Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mais uma crise política: a grave situação do Villa Nova

Recebi do jornalista Wagner Augusto Álvares de Freitas, grande villanovense, reflexões sobre o momento político do Villa, que em cinco anos teve o afastamento e renúncia de quatro presidentes:

Villa Nova

* “Prezado Chico,

com 106 anos de história, completados no dia 28 de junho, o Villa Nova Atlético Clube passa por um dos seus mais instáveis momentos administrativos. Nos últimos cinco anos, a agremiação assistiu à renúncia ou ao afastamento de quatro presidentes.

O primeiro a jogar a toalha foi o ex-zagueiro Luiz Carlos Ferreira, o Luizinho, titular absoluto da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1982, sob o comando de Telê Santana. Eleito com votação esmagadora, Luizinho ficou apenas cinco meses no cargo, renunciando em maio de 2009.

Aproveitando-se do vácuo político instalado no clube, um aventureiro chamado Adão Gomes Filho elegeu-se presidente. Pouco menos de um ano depois, Adão foi afastado do cargo pelo Conselho Deliberativo leonino. Ocorreu então o primeiro caso de impeachment na centenária trajetória do Villa Nova.

Após esse tumultuado biênio 2009/2010, Jairo Gomes voltou à Presidência do Leão do Bonfim. Registrou-se nessa época um hiato de tranquilidade e boa administração no Castor Cifuentes.

Reeleito para mais dois anos de mandato, Jairo Gomes, lamentavelmente, teve que se afastar do cargo em decorrência de orientação médica. Em outubro de 2013 sucedeu-lhe no cargo Anísio Clemente Filho, o Anisinho.

Este renunciou ao cargo nesta semana, menos de 10 meses depois de tomar posse. Assume o cargo agora o primeiro vice-presidente, Aécio Prates de Araújo. Homem de bem, empresário vitorioso, diretor-presidente da Superblocos, Aécio tem credenciais para assumir o leme e levar a nau villa-novense a um porto seguro.

A continuidade administrativa, e não o continuísmo, é fator essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. O mandato de Aécio Prates terminará daqui a dois meses. No dia 30 de outubro os conselheiros do Villa Nova voltarão às urnas para escolher a Diretoria Executiva que comandará o clube até 2016. O momento, pois, é de reflexão e juízo para que o Leão tenha paz para voltar a rugir alto no cenário do nosso futebol.”

* Jornalista Wagner Augusto Álvares de Freitas


» Comentar

Comentários:
0
  • Márcio Amorim disse:

    Caro Sr. Éder COELHO!
    Talvez eu tenha cometido um erro e pretendo me desculpar. Com efeito, o senhor não se disse maluco. Leio tudo com muita atenção e sem afetação. O que pode ter-me incomodado é o fato de fazer sugestões malucas, usando o meu time.

    Talvez o seu time (nem deu para perceber se o senhor é atleticano ou cruzeirense) tenha mais condições para ajudar o Vila. Esqueça o América e faça como o Kalil: esqueça o Independência. Paguem o aluguel em dia e poderão usufruir por mais 8 anos. Dois já se foram.

    E eu, se ocupasse o lugar de diretor do América, ofereceria a extensão do contrato por mais 10 anos. Aquilo é ótimo para o América. Ganha, sem gastar.

    Quando ele, o Kalil, pousou e posou de Hitler, sob o Arco do Triunfo, dentro do Independência, com o aval da imprensa maluca, ele sonhava em anunciar uma nova e enorme conquista.

    Ficou olhando tudo (e babando) como uma criança que vê o vendedor de picolés passando. Deve ter percorrido todos os cartórios de BH e voltou com uma afirmação que nem combina com o maluco que ele, sim, é: O Independência é do América.

    Desculpe-me voltar a este assunto surrado, mas a culpa é de suas idéias malucas e que me fizeram cometer uma descortesia da qual me retrato. Grande abraço!

  • Eder Coelho disse:

    Prezado Sr. Márcio Amorim,

    Eu não disse que sou maluco; basta ler com mais atenção e menos afetação para constatar isso.

    Disse, sim, que minha tese é maluca. E porquê é maluca?

    Porque esta tese exigiria pragmatismo, lógica, sensatez e reconhecimento do real tamanho e real importância do próprio time por parte do torcedor Americano.
    Em outras palavras, parar de confundir paixão com razão.

    E isso é IMPOSSÍVEL para o Americano: coisa maluca mesmo.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Uma prova de que a democracia ampla, geral e irrestrita não faz muito bem a alguns cidadãos é a tese do senhor Éder COELHO, que o próprio chama de “maluca”. É o preço a ser pago pela democracia: ler estas bobagens.

    Se ele mesmo se diz maluco, vou economizar a minha opinião a respeito de uma maluquice como esta.

    Aprendi aqui a respeitar algumas opiniões que acompanho desde sempre e fico espantado com a adesão do senhor Stefano Venuto Barbosa a esta idiotice.

