Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Prisão do ex-presidente do Barcelona pode gerar consequências na apuração de crimes da cartolagem do futebol brasileiro

Mário Marra retwittou informação do jornalista Fernando Kallás: @fernandokallas

* “Ex-presidente do @FCBarcelona Sandro Rosell acaba de ser preso por chefiar máfia de lavagem de dinheiro q envolveria a @Nike e @CBF_Futebol.”

Que já tinha twittado duas vezes antes:

“Ex-presidente do Barça Sandro Rosell foi preso por chefiar máfia de lavagem de dinheiro q lucrava com direitos de imagem da @CBF_Futebol.”

rosselricardo

“Um dos melhores amigos de Ricardo Teixeira foi preso em ação conjunta com @FBI. Ele teria levado 15 milhões€ no contrato @nike @CBF_Futebol

* * *

Aí me lembrei de 2011, Copa América da Argentina, e este Sandro Rossel circulando pelos hotéis, locais de treinos e jogos da seleção brasileira, como se fosse o próprio presidente da CBF, inclusive andando no ônibus com a delegação. Mas o presidente oficial ainda era o Ricardo Teixeira, que segundo a imprensa do Rio, estaria negociando uma delação ao FBI, nos Estados Unidos . Este sim, tem o que falar.

O Barcelona tem registros de confusões e mistérios envolvendo transações de jogadores em sua história. No livro “A bola não entra por acaso”, do ex-vice presidente financeiro do clube, Ferran Soriano, ele informa que até hoje a compra do Geovanni, do Cruzeiro, em 2001, não desce na garganta dos dirigentes e torcedores do clube e foi um dos motivos da queda do presidente da época. Foram 21 milhões de euros, mais que o que o clube pagou recentemente pelo Neymar, 18 milhões de euros (oficialmente, né?).

Esta prisão do cartola catalão me faz lembrar também a postagem anterior aqui, sobre a compra pelo Real Madri, do desconhecido Vinícius Jr., 16 anos de idade, do Flamengo, por R$ 164 milhões.

O que motivou ao comentarista do blog, Rafael Portugalo a escrever: “164 mi? Haja roupa para lavar, hein?”.

Sempre achei que o futebol é uma lavandaria e “esquentadora” de dinheiro gigante. Esta convicção se firma a cada dia.


» Comentar

Comentários:
37
  • Valmar Azevêdo disse:

    Eu gosto de ser só campeão, BI… é com vocês mesmo.

  • Marcão de Varginha disse:

    A enorme diferença pró-celeste está e sempre estará no quesito “compra de arbitragens”… e de goleada!
    – #benecyeternomito

  • Alex disse:

    …é, pelos desabafos aí pra baixo , a vida não tem sido fácil para os azulados….kkkkkkkkkk……daqui eles começam:”mas eu já ganhei isso, eu já ganhei aquilo….somos os”mió” de Minas…..”devemos pra caramba, mas vcs devem mais”…..kkkkkkkkkkkkkkkkkk…eu vivi pra rir tanto assim…….

  • Alexandre Assis disse:

    A sede do Crucru amanheceu cheio de manchas, digo faixas… Conselheiros presos. E vai mais! O melhorzinho lá é o Benecy que não esconde nada de ninguém.

  • Alex disse:

    Valdívia é do Galo…..confirmado…..aí eu pergunto, na Chapelaria Galo Doido tem chapéus pra todos os gostos…..esse aí seria um chapéu comum ou tá mais pra SOMBREIRO?…..eu acho que é SOMBREIRO…..kkkk…..coitado do Gilvan, tá ficando traumatizado…kkkkkkkkkkkkkkkkkk….ah, sei, vcs não entram em leilão….kkkkkkkkk…ótimo reforço…..vai nos ajudar muito….e veio com passe fixado….se arrebentar, quem sabe não fica por aqui mesmo…..

    • Renato César disse:

      Espero que ele renda mais que o trabalho que deu para contratá-lo. Precisamos de uma jogador com estas características no elenco, mas não gosto muito de novela para contratação.

      Sobre chapéu, há tempos não damos mais chapéu nos celestes. A diferença entre os clubes hoje é gigante, não tem como um jogador com proposta do Galo ir para do lado de lá. Nada de excepcional aí.

