Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quem segura esse país?

A minha geração, que está na faixa de meio século de idade, ouvia das professoras e professores no primário e ginasial: “Preparem-se bem porque vocês são o futuro do Brasil; a nossa esperança de uma grande nação!”. Eram os anos 1960/70 e as escolas eram excelentes, públicas e privadas.

Até concluir o segundo grau estudei no Ginásio Industrial (Escola Estadual Professor João Fernandino Junior), Colégios Dom Silvério, Promove (Sete Lagoas) e Roma (em Beagá). Invariavelmente algum professor sempre incentivava: “preparem-se, pois como dizia o Stefan Zweig (escritor austríaco que fugiu do nazismo e foi morar no Rio, emPetrópolis), o Brasil é o país do futuro!”. Menos uma professora de história, baixinha, brava, Virgínia, creio (se estiver errado que alguém da época me socorra). Excelente professora, ela comparava os fatos históricos, da formação do país, com o que vinha acontecendo na época e o noticiário da imprensa, quando a ditadura militar iniciava seus últimos suspiros. Sempre dizia que a “história se repete, principalmente no Brasil, um país de fdp…”. Ela adorava um palavrão e era a única que ridicularizava a frase do Stefan Zweig com um argumento forte: “pois é; disse que isso aqui é o país do futuro mas suicidou-se depois de alguns anos morando aqui, né!?”. E emendava: “Além de poeta era um gozador ao falar isso!”.

Dormi ontem com a TV ligada nos depoimentos dos empresários corruptores da turma da Petrobras, na cara mais lambida do mundo, como se tudo fosse normal. Este é apenas o escândalo do momento já que um abafa o outro numa sucessão de bandalheiras que não acaba nunca. E antes que algum funcionário de plantão do governo ou PT mande comentários de defesa, com aqueles links de blogs e sites de datilógrafos de aluguel, aviso logo que não estou atacando apenas este governo, mas também a todos os seus antecessores, tucanos inclusive. Depois de muitos anos de simpatia pelo brizolismo, petismo e até militância política nessas fileiras, por achar que eram as que salvariam o Brasil, conclui que a professora Virgínia é que estava certa. Este é um país de fdp!

E antes que algum fariseu defensor da volta da ditadura militar venha aqui se manifestar, aviso também: os grandes culpados do que ocorre hoje, nessa proporção, foi o regime militar, que ao interromper a democracia que vivíamos até o governo Jango, nos voltaram à estaca zero.

Por causa do que os militares fizeram nos 21 anos de poder, os constituintes de 1988 criaram essa Constituição esdrúxula, que dá garantias inacreditáveis a bandidos de toda ordem e ainda engessou o presidente da república, que para governar é obrigado a se sujeitar às piores espécies de políticos que se revezam no papel de principal “aliado” da “governança”, antes PFL, agora PMDB e por aí vai.

Vamos falar só de esportes, né? Vamos sim!

Acordo e vejo a notícia “prato do dia”:

“Anderson Silva é flagrado em exame antidoping http://glo.bo/1BTz05

AS

Ah, é!?

E tem gente que ainda diz que bandalheira é só no futebol, no vôlei, no judô, na natação. . .

Duro é que no frigir dos ovos, sempre há uma boa desculpa, uma boa defesa, todo mundo é “santo”, ninguém tem culpa de nada e bola pra frente, até que um novo escândalo tome conta do noticiário!

Realmente, a professora Virgínia continua certa!


» Comentar

Comentários:
0
  • Raws disse:

    Vou repetir, depois de muito resistir, votei no Aécio! Se o mesmo fosse eleito, sabia como tantos, que votamos contra o demônio e nunca em um santo. Agora, por favor, se continua fiel ao PT, se não consegue se arrepender, poupe- nos das comparações com tal passado, pois nesse ponto concordamos que antes todos foram errados, porém, se com o que acontece agora, você faz vista grossa , seria o mesmo que comparar um pequeno vaso sanitário, a um transbordamento de uma imensa fossa.

  • Flávio Gomides Silva disse:

    Chico,

    A mídia atual funda seu poder na interdição do debate, do contraditório, por isso reina a desinformação no seio do povo brasileiro.

    Ela escolhe suas “campanhas”, cria seus heróis – descartáveis, como Roberto Jefferson, Joaquim Barbosa e, hoje, Sérgio Moro – e estabelece suas “verdades”.

    Não há espaço e muito menos o direito para o contraditório no atual modelo de mídia corporativa brasileira.

    Só uma vez, a cada quatro anos, nos espaços dados pelas campanhas eleitorais, a mídia pode ser contestada. E é incrível como esta pequenina janela de democracia, nos últimos 13 anos, tem sido o suficiente para derrotá-la.

    Sobre o depoimento deste bandido, chamado Pedro Barusco, seguem alguns informações que o canal de TV que você assistiu, sutilmente, deixou de mostrar para você.

