez que vejo grandes exibições do Lucas Silva, o que tem sido comum a cada jogo, lembro-me do técnico Celso Roth, que se recusava a “oportunizá-lo” no time titular do Cruzeiro. Certamente porque é um desses volantes chamados “modernos”, que além de defender, também sabe atacar. As aspas são para lembrar que essa expressão “volante moderno” é invenção de “intelectuais” da mídia, que de intelectuais não têm coisa nenhuma, mas enganam bem aos seus leitores, ouvintes e telespectadores, igual a tantos jogadores e treinadores enganadores que há país afora.

Cito apenas três volantes “antigos” para refrescar a memória geral: Wilson Piazza e Franz Beckembauer, dos anos 1960/70, e Toninho Cerezo, dos 1970/80. Busquei exemplos da prateleira de cima, mas embaixo também há centenas de grandes volantes, que defendiam e saíam bem para o jogo ofensivo.

Muitas vezes o problema é o treinador que acha que volante tem que só marcar e ponto final.

Outro jogador que merece todos os elogios que recebe, há muitos anos, é o Henrique, que voltou a jogar demais, depois de superar contusões sucessivas e complicadas. Chegou a deixar dúvidas em muita gente, se jogaria de novo com alta produtividade, mas não desanimou, não ficou reclamando da vida, não pôs culpa em ninguém pelos seus problemas e está aí, jogando futebol que faz lembrar o mesmo de quando chegou ao Cruzeiro pela primeira vez. Seja contra um Santa Rita da vida, contra um Grêmio, São Paulo, Atlético ou quem quer que seja.

CRU

Foto: O Tempo

Henrique: humildade, tenacidade e ótimo futebol


» Comentar

Comentários:
0
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Aliás Márcio Borges, não se esqueça de contar aos seus amigos cruzeirenses que você contrariou bravamente atleticanos que estavam desmerecendo o Santa Rita no blog. Mas não se esqueça de antes avisá-los para segurar o riso, falou? kkkk

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Márcio Borges, Márcio Borges… sendo sofrendo com sua mania de perseguição ao Atlético… rs

  • Paulo Afonso disse:

    Concordo com o Pedro Vitor… Lucas Silva tem futuro promissor e é talvez o único jogador diferenciado deste time…

  • marcio borges disse:

    Atleticanos, atleticanos…sempre com a ideia de que o time deles vale alguma coisa. Quase um seculo pra ganhar um titulo de expressao e agora tem que ainda convivef com as vitorias e conquistas do cruzeiro. E coloquem as barbas de molho porque vai ser igual 2003!!!

  • Jamil Ferraz disse:

    O Rímoli deve está por fora. O Santa Rita não é duelo nem para o Íbis!

  • Pedro Vitor disse:

    Na verdade este Lucas Silva me lembra o Djair, tem um pombo sem asa, joga de cabeça em´pé, e toca bem a bola. Toninho Cerezzo, acho que ele vai ter de jogar mais. Se superar, talvez se conseguir entrar na seleção, e conquistar o espaço, na próxima copa poderemos compara-lo a um nível semelhante.

    Na minha opinião é o melhor jogador do time do Pirangi. Só que é volante, e volante não aparece, não decide jogos, papel do volante é ser a engrenagem do meio de campo, quanto menos errar, melhor para equipe.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Valeu, Márcio Borges… realmente está muito errado quem tenta desmerecer o poderoso, competente e organizado Santa Rita (Só Jesus na causa… kkk).

  • Rosano disse:

    Chico,
    Desde os tempo do minas esportes ,o seu comentário é sempre sensato,inteligente e sincero e isto vindo de um atleticano é de se admirar e muito!
    Normalmente a imprensa fica puxando saco e fazendo elogios falsos ou de conveniência.
    Isto que me faz pensar : se colocar em uma balança, a imprensa contribui mais positivamente ou negativamente para o futebol mineiro?

    Parabéns pelo seu blog.