      A briga deles lá hoje para disputar jogador é com Botafogo, Vitória….

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    O desespero pra tentar pelo menos se aproximar do Cruzeiro é tanto, mas é tanto, que como futebolisticamente falando, em termos de conquistas eles continuam longe, muito longe, a forma que encontram para atenuar sua dor, é pegar toda e qualquer coisa pejorativa que esteja ligada direta ou indiretamente ao Cruzeiro, mesmo que não tenha absolutamente nada a ver com a instituição em si. Então hoje em dia, os caras comemoram e vibram com notícias como: “Cruzeiro, deve o time tal… Cruzeiro, teve déficit no último ano… Cruzeiro não conquista um Título há 03 anos… Cruzeiro perde Sassá e Valdívia para outros times… Cruzeiro tem Perrela e outros conselheiros envolvidos na lava jato… Cruzeiro teve queda no Sócio Torcedor… Cruzeiro blá…blá..blá… Porque isso de alguma forma ameniza seu complexo de inferioridade pulsante e pelo menos pra eles, faz com que tenham algo pra falar, comentar, zoar… De certa forma é até normal, porque geralmente qualquer coisa a mais ligada ao rival o Torcedor comenta e zoa mesmo. O duro deve ser ter que se apegar somente a isto… rsrs Afinal, aguentar ver o Cruzeiro por tantos anos como referência em MG, não deve ser fácil… Saber que em MG só o Cruzeiro é Bi da Libertadores, não deve ser fácil… Saber que em MG só o Cruzeiro é Tetra da Copa do Brasil, não deve ser fácil… Saber que em MG só o Cruzeiro é Tetra do Brasileirão, não deve ser fácil… Tomar duas sovas de 5 x 0 em finais de Campeonato Mineiro, não deve ter sido fácil… Tomar a sova histórica de 6 x 1 quando poderia ter rebaixado o Cruzeiro, não deve ter sido fácil… Saber que em MG só o Cruzeiro não tem a terrível, vergonhosa e eterna mancha da segundona, não deve ser fácil… Ahhhhh… E ter que aguentar aquele sorrisinho sarcástico dos amigos Cruzeirenses quando se referem à história de Títulos e Segundona, aí que não deve ser fácil mesmo… rsrs Por isso tanto ódio, tanta raiva, tanta inveja, tanto “chupa maria”, tanto “Benecy”… rsrs Porque afinal, em alguma coisas esses caras precisam se apegar pra não morrer né ?? rsrs
    O Atlético Mineiro evoluiu muito sim de uns 05 anos pra cá. Conquistou Títulos que em mais de 100 anos não tinha conquistado. Vem fazendo um belo trabalho de gestão no futebol que poderá fazer com que mais dia menos dia conquiste algum outro Campeonato importante. Mas por enquanto isto fica só no campo das hipóteses… Porque a verdade é que, o Cruzeiro, mesmo em momento mais turbulento, tem uma história de conquistas que o Atlético Mineiro tem que correr muito, mas muito atrás ainda… Fato !!! E, aquele Atleticano que sabe e reconhece isto, vive melhor consigo mesmo e com os demais. Já os lunáticos que preferem comemorar o que eu destaquei mais acima, esses coitados, preferem viver se enganando, nutrindo cada vez mais raiva e inveja, externalizando tudo isso aqui em seus comentários… rs Sem falar nos que comemoram até: “Campeões da zoação”…. rsrs Carência maior, impossível… rsrs

  • Leandro Fábricio disse:

    MORRE EX JOGADOR RAFHAEL AGUIAR JOGADOR QUE COMEÇOU NA BASE DO ATLÉTICO… CANCER OSSEO…

    QUE DEUS ABENÇOE E CONFORTE OS FAMILIARES E DESCANSE EM PAZ RAFHAEL AGUIAR…

    alguns devem se lembrar dele…

  • Rodrigo Galodoido disse:

    O Jaeci Carvalho é que era amigo dele. Chamava-o de Sandrinho…. KKKKKK

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    ME falaram que o cantor Léo Jayme está procurando um frequentador aqui no blog… kkkkk

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Faaaaaala Dudu Galomaio !!

