Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Raridade no Brasil, América dá exemplo de respeito e consideração à queixas de torcedor

Lembram da carta do americano Márcio Amorim, que fez do blog e minhas colunas porta voz para manifestar o seu repúdio à venda do mando de campo para o Palmeiras? 

( https://blog.chicomaia.com.br/2016/10/04/america-volta-a-perder-e-tem-de-conviver-com-verdades-verdadeiras-como-as-do-dum/ )

Pois a diretoria americana respondeu imediatamente, da seguinte forma:

* “Caro sócio, Márcio Amorim:

Segue em anexo carta do América Futebol Clube (Conselho de Administração) com ponderações em relação a sua carta divulgada na coluna do jornalista Chico Maia, que nos lê em cópia e a quem pedimos que também divulgue nossa ‘reposta’ no seu conceituado jornal O Tempo e demais mídias.

Contando com a compreensão de todos.

Abs,

América Futebol Clube

Belo Horizonte, 06 de outubro de 2016

* * *

Ilmo. Sr.

Márcio Amorim

Sócio Torcedor Onda Verde

Inscrição 1000582 – Plano Americano

Rua Paraíba, 1622/1801

Funcionários – CEP: 30 130-141

Belo Horizonte – Capital

Prezado Senhor

Tomamos conhecimento da sua carta divulgada na coluna do jornalista Chico Maia no jornal O Tempo. Gostaríamos de fazer-lhe alguns esclarecimentos, quanto à posição do Conselho de Administração do América Futebol Clube sobre o assunto (mudança de local de jogo).

Divulgamos em Nota Oficial recentemente que a diretoria americana está em busca do equilíbrio das contas nesta reta final da difícil temporada 2016. Cientes do valor e importância de disputarmos os jogos em nossa casa, o Independência, o Conselho relutou bastante em não alterar o local da partida, mas, infelizmente, os resultados financeiros advindos das bilheterias, até aqui, nos forçaram a tal mudança, na busca de fecharmos o ano equilibrados, oportunizando planejamento para o ano que vem.

A luta e a crença de que o time tem chances de se manter na Série ‘A’ é grande, mas não podemos nos descuidar com as finanças do Clube, o que esperamos ser compreensivo a todos e principalmente aos membros do Programa Sócio Torcedor/Onda Verde.

Ao mesmo tempo em que a Diretoria anunciou a importante mudança do jogo, também foi divulgada ações contemplando os associados. Foi organizada uma grande caravana com deslocamento, alimentação e ingressos tudo custeado pelo Clube. Além disso, houve sorteio em que dois sócios ganharam direito de ir a Londrina em vôo de ida e volta e também com todas as despesas por conta do América. E para aquele torcedor que por um motivo o outro não pode se deslocar até o Paraná, o Clube manteve em BH, mais especificamente na Cantina da Ana, no bairro Sagrada Família, a tradicional Blitz Onda Verde, com direito a ‘chopp’ de graça e sorteio de brindes.

Destacamos o esforço administrativo empreendido pelo Clube, visando o crescimento dentro de campo e nas arquibancadas. O Programa Sócio Torcedor/Onda Verde, por exemplo, nasceu em 2012 nas comemorações de nosso centenário. De lá para cá todo o esforço tem sido feito para maior compromisso do torcedor americano com o seu time de paixão, mas ainda não atingimos a maturidade e participações suficientes para adquirimos nossa tão sonhada independência financeira.  Por isso, em alguns momentos em nossa trajetória, medidas como esta se tornam necessárias.

Da sua filiação ao Onda Verde, em maio/2016 para cá, por exemplo, várias ações foram marcantes, destacando a grande festa da conquista do Estadual, com caravana para o Mineirão e linda e inesquecível festa de comemoração na rua Pitangui. Nos jogos no Independência, todos eles contaram com ações no pré-jogo, com tropeiros e caldos de graça, cerveja, muita música ao vivo e som mecânico. Para os jogos fora de BH as blitz reuniram os americanos em algum bar da cidade, com presença do Coelhão (mascote) e sorteio de brindes. No estádio tivemos também sorteio de camisas oficiais. A Feijoada do América marcou mais uma reunião da família América. A Revista do América foi lançada e o Clube aumentou a interação com seu torcedor. Muito mais está por vir.

Além de tudo isso, podemos afirmar, sem correr o risco de errar, que temos o Programa Sócio Torcedor (Onda Verde) mais barato do Brasil, bem mais popular. E para facilitar ainda mais a ida do torcedor ao Independência, principalmente aquele que não vai a todo jogo, criamos o Cartão Torcedor, que é entregue sem custos e que dá direito ao associado a participar das promoções nos valores dos ingressos. Nos últimos jogos do América, no Independência, por exemplo, quem entrou pelo Portão 6 pagou somente R$10,00 e ao acessar o estádio pelo Portão 3 o ingresso valeu R$20,00.

