Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Do Mineiro à Champions League: o futebol e as magias que o envolvem

FMF

Semana passada a Federação Mineira de Futebol twittou esta foto, mostrando o encantamento da criança com o ambiente do Mineirão, momentos antes de Cruzeiro x Caldense. Aquela suntuosidade toda e os olhos focados no Henrique, capitão do Cruzeiro. Possivelmente o garoto sentiu naquele momento o mesmo que senti quando pisei pela primeira vez no gramado do Mineirão em um Atlético x Ceará, no início da década de 1970. Tive olhar semelhante para o goleiro uruguaio Ladislao Mazurkiervsky, ídolo do Galo naquela época.

Esta semana o Barcelona aprontou o que nove em dez especialistas diziam ser “impossível”. Devolveu com sobras a goleada que tomou em Paris e eliminou o PSG da Champions, de forma épica. Se o árbitro alemão errou ou não a favor dos catalães, e se o zagueiro Thiago Silva amarelou de novo, são outras histórias; o fato é que o futebol é sensacional por isso tudo. Não importa o lugar do mundo, o tamanho da competição a qualidade dos jogadores, nada. Há sempre uma emoção por acontecer para alguém, de alguma geração, por algum motivo.

BARCA

E como diz o Milton Leite: “segue o jogo…”


» Comentar

Comentários:
26
  • Leandro Fábricio disse:

    Vejamos quem são os iludidos… o galo mete 4 nesse time do américa e a maioria da torcida atleticana achando com razão o elenco fraco, que o time está jogando um mal futebol, que alguns jogadores não estão se empenhando em campo e a imprensa ainda falou que o placar não refletiu o que foi o jogo etc etc…

    aí o enseada pega esse mesmo américa e ganha apertadinho de 1 a 0 com gol de penalti, as manchetes são de enseada dorme na liderança, enseada bate o américa o jogo foi pegado e blá blá blá, e a maioria dos torcedores azuis calcinha achando o time uma maravilha rsrssr….

    kkk que continuem assim

  • Renan Rodrigues disse:

    Mais uma vitória do Cru cru com um penaltizinho arranjado. Sóbis pisa no pé do zagueiro e o Rezende como sempre num esforço danado para explicar o pênalte mandrak. Aliás, atodo instante Rezende pedia o cartão amarelo para os atletas do América. O Cru cru está no caminho certo, no caminho dos títulos, rolando uma bola redondinha de fazer inveja ao Barcelona.

    • thiago disse:

      O pênalti existiu não ha dúvidas. Se o bandeira não marca era mais um jogo que o Cruzeiro ia ser prejudicado fora três impedimentos marcados erroneamente.

      • Marcão de Varginha disse:

        Penalti duvidoso… então pela sua lógica prejudicar o Coelhão pode, mas prejudicar o teime celeste não… quanta incoerência!
        – #benecyeternomito

        • thiago disse:

          O técnico do america não discuto se foi pênalti. Ele discorda do Bandeira ter marcado o pênalti..pra quem entendeu é tipo ‘ah deixa o juiz errar afinal ele que decide’.
          Mas chora mais Et de varginha ainda tá pouco.

  • José Eduardo Barata disse:

    Ô gente , já começaram a chamar o Luan , o
    Menino Maluquinho , o P. Louca do GALO , a
    verdadeira expressão do que é ser GALO , de
    …Luan MADSON .
    Agora é um tal de Luan Madson vai estrear , o
    Luan Madson está recuperado , p.que p. .
    Ô imprensa mequetrefe !!!!!

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    É Chico, só quem ja passou por isso é que sabe dizer da magia.
    A minha aconteceu ha muitos e muitos anos, foi na Alameda, num jogo entre CAM e America, o Procópio e o Dinart estavam machucados e ficaram sentados nas cadeiras perto do alambrado, eu fui chegando,chegando e sentei-me perto do Procopio, que vendo minha admiração, pagou um um picole que nunca mais saiu da minha memoria.
    Até hoje me lembro do Procopio me oferendo o mimo. e até hoje guardo em minha lembrança do gigante que foi este jogador.
    Por este gesto imenso, torcia sempre por ele em todas as suas atividades(jogador e treinador)
    mesmo não sendo torcedor do CAM, esteja ele em que time for , eu sempre sou PROCOPIO FUTEBOL CLUBE.

    • José Eduardo Barata disse:

      Marcial , Reginaldo , Willian , Procópio e Marcelino
      Diná e Fifi
      Luiz Carlos , Viladônega , Nilson e Noêmio
      Você deve ter visto este time jogar , com os reservas
      do Procópio e do Diná , é lógico.

