Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mais valor ao Luan e mentiras futebolísticas que interessam

Já passou da hora do Luan receber oportunidades reais como titular do Atlético.

LUANFoto: O Tempo

Se Levir Culpi mantinha Emerson Conceição porque não tinha outro jogador para a posição, uma justificativa como essa não serve para explicar essa insistência dele em usar o Luan apenas como uma opção de velocidade e oportunismo para pegar o adversário cansado. Dar o mesmo tratamento a ele que é dado a um péssimo profissional como o André, não me parece coerente como a pregação de justiça do discurso do treinador atleticano.

Foi uma bela vitória sobre o Palmeiras no Pacaembu, mas não se pode dourar a pílula mais do que se deve. Dentro da necessidade de se promover o “espetáculo”, imprensa, jogadores e o circo do futebol em geral espalham mentiras comprometedoras para valorizar um jogo ou um resultado. Ouvi narradores berrando que o goleiro palmeirense Fábio estava fazendo “milagres”. Depois do jogo, o Victor, certamente praticando o tradicional e comum corporativismo de colega de profissão e posição, disse que se o Fábio não estivesse numa noite “iluminada”, o placar seria mais dilatado.

Tá, bom! A rigor, o fraco goleiro palmeirense, fez uma grande defesa; o resto, normalíssimo.

Para mim, estranha mesmo continua sendo a arbitragem. Não pela marcação do pênalti, mas pela falta de critério. Para determinados árbitros aquilo foi pênalti, para outros, não. A regra dá liberdade de interpretação aos apitadores, que para mim não passa de mero artifício para dar chance de ajudar ou prejudicar algum time em determinadas situações. A regra deveria ser clara (né Arnaldo?). Foi falta? Apita-se! Dentro da área? Pênalti! Mas nem sempre é assim. Depende da partida, depende das circunstâncias, depende do que está em jogo!


» Comentar

Comentários:
0
  • Pedro Vitor disse:

    Na verdade o Carlos e o Eduardo são duas promessas que tem de ser lapidadas. O Carlos observando ele pelo time júnior, é titular absoluto, pois tem tecnica pra fazer duas funções no comando de ataque. Mas falta experiência, maturidade, e encaixar nesta equipe.

    Teve poucas chances, sempre jogando de centro avante. Ele não é trombador como o Jô, e não lento como o André, mas para brigar ali, precisa galgar o lugar dele dentro do elenco.

    Eduardo, acho que esta mais pronto. Mas falta entrar no time, e não se abater. Ele contra o Bahia, errou muitos passes, domínio, ficou nervoso, se abateu. Tem de ser melhor preparado!

    Agora a questão da marcação no meio de campo, passa pelo posicionamento em campo. Luan e Dátolo não são marcadores, mas podem atuar por ali, sempre com um volante de pegada forte. Eles não podem é avançar e deixar a posição, tem de saber que sem a bola são volantes, e fazem o losangulo. A partir daí éntra o 3-1-2. Guilherme tendo liberdade para armar sem ter de remcopor, e Tardelli com liberdade para se movimentar, ser o falso 9 em virtude do Jô ser substituído por um jogador de velocidade, como Carlos, Maicossuel, ou com Jô sendo recuado como um atacante pela direita, onde pode ajeitar e chutar de perna esquerda.

  • joao disse:

    É Stefano:

    E ainda tem muita gente que prefere o Emerson Conceição!

    Fazer o que né!!!!

  • Pedro Vitor disse:

    Nem tanto o céu e nem a terra. O Pedro Botelho, nesta sequência, mostrou que faz bem pro time.

    Ele é rápido na saída de bola, e dá opção pela esquerda. Mas vai na linha de fundo, e cruza mal. Tem que treinar situações, e pode ajudar bastante na bola área defensiva e ofensiva, mas alguém terá de recompor, pois não tem como o jogador estar em dois lugares ao mesmo tempo.

    Se você tem Botelho (1,86), Jô (1,90), Leonardo Silva (1,93), já tem três opções para bola parada. Mas tem de ter um bom assistente de bola parada. Tardelli não é este homem. Em faltas frontais, ele já acertou, e também já deu assistência em cobranças de escanteio, mas o nível de acerto é muito baixo.

    Dátolo é melhor que o Tardelli, tem aproveitamento melhor em cobrança de escanteio e faltas laterais. Mas tem que treinar mais, ainda mais com um trio alto como este na área adversária. Me arrisco a dizer que uma das condições do Jô não estar fazendo gol, é a ineficiência da bola parada no Atlético!

