Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mais uma derrota do Cruzeiro e a fala do Alex10 no coro das contestações à forma do Mano Menezes por o time pra jogar

O Cruzeiro perdeu para o Bahia em Salvador e toda derrota de qualquer clube grande gera consequências. A primeira é a contestação quanto à condução do time pelo treinador. Não engrosso o coro daqueles que dizem que o Mano Menezes trava o time. Essa turma é maioria, que ganhou um importante aliado nessa tese: Alex, o ex-camisa 10, hoje comentarista da ESPN. Assim como os maiores críticos do Mano, ele acha que o treinador é defensivista, que não respeita a tradição ofensiva do time azul, que vem dos tempos daquele timaço dos anos 1960.

Discordo do Alex e de todos que pensam assim, por um motivo simples: Mano Menezes não tem craques como Tostão, Dirceu Lopes, Joãozinho e tantos outros daqueles tempos de ouro. E sem material humano, esqueçam!

Essa história de “característica” história de um clube ou outro jogar é uma “meia verdade”. Depende dos jogadores que tem no momento. Se o treinador não dispõe de peças que saibam executar o precisa ser feito, não adianta esperar milagres porque isso não existe.

Veja este artigo do Alex no site Chuteira:

* “É preciso respeitar a história e filosofia dos clubes

Seja para treinadores, jogadores ou qualquer outra área do clube.

Não podemos passar por alguém nem imaginar quem é aquela pessoa. É dever de casa também o clube apresentar sua história a quem está chegando. É importante ao envolvido saber o pedaço de história que ele está caminhando em cima.

Hoje no Brasil temos alguns exemplos claros disso. Renato nasceu no Grêmio, Pachequinho no Coritiba, Eduardo Baptista frequentava o Atlético Paranaense com seu pai em sua adolescência, Cuca já foi atleta do Palmeiras, Milton Mendes jogou no Vasco, o mesmo com Abel no Flu, Jair no Botafogo conhece essa rica história desde o ventre de sua mãe, Rogério Ceni provavelmente se confunda quando pedem seu endereço.

Mas, em minha opinião, isso se torna mais relevante a partir do momento que você conhece a história e a respeita.
Na sua maioria os clubes têm histórias bem definidas e quebrar paradigmas muitas vezes se torna complicado.

Vivi isso na pele.

No Palmeiras participei de um grupo campeão da América. Mas éramos criticados pela nossa forma de jogar. Tínhamos um time forte tecnicamente falando e mentalmente aprendemos a sofrer. Porque o Felipao por convicção preferia o pragmatismo do 1 a 0 e se proteger, do que buscar o 2 a 0 e assim correr algum risco.

Hoje passados alguns anos sabemos que estamos na história do clube, mas vencemos sem jogar naquilo que o palmeirense gosta. Culpa de Ademir da Guia e companhia que ensinaram os palmeirenses a cantar e vibrar com equipes mais ofensivas. Quebramos um paradigma, mas sempre terá um que levantará essa bandeira.

No Flamengo com 10 minutos de clube fui chamado de lado por um torcedor que me disse de maneira muito rude.
“Isso aqui é Flamengo. E você não tem a cara desse clube”. Meses depois um diretor chamado Oaquin me disse o mesmo. “Alex, você é bom jogador. Mas não entendeu o que significa o Flamengo”.

Aí fiz várias questões a ele em cima do que dizem ser a mística rubro negra. Queria aprender de dentro o que significava o: “isso aqui é Flamengo”. Aí entendi que o período do Zico tinha oferecido isso ao clube.
Infelizmente por todo o descompromisso do clube e meu também não pude vivenciar essa mística.

Hoje Mano Menezes vive isso no Cruzeiro. O cruzeirense prefere a derrota com proposição de jogo do que ficar jogando de forma reativa. Esperar o adversário agir e em cima dessa ação, fazemos nosso jogo. É uma forma de atuar e eu respeito muito isso.