Vamos continuar trabalhando forte na esperança de num futuro bem próximo não precisarmos tomar atitudes como esta em questão. Contamos com a sua compreensão e, respaldados pela competência administrativa e respeito ao torcedor, podemos garantir-lhe que a Diretoria toma decisões visando prioritariamente à prestação dos melhores serviços possíveis aos torcedores/sócios, além de um cuidado extremo com a preservação da imagem e patrimônio do nosso glorioso América Futebol Clube.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos que se tornem necessários.

Com os cumprimentos do Conselho de Administração-Presidente

América Futebol Clube

* * *

Respondi o seguinte à diretoria americana:

Caros componentes do Conselho Administrativo do América; sem entrar no mérito das questões levantadas pelo sócio Márcio Amorim, cumprimento-os pelo respeito e demonstração de apreço a um americano que recorreu a um jornalista para ser o seu porta voz. Me sinto gratificado e honrado pela deferência, tanto do Márcio quanto de vocês para comigo. Os demais clubes do Brasil deveriam seguir este exemplo, de atenção e pronto retorno às queixas daqueles que são a razão de ser das instituições e do próprio futebol.

Obrigado, abraço,

Chico Maia


» Comentar

Comentários:
26
  • Pablo de Oliveira disse:

    Acho os Americanos soberbos principalmente a diretoria, encaram Atlético e Cruzeiro como rivais mortais, e não é assim.
    É uma rivalidade que não existe, ou melhor existe só na cabeça deles, para nós Atleticanos o Méquinha vai ser sempre o Mequinha, e poderia até ser nosso segundo time.
    O caminho para o America seria fazer parceria com Atlético e Cruzeiro ex:jogadores que não estão sendo aproveitados por ambos poderiam jogar no America através dessa parceria.
    Em dia de Clássico sempre jogar no Mineirão para arrecadar mais.
    Permitir o Atlético a construção de arquibancada móvel para Libertadores
    Dar prioridade a Atlético e Cruzeiro em venda de jogadores e sempre ficando com um percentual para uma venda futura, a chace de dar certo é muito maior afinal o jogador já está acostumado com BH não seria uma mudança brusca.
    O America tem de entender o seu tamanho e se colocar no lugar dele, essa é minha opinião

  • Pablo de Oliveira disse:

    Chico sou Atleticano, e já me posicionei sobre essa situação do América.
    O Erro não foi vender o jogo, e sim sócio torcedor com ingresso garantido, o que limita as ações pontuais da diretoria.
    E no caso do América onde a torcida é pequena essas ações pontuais são necessárias.
    A atitude tomada em dar transporte, ingresso, etc mostra que a diretoria não deixou seu torcedor na mão, é lógico que o jogo aqui serie muito mais conveniente mas o lado financeiro principalmente com pagamento de decimo terceiro pesa demais…
    O ideal é não vender mas no caso do America não tem como

  • paulo roberto malta disse:

    mesmo o América respondendo ao seu torcedor, na minha opinião com a venda do mando de campo, o américa assina um cheque em branco da Série B, vai ser rebaixado mais depressa ainda. mas fique uma pergunta”por que o América não aceitou jogar com o Cruzeiro no mineirão”? é um tanto estranho, o América nunca se aliou ao Atlético e Cruzeiro, sempre beneficiando os times de fora do estado. Tchau América,

  • Valdeni Gomes Ferreira disse:

    O América não investiu em jogador de decisão, prova que não tem um atacante de área(matador) e vendeu sua última grande revelação, Richarlison, portanto não há como falar em aumento nas finanças com este fraco plantel.

  • Rander disse:

    Se o intuito é atrair torcedores dos times do eixo, seria interessante levar os jogos pra Arena do Jacaré, que tem tido poucos jogos, ou outros lugares em Minas mesmo. Onde não ocorrem muitos jogos e a população ia querer prestigiar o evento.

  • Thales Maciel disse:

    Não sou contra a venda de mandos, desde que o dinheiro seja bem empregado. Coisa que não acontece no América há anos…. São contratações bisonhas que só servem para onerar ainda mais os gastos com o futebol profissional.
    Obs.: Como o América incomoda torcedores de outros times. Nuuuuu. Se o América é tão minusculo, para que ficar comentando noticias referentes a ele?

  • Rafael disse:

    Que o América caia para a Série C ano que vem e aí quero ver vender mando de campo.

    E a questão do quanto de dinheiro nosso, público, que o Goverrno do Estado, gastou no novo Independência?

  • Marcelo Araujo disse:

    típica resposta a la conversa pra boi dormir. chupa, que a cenoura é amarga! mequinha minúsculo como sempre!