    Veja, são os DOCUMENTOS: http://tijolaco.com.br/blog/?p=24614

    Você pode até comprar a meia verdade vendida pela TV, eu porém, prefiro enxergar a figura por completo, prestando atenção nos detalhes que a TV convenientemente…”esquece” de mostrar ao público.

    As relações promíscuas entre essas autoridades do Lava Jato e a oposição sempre estiveram em evidência.

    Primeiro, o flagrante patético dos delegados que comandam a Lava Jato xingando, durante a campanha presidencial, o Lula e a Dilma nas redes sociais.

    Segundo, a descoberta de que a esposa do juiz Sergio Moro trabalha para o PSDB, e que ele mesmo, o juiz Moro, foi testemunha de defesa, de um tributarista condenado por associação com um prefeito tucano corrupto, do interior do Paraná.

    Terceiro, que o pai de Sergio Moro é um antipetista sectario e raivoso, a ponto de nunca mais entrar numa locadora de video de sua cidade, apenas porque descobriu que o dono da locadora votava no PT.

    Quarto, o advogado de Alberto Youssef, pivô de todo o esquema da Lava Jato, o senhor Antonio Augusto Lopes Figueiredo Basto, trabalhou por anos no Conselho da Sanepar, a companhia de saneamento do governo do Paraná, estado este governado pelo PSDB.

    Quinto, o próprio Alberto Youssef foi durante toda a sua vida um dos principais operadores do PSDB. Youssef está no centro do escândalo do BANESTADO.

    Os executivos “delatores”, por sua vez, também são todos ligados ao PSDB, desde os tempos do governo FHC.

    O primeiro a “piar” (após a estratégia da República do Paraná, de manter os executivos presos por tempo indeterminado) foi Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, um dos sócios da Toyo Setal, e primo de um tucano de alta plumagem, Marcos Mendonça, presidente da Fundação Anchieta.

    Mendonça Neto participa de esquemas tucanos desde meados dos anos 90, entre eles o já famoso “trensalão tucano”.

    Júlio Camargo também é da Toyo Setal, empresa envolvida até o pescoço no “trensalão tucano”.

    O próprio Pedro Barusco, eleito a categoria de heroi pela mídia e pelas autoridades da Java Jato, após denunciar o PT, mesmo sem apresentar uma mísera prova, também fez escola na era tucana, vide que ele confessa que recebe propina, em negócios da Petrobrás, desde 1997.

    Pedro Barusco era diretor operacional da Sete Brasil, controlada pelo BTG, que pertence ao banqueiro mega-tucano, Andre Esteves, o mesmo que pagou a viagem de lua de mel para Aécio Neves em Nova York.

    Entre os executivos presos, tanto das empreiteiras quanto da Petrobrás, não há nenhum petista.

    Paulo Roberto Costa, funcionário da Petrobrás desde a década de 70, foi indicado pelo PP (legenda que, apesar de compor a base governista, é ideologicamente muito mais próxima do PSDB e DEM, do que do PT), e vinha crescendo na estatal desde a era FHC.

    Esses são os que “confessaram” crimes.

    Renato Duque, único petista preso é acusado de muitas coisas, mas ainda não confessou nada e também não foi condenado.

    O PSDB será ferido de morte quando os nomes dos políticos envolvidos na “Lava-jato” forem entregues ao STF. Por isso, o desespero dos tucanos em quererem anular as eleições e agora, tentarem o golpe a todo custo.

    Não passarão!

  • Grande Chico Maia,
    Vejo que minha esperança em dias melhores não é vã.
    O nível dos comentários neste POST reforçam a minha tese.
    Sei que futebol é paixão, mas, não abro mão de tomar umas & outras com amigos atleticanos que tenho. O sarro come solto de parte a parte.
    É uma pena que a gente não possa mais desfrutar disto.
    A intolerância é absurda.
    Entretanto, gosto de vir aqui e comentar porque há respeito…
    Mas, conheço muita gente que só critica, mas, não é Sócio do Futebol.
    Nos nossos times menos de 1% são sócios do futebol, uma lástima.

  • ita disse:

    Alguém avise a todos que Ensino Fundamental é prerrogativa do Estado e do Município. Lamentável alguém criticar o ensino no Brasil e só citar o PT. Estive na UFMG durante o período nefasto de FHC. Sucateou pra tentar privatizar, mudou plano de aposentadoria e forçou a retirada do que havia de melhor material humano na universidade, professores doutores saindo com medo de perder benefícios, sendo substituídos por professores novatos, substitutos. A crítica partidarista, unilateral que só vê um partido é certamente o que há de pior no Brasil atual, ela justifica tudo que foi ou nao foi feito pelo lado omitido. E são as mesmas pessoas que vem falar de analfabetismo funcional.

  • edson dias disse:

    Sobre o caso do Anderson Silva: prefiro aguardar, e não fazer julgamentos sem entender direito o que houve.