Mas para quem tem como referência Tostão e Dirceu Lopes fica complicado de se entender e aceitar. Pode se ganhar assim? Pode! Já vimos vários casos assim (no próprio Cruzeiro). Mas Mano encontra uma parede chamada Filosofia. E a do Cruzeiro é bem definida. O torcedor sente que seu sentimento pela sua história está sendo usurpado quando olha seu time apenas reagir.

Por mais que queiramos fazer cópias, ou adaptações, existem um peso enorme em cima do que o avô passou para o pai, que passa para o filho e aí estão na arquibancada. Brigar contra tradição é sempre muito complicado.

Minha dica a todos que chegam em um clube do qual conhecem pouco é perguntar muito e se cercar de história e tradição. Não ganha jogos e campeonatos, mas ajuda muito não hora de absorver e entender o posicionamento do torcedor. Respeitar a história e filosofia do clube é o primeiro passo para ter um caminho limpo. Já existem vários obstáculos ao longo de uma caminho. Se colocarmos mais um, fica cada vez mais duro caminhar.

Viva as diferenças! Viva aquele que entende o passado e consegue caminhar bem, mesmo que suas convicções sejam antagônicas a aquele rico passado no qual caminha hoje!

http://chuteirafc.cartacapital.com.br/opiniao-alex-e-preciso-respeitar-historia-e-filosofia-dos-clubes/


» Comentar

Comentários:
59
  • Paulo H disse:

    Vamos fortalecer a campanha #ficamano…

  • José Eduardo Barata disse:

    Meu caro RAWS ,
    sem espaço para resposta no seu comentário sobre
    Marcelo e Isidoro , queira , por gentileza , recorrer à
    escalação da final contra o São Paulo .
    Creio que você inverteu as coisas .
    Apesar de achar que o Isidoro tinha que ter entrado
    no lugar do Caio , já que Reinaldo estava fora .
    Um abraço de quem já está velho mas que viveu a
    grande fase do time montado pelo Barbatana .

    • Raws disse:

      José Eduardo, velho foi no sentido de brincadeira é lógico, mesmo porque não sabendo da sua idade, a velhice real é a da cabeça e não do tempo contado. Com relação a esse jogo posso ter confundido, porém sobre Marcelo não se firmar como titular, entre no Google e dê uma olhada sobre a carreira do mesmo, a matéria fala exatamente sobre isso e de uma possível implicância do barbatana. Abraço

      • José Eduardo Barata disse:

        Se houve implicância do Barbatana quanto ao atleta
        durante a carreira no profissional houve também um
        reconhecimento da bobagem que cometia , pois não
        o escalaria logo na final , não é mesmo ?
        Um abraço , daquele que vive a vida do jeito que a
        vida é , sem nenhum problema com os dias vividos .

  • Bernardo Montalvão. disse:

    Uai, era Sônia, agora é Fátima? Está virando marca! Os Transformistas!

  • Marcos disse:

    E o Cruzeiro tá mostrando a sua verdadeira cara. No máximo no meio da tabela esse time vai ficar. Mas pela bolinha que jogou nos dois últimos jogos, sem fazer nenhum gol sequer e ainda forçando a barra pra tomar um caminhão de gols, até o meio da tabela estará comprometido.
    Duas gestões de sr Gilvan foram desastrosas e nocivas ao clube de azul(salvo 2013 e 14), que fez por merecer pelo menos um ano de série B. Só ganhou um campeonato mineiro, o de 2014, que deveria ter sido do Atlético… pobre Cruzeiro, nem campeonato mineiro consegue ganhar mais, e ainda deverá penar pra não perder status de série A… três anos seguidos fora da Libertadores e ainda vendo o rival alvinegro sempre lá, e na condição de candidato ao título…

  • Carlos Henrique disse:

    O Abila é centro avante as antigas ponto.
    essa bobeira do Mano, de dizer , que a bola tem que ir lá
    é uma tolice sem fim, centro avante fixo, marca os zagueiros
    tenta ganhar a segunda bola e quando é bom ganha
    faz a parede, pivô tipo futebol de salao , “fui longe no tempo”
    escora pra quem vem de tras, tipo Jô no Atletico em 2013
    O cara é ruim, mas tem o mesmo n de gols do Sobis
    que tem mobilidade, essa historia, de centro avante voltar
    para ajudar na armaçao nao existe.
    so na cabeça do Reclamando Menezes.
    todo time tem centro avante, fla Guerrero
    Corinthians Jô
    Sao Paulo Pratto
    Galo Fred e Rafael Moura.
    Na seleçao o Mano quis jogar sem centro avante fixo.
    que me lembre o Galo sempre eve centro avantes goleadores
    Dario, depois Campos
    Rei
    Renaldo, Gerson, Guilherme, Jô todos artilheiros
    somente Reinaldo era diferenciado, craque
    os outros eram de estilos parecidos
    Fica Reclamando Menezes, para o bem do Cruzeiro E DA Massa

  • Marcão de Varginha disse:

    Sempre considerei Alex como um profissional sério, dentro ou fora das 4 linhas, além de possuir uma sinceridade ímpar, pelo que sugiro-lhe que também produza um texto comentando alguns campeonatos brasileiros que foram descaradamente “endereçados” pela arbitragens à determinado clube por interesse desde a ex-CBD até a atual CBF, como em 1974 para o Vasco e no início dos anos 80 para o também carioca (“coincidência”?) Flamengo, pois, no papel e dentro das 4 linhas tanto o radicado quanto o Galo possuíam plantel no mínimo igual à esses adversários protegidos… mas que não fique só nesses dois exemplos e que o mesmo texto mencione outros absurdos em prol das equipes do RJ-SP, notadamente Flamengo e Corinthians.
    – Também poderia manifestar-se quanto às palavras de determinado dirigente que afirmou ter comprado arbitragens para beneficiar determinado clube da série A, o que deixou vários títulos sob suspeita e ainda manchou eternamente sua camisa com o fétido odor de excremento…
    – Vai encarar, Alex?
    – #benecyeternomito

  • Thiago disse:

    Concordo com o Alex, não é o DNA cruzeirense mas a culpa e de quem contratou sem avaliar o perfil do treinador.
    Além disso vi certa incoerência no jogo ontem, além dos improvisos que quase sempre nao dao certo e que dai nasceu a expulsão de Henrique, ele demorou 20 minutos pra por um zagueiro insistindo na improvisação e claramente demostrando que não conhecia e não confiava no garoto da base que entrou bem. No segundo tempo acertou o time e avançou o time atacando o Bahia e quase empatou, ou seja, ele so ataca quando o Time ja esta perdendo?
    Ainda não esqueçamos que como falam tanto do jogo da chapecoense a arbitragem foi caseira e economizou cartões em muitas faltas dos baianos e um pênalti no elber não marcado.
    Voltando o ritmo e a forma normal o time vai engrenar pq Robinho Robinho e Ariel falam a mesma língua. Ezequiel foi bem apesar também da falta de ritmo. Contra o atletico GO da pra jogar com robinho,cabral e hudson no meio e na frente Tiago, Abila e sassa.

  • Alex disse:

    Repórter: Vc foi melhor jogador do SP no Cartola, sabia?