  • Paulo Afonso disse:

    Pedro Vitor, Dátolo é um cara que tem mais qualidade técnica… Apesar da raça, não tem condições de jogar como um marcador… Esta formação que sugeriu seria uma alternativa em jogos contra times que se concentrarem na defesa, sem ameaçar no ataque… Penso que a situação atual do Galo, com o excesso de gols que tem sofrido e a falta de finalizações precisas, exige que o time adote uma postura mais conservadora, usando o tradicional 4-4-2 com 3 volantes, sendo que dois deles saibam chegar ao ataque…
    —————- Pierre —————-
    —————————————-
    — Eduardo —– Rafael C. (Leandro D.)
    —————————————-
    —————- Dátolo —————-
    —————————————-
    —— Tardelli ———– Carlos —–
    * Obs: Jô e André poderiam ficar duas semanas cuidando da parte física e da parte técnica… Depois o Jô poderia até voltar ao time, saindo um volante (4-3-3) ou o Carlos (dependendo do rendimento)…

  • Paulo Afonso disse:

    Vinicius Campos, pior é que a opção de não treinar parece que parte do treinador… Aí fica difícil…

  • Paulo Afonso disse:

    Fiz outras críticas que foram moderadas… Ainda bem que esta passou, pois muitos aqui têm a mesma opinião… Acho que todo profissional de imprensa tem o direito de ser torcedor de algum time… Não entendo aqueles que não declaram seus times pois, antes de entrarem para esta profissão, muito provavelmente eram torcedores inclusive de arquibancada… Não há nada de errado em ser torcedor de algum time e trabalhar na imprensa esportiva… O que está errado é ser torcedor adversário em uma transmissão esportiva… Quem acompanha uma transmissão, ou é torcedor de um dos times envolvidos ou gosta de futebol mesmo… Esta postura é totalmente inadequada… Eventualmente (como neste último jogo) ainda ligo o rádio quando tem jogo na TV por causa da diferença de tempo na transmissão (e para entender melhor a transmissão do rádio, quando não puder assistir um jogo), mas a minha preferência é por ficar só com a imagem, sem som nem na TV nem no rádio mais…

  • Jamil Ferraz disse:

    Se aquele “assassinato” do Dedé não foi pênalti, não existe mais. Gente, vamos ter bom senso, mesmo não tendo convertido.

  • Frederico Dantas disse:

    Pênalti inventado pro Palmeiras. Dizem que pênalti roubado não entra. Não entrou. Igual ao do Goiás domingo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico, ontem tirei a noite pra observar o Pedro Botelho, num é quem esse menino acertou a lateral esquerda do Galo? Na hora que ele deu uma mancada, eu senti até um calafrio chamado “Emerson Conceição” ainda bem que não foi nada sério.

  • Rodrigo Assis disse:

    Luan melhor que Maicossuel = FATO!

    O penalti foi ridículo, um cara que tem coragem de assinalar aquele penal não pode apitar profissionais

  • Pedro Vitor disse:

    Resultado foi muito bom, vencemos com autoridade. Gostei porque o time foi valente, armou 3 ou 4 jogadas envolventes e o goleiro fez sim pelo menos 2 grandes defesas, em um chute a queima roupa do Tardelli, e depois em chute do Jô.

    E atrás segurou bem o time do Palmeiras. A dupla de zaga vai melhorando a cada jogo. Agora, Rafael Carioca, vai ter de jogar mais, porque o Pierre, pode não ser uma Brastemp pra sair jogando, mas no desarme sem falta, aí dá um banho.

    Dátolo de 5 jogos, um ele é o melhor em campo, sempre faz um gol, ou dá uma assistência.

    Paulo Afonso, lembra que eu disse que ele poderia ser volante. Pois ontem ele foi, e o Luan também posicionou como tal, dando uma alternativa tática a equipe.

    ————-Josué————–
    Luan—————-Dátolo—–
    ———-Guilherme————
    ——Jô———–Tardelli——

    É uma alternativa para mudar o panorama das partidas. Se o Levir treinar, pode vir a ser um bom esquema!

  • Pedro Vitor disse:

    O Luan merece uma sequência como titular. Pode sair ou Jô, ou Maicossuel. Tira na moedinha, Jô ajuda mais o time, e quando faz os gols, é um jogador moderno, quando não faz gols, faz o pivô como ninguém mais faz!

    Maicossuel ate cresceu de produção nos últimos jogos, mas o Luan produz mais!

    E o juiz é chover no molhado, comentar sobre arbitragens em jogos do Atlético. Podem notar que todo jogo, tem pelo menos 5 erros contra o Galo. Nas derrotas isso fica mais explícito, devido ao resultado negativo, mas sempre há vários erros.