    Lembro-me perfeitamente do quanto a Maurren Maagi, do atletismo, sofreu com um caso de doping por um descuido com o uso de um creme dermatológico.

  • edson dias disse:

    “Esta sanha de cotas raciais e para a escola pública, além deste processo de não poder ter reprovação nas escolas fundamentais e secundárias, acabará por criar uma geração de analfabetos funcionais nas universidades e instituições de ensinos superiores.”

    João Chiabi Duarte está coberto de razão (na parte das cotas, há controvérsias. Enquanto professor de uma universidade federal, vejo que muitos dos alunos “cotistas” costumam ter desempenho superior aos dos não cotistas, mas deixemos isso de lado). Sobre a geração de analfabetos funcionais nos bancos das universidades, eu costumo comentar com minha esposa que começo a temer pelo tipo de profissional que vai nos atender no futuro.

    Mas, sobre a questão da inexistência de reprovação, é bom ressaltar que isso começou realmente não com os governos do PT, mas sim com os governos do PSDB.

    Agora, o que temos hoje é um cenário onde educação e cultura são desvalorizados não pelos políticos. Por estes, nunca houve valor algum. A desvalorização se dá no seio familiar, e daí para os alunos, é um pulo. Famílias não se ocupam mais em educar seus filhos. Moleques chegam na escola e não têm a menor noção de cortesia, civilidade, respeito com seus professores… o resultado? como vamos atrair profissionais razoáveis para a educação? Claro que os melhores alunos não vão querer mais fazer cursos de Licenciatura nas universidades. Para não ter valor social e nem profissional?

    Você vê hoje diretores de escola colocando pressão nos professores para não reprovar alunos, porque se o índice de reprovação for considerado baixo, o próprio diretor recebe uma compensação financeira do Estado. Isso acontece aqui, debaixo do nosso nariz, em Minas Gerais.

    Infelizmente, eu não tenho a esperança do João Chiabi Duarte. Sinto que a imbecilização está vencendo, e ganhando por goleada.

  • Márcio disse:

    Correção: … para não chegarem aonde haverão de chegar um dia.
    Lapsos acontecem.

  • Márcio disse:

    Caro Chico!
    Se não estiver sendo traído pelas coincidências, conheci uma professora Virgínia com estas características. Na pior das hipóteses, era uma Virgínia com alguma descrença no país, quase sempre governado pelo que há de pior.

    Foi-se o tempo dos grandes estadistas. Hoje eles se afastam da política, abrindo espaço para canalhas da pior espécie. Infelizmente, uma boa parte do Brasil é habitada por eleitores irresponsáveis.

    Não quero apontar aqui defeitos do Lula. O simples fato de ser analfabeto – que pode ou ser não defeito, porque durante todo este tempo na política, nunca se preocupou em fazer nem um curso de alfabetização – já deveria ser suficiente para ele NUNCA ter sido presidente de nenhuma nação do mundo e muito menos do Brasil.

    Não há como um analfabeto ter controle sobre o que se passa na educação, na saúde, na segurança, na economia e por aí vai. Se se tratasse de pessoa inteligente, no mínimo, colocaria ministros e assessores competentes e da área afim.

    Optou (ou foi obrigado) a acomodar companheiros, como forma de “pagar ou agradecer os aliados, tão incompetentes quanto ele. Isto se chama loteamento de cargos. Havia de acabar nisto.

    Alguém aí acima falou no sumiço dos petistas. A cara queimou, finalmente. Dizer que o PT é o único partido que investiga corrupção é uma forma de agonia dos simpatizantes. É se agarrar a uma inverdade, antes de morrerem abraçados aos canalhas.

    Há mais investigação, sim, mas não parte do PT. Há mais investigações porque há mais roubalheiras e o PT tenta travar as investigações para não chegar aonde há de chegar um dia. Montou aliados na Câmara e no Senado para a blindagem política. Montou um STF para a blindagem jurídica.

    Toda vez em que surge escândalo novo, ressurge o papo de ditadura, de perseguidos, choros da presidente – que não chora pelos que o bando dela matou – mais indenizações, mais bandalheira.

    Hoje, o estado do Paraná, principalmente a Polícia Federal de lá, é o orgulho do Brasil. Assim como em outros tempos partiu de Minas um movimento de reação aos impostos absurdos, hoje, do Paraná, vêm as esperanças.

    O dia em que este bando de canalhas, de patifes, de ladrões estiver, no mínimo, afastado do poder – dia em que a professora Virgínia não acredita – este dia há de vir com as graças de Deus e com a futura consciência dos irresponsáveis que ainda “choram” ou se calam com a decepção de ter jogado o Brasil neste lodaçal sem fundo.

