Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A homenagem de um torcedor ao Arthur Moraes e as saídas do Willy Gonser e Roberto Marques da Rádio Inconfidência

Na portaria da Rádio Itatiaia tive o prazer de rever o Roberto “Dinamite” Marques, nessa foto, ao lado da psicóloga Erica Machado e do advogado Felipe Palhares, logo depois do programa Rádio Vivo, do José Lino Souza Barros. 

O cruzeirense Rogério Martins, cujo twitter é @martinsrogeriao , criou uma página no Facebook em homenagem ao Artur Moraes. Muito legal o carinho do público com colegas nossos, principalmente quando o momento não é dos melhores, em termos profissionais.

Lendo os comentaristas aqui blog, vi que o Julio CézarJ escreveu: “O Willy (Gonser) está na rádio Inconfidência como comentarista”.

Não, caro Julio, ele já saiu de lá, junto com o Roberto Marques, o locutor “Dinamite”. Foram dispensados imediatamente após a demissão da primeira diretoria da rádio nomeada pelo governador Fernando Pimentel, Tancredo Naves (presidente) e Assad Almeida (diretor artístico), numa situação desagradável, constrangedora.

Me encontrei com o Roberto Marques e ele disse que ficou muito chateado, não pela dispensa em si, coisa normal em qualquer relação de trabalho, mas pela forma como foi feita, em um comunicado “seco, curto e grosso”, sem nenhuma consideração ou respeito pelos profissionais corretos que ele e o Willy sempre foram. O Roberto é um dos locutores comerciais mais procurados por empresas e agências de propaganda de Belo Horizonte, muito bem remunerado e realizado na profissão. Narrar futebol atualmente é um prazer a mais que ele mantém na vida, como hobby.

Quanto ao Arthur, já falamos bastante aqui, e tudo pode ser lido no link, https://blog.chicomaia.com.br/2016/02/03/artur-moraes-nao-cobre-mais-o-cruzeiro-e-da-um-tempo-na-carreira-de-reporter/

Pelo fato de sermos figuras públicas, a nossa profissão envolve simpatias e antipatias, dependendo do gosto do leitor/ouvinte/telespectador. Em momentos assim a solidariedade de quem gosta do nosso trabalho é gratificante e vem de várias formas. Por outro lado quem não gosta do nosso trabalho vibra e também se manifesta de várias formas. É do jogo, tudo normal, principalmente quando se fala de futebol. Felizmente, as manifestações de apoio são infinitamente maiores e isso gratifica a qualquer profissional demitido, do menos conhecido, da mais simples emissora a uma estrela da Rede Globo.

Muitos admiradores escrevem atacando a empresa que demite, cobrando dela, “pelo menos uma satisfação ao público”. Amigos e amigas do blog, uma empresa de comunicação é como qualquer empresa, que contrata, demite, que também é trocada pelos profissionais quando surge uma proposta melhor e por aí vai. Importante é o respeito pelo profissional. O Arthur foi chamado para conversar com a direção da Itatiaia, que deu as razões da empresa e o tratou com a dignidade devida, deixando as portas abertas a ele, porque a vida continua e a relação entre as partes foi excelente nos 20 anos de convivência.

Entendo que não se justificaria a qualquer empresa de comunicação, vir a público e dizer que demitiu fulano, beltrano, por causa disso e daquilo. Jornalista não tem que ser notícia, tem é que passar notícia; simples assim.

Colegas que se empolgam mais que o normal e deixam o ego inflar acima do limite é que se acham mais importantes que a notícia ou ao foco dela, seja um jogador de futebol, dirigente ou quem seja o focado. Aí quando perde o status, ficam mais perdidos que barata em galinheiro. Claro que não são os casos do Arthur, Roberto e Willy, muito queridos em nosso meio, sempre simples e atenciosos para com todos.

ARTHUR

Imagem da página em homenagem ao Arthur Moraes no facebook


» Comentar

Comentários:
15
  • Vicente Cordeiro de Souza. disse:

    Arthur Morais, sou seu fã, te admiro demais, boa sorte e que Deus o ilumine sempre.