  • Silvio Torres disse:

    Também acho que o Luan só funciona entrando no segundo tempo. Todas as vezes que foi escalado como titular não correspondeu. Quanto ás laterais, não entendo porquê o Felipe Souto não é testado no setor. Jogador jovem, com boa bagagem e bom na marcação. Coisa que o Dátolo, por exemplo, que já quebrou galho várias vezes, não é. E o Paulo Afonso disse tudo: esse tal de Leo Figueiredo da Itatiaia é uma aberração em jogos do galo! No jogo do Cruzeiro contra o Grêmio cheguei a torcer para sair aquele gol, com medo do rapaz ter um infarte no ar…kkkkkkkk

  • Vinicius Campos disse:

    O Atlético abusa das chances de gol. Não capricha na finalização e depois os intendidos ainda vem dizer que o Goleiro do Palmeiras fez milagre.

    Que me desculpem mas o Tardelli, chutou no meio do gol bem encima do goleiro no cruzamento do Jô. Mesma coisa fez o Jô batendo de direita, mandou encima do Goleiro. Também Pedro Botelho, todos batendo encima do Goleiro.

    Luan já nem falo mais nada tem que ter ao menos a chance de jogar um jogo como titular.

    Ver o Levir tirar o Jô para colocar o André é de desamimar qualquer um. Se rá que o Carlos é pior que os dois? Se for meu Deus não pode ser profissional.

    Como já disse o Paulo Afonso em outras oportunidades o ATltetico precisa treinar e muito. Continua errando muitos passes, finaliza mal, erros de posicionamento e marcação. Se é um time c om qualidade técnica um pouco melhor, dificilmente teríamos saído sem levar gols.

    Tem que melhorar muito.

  • Igor disse:

    Uai Chico, minha opinião está sempre sendo moderada, devo estar encomodando, apesar de não usar de mentiras, de qualquer forma concordo com a Jacqueline e com o Dudu.

  • Jacqueline Costa disse:

    Concordo com relação ao Emerson Conceição/Luan/ André, mas discordo das outras colocações. Da mesma forma que não se pode dourar a pílula, rigor excessivo também não ajuda muito. Aliás, o Atlético precisa sempre estar provando alguma coisa a mais do que os outros. Atlético X Palmeiras, o porco está em péssima fase, tem obrigação de ganhar, etc,etc,etc…. Cruzeiro X Santa Rita(?!?!?) “duelo”, quem segura esse time, espetáculo. Infelizmente, até por conta de uma certa rádio que dominou a transmissão esportiva por muito tempo em Minas, convencionou-se dar uma conotação negativa e pessimista para tudo que envolve o Galo e excessivamente otimista do outro lado. Como não tinha internet, e o acesso às imagens era mais restrito – apenas os “melhores momentos” dos programas regionais – não era muito difícil incutir determinado ponto de vista. Felizmente, hoje existe internet e a TV por assinatura. Sem dúvida, ver uma partida inteira dá um embasamento bem maior para formar determinada opinião do que somente ouvir. Voltando ao jogo, o time foi bem, jogou de forma madura, não se apavorou, 1X0 para o Palmeiras ficou barato. Ok, o atual time do Palmeiras é fraco? Sim, mas estamos falando de um dos grandes times do país. Jogar no Pacaembu nunca foi fácil para ninguém, sem contar que o Palmeiras estava comemorando o centenário! No mais é manter a humildade e a pegada que dá para passar. Quem sabe o Bragantino não apronta mais uma para cima do queridinho da Globo? Se isso acontecer, o “tiro do sorteio sairá pela culatra”, he,he,he.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Palmeiras tinha apenas 2 desfalques reais: Wesley e Wendel, sendo que o primeiro atravessa má fase há muito tempo. Enquanto o Galo estava desfalcado de Marcos Rocha, Réver, Pierre, L Donizetti e Guilherme. Quem estava mais desfalcado???

    O pênalti marcado foi ridículo. Aquele juiz não tem pinta de bandido (como Simon ou Luciano de Almeida do passado…), mas foi muito mal ao inventar a penalidade máxima e ainda por cima amarelar o zagueiro Jemerson. Quanto aos ex-árbitros comentaristas, caro Chico… a opinião do débil Márcio Rezende nunca deve ser levada em conta, tal seu passado de atos prejudiciais ao CAM. Esse senhorzinho subiu às custas de garfar o Galo, contra o cruzeiro e na final do Brasileirão de 99 ajudando o Corínthians contra o Galo.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Paulo Afonso disse tudo. Entrei aqui pra dizer isso. Muito bom Paulo Afonso. Sobre a tal emissora (radio que eles mesmos dizem ser a de Minas) ja não a sintonizo a anos. Estava num bar e o dono do esabelecimento ligou a tal radio no intervalo, e, exatamente o “tal comentarista” se referia ao Palmeiras como se ele o fosse o Santa Rita de Boca da Mata.
    O Atletico so não resolveu o jogo no primeiro tempo por falta de capricho nas finalizações. E o Galo tem 5 titulares no DM. E o penalti foi absurdo, não cabe nem interpretação.