  • Adolfo disse:

    Educação é o caminho, e nisso todos concordamos. Somente por meio da educação mudamos a cultura do país, e isso leva tempo, só em longo prazo. Chico, parabéns por abordar o tema, e podemos ver nos comentários opiniões interessantes e relevantes, que nos ajudam a repensar o assunto. Dentre essas, destaco o comentário do Alisson Sol, principalmente na parte da educação, o do João Chiabi, e principalmente o do Carlos Júnior, com o qual concordo plenamente. Essa discursão é muito boa. Dou minha opinião também: a sociedade precisa rever os conceitos sobre educação e conhecimento. Ambos não são adquiridos somente por um ou dois caminhos, mas por meio da própria convivência social. E educação, ou falta dela, é pauta de eleições deste que me conheço por gente, sobretudo a escola pública. Tanto o Alisson Sol quanto o João Chiabi, o próprio Chico Maia estudaram em escola pública, assim como eu. As condições de infraestrutura eram outras, e convenhamos, piores que as de hoje. Por mais paradoxal que seja, a qualidade do ensino declina na medida em que existem mais acessos e há maiores investimento na educação. Não, eu não estou ficando doido não. Os investimentos são bem maiores que o do passado, em nível de percentual de aplicação, e há poucos (poucos mesmo) casos de localidades em que faltam ofertas de vagas. Existem muito mais escolas particulares do que antes e famílias com condições de pagá-las. Hoje, o percentual de analfabetos caiu. E estou chovendo no molhado quando digo que a falta de educação que presenciamos hoje não pode ser atribuída à falta de oferta de escolas, de oferta de conhecimento. E isso, também é redundância dizer se deve a vários fatores. Por isso, muitos comentários chamam a atenção para a educação dos filhos dentro pelos pais, de casa. O Carlos foi perfeito. Precisamos nos organizar no nosso núcleo social, de forma a nos educarmos mais e mais, e disseminarmos a “cultura” da mudança pela educação, pela civilidade e pela convivência social, de forma ativa, participante. Não adianta termos conhecimentos, diplomas, títulos, termos indignação aos horrores e desmandos dos governantes e da sociedade em geral, se dentro do próprio convívio não praticamos a educação que recebemos, tanto familiar quanto nas escolas. E isso vale para a convivência diária neste blog. Fica a reflexão.

  • Francisco Barbosa disse:

    João Chiabi Duarte, tomara que sejas Prefeito de CMD, vai encontrar varios professores que so querem aumento de vencimentos e cargos administrativos e nunca querem saber de sala de aula.

  • Carlos Junior disse:

    Chico, relendo meu comentário anterior, ficou parecendo uma contraposição ao seu texto. Não foi isso. Acho muito naturais estes desabafos.
    Trago essa reflexão para que possamos explorar todas as gotas de coisas positivas que o cotidiano, que a nossa humanidade nos proporciona.
    Seu blog mesmo é um excelente exemplo. Penso que sua mediação e seus textos contribuem para a construção de uma cultura muito menos belicosa e de tensão. Mais colaborativa. São muitos os diálogos construtivos e sustentados na diversidade que aqui emergem. Apesar de atleticanos, cruzeirenses, americanos, penso que há aqui uma transversalidade integradora que é o gosto pelo futebol. Penso que seus textos ajudam na conservação dessa cultura.
    Ou seja, uma grande contribuição para a transformaçao de nossas desenfreadas e perigosas relações competitivas e belicosas.
    Abraço.

  • Carlos Junior disse:

    O país de fdp é também o país da crítica. Parece que esvaziamos a nossa consciência apontando os culpados lá fora.

    Não tenho me permitido trabalhar, ou mesmo viver, sem contribuir para a conservação de boas práticas junto com outras pessoas, construindo modelos educacionais transformadores. Tenho evitado modelos que não acredito.
    Quero um país de pessoas educadas? Faço rodas de diálogos para que aprendamos juntos a conversar, construir boas relações, conhecimentos e caminhos conjuntos
    Quero um país sem corrupção? Fico vigilante e seduzo aqueles que estão à minha volta para os benefícios de uma vida ética, longe das armadilhas e tentações de pequenas corrupções que nos assombram diariamente.
    Quero um país com água em abundância? Planto e convido pessoas para plantar árvores.
    Enquanto concentramos o nosso foco nas acusações e condenações àqueles que estão lá fora (e damos o nome a isso de país), deixamos de exercitar e disseminar coisa boas, pequenas transformações, focadas, aqui dentro, aqui perto.