      Cê tá bão ?? rs

      Agora que seu time ganhou o Campeonato vc reaparece né seu mulambo ?? rsrs Tá certo… Mas vê se não some de novo…

      Ops… Daqui a pouco os caras que não sabem da nossa amizade vão me detonar aqui, porque eu te chamei de “mulambo”… rs

      P.S.: Aqui…. Vc parou de mandar aquelas fotinhas e os videozinhos “didáticos” no zap, só porque tá quase casando ?? rsrs

      Abraços

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Agora aparece os oportunista de plantão pra dizer que avisou,que já sabia e um monte de besteira,a gente tem é que ficar feliz de todos os bandidos serem desmascarados!mas o ódio do cruzeiro é tanto que fazem de tudo pra denegrir e rebaixar a nossa imagem,coisa que jamais conseguiram fazer,nossa historia foi construída ao longo do tempo,parem de preocupar com a gente e corram atrás porque afinal falta muito mas muito mesmo,e o que mata essa turminha de antis é que eles sabem dessa verdade e nada podem fazer! podem falar de tudo e viver no mundo da fantasia mas a historia não mente jamais vai mudar,cada um com seu tamanho!

    • Alex disse:

      ….antes er oportunista de plantão do que ser bobo igual avc Mariana….vc cansou de dizer aqui que n´so estávamos com medo da volta do Zezé….a sua sorte é que nem todos simpatias são bobos como vc….a grande maioria dos cruzeirenses não queriam a volta desse mafioso….agora, vc e os amiguinhos que acabaram com o blog do Cadu estavam adorando a volta do Zezé….e aí, vc quer a volta dele ainda?….vc e o Tiago se fossem diretores azulados, o time já teria sido extinto….kkkk…..mas fique tanquilo, to achando vcs muito preocupados com essa história….acho que o Benecy deixou vcs meio “traumalizados”(como dizia um amigo meu)….kkkkkk

  • Alex disse:

    Zezé Perrella suspeito de lavar propina da JBS para Aécio Neves
    Amália Goulart e Paula Coura
    primeiroplano@hojeemdia.com.br
    Ps: o cerco está se fechando…..aonde estão os que defendiam aqui nesse blog a volta desse senhor?…..

  • Valmar Azevêdo disse:

    Ô Sônia, se você só reconhece o Galo depois do R-10; eu só conheço o Cru Cru depois dos Perrelas. E reconhecendo o Galo somente agora, me estranha você nascida aqui em Minas, acompanhar o Sport Recife desde os anos 70, como disse lá no outro blog. Realmente, você não conhece nossa história!

  • Jorge moreira disse:

    Quando é que os nossos representantes do legislativo vão desarquivar a vergonha do caso do mineirão e fazer com que os politicos devolvam o dinheiro desta tambem vergonhosa reforma do nosso maior salão de festas, Os deputados são eleitos pelo povo, portanto que devolvam o estádio ao povo e coloquem os ….. na cadeia, inclusive os senadores , e deputados da bancada da bola, a tem tambem o governador que autorizou

  • Igor Mendes disse:

    Vendo estes casos do Ricardo Teixeira, cheio de processos aqui e foi morar nos Estados Unidos e o Joesley Batista que também foi morar lá; me lembrei daquela briga entre o zagueiro azul Cris e o Eduardo ex goleiro do Galo, amplamente debatida aqui neste espaço na época. O Eduardo estava cumprindo a 1ª pena e cumpriu a 2ª mais curta após o recurso. Em uma jogada do advogado e a cúpula azul, Cris simulou estar recebendo ameaças em BH e foi jogar se não me engano na França, quando a justiça determinou que ele cumpriria a pena quando retornasse ao Brasil. Cris jogou na Europa, disputou uma Copa pelo Brasil, retornou e não cumpriu a pena. Por isso que é bom ser amigo do poder.

  • Rodrigo Assis disse:

    Fico imaginando a quantidade de resultados que não foram arranjados durante a gestão do Ricardo Teixeira na CBF, afinal, pro nível de maracutaias desses caras, arranjar um titulo aqui um ali pros “parceiros” não é nada.