  • J.B.CRUZ disse:

    MÁRCIO BORGES; este comentário do COSME RÍMOLI sobre a vitória do CRUZEIRO frente ao SANTA RITA, na verdade é uma ODE AO MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX..

  • Paulo Afonso disse:

    Marcio Borges, note o tom do texto que enviou e interprete… “Ganhar por 5 a 0 foi a nossa maneira de mostrar respeito ao Santa Rita. Aqui ninguém tenta humilhar ninguém.”, “O time da cidade de Boca da Mata faz campanha histórica no torneio”, “Mas foi emocionante a dedicação, a luta”, “perdeu pelo menos mais oito gols feitos”, “corajoso e ágil goleiro Jeferson”, “Orgulhou seus mais de 15 mil torcedores que foram ao Mineirão”, “já arrecadou R$ 20 milhões brutos”… Veja que são usados termos para empolgar o torcedor… Números colocados para dar credibilidade, distorcendo a realidade… Campeonato oficial disputado entre um time profissional e um time amador (o grande Santa Rita fará 18 jogos oficiais este ano: 8 pela Copa do Brasil e 10 pelo campeonato alagoano… O Cruzeiro fará cerca de 70…) não pode ter uma situação diferente… Quanto a “chegar até aqui”, alguns entraram agora e não podem ter campanha destacada… Já o Santa Rita eliminou Guarani-SP (série C, na zona de rebaixamento para a série D), Botafogo-PB (na briga por uma vaga na série B) e Santa Cruz – PE (tentando se manter na série B)… Isto é surpreendente?

  • Marcio Borges disse:

    Para quem esta desdenhando da vitoria do cruzeiro o cosme rimoli resumiu bem. Não adianta ser somente um bom time. Tem que demonstrar respeito para se conquistar titulos. Todos os adversários são capazes já que chegaram até aqui.

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/golear-o-humilde-santa-rita-por-5-a-0-tentando-marcar-10-a-0-mostra-o-respeito-do-cruzeiro-ao-futebol-e-explica-o-principal-motivo-que-o-transformou-no-melhor-time-do-brasil-28082014/

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Comentei com um colega cruzeireiro que seria 5×0… no primeiro tempo. E que o placar final seria 8×0.. pena que tiraram o pé e defasaram minha previsão. Fiquei satisfeito, porque temi que a maior goleada da história da Copa do Brasil (Galo 11×0 Caiçara-PI em 1991) fosse enfim superada.

  • Silvio Torres disse:

    Piazza no jogo ofensivo??!!

  • EDUARDO - BH disse:

    Alem do que o Chico disse, sao atletas que certamente se cuidam dentro e fora das quatro linhas. Por isso o alto nivel de suas atuações em jogos.
    Parabens aos dois bons exemplos.

  • Vinicius Campos disse:

    ÊÊÊÊÊÊ Chico Maia.

    Não é atoa que somos fissurados no seu blog. Você fala tudo e mais um pouco com um imparcialidade impar. Você é o Cara.

    Parabéns.

  • Antonio Dias disse:

    A atuação do Lucas Silva ontem me fez lembrar o velho e bom Marco Antônio Boiadeiro. Categoria e disposição. Esse garoto daqui a 2 ou 3 anos tem a possibilidade de ser um meia fora de série, se mantiver a humildade e jogar de forma simples. Passa bem, faz lançamentos e arremates a média distância. Com a experiência vai ganhar melhor visão de jogo.

  • César disse:

    Chico, você se esqueceu do Falcão, anos 70/80 Internacional e Roma.

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o jogo, não cheguei a ver nem um gol sequer, mas achei o placar magro… Um time amador, que não disputa nenhuma divisão de campeonato nacional (depois de Março, quando acabou a sua participação no campeonato alagoano, só jogou Copa do Brasil), tinha caixa para mais de 8… Outro fato que posso destacar (lembrando que não vi o jogo), é com relação ao público e renda… Público presente menor do que o do último jogo do Galo e renda líquida idem, mesmo com a promoção no preço dos ingressos no Independência…