    Valeu Chico, gosto muito do seu trabalho…

  • Gente,
    Todos sabemos que a saída para este país passa pela EDUCAÇÃO, mas, é preciso acabar com os exageros também.
    Uma criança trabalhar não pode ser encarada como exploração de trabalho infantil. Vou lhes dar um exemplo :
    – Há uns 10 anos na empresa que eu trabalhava meninos carentes eram selecionados e podiam lavar carros nos estacionamentos da empresa (eram 3 garotos por estacionamento) que ganhavam R$ 15 por carro. Assim, na média lavavam 8 carros por dia e cada um faturava R$ 40 ou ± R$ 800 mensais.
    Aí veio uma destas defensoras dos direitos humanos e impediu que os meninos trabalhassem…
    E muitos deles foram ser aviõezinhos do TRÁFICO DE DROGAS.
    Uma das coisas que mais tenho orgulho é de ter colocado engraxate com 7-8 anos de idade, de tirar leite na roça e entregar nas ruas de Conceição do Mato Dentro-MG e aprender desde cedo o valor de ter o seu dinheiro, de depender menos dos meus pais.
    Afinal é Bíblico : “o trabalho dignifica o homem”…
    Mas, parafraseando um grande atleticano Olavo Leite Kafunga Bastos, “no Brasil, o errado é que é o certo”…
    Vimos na campanha a candidata falar que um dos focos dela era EDUCAÇÃO e falou no tal de PRONATEC até a garganta secar… Mas, bastou ganhar a eleição e o maior corte feito foi exatamente em cima da já combalida educação.
    O governo do PT investiu, investe e investirá na IMBECILIZAÇÃO do ensino. A partir do Lula que se envaidecia de ter se formado na Universidade da vida e agora ser DOUTOR HONORIS CAUSA de um monte de Universidades por aí.., um verdadeiro absurdo.
    Vulgarizaram-se os títulos de mestrado, de doutorado e de graduação…
    Esta sanha de cotas raciais e para a escola pública, além deste processo de não poder ter reprovação nas escolas fundamentais e secundárias, acabará por criar uma geração de analfabetos funcionais nas universidades e instituições de ensinos superiores.
    Nada contra o ensino público, muito antes pelo contrário, eu estudei em escola pública do jardim até o ginásio (ensino fundamental) e depois estudou em colégio particular (Pitágoras) porque ganhei bolsa no exame de seleção e bolsa complementar do diretor da escola que era meu primo.
    E depois estudei Metalurgia na UFMG.
    O que discuto é que ao invés de cobrar a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, de dar melhor condição aos professores, aos funcionários das escolas, à merenda escolar, o que a gente vê é exatamente o contrário… impera a lei de Vampeta : “eles fingem que me pagam, fingem que nos dão condições e a gente é obrigado a passar de ano um monte de analfabetos”… e ainda oficializam a linguagem de INTERNET que assassina a língua de modo vil.
    A reforma ortográfica recente acabou com a escrita cultivada durante anos, agora vale tudo e isto se difunde na velocidade da luz.
    EU AINDA ACREDITO NO BRASIL, mas, creio que a mudança e o inconformismo deve nascer dentro de cada um de nós.
    Temos que ter uma reforma do código civil de forma que fique explícito que o crime não compensa…
    Quem segue as leis no Brasil não pode ser chamado de trouxa.
    Temos que acabar com os direitos humanos dos bandidos, que achincalham quem é honesto e direito…
    Dias atrás, esperava a TURMA DO BATE BOLA e ouvia o RÁDIO POLÍCIA do Laudívio Carvalho e um menor que havia sido preso porque meteu uma arma na cabeça de um empresário na região de Nova Lima e levou a BMW dele, que depois bateu e foi preso garganteava :
    “ô bobão, eu sei onde ocê (sic) mora e daqui há 3 meis (sic) eu tô sorto (sic) e vou vorta (sic) lá e fazer sua caveira… tá bão paiaço (sic)”
    E alguém tem dúvidas de que foi solto ?
    No mundo do futebol vimos as hordas intimidarem os cidadãos honestos de tal sorte que hoje, uma das formas de controlar o acesso ao público é filtrar pelo preço dos ingressos, mas, isto não impediu as tais bicicletas, arrastões e coisa que o valha… E aqui não tem espaço para os justiceiros como Charles Bronson em DESEJO DE MATAR não… porque a população tem que estar desarmada e os bandidos armados com as armas de mais alta tecnologia que entram como água pelas nossas fronteiras.
    Encerro concordando com o NIVALDO SANTOS dizendo que precisamos mesmo é de JUSTIÇA, EDUCAÇÃO e TRABALHO (temas sobre os quais tentei discorrer acima).
    Em tempo : estou sem poder dirigir porque em 2006, passei num redutor de velocidade a 62 km/h e o máximo era 40 km/h às 23:45 h, num local extremamente perigoso e onde naquele período haviam ocorrido assaltos no local… Falta gravíssima : 7 pontos na carteira.
    E 2 meses sem poder dirigir de 16/12 a 14/02 (como é sábado de carnaval e o DETRAN-ES não terá expediente) só poderei pegar a minha carteira no dia 23/02, só depois poderei fazer a renovação e pegar a minha carteira nova.

  • Nivaldo Santos disse:

    O Brasil precisa de Justiça, Educação e Trabalho. Parabéns ao Alisson e, JB, bacana sua reflexão.

  • Thiago disse:

    Onde estão os eleitores da Dilma e defensores do PT agora. Se acovardaram com a vergonha de mais um escândalo ou são pilatos da era moderna?