    Um dia, Atlético e Cruzeiro, pela grandeza e pelo respeito que têm no cenário nacional, conseguirão dirigentes capazes e não serão mais administradores e inquilinos.

    Ficou nas entrelinhas que isto é o que o incomoda: viver de aluguel. Está apenas “sugerindo” uma maneira, pouco séria de conseguir um estádio para cada um.

    Lamento demais pelo Vila, meu segundo clube e paixão maior do meu amigo pessoal Jairo Gomes Moreira. Pessoa íntegra, apartidário e que não deve ter suportado (suposição minha, claro! Faz parte da democracia) algum tipo de pressão dos urubus políticos que sobrevoam o alçapão.

  • Luiz Cláudio de Assis disse:

    Serei repetitivo, Enquanto o meu Villa Nova estiver ligado a politica partidaria de Nova Lima, continuara “Vivo/Morto” Só não morreu ainda, porque ele vivo rende mais votos. Repito, time de futebol não pode viver as custas de prefeitura, pois fica dependente. Que Deus salve o meu Villa Nova (de novo).

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Eder tem razão a fusão seria uma boa para os dois. Não tem como clube do interior sobreviver nesse esquema atual, um campeonato curto por ano.

  • Visto que o Villa Nova AC passa por momento de reestruturação, o site oficial do clube encontra-se momentaneamente em manutenção. As noticias mais atualizadas do Leão do Bonfim podem ser encontradas no site http://www.amadoportodosepormim.blogspot.com.br – iniciativa nossa em conjunto com o jornalista Wagner Augusto, autor do almanaque do Leão e maior conhecedor da história villanovense.

  • Olá, Chico!
    Nossa, que tese, Eder Coelho! Mas a tese é sua, aliás só sua. Vila Nova é só mais uma vitima da incompetência recorrente de quem DEVERIA encaminhar melhor as ações. Vou citar mais dois: Ateneu e Cassimiro da MAIOR cidade entre BH E Salvador: MONTES CLAROS.

  • Julio Cesar disse:

    Villa é mais um clube a ficar pra historia e se não fechar, disputar campeonato mineiro sra unica alternativa. Num cenario de decadencia do futebol brasileiro (inclusive nos grandes clubes) que pelo menos tem apelo de grande torcida, o que significa consumo de tudo relacionado a seu time.
    Chico, permita desviar agora o foco. O caso da manifestação de “racismo” contra o Aranha.
    A maior e melhor contribuição das Tv’s e toda midia é não publicar e dar essa enfase toda pra esse tipo de coisa. Perguntei a um amigo (negro) no bar do bairro o que ele pensava daquilo e prefiro não escrevar o que ele me respondeu porque isso sim, é que é polemico. Então, enquanto todos (brancos , amarelos, pretos como se diz em Portugal ou negros aqui no Brasil) convivem e fazem ate piadas nos bares da vida, a coisa toma proporções de catastrofe quando a imagem de uma garota branca torcedora é veiculada e entra o batalhão do politicamente correto fazer espuma pra uma coisa que nem precisa de tanta divulgação.
    Penso que o que pode ocorrer é acirramento de animos e o tiro sair pela culatra e aí sim, a coisa tomar rumos e proporções perigosas.
    E isso aplica-se para opções sexuais e vou dar um exemplo: num bar (que ja não existe) um casal (homem e mulher casados) deram um selinho no que foram repreendidos pela proprietaria (que ja esta no andar de cima). OK, eles disseram. Dois homens fizeram o mesmo no que foram repreendidos pelo garçom e aí o tempo fechou ! Isso é um absurdo, e onde fica “nosso direito”, “que voce é homofobico”, e durma-se com um barulho desses !! Bares diferentes mas na mesma região. O casal mesmo entendeu e acatou a norma do bar. Os dois outros criaram um incomodo porque eles podem fazer isso em qualquer lugar.Ou seja, sem maiores delongas, entendeu ? Ora, ora, bolas !!
    Por isso, quanto menos divulgação melhor. As baleias, lagartixas, papagaios por enquanto, ainda não mereceram a devida atenção.

  • Eder Coelho disse:

    Continuo com minha tese maluca: BH é pequena demais para três times. Como o América não tem torcida, e o Vila não se sustenta mais, a solução lógica é o Mequinha adotar Nova Lima, fundindo-se ao Vila Nova (fusão de times não é novidade na Brasil, vide Paraná Clube, Atlético-PR, etc).
    Poderia-se tentar uma compensação financeira pela devolução do Independência para reconstruir o Castor Cifuentes (até porque o Mequinha vai ficar décadas sem mandar no Indepa; desapega!!!). A venda do seu centro de treinamento também iria gerar uma renda capaz de transformar o Castor em um estádio multiuso (shopping, centro de treinamento, etc), e reforçar o plantel.
    O Nova América teria uma torcida pelo menos 3 vezes maior que a atual, e com bom potencial de crescimento, inclusive pelo interior e BH não precisaria da construção de um terceiro estádio.
    Só faltaria chutar a Minas Arena e deixar os dois estágios para gerência comum de Atlético e Cruzeiro.