  • Bernardo Montalvão. disse:

    Já reparou que toda maracutaia respinga no time azul.
    Será que Teixeira dirá quanto faturou dos clubes para homologar os títulos por fax. Oferta que Kalil rachou fora.

    • Márcio borges disse:

      Não confunda as coisas. No mensalão teve gente ligada a um banco e estas pessoas eram ligadas a qual clube? Lavagem de dinheiro pode ser feita em qualquer negócio sem qualquer instituição. E infelizmente canalha e bandidos tem em qualquer setor e se infiltram nos locais onde rola grana…

      • Geraldo Lopes disse:

        Caro Márcio, quem você citou tem muito mais negócios com seu ex presidente do que você imagina. Realmente isso ai tem em todos os âmbitos da sociedade, mas as reincidências de gente ligada ao time do Cru Cru, sócios ligados tanto na política quanto no futebol em negócios escusos está virando rotina. O primeiro que eu me lembro entre outros tantos, foi a manobra do seu ex presidente junto ao chefe de arbitragem da cbf em 97, pra ganhar a Copa Centenário e obter vantagens para bancar suas campanhas para deputados. Prova disto são as faixas colocadas pela torcida azul próximo a sua sede, já demonstrando insatisfação com tais atos. Abraços!

      • Marcos Vieira disse:

        Márcio, o dono do Banco está sendo julgado por sua participação no Mensalão e estreitas relações com políticos mineiros, inclusive os senadores. O post relata fraudes dentro do futebol. Exemplo: Giovane. Tem outros atletas.

    • Leandro Fábricio disse:

      hiii bernardo se abrissem uma cpi para investigar a fundo as maracutaias da cbf muito time aí teria titulo cassado por falcatruas… taça brasil e torneio roberto gomes pedrosa virar campeonato brasileiro??? Só o papai teixeira mesmo para assinar um troço desses kkkkkk

  • Alex disse:

    …sugiro aos simpatias e demais participantes do blog, darem uma lida no http://brasil.elpais.com/….. a relação entre Aécio e família Perrela….é de ficar enojado…..isso vai acabar respingado no Pirangi…..até promotor de justiça os 2 afastaram…..desvio de grana na venda do Luisão e por aí vai…..parece que o Benecy é fichinha perto desse Merrela….kkkkkkkkkkkkk…..no mínimo, o Palestra foi prejudicado por essa família……aonde estão os puxa do Perrela aqui do blog?…sumiram?…..aonde estão os que diziam que nós temos medo dos Beijoqueiros?……kkkkkkkkk

    • Leandro Fábricio disse:

      é alex já pensou se o helicoptero cheio de cocaina fosse do alexandre kalil hein…

    • Thiago disse:

      Escuta essa chule, eu votei no Aécio mesmo sabendo não ser uma Boa bisca mas jamais votaria no PT. Se perrela e Aécio São bandidos não é de responsabilidade da instituição Cruzeiro Esporte Clube nem de seus torcedores mas se vc e politicamente informado saberia me dizer pq o mensaleiro que foi presidente do seu time nao foi preso? Afinal ele foi cumplice de lavagem de dinheiro nao e mesmo? HEIN MEU AMIGO ALEX CHULE!!!!

      • DUDU GALOMAIO BH disse:

        Disse o cidadão:
        “Eu votei em fulano mesmo sabendo que ele não é boa bisca…”
        Esse é o brasileiro. E ainda acham ruim quando dou risadas de quem diz ainda ter esperança nesse país… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

        • Alex disse:

          …Dudu, estou mijando de tanto rir…..e a gente ainda pergunta por que o brasil está assim….kkkkkkkkkkkkkkkkk…os azulados do blog devem ficar pra morrer de vergonha com as falas do mariana e do Tiago…só manota…………..kkkkk

        • Leandro Fábricio disse:

          kkkkkkkkkkkk é cada aqui no blog… eu votei no cara mesmo sabendo não ser boa bisca… eu comprei o carro mesmo sabendo que era roubado..é mais ou menos assim kkkkkkkk

      • Alex disse:

        “eu votei no Aécio mesmo sabendo não ser uma Boa bisca”
        Ps: depois dessa , só rindo…kkkkkkkkkkkkk…..é uma criança….kkkkkk…..amigo, eu disse que isso poderia respingar no seu time…..eu não disse que seu time tem culpa no cartório…..acalme-se, relaxa, respira e engole o choro…….vc está tenso assim deve ser por que sabe que um time que tem Benecy, qualquer coisa se torna possível…..kkkkkkkkkkk……vc “se zoa”……faça uma favor a nação, da próxima vez não vota em quem vc acha que não e boa bisca….kkkkkkkkkkkkkk

      • Tonho ( Mineiro ) disse:

        “eu votei no Aécio mesmo sabendo não ser uma Boa bisca mas jamais votaria no PT.” e eu que pensei que o barulho das panelas era por causa da corrupção !!!! depois os caras falam que o problema são os politicos ! Meu DEUS !

  • Jorge moreira disse:

    Mais uma de um senador, amigos , este mesmo senador que né …………, e ainda quer voltar ao berço eterno do benecy mitooooooooooooooo

  • Pablo de Oliveira disse:

    Essa do Vinicius Junior tá escancarado, lavagem total.
    Vale lembrar que a multa já era alta 30 milhões de euros, valor suficiente para fechar tanto com o Flamengo quanto com o jogador.
    Mas eles queriam mais aumentaram a multa para 45 milhões de euros e sacramentaram o negócio de um jogador de 16 anos que nem havia estreado no profissional do Flamengo.
    É bom jogador é, pode dar certo pode, mas o risco é muito grande pelo valor que foi investido, nenhum clube com administração seria faria essa loucura, nunca um Bayern de Muniche ou algum time Alemão faria essa contratação obscura, tem caroço nesse angú com certeza.

  • José Eduardo Barata disse:

    Eu não tenho a menor dúvida .
    Os valores praticados são surreais .
    Não existe retorno , oficialmente falando ,
    pra tanto dinheiro empregado .
    Um dos primeiros líderes mundiais a ter
    uma posição firme contra tudo isso foi o
    Papa João Paulo II , quando a Itália era o
    berço das maracutaias .
    A turma do futebol está psico-adaptada , é
    só ver a naturalidade com que jornalistas se
    referem aos salários de jogadores .
    500 mil , 800 mil , 1.000.000 , números que
    vão se tornando rotina em contratos .
    Será que vai tudo mesmo pra conta de cada
    um dos jogadores ?

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Grande José Eduardo Barata,

      É por aí mesmo. Vc tem toda razão.
      E se o FBI realmente for tentar limpar tanta sujeira, vão aparecer coisas de embrulhar o estômago, que envolvem não somente jogadores e dirigentes, bem como pessoas de outros setores e inclusive da Imprensa. É tanta podridão nesse meio e na política, que alguns desses salafrários quando morrer, o capiroto vai fazer questão de vir buscar pessoalmente… rs

      Abraços

      • Alisson Sol disse:

        Infelizmente, o FBI só pode entrar no caso se há alguma empresa americana envolvida em algum “crime federal”. E isto tem mais regra de jurisdição do que a lava-jato. Tem ladrão que entra em banco americano e rouba U$9999, porque só é crime federal a partir de U$10mil. O FBI só se envolveu porque a Nike começou a participar desta “festa”. Tivessem os clubes continuado apenas com as empresas de esporte da Europa, a festa tinha continuado…

  • Renato César disse:

    Esta caso do Geovanni é um dos mais clássicos da história do futebol.

    À época, o Cruzeiro anunciou que o negócio foi fechado por US$ 18 milhões, divididos em três pagamentos anuais de US$ 6 milhões.

    O registro oficial de transferências, segundo o balanço do Barcelona, foi de € 21 milhões. Esta negociação ainda foi feita envolvendo um clube semi-profissional uruguaio, que foi por onde o dinheiro passou antes de entrar no Brasil. E um atual senador da República dono de um helipóptero, de repente enquanto era presidente do clube celeste, ficou podre de rico.

    Para terminar, existem divergências entre as datas de nascimento do atleta em alguns registros. E, por acaso, ele encerrou a carreira aos 33 anos de idade, já com aspecto de muito velho.

    Uma biografia fiel à realidade deste cara diria muita coisa sobre os bastidores do futebol.