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Votaria na Professora Virgínia pra presidente do Brasil.
    Da época de escola a gente sempre lembra daqueles professores que nos ensinaram além da matéria. Pena que foram poucos…

  • Raws disse:

    Alisson Sol, discordo muito da primeira estrofe de seu comentário. Por pior que seja aqui a indústria midiática da desgraça, o dia a dia é tanto quanto.
    Não sei quanto tempo você vive fora, porém se fosse só dois anos eu poderia lhe afirmar com certeza, piorou muito. Assim vem caminhando a progressão do caos, dia a dia. Você fez um paralelo do ruim, com o pior. faça com os mesmos países o paralelo dos avanços e não se esqueça de levar em conta o potencial de cada um. Não meu amigo, você ama o Brasil, porém o Brasil de sua paixão está em coma.

  • Antonio Dias disse:

    Chico, esse foi seu melhor post. A maioria de nós, ao contrário da Prof. Virginia, não consegue enxergar o que somos. Não adianta falar de políticos. Esses são representantes que nós escolhemos e por estar por cima da carne seca, não vão querer mudar nada. Quem tem a oportunidade de sair do Brasil por um período pequeno que seja, passa a perceber o quão nossa sociedade e nossos valores são deturbados. Não adianta esperar nada de ninguém. Temos que mudar nós mesmos e dentro de casa. Temos que dar o exemplo para fazer a nossa parte.

  • EDUARDO - BH disse:

    Concordo muito com o Alisson quando ele diz que o Brasil precisa investir muito na Educaçao e acabar com a impunidade. Dois caminhos-chave para reconduzir este nosso País a um futuro decente.
    Para acabar com a impunidade, precisamos de um judiciario mais eficaz. Que trabalhe melhor e mais, que seja realmente independente como preve a nossa constituiçao. Uma reformulaçao geral.
    Vendo o discurdo de abertura do ano Judiciario de 2015 (link abaixo para quem se interessar em ler) percebo que o Ministro do STJ tem conciencia da necessidade de mudança de postura de seus membros como resposta as necessidades do povo brasileiro. Porem na realidade tudo nao passa de discurso.
    http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/ABERTURA_DO_ANO_JUDICIARIO_DE_2015.pdf

  • EDUARDO - BH disse:

    Apos ler os comentarios de muitos aqui, fiquei satisfeitos em ver que a maioria ainda acredita e tem esperança em nosso País. Conhecem as dificuldades e sabem que nao estamos sendo bem governados. Mas, estabelecem prioridades no presente com otimas escolhas e planejam bem a conduçao de suas vidas. Vejo em tudo isto o bom exemplo que podemos dar e repassar aos outros e aos nossos filhos. Sempre enxerguei em momentos de crises as grandes oportunidades. Oportunidade de mudar , de reconduzir, de replanejar e de agregar mais valores à nossa vida.

  • Alisson Sol disse:

    É preciso que as pessoas vejam além do “ciclo de notícias”, e do bombardeio diário de eventos locais, e coloquem as coisas em perspectiva. O Brasil tem muitos dos mesmos problemas de outros países, e algumas vantagens que outros países não tem. Não é um país com casos diários de estupros como a Índia. Não tem problemas governamentais como a China e Rússia, onde não é possível remover a “classe dominante”. Não tem a estagnação econômica e segmentação cultural da Europa. E por aí vai.

    Se o Brasil investir em duas coisas, resolve os problemas do país em uma geração.
    1) Educação: O Brasil precisa investir pesado na Educação. Eu tive uma educação primorosa no país, e inicio palestras sempre agradecendo ao “contribuinte brasileiro”. Incrível como até nas aulas de educação física, eu aprendi princípios que hoje me ajudam no trabalho em inovação em uma multinacional no exterior. Os princípios de ser competitivo, mas honesto, divergir, mas respeitar, procurar ser e não ter, todos eu aprendi na escola, no Brasil.

    É triste ver que algumas escolas no Brasil hoje viraram centros de comparação de quem tem mais, às vezes entre alunos, outras entre pais. A coisa que mais me entristece no Brasil: ver gente pegando ônibus com bolsa de marca Louis Vuitton. Se eu der uma bolsa desta para minha esposa, ela devolve na loja e pega o dinheiro! E depois vou escutar durante meses porque o dinheiro não foi colocado no fundo de educação das minhas filhas. E eu vejo gente pegando ônibus no Brasil com estas bolsas. Se for original, um absurdo. Se for falsa, outro absurdo. Que apego materialista estranho. Esta pessoa, se for diretor da Petrobrás, e tiver um salário de R$100mil/mês, vai resistir à tentação de levar mais um pouco?