    • Ademilson disse:

      Exatamente, falou, falou, falou e não disse nada… Enrolou somente isso para dizer que vendeu porque o clube precisa do dinheiro. Pronto.

      • Reinaldo disse:

        Se o clube precisava de dinheiro mesmo, por que impediu a torcida do Galo de comprar ingresso no 1o turno????? Essa ervilha que sempre atrapalhar a dupla Galo e Raposa.

        Que aconteça com ele o que aconteceu com a Lusa quando fez maracutaia, desapareça.

  • Renato César disse:

    – Grande caravana com deslocamento, alimentação e ingressos tudo custeado pelo Clube.
    – Sorteio em que dois sócios ganharam direito de ir a Londrina em vôo de ida e volta e também com todas as despesas por conta do América.
    – Blitz Onda Verde, com direito a ‘chopp’ de graça e sorteio de brindes.
    – Nos jogos no Independência, todos eles contaram com ações no pré-jogo, com tropeiros e caldos de graça, cerveja, muita música ao vivo e som mecânico.
    – Para os jogos fora de BH há sorteio de brindes.
    – Sorteio de camisas oficiais.

    Será que não são todas estas ações que estão tornando o operacional muito caro e dando prejuízo aos cofres do clube?

    Como muitos já disseram, certamente nos jogos contra Palmeiras e Flamengo o Independência receberia milhares de atleticanos. Será que foi vendido só o mando de campo ou o jogo também?

    A diretoria americana não engana ninguém. Clube não vai parar de retroceder enquanto o pensamento for este.

  • JE disse:

    Caro Chico maia. Moro em Rio Claro – SP, mas acompanho o seu blog todos os dias, aliás, a primeira coisa que faço antes de iniciar minhas atividades é entrar no blog para ver alguma publicação. Grande abraço e sucesso aos times mineiros. Falta torcida ao América, que não merece estádio vazio mesmo quando faz boas campanhas.

  • Julio Cesar disse:

    Chico, voce ta fazendo media com a diretoria do America ! Não é não ?!? Isso é mais ou menos como “esfregar a pimenta no olho do outro e depois assoprar”.
    Um amigo comentou comigo no “cha com torradas”: “perai, o America nunca teve esses “problemas de desequilibrios financeiros”, pelo menos é o que sempre se ouviu. Agora , na serie A, foi acometido desse mal ? Qual foi o investimento em jogadores e infraestrutura que justifique esse desequilibrio ?
    Estranho !

  • Silvio T disse:

    Pois é, Márcio, estão “oportunizando” você e centenas de outros inocentes úteis que gastaram seu dinheiro com o sócio torcedor. Só faltou um PS tipo: chupa que a cenoura é doce.

  • Edson Dias disse:

    Não sou americano, mas tudo o que posso dizer é que esta carta é um enorme engodo, e eu duvido que ela vá convencer ao Márcio Amorim. No máximo, tal carta foi escrita para estancar saídas de sócios do programa, ou a dúvida de novos torcedores do América em aderir ou não ao programa de sócio torcedor do clube.

    Se o clube precisa realmente se preocupar com dívidas e o equilíbrio das contas, faz sentido montar um elenco tão fraco como o do América esse ano? Ainda mais tendo uma torcida pequena, e que não vai ao estádio em qualquer fase?? Faz sentido contratar um treinador português, que contribuiu sobremaneira para o fracasso do Coelho simplesmente por que não conhece nada do futebol brasileiro? Faz sentido ter uma zaga tão ridícula para o nível da série A como esta do América?

    Francamente, a resposta é educada, mas é a típica resposta política que é vazia de conteúdo, e que traz pretextos injustificáveis apenas para tapar o sol com a peneira.

  • joao barony neto disse:

    absurdo do america para com seus socios e absurdo maior da CBF,a mudança do jogo vai facilitar a vida de palmeiras,flamengo e cia.
    A partida no independencia seria bem mais dificil para os visitantes,que o diga o santos,botafogo,gremio,inter.,
    a mudança pode interferir diretamente na classificação das equipes que disputam o campeonato.

  • Marcelo de Andrade disse:

    Tem time aí que voltou pra zona. Cadê o sujeito de passagem de Mariana?

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Você tem razão em se surpreender com a delicadeza do Conselho, ao responder a um simples torcedor. Eu também fiquei surpreso, gratificado e agradecido. Definitivamente, como você disse, não é o que se espera, principalmente nos meios esportivos.

    Entendo todas as colocações que foram feitas e, antes de redigir a minha carta, eu já tinha em mãos um levantamento detalhado de cada jogo no Independência. Poucos, pouquíssimos, não operaram no vermelho.

    Entendo que fica muito difícil fazer futebol profissional, acumulando prejuízos.

