Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Rio dá boas vindas, e a marginalidade, também!

A partir de amanhã, 31/07, multa de R$ 1.500,00 para quem não for da “Família Olímpica” e transitar em faixas como essa sem credencial especial

Já que tudo muda e evolui com o tempo, para melhor ou para pior, a forma de operar dos bandidos também parece ter mudado no Rio neste tempo olímpico. Diferentemente de outros grandes eventos sediados pela cidade, assaltantes estão agindo é na zona sul mesmo e pontos turísticos, tamanha a “fartura” de visitantes, entre brasileiros e estrangeiros.  Talvez imaginando que daqui a três ou quatro dias a segurança pública será intensificada, eles querem fazer logo um “caixa”, para o período de seca que deverá começara, até o fim da Olimpíada, quando o policiamento voltará a ser aquele normal, que não dá conta de proteger a ninguém. Chineses foram assaltados, quinta-feira, por volta das 11 horas em plena Copacabana. Dançaram em 10 mil dólares, mais telefones celulares, câmeras fotográficas e outros objetos. Quarta, por volta das 17 horas, uma blitz marginal parou o trânsito e fez um arrastão. Os bandidos mandaram todos os passageiros saírem dos carros e se deitarem, enquanto uma limpa era feita no interior dos veículos e nos bolsos e bolsas de homens e mulheres. Foi no aterro do Flamengo, por onde passei minutos depois para chegar ao hotel onde estou, em Santa Tereza. Nos dias e semanas anteriores, equipes de TV da Alemanha e Austrália tiveram seus equipamentos roubados, em plena luz do dia, durante filmagens em regiões nobres da cidade. Três atletas espanhóis, da equipe de vela, foram assaltados no tradicional e turístico bairro de Santa Tereza.

Ontem cedo, enquanto fazia a minha caminhada, ouvi no rádio que um caminhão de carga foi tomado de assalto na Linha Amarela, pouco antes do acesso à Via Dutra, sentido São Paulo, mesmo protegido por escolta armada. Numa operação ousada os bandidos usaram um próprio carro da escolta para fechar a via para que fugissem mais tranquilos. Isso, alguns quilômetros depois de um dos muitos blindados do exército que protegem a Linha Amarela, Linha Vermelha e as demais por onde passam as comitivas de atletas e dirigentes olímpicos.

Interessante é que nas passarelas que cruzam essas vias, enormes painéis eletrônicos dizem em vários idiomas: “Bem vindo ao Rio de Janeiro”.


» Comentar

Comentários:
3
  • Walcely disse:

    Os bandidos estão segundo o exemplo Estatal. Multas como estas de R$1.500,00 são feitas para arrancar do bolso do cidadão o que não conseguiram arrancar com impostos.

  • Sérgio Lopes disse:

    Dear,
    The Rio de Janeiro and Brazil are broken … Still, they invested billions in the Olympics. What will be the result of this adventure? Who will pay is account? Let’s think about this situation. Access the Blog dos Letrados Desalienados. My link is: blogdosletradosdesalienados.blogspot.com
    God bless the weekend all,
    Sérgio Lopes

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Alguma está surpreso com isso ?
    Talvez só os estrangeiros.