    2) Impunidade: Impunidade não é apenas “não punir”. É também não punir de maneira absurda, sem considerar a gravidade da situação. Alguém que tem salário mensal de R$100mil, de uma empresa de economia mista, e ainda assim se envolve em esquemas, tem de ser punido de maneira exemplar. Se um sujeito destes é condenado a uns poucos anos, em regime semi-aberto, e fica com o dinheiro extraviado (às vezes já escondido e impossível de rastrear no exterior) então a mensagem para a sociedade é que o crime compensa. Aí vai para a prisão, fica em regime semi-aberto, e vai beber no bar da esquina, como fez o ex-deputado Romeu Queiroz (link). E o sujeito com muito menos educação, menos oportunidade na vida, vê um coisa destas, e pensa o que? Ora, vou “aprontar também”!

    Com investimentos em educação, e atacando a impunidade, o Brasil vira o país do presente. E terá, novamente, os olhos do mundo em 2016…

  • ita disse:

    A culpa de tudo isso é da ignorancia do povo brasileiro. Eles elegem partidos corruptores como PFL, PSDB, PT e PMDB, REelegem vereadores, deputados, senadores que nunca fazem nada e colocam todo a culpa na presidencia do país. Estamos aí como uma gestão criminosa da água e ninguem quer saber de culpados ou incompetentes porque defendem seus partidos como times de futebol, aceitam suas roubalheiras e atacam o partido opositor, é o sujo tentam fazer o outro parecer mais mal lavado. Mas queiram ou nao queriam o PT dá liberdade para a Policia Federal que nunca tiveram são mais de 1500 acoes da PF no governo PT contra 48 (quarenta e oito) do governo PSDB sem falar dos anteriores. Vamos dar o crédito onde merece senao nossa democracia só andará para o lado.

  • Raws disse:

    Nós brasileiros somos ávidos por heróis. Procuramos os mesmos em todos os lugares, mas só os reconhecemos quando se tornam celebridades.” É cada santo do pau ôco” que recorrentemente aparece e nós não aprendemos. Basta procurar nos locais certos, aquele(a) pai/mãe oriundos da favela, que saem cedo para luta e educam seus filhos da melhor forma possível, contrariando as facilidades existentes das redondezas. Basta mirar em um policial correto, que mora e trabalha perto do perigo e mesmo assim cumpre seu dever. Ou basta olhar em seu seio familiar e procurar nas rugas de seus pais ou em seu próprio caráter que foi formado com muita luta, para não precisar eleger falsos heróis.

  • Raws disse:

    Já escrevi e repito, meu objetivo é alicerçar a formação do caráter e educação de meu fiote e se Deus nos permitir, “picar a mula” dessa terra perdida. Os bons aqui, são muito bons, porém não em quantidade suficiente para mudar o curso desse rio de águas fétidas. Eu sempre fui a favor da liberdade, mas infelizmente no paralelo com os tempos de ditadura, o nosso país está pior. Dizem que tudo antes era velado, hoje tudo é explícito. Basta somar, multiplicar, dividir e subtrair para chegar a uma conclusão. Pode ser uma opinião equivocada, pode ser por saudosismo ou por indignação, mas é a opinião sincera de um pai que ama seu filho e o país que ele nasceu.

  • Adolfo disse:

    Não gosto de MMA, UFC, TUF, Jungle Fight e qualquer outro tipo de porrada, luta, briga, mas respeito quem gosta. Logo, não sou fan do Anderson Silva. Penso que é mais um ídolo-herói forjado no mundo do esporte (?) espetáculo, business. Nesse caso do doping, creio que antes de qualquer coisa é necessário esperar a confirmação por meio da contraprova, e em caso positivo, escutar as alegações do lutador. Errar é humano. Contudo, sendo o mesmo gerenciado pela agência do Ronaldo e ídolo-herói da Globo, não tenho dúvidas de que o Anderson Silva vai contar com uma forte campanha de reestruturação de sua imagem, com a bem provável situação de “vítima”. Contará com esforço sobre-humano. Será blindado, terá amplos canais para se explicar, diferente da maioria de outros atletas que passaram, ou passam, pela mesma situação.É o mundo do capitalismo selvagem. É o mundo.

  • Ze Bobo disse:

    Para completar o Perrela pode ocupar a mesa diretora do Senado.

  • Paulo César disse:

    , entendo a posição da dona Virginia, e reconheço que há um grande contingente de fdp’s no país. Mas acho que ainda há esperança. Quando vi altos executivos de empreiteiras sendo presos, simplesmente não acreditei. Situação inimaginável para quem cresceu nos anos 80, como eu. Poderosos e ricos sendo presos? Genoino, Delubio e Dirceu cumprindo penas?

    Não sou ingênuo de acreditar que eles fiquem presos por mais que 2 ou 3 anos. E, obviamente, os grandes mentores das falcatruas ainda estão soltos, muitos morando no Planalto Central… Mas é, sem dúvida, um grande avanço.

    Sobre Anderson Silva x UFC: sinceramente, não sei o que pensar. Este esporte (assim como Boxe) me passa uma sensação de marmelada constante (pelo menos, nos grandes eventos). Além do mais, trata-se também de uma “terra sem lei”, onde Jon Jones foi pego com cocaína, Vitor Belfort proibido de lutar em Las Vegas no passado por causa de substancia controversa, Chael Sonnen encerrado a carreira por dopping e “n” outros exemplos.