    Pratto : Não jogo Cartola, jogo Futebol.
    Ps:….coisa boa….eu não sei se os jogadores pensaram nisso, mas se sou do sindicato deles, começa a exigir da Globo direito de imagem…..que nojeira esse negócio….p jogo parece legal mas daí repórter puxa saco misturar as coisas tem que levar ferro……

    • Fatima de Assis disse:

      e o pratto jogou hoje no amistoso da seleção argentina? as viúvas ainda choram? hahaha

      • Marcão de Varginha disse:

        A seleção Argentina venceu e o Ábila não estava lá!
        – #benecyeternomito

      • Alex disse:

        …ele jogou na Argentina qdo a gente precisava…o passe foi valorizado e nos rendeu uma fortuna…..agora, se convocar ou não, tanto faz….temos o Fred……esse sim deixou viúva e vc é uma delas Fátima…..”Fred Guerreiro , volta pro Cruzeiro”…..kkkkk….o duro deve ser viúvo de um cara que vc acendeu velas pra ele durante 7 anos e depois viu ele se casar com rival….engole o choro dona….kkkkk

  • Guilherme Gonçalves Costa disse:

    Sinceramente, o problema do cruzeiro se deve à constante insistência da imprensa (especialmente da Rádio Itatiaia) em dizer que o cruzeiro tem um grande elenco. Forçaram a barra e agora não tem ninguém com coragem suficiente pra dizer que se enganou, que o time não é grande coisa. Senão, vejamos: Alisson, Thiago Neves, Sóbis, Henrique, e etc…. Citei algum craque??? É a velha mania da mídia de querer transformar os times mineiros em verdadeiras máquinas. Quem já jogou bola na vida, sabe que centroavantes como Ramon Ábila, ficariam de fora de vários times de pelada dos anos 1980. O cara é um grosso!!!! Mas a Itatiaia vive cobrando a presença do cara como se tratasse de um grande craque. Me ajuda aí. Pra ser sincero, acho que a única chance que existe de Minas Gerais ganhar um título de expressão em 2017 está com o Galo. E isso só tem chance de acontecer na Libertadores ou na Copa do Brasil. Brasileirão não dá pra Galo e cruzeiro. Os elencos são muito envelhecidos. Essa é a minha opinião.

    • Thiago disse:

      Sabe o q e engraçado? Vários jogadores saíram daqui e jogam muito em outro clube. Tiago neves mal escalado, arrascaeta mal escalado, henrique de zagueiro??? Brincadeira ne?
      Os jogadores que ele tem sao bons jogadores e bem escalados num esquema mais apropriado pode jogar muito melhor. No 4-2-3-1 não vai funcionar. Falta ao Mano inovação, novas ideias. E muito pragmático.

  • Alex disse:

    …..mais de 10000 no Horto ontem….tem muito time da série “A” que não consegue isso….se tirar os clássicos então, aí é que não conseguem mesmo……faço parte de uma LENDA das arquibancadas…..kkkkkkkkkkkk

    • Fatima de Assis disse:

      sofredor de time pequeno comemora até 10 mil testemunhas?? hahaha

      • Alex disse:

        ..ei, minha mais nova fã Fatinha(vc é de Mariana por acaso?…kkk),olha aí e depois me fala:
        “Atlético e Flamengo- sub-20:
        Público:10.327
        Renda: 44 880,00
        Cruzeiro e São Paulo pelo brasileiro desse ano:
        Público:6.528
        Renda:125.549,00
        Ps; aonde vc foi entrar em Fatinha….kkkkk…..anta coisa pra vc chorar e vc me vem querer desmerecer a MASSA…..deu ruim minha filha…..mas some não, vc me divertiu…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

      • Marcão de Varginha disse:

        Para ser torcedor de “time grande” um dos quesitos é comprar arbitragens?
        – #benecyeternomito

      • Alex disse:

        ….quem diria, arrumei um fã…pelo jeito anda me seguindo nas entrelinhas e agora resolveu criar coragem pra debater comigo….só um conselho Fatinha, firma o corpo, bater de frente comigo, o tranco é forte…..tenta a sorte…..alguns tentaram, desistiram e saíram me xingando…..e logo aonde vc vai querer me zoar….kkk…..amiguinha, a média de vcs tirando os clássicos é de 7000…..o sócio sofredor que vcs arrotavam , já ficou mais de 24000 atrás do nosso…..vai por mim Fatinha, não entra nessa de querer falar de torcida comigo não que vc pira….kkkkk…seja bem vinda a resenha…..se vc fosse atleticana , entenderia por que eu exalto essa torcida….mas vc ainda é aprendiz de torcedora, por isso se assusta qdo alguém fala de torcida….kkkkkkkkkkkkk