      • Helio Antonio Corrêa disse:

        JOSE EDUARDO BARATA
        Este time que vc. escalou era bom, mas veja se vc. viu este?
        Marcial , Willian e Procópio
        Massinha Hilton e Geraldino
        Luiz Carlos,Rossi, Marco Antonio , Amauri e Ari
        Viu jogar?
        Eu digo aos meus amigos que não viram, que Minas Gerais é o que é no futebol hoje, graças a este time, pois tudo começou com ele e explodiu com o advento do Mineirão. Concorda?

        • José Eduardo Barata disse:

          Time campeão brasileiro de seleções estaduais.
          Foi Minas ganhar e acabaram com o torneio .
          Vi jogar sim , claro .
          Quanto ao nosso GALO , foi bi em 62/63 .
          Que momentos foram aqueles ….

      • Helio Antonio Corrêa disse:

        JOSE EDUARDO, Vi, eu era socio do America que era um baita clube social, onde hoje é o Extra, como era perto da minha casa, frequentava quase que todo dia.
        Nao torcia pelo CAM , por ser de familia Cruzeirense continuei a dinastia rsrs.
        Este jogo em questão , estava jogando este time que vc. escalou, somente o Dinar, Fifi e o Procopio não estavam no campo, eu, menino, fui chegando como quem não quer nada, e sentei me perto deles. era a admiração total.Esta magia como diz o Chico só é sabido por quem passa, não tem como explicar
        Alguns anos mais tarde, tive a felicidade de jogar com o Procopio no time do banqueiro Gilberto Farias em Betim, e por timidez não contei esta historia, mais a admiração por ele continua e como eu disse, torço sempre pelo sucesso dele, até porque, ele está na seleção do melhor Cruzeiro de todos os tempos ao lado do Perfumo.
        Abração Jose Eduardo, somos adversários, mas acompanho sempre os seus pitacos no blog às vezes discordando mas sempre o respeitando.

        • José Eduardo Barata disse:

          Pois é , a Alameda que era o quintal onde passávamos
          todo o tempo disponível nas categorias infantil e a
          infanto-juvenil , sob a direção de seu Afonso Boa Morte.
          Eita tempo bom , do futebol pelo futebol , pelo prazer de
          correr atrás de uma bola .
          Um abraço , meu caro .

          • Helio Antonio Corrêa disse:

            É JOSE EDUARDO.
            Vc. se lembrou de uma pessoa especial, o Sr. Afonso Boa Morte
            Era pai do Julio Boa Morte nao era.? era centroavante do America.
            Bons tempos.
            Ah, ja que estamos falando de times daquele tempo, veja se se lembra deste:
            DJAIR, ZUL , CHIQUITO, ZÉ LUIZ E DAWSON
            EDSON e NOVENTA
            ERNANE, SILVESTRE , ADAIR e TIAO

            Deste time DAWSON E TIAO, foram para o atletico, o Tiao acabou campeao brasileiro em 71
            É Barata, bons tempos.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Ficar trocando de técnico não ajuda nada, o Roger está só no décimo jogo e os resultados são muito satisfatório, 100% no Mineiro, vai classificar na primeira liga, e empatou com um time Argentino fora.
    O Cuca no inicio foram 6 derrotas seguidas, o Marcelo Oliveira 7 jogos sem vencer, as cobranças sobre o Roger estão muito exageradas.

  • Leandro Fábricio disse:

    falando de libertadores…. assisti todos os jogos dos times brasileiros nessa primeira rodada da libertadores, faltando só o do botafogo que é na terça feira…

    e afirmo que dos times brasileiros na estreia o atlético foi o que apresentou o pior futebol, até o atlético generico do paraná que apesar de ter empatado dentro de casa, fez um bom jogo e tomou dois gols em 5 minutos por menosprezar o adversário achando que o jogo já estava ganho…

    parece que luan e erazo estão voltando (aleluia), é ir devagar principalmente o luan que parece cachorro doido dentro de campo, entrando aos poucos pra ver se não se lesiona novamente pois os dois estão fazendo muita falta no elenco apesar de erazo não ser também uma brastemp, tomara DEUS que o luan não volte mais a sentir o joelho operado o mesmo vale para o erazo…

    a competição prevê tres substituições no elenco para as oitavas de finais e tomara que o nepomuceno e roger machado enxerguem que esse elenco precisa de dois jogadores do meio pra frente e traga alguém, o tal de roger bernardo deverá ser um dos que estarão na fase seguinte da libertadores (tudo isso se o galo passar é claro) então sobrariam duas vagas para tais substituições…

    é aguardar

  • Lucas H. Nobre disse:

    Fiquei impressionado com a falsidade de Messi. Apagado durante todo o jogo, não jogou nada e arrumou uma disposição pra comemorar a vitória junto à torcida, enquanto seus companheiros se abraçaram e comemoraram juntos.