    Ou seja, mais um caso clássico de “zona” onde não há “virgem”…

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO;
    Quando passei dos 50 anos e vi que o BRASIL nunca chegava a ser o PAÍS DO FUTURO tão decantado quando tinha 17 anos, passei a condição de observador do cotidiano..
    Percebi que avida não é justa, mas é boa.
    Quando estou em dúvida sobre alguma coisa a fazer, dou somente o primeiro passo , e pequeno..Vi que o trabalho não cuidará de mim, quando fico doente, mas, permaneço sempre em contato com meus familiares e amigos..Pago sempre o total dos meus cartões de crédito, nunca o mínimo..Vi que não tenho que ganhar todas as vezes, sempre há o dia do outro..Cura melhor chorar com alguém, do que chorar sozinho..As vezes fico ‘bravo’ com DEUS, ele pode suportar isso..Economizei para minha aposentadoria desde o primeiro salário aos 17 anos(Oficce boy)..Fiz as pazes com o PASSADO, assim ele não atrapalha o PRESENTE..Não comparo minha vida com a dos outros.Pois não tenho idéia do que é a jornada deles..Sempre me livro de qualquer coisa que não seja útil,bonito e alegre..Uso sempre lençõis bonitos, roupas chic,objetos de uso pessoal de primeira qualidade; não guardo essas coisas para ocasiões especiais..HOJE É ESPECIAL..
    Ninguém mais é responsável por minha felicidade, somente eu..Enquadro todos os chamados “desastres” com estas palavras; “em cinco anos isto importarᔑ..O que as outras pessoas pensam de mim, não é da minha conta..Não me importo se uma situação será boa ou ruim, ela mudará..
    Vi que a INVEJA é perda de tempo, sempre tive tudo que precisei..
    Não faço auditoria da vida dos outros, procura aproveitar todos os momentos e todos os instantes da minha vida..Saio de casa todos os dias,sempre algum milagre está me esperando em algum lugar..Hoje não procuro levar as coisas muito a sério, ninguém faz isso..Tudo que realmente importa no final é que sempre procurei andar no caminho da VERDADE a procura de JUSTIÇA..
    E sempre acreditando que o melhor está por vir..
    Quanto a chocolate é impossível resistir..
    O melhor dia de nossas vidas é o dia de hoje..VIVA e DEIXE-ME VIVER!!..
    Boas reflexões a todos…

  • João Vitor disse:

    Concordo, mas se o Brasil é um país do futuro e nunca do presente, se o individualismo sobrepõe sobre o coletivo, então comecemos a mudar, pois o estado de um país é a o estado de sua população…. Vamos começar hm a mudar o país, se está assim a culpa é nossa, ou estou errado.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Salve a profa. Virgínia!!!

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Falou tudo, Chico. E o Paulo Afonso completou bem. País do futuro e jamais do presente. Demorei uns 30 anos para querer acreditar nisso, fui acreditando aos poucos e, hoje, não tenho a menor dúvida. Nunca seremos!

    Somos um povo que rouba galinha e bilhões (desmoralizaram o milhão!) ao mesmo tempo, que quer empurrar tudo com a barriga e nunca fazer bem feito.

    E, por tudo isso, estamos muito bem (mal!) representados na política, no esporte e por aí vai…

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o Anderson Silva, novamente um ídolo do esporte pego em exame antidoping… Isto não é privilégio de brasileiro… Ficam tentando criar máquinas humanas, empresas jogando milhões nestas pessoas e comprando resultados para obter retorno financeiro… Não sou fã e nem acompanho UFC, mas vejo este problema em todos os esportes… O mundo é capitalista demais!

  • Paulo Afonso disse:

    Talvez o que o poeta gozador, com a sua devida licença, quis dizer é que o Brasil é o país do futuro… Futuro e JAMAIS do PRESENTE… Nossa cultura não nos permite pensar coletivamente, não nos permite pensar em plantar para que os próximos colham… Os resultados precisam ser imediatos e para nós mesmos… Sempre que ameaçarmos chegar perto de um nível melhor, o individualismo vai atrapalhar tudo… A Lei de Gérson que impera por aqui!

  • Stefano Venuto disse:

    Chico,

    Esse negócio de UFC e assemelhados eu nem considero esporte, isso pra mim é barbárie, dois sujeitos sangrando num palco e pessoas vibrando.
    Quanto ao nosso país, acho que perdemos um momento histórico de não eleger o Brizola, não pelo político, mas pelo seu projeto para a educação, capitaneado pelo Darcy Ribeiro, talvez ali o país tivesse tomado outro rumo.
    Pelo que estou lendo o chefão do Petrolão tem nove dedos e está começando a aparecer nas denúncias dos bandidos delatores.