    Continuo ao lado do América, o que não me impede de discordar de tudo que foi feito na Série A.

    Desde o início, no jogo contra o Fluminense. Por se tratar de uma estreia em casa, contra um grande time, comemorando o acesso e o título mineiro, a diretoria falhou ao não praticar preços promocionais para encher o campo.

    Foram dois mil e poucos pagantes por causa de um preço exorbitante. Entendo que, com preços populares, dez mil pessoas dariam um lucro razoável para a estreia. Some-se a isto uma derrota!

    Infelizmente, quem escreveu a carta não foi somente o torcedor fanático que existe em mim. Foi o torcedor que se sentiu enganado e não vale a pena repetir tudo de novo.

    Eu entendo todas as explicações, agradeço a atenção inesperada, mas o torcedor enganado continua reclamando o direito adquirido de ver os grandes times brasileiros em nossa casa.

    Não jogo a toalha, mas fui tomado pela mesma apatia do time em campo contra o Coritiba. Talvez eles próprios estivessem sonhando com uma reação contra o líder na nossa casa cheia.

    Agradeço todas as tentativas absurdas de se levar o torcedor a Londrina. Londrina não é bairro de Belo Horizonte para você concordar tão somente com um “está bem! Vamos lá!”. Para um trabalhador, muitas vezes, é difícil se deslocar de Contagem, por exemplo, para o bairro do Horto, chegar tarde em casa tarde e trabalhar no dia seguinte.

    Enfim: Tudo está consumado! Tudo! Tudo!

    • Daniel Miranda Pedrosa disse:

      Essa diretoria do América é ridícula. Não respeita o torcedor. Pq quando joga contra atlético e cruzeiro ela não pensa da mesma forma? Se tivesse jogado no Mineirão com um preço razoável para os torcedores dos dois times, as rendas passariam de 1 milhão. Negociou o Richarlisson com fluminense mesmo tendo propostas de atlético e cruzeiro pelo jogador. O atlético por exemplo poderia ter emprestado Rafael Moura e Dodo para o América, e os dois estão brilhando no figueira que deve escapara da segundona. Nada justifica esta atitude da diretoria do América. O time do America que jogou a segunda ano passado era muito melhor que o time deste ano.

      Daniel Miranda Pedrosa

  • André Corrêa disse:

    Escreveram muito e explicaram pouco. Venderam acesso livre aos jogos do time em BH e, quando acharam conveniente, sumiram da cidade com jogos da maior importância.

    Se o problema era dinheiro, basta lembrar que a torcida do Atlético, sozinha, colocaria uns 3 mil pagantes no Horto torcendo contra Palmeiras e Flamengo.

    Querer justificar a quebra contratual com oferta gratuita de cerveja, caldo e feijão tropeiro é ridículo. A Série B ainda é grande demais para o América.

  • Jorge moreira disse:

    Me engana que eu gosto,acreditem seus trouxas, este é o respeito que voçês merecem
    Este é o conselho inovador do tudo por dinheiro e que se dane a quem acredita em bla,bla,bla

  • Alexandra disse:

    Caro Chico Maia, sem entrar no mérito fica realmente mais fácil, né?… o que não se deve perder de vista é que, dando retorno às queixas ou não, a VENDA do jogo é um profundo desrespeito ao torcedor que, pagando caro ou não, deseja ver seu time jogando no seu campo… já é constrangedor ver o time na situação em que se encontra na tabela, imagina saber que o mais importante é ter dinheiro em caixa e fazer as contratações que fez… ou seja, o que a torcida ganha? É lamentável… fico pensando que se eles decidirem que vender o time gera renda, assim o farão… Sou atleticana e penso que cada um que cuide do seu quintal… e essa diretoria do América está matando os poucos frutos que ainda restam…

  • Marcão de Varginha disse:

    Uai… acredito que quem se torna sócio-torcedor quer ter a exclusividade e comodidade de pelo menos acompanhar os jogos de seu time em sua casa, independente se o clube envolvido paga ou não as despesas de viagem e acomodação desse sócio em seu novo “destino”. Creio que há situações em que algum sócio não poderá deslocar-se até o outro mando de campo, e que tbém não pensaram no difícil deslocamento daquele sócio portador de necessidades especiais e cadeirantes.
    – Por mais que queiram explicar, acredito que pouco sócio torcedor irá “engolir” tais argumentos. Se o programa de sócio torcedor não é eficaz nem lucrativo, porque mantê-lo?
    – #benecyeternomito

    • José Eduardo Barata disse:

      Certíssimo, Marcão, tudo conversa fiada de dirigente. Essas pessoas são verdadeiros Rolandos Leros da vida. Assim segue a vida em nosso Brasil Varonil. Faz-se tudo errado e vem com explicações ridículas como as apresentadas para justificarem os desmandos.