    • Jorge moreira disse:

      Concordo com voçê e digo mais no penalty que o Neymala bateu pra mim ele amarelou feio, ele pipocou
      penso até que ele esta machucado, o Messi tem jogado bem abaixo do que normalmente ele joga

  • luiz ibirite disse:

    Ao ver ao foto me veio a memória quando conheci o mineirão em 1996 fui na geral (não tinha dinheiro) graças a um amigo que me levou e pagou tudo, até hj não sei explicar o que senti vendo tamanha quantidade de torcedor, me lembro que vi o jogo em cima daqueles divisores entre o fosso e a geral, o cruzeiro ganhou mas nao levou, uma pena que agora pouquissimas crianças terão a oportunidade de conhecer ou ir ver um estadio lotado.
    Parabens para a Diretoria Americana que colocou ingresso a R$10,00 para domingo talvez se fosse no mineirão poderia ter um publico maior (talvez), bem diferente do ano passado.

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Será que a galera esqueceu que foi o Levir que colocou o Fred pra correr?
    Luxa esta no mercado e com bons projetos pra fazer o atletico crescer e ter reconhecimento mundial! ou o papai Joel que voltou muito bem de um periodo sabatico!

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, trouxe, de Bom Despacho/MG, um parente que nunca havia vindo ao estádio ano passado, na partida Cruzeiro 3 x 2 Corinthians. Ficou em êxtase. Futebol no estádio realmente mexe com uma parcela grande de pessoas. Vendo o garoto me lembro das “embaixadas” Bom Despacho-BH-Bom Despacho; nós vínhamos em viagem fretada, cruzeirenses e atleticanos no mesmo veículo para dar quorum (ou não vinha ninguém). Sem brigas (hoje seria cem brigas). Em comum o desejo de ver o seu time vencer, o dinheirinho contado no bolso e a vida dificílima: éramos uma maioria de “durangos” à procura de “serviço fichado”…

    • José Eduardo Barata disse:

      É , Alex , bons tempos !!!
      Ir de bonde até St Tereza e de lá até o Horto .
      A partir do Mineirão a gente subia a Abraão
      Caram no pique pra entrar na fila do ingresso.
      Tudo pra chegar antes da Sinfônica do Júlio ,
      pois era imperdível a entrada das bandeiras .
      Contra os azuis , eles tinham lá o Aldair Pinto
      a comandar a sua torcida .
      Eita tempo bom !!!!

      • Jorge moreira disse:

        Barata eu muitas vezes não tinha dinheiro pra ir ao Mineirão e ficava proximo do café Palhares que era onde o saudoso e ainda não homenageado Vitor Bastos encontrava com os musicos da eterna e saudosa charanga do Galo e eu sempre o pedia pra carregar as bandeiras da charanga e entrar de graça para assitir aos jogos, isto nos anos 60 e mais em 71 ele me financiou para pagar de 2 vezes pra eu ir ao maraca assistir ao até então maior jogo da historia do Galo, este jorge tambem tem historias pra contar ainda bem né

        • José Eduardo Barata disse:

          Pois é .
          Antes do Júlio , o Mais Amigo , era o Vítor a
          empolgar a torcida .
          Se não me falha a memória chegaram a tocar
          juntos no Mineirão , mas a força da Sinfônica
          foi maior e ficou .
          Abraços .

      • Alex Souza disse:

        Grandes jornadas, amigo. Ótimas recordações.

  • José Eduardo Barata disse:

    Virada por virada , épica ou não , fico com as
    duas do GALO sobre o Classificadaço e o time
    do , na época , 14 Bis .
    P.S.
    Será que o 14 Bis ainda funciona ?

  • José Eduardo Barata disse:

    Eu não assisti essa pelada .
    Mas fico imaginando o Thiago Silva ao ver Neymar
    jogar e a relembrar os 7 a 1 , quando ele chorou
    pelo mais antipático jogador da face da Terra .
    Será que passou o jogo todo derramando lágrimas
    também ?
    Ah , bom , ouvi dizer de uns penais esquisitos .
    Também pudera : estava ali o Corinthians da liga ,
    precisando reverter resultado .