  • mauricio sepultura disse:

    Gente, o Luan tem que ser reserva, pois quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré.
    Alguém aí já viu o Guilherme, o Luan, o Neto Berola, o Marion, jogar bem desde o inicio do jogo. Eles nasceram para serem reservas, ou titulares em times da segunda divisão.

  • Paulo Torres disse:

    O Luan não só caiu nas graças da torcida com sua correria (produtiva) e seu carisma, mas também está jogando muita bola esse ano. Ele e o Dátolo estão desde o estadual merecendo formar o ataque titular, ao lado de Tardelli e um centroavante (onde já valeria apostar no Carlos para a vaga de Jô/André).

  • Mas é de bom alvitre que os atletas do genuinamente mineiro internalizem que ainda não estão classificados, pois o Palmeiras tradicionalmente é um adversário difícil.
    – Concordo com o grande CM: Levir Culpi tem que aprender a separar o joio do trigo!

  • Junior Gam disse:

    O palco tava perfeito para mais um vexame do galo: Jogo fora de Belo Horizonte, Estádio lotado, aniversário de centenário do adversário, jogo na tv aberta enfim, uma vitória mais que surpreendente.

  • Tércio Oliveira disse:

    Ops, onde se lê: atrás do zagueiro, leia-se; para cá do zagueiro.

  • Paulo Afonso disse:

    Aliás, péssima também a transmissão mineira… Sei que não se pode falar mal de uma certa rádio aqui de Minas, mas colocar sócio torcedor do Cruzeiro para comentar jogo do Galo é duro… Sujeito ficou o jogo inteiro minimizando o Galo, falando que estávamos jogando contra os reservas de um time quebrado… Reservas? Diga-se de passagem, o único titular absoluto que não jogou foi o Wendel… Os outros jogadores, que não são titulares absolutos, ou foram vetados pelo DM ou estavam suspensos… Todos os jogadores que entraram em campo ontem (exceto o Weldinho) estão jogando regularmente no Campeonato Brasileiro (começam como titulares ou entram durante as partidas)… Senão, teríamos que dizer que o Galo foi com time misto ontem porque não teve 5 jogadores titulares (vetados pelo DM)… É muita parcialidade…

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre a arbitragem, acho que o juiz era péssimo mesmo… O lance do pênalti só resume tudo de ruim que ele fez no jogo: o Jemerson está na frente do atacante que, fora da área, se joga para cima do zagueiro… O juiz marca pênalti e, depois, usa a invasão que sempre acontece neste tipo de lance para justificar a anulação do gol… Aí o Victor se adianta, o jogador erra a cobrança e ele deixa por isto mesmo (arrependido de ter marcado pênalti inexistente?)… Muitos outros lances assim, cartões que não foram dados, cartões mal aplicados, enfim, arbitragem péssima…

  • Tércio Oliveira disse:

    Manchetes do Hoje em Dia, antes dos jogos de ontem: “…Cruzeiro duela contra o Santa Rita…”, “…Galo enfrenta o Palmeiras…”. A impressão que fica é que o cru cru teria um jogo difícil. Noutro órgão li dias atrás: “…Sorteio da Copa do Brasil, ficou bom para o Galo, que, pega um time em crise…” Não é mentira, mas, Palmeiras é Palmeiras, o maior ganhador de Brasileiros, enquanto o Santa Rita…
    Tomara que eu esteja enganado, mas o Luan é um Neto Berola melhorado. Está dando certo assim, que continue, principalmente em jogos fora. Mas que seu futebol é muito produtível é inegável.
    Continua uma lástima nossas laterais, tomara que o Marcos Rocha volte logo. Ainda é cedo, mas o Rafael Carioca acrescenta muito pouco. Achei ingenuidade do Léo Silva no gol anulado. Um pouquinho atrás do zagueiro não era impedimento.
    Todo cuidado é pouco, 1 x 0 é um placar enganador; no próximo, tem que entrar “mordendo” e pra vencer!

  • Paulo Afonso disse:

    Chico, infelizmente o Luan é aquele tipo de jogador que se destaca nestas condições mesmo… É o tipo de opção que o técnico gosta de ter no banco para mudar o jogo… Pode sair um lateral, um volante, um meia ou um atacante para ele entrar e correr muito por cerca de 30 minutos… Não condeno nenhum técnico por fazer esta opção…