  • luciene disse:

    Sinto muito a saída de Artur Morais,mas um profissional. Do gabarito dele de repente ele da a volta por cima

  • Luiz Fernando disse:

    Sem entrar no mérito da demissão do Artur Mirais, desejo, desejo sorte ao Samuel Venancio, mas acho que seria ótimo se o mesmo precisa urgentemente de um curso pra melhorar a digcao, sem dúvidas que é um ótimo profissional, tem boas ideais, faz boas reportagens, vai a fundo em busca da notícia, mas a dicção e a voz precisam melhorar e muito !!!

  • Antônio Figueiredo disse:

    Grande fazedor de onda.
    Conheço um Jornalista atleticano que cobriu o Cruzeiro num período de 10 a 15 anos e nunca fez Onda.

    Boa Sorte Arthur Morais! Ou

  • Antônio Figueiredo disse:

    Toninhomark,
    Em que pese o Sr. Arthur ter trabalhado por 20 anos cobrindo o Cruzeiro, acho, que ele deu foi sorte de ficar por tanto tempo repassando as notícias do Time do Povo, demonstrava ser cruzeirense e vibrava muito em suas manifestações, inclusive não sei se foi quem inventou “camisa estrelada”, entretanto, tenho muitos amigos q sempre comentaram a forma de como as vezes trazia um fato negativo.

    Nestas ocasiões, sempre deichava no ar uma forma não muito clara.
    Tipos:
    O jogador era expulso ou cometia algum deslizes cartões amarelos, vinha o Sr. Arthur, deixar entre linhas ” será que vai ser punido” outra ” tem de acabar com jejum de gols”.

    Ou seja, quando joguei no passado em Clubes de Várzea:
    Paulistano, Cruzeiro do Sul e Santa Edwirgens dos bairros Calafate e Padre Eustáquio.

    Isso, era chamado de fazer ONDA, ou seja, conturbar o ambiente e tumultuar as coisas buscar pequenas crises.

    Eu conheço um jornalista que é Atleticano e cobriu o Cruzeiro durante acho de 10 a 15 anos e, sempre houve isenção dele nas suas reportagens, em que pese hoje onde tem seu programa próprio ser polêmico.

    Mas durante o período em que esteve na Toca 1 foi imparcial e ao mesmo tempo empolgante nas reportagens sobre o Maior de Minas.

    Assim, acho que quem mais ganhou com a troca dos repórteres foi o próprio Repórter substituído.

    Quanto ao Vibrante acho um excelente Cruzeirense e péssimo narrador, perde muito o tempo da bola nao narra as jogadas de jogador a jogador e muitas vozes tem dúvidas sobre a conclusão final do lance.

    Quando ele fala “a bola passa é gool, gool, gool a bola já está lá no meio campo para nova saída.

    Acho que a emissora devia rever estas narrativas e melhorar.

    Porém, por favor não me venha com um tal de Antônio Carlos, este como dizia o Gontijo é péssimo dos péssimos e põe péssimo nisso.

    Abraço para VC Af. Alb.!

    Saudações Celestes!

  • J.B.CRUZ disse:

    O RÁDIO DE ANTIGAMENTE ERA MELHOR……
    Pode-se adicionar nessa frase, que tudo de antigamente(até a década de 80) foi melhor..
    Naqueles tempos, principalmente nas décadas de 50,60 e 70, quando tudo era mais amor a camisa; os meios de comunicação (JORNAIS,T.V. e RÁDIO) também eram mais competitivos, mais honestos em suas divulgações e os torcedores eram mais próximos do que nunca de seus ídolos e seus clubes do CORAÇÃO..
    Mas, com a mudança de regime na política brasileira, tudo ficou muito comercial..Estamos vivendo sob a DITADURA DO DINHEIRO..
    O importante é TER e não SER…
    Depois que inventaram a figura do ”especialista” em todas atividades; tudo ficou mais ”pobre” em: DEVERES,VIRTUDES e ACERTOS; em detrimentos de DIREITOS,ERROS e DEFEITOS..
    Como dizia o MESTRE dos MESTRES OLAVO LEITE ”KAFUNGA” BASTOS..
    ”No BRASIL o errado que é o certo”..
    Agora mais do que nunca…

  • Spereira disse:

    A coisa está feia, começou o desemprego na construção civil e já bate as portas do jornalismo. Isso é o Brasil do PT.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, Boa Tarde! Respeito muito sua pena, principalmente nessa área que é sua praia – jornalismo esportivo, rádio, tv, etc -, mas mesmo que não justifique, estou entre aqueles fãs do futebol e de tudo (ou quase ) que o envolve e sempre que um profissional que acompanhamos sai inesperadamente fico intrigado, sem saber o que aconteceu. Seria muito pelo menos uma curta nota, em respeito a nós ouvintes, telespectadores, leitores, etc., ? A propósito do Arthur Moraes, embora eu seja cruzeirense, eu sentia que ele exagerava na sua relação com o Cruzeiro e tudo que lhe diz respeito. É sempre preciso uma postura mais objetiva nessa função. Sei que em razão de muito tempo, 20 anos, de serviço como setorista ele se torna quase que um funcionário do clube. Mas na realidade seu compromisso maior é com a Rádio que lhe paga e com os ouvintes. Se um jogador está mal, se algum membro da comissão técnica ou diretoria é passível de crítica, nós torcedores ouvintes precisamos ser informados.Concordo que renovação é sempre necessária em todas as atividades da vida. Em que pese toda as qualidades do Willy Gonser, acho que a substituição dele pelo Caixa foi pulo de 10. O Mário Henrique é muito bom e sua transmissão é muito empolgante; sou cruzeirense, mas gosto muito dele (e pé quente, pois o Atlético conseguiu ser campeão depois da sua chegada). Já o nosso narrador parece que está muito cansado, sem vibração – que ironia, pois seu apelido é “vibrante”. Sua narração tem um certo “delay”, às vezes chega a dar sono. Quem sabe um sangue novo, com uma voz mais potente e narração mais atualizada…

  • Stefano Venuto disse:

    Arhtur Moraes era quase um funcionário do cruzeiro, dentro da Itatiaia, tamanha a puxação de saco do clube azul,pra mim é menos um chato na mídia mineira, mas espero que ele tenha saúde e viva em paz.

  • Jorge Moreira disse:

    Enquanto a Inconfidencia manda profissionais do nivel do Willy,a rede minas contrata um do nivel do O,A(não pronuncio nem escrevo nome de gente incompetente)este cara nunca teve audiencia em lugar nenhum percam tempo e asssitam dois minuto do programa aos domingos sempre levando gente da panela dele de onde trabalhou e nunca teve audiencia nenhuma, este é o programa deste governador afilhiar seus puxa sacos sem se preocupar com a competencia- probre imprensa mineira
    verdaeiro cabides de baba ovo e puxa saco

  • Paulo disse:

    Nenhuma empresa é instituição de caridade. Desaposentaram o velho W. Gonser.
    Arthur morais cansou de peitar o seu chefe em defesa de treinadores. Não cansava de dizer que o téc. de tal é trabalhador, estudioso etc..que o jogador de tal é um craque etc…E para ele só existia as marias “china azul” como gostava de gritar, além da sua idade . queria ver se esses que defende os velhos não faria o mesmo em suas empresas. E como as marias gostam do r. abras, Dadá, willy e outros porque esses puxam saco das marias.

  • Tião disse:

    Como eu já havia dito no outro post, “bola dentro da Itatiaia”. Samuel Venâncio é muito melhor que este Artur Moraes. A diferença de profissionalismo entre os dois é gritante. Falta a rádio agora rever a situação dos narradores também. O titular celeste também poderia ser atualizado. O Ênio Lima está muito à frente do Alberto Rodrigues. No caso do Galo, também precisa haver atualização. Roberto Abras e Caixa precisam ficar mais concentrados no jogo. O “velho” Abras esquece que os lances estão sendo todos filmados hoje em dia. E o Caixa erra muito nomes de jogadores, tempo do jogo, etc. Para eles, acho que um puxão de orelha da direção da rádio já resolve e melhora a qualidade das transmissões.

  • Thales rosa disse:

    Otimo esclarecimento Chico.

    E pergunto qual a necessidade de um governo estadual ter radio??? Isto gera custo para os cofres publicos…..

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Essa Inconfidência deve estar por um fio, assim como o Brasil.

  • Helber Alves disse:

    Vou respeitar a opinião de todos e o trabalho do Arthur,mais para mim era fraquissimo.