  • José Eduardo Barata disse:

    BRAVO !!!!
    E eu aqui , na minha humildade , disse exatamente isto em um
    comentário no post anterior , ANTES dessa declaração de um
    verdadeiro craque de futebol .
    Não sou melhor que ninguém , não conheço nada mais que
    ninguém , mas de uma coisa eu tenho certeza :
    estão “globalizando” o torcedor , impondo a todos os clubes
    uma mesma maneira de atuar e de se comportar em campo.
    Estão nos tirando a identidade , a diversidade , a surpresa e
    a alegria .
    Quem não pensa como querem nos fazer pensar e não aceita
    esses modismos de prancheta são ranzinzas , chatos , velhos.
    Foi bom demais ter lido este texto : estou em boa companhia .

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Mais uma derrota com a assinatura do Sr. Mano Menezes !! Põe mais essa na sua conta !!
    Pelo visto, será mais um ano tenso pra Torcida Cruzeirense…

    Caro Chico, vc discorda do Alex ?? Então, podemos presumir que na sua opinião só se monta time ofensivo com craques ?? Eu concordo com o que o Alex disse. Veja por exemplo o Pachequinho no Coritiba. Ele tem craques no elenco ?? Não !! Mas seu time busca o ataque o tempo todo e se defende de forma compacta. O próprio Bahia não tem nenhum craque, mas a gente vê pelo menos a correria que eles aprontam sempre em prol do gol, da ofensividade. Com o material humano que têm esses times não devem ir muito longe também. Mas o que eu destaco é a opção tática deles. Que independente de ter craques ou não, buscam sempre propor o jogo e buscar a vitória. Já o Mano… Afffff… 1, 2, 3 parei com esse tal de Mano… E o problema é que além de retranqueiro medroso, ele é turrão e teimoso. Morre abraçado com as suas filosofias, mas não tem a humildade pra reconhecer que está errando e tentar fazer diferente. #foramano

    • Alisson Sol disse:

      Clayton,

      São coisas diferentes. No Coritiba e no Bahia há o “jogador novo” querendo crescer, e correndo muito para isto. É diferente do Cruzeiro, que tem jogadores velhos e lentos. Há duas ilusões comuns no futebol: a de que técnico muda jogador, e a de que jogador bom quando pobre e “faminto” vai continuar bom rico e gordo… O Cruzeiro é hoje um time de jogadores ricos e gordos. Não adianta comparar com os jogadores pobres e “famintos” de outros clubes.

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Caro Alisson Sol,

        Mas é exatamente essa filosofia da nossa Diretoria que eu venho destacando. O Mano realmente não tem culpa de ter esse elenco nas mãos. Mas isso não quer dizer que ele tenha sempre que insistir com seus esquema medroso.
        O que você abordou agora, é outro ponto e eu até falei sobre isso em outro post, sobre a montagem das equipes aqui de Bh, recheadas de bananeiras que já deram cacho…

        Abraços

  • Stefano Venuto disse:

    Pra mim o Mano tira água de pedra. Ele conseguiu fazer jogadores medíocres jogarem. Eu acho que esse time aí é do meio da tabela pra baixo. O pior é que parte da imprensa fez uma parte da torcida e o próprio time acreditarem que o cruzeiro tem um grande elenco. É não tem. Me apontem um selecionável nesse time? Não tem um jogador do cruzeiro que seria titular no Galo nem um jogador que eu, por exemplo, queira do lado de cá. Por isso iniciei a campanha Fica Mano.

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      kkkkkkkkkkkkkkk

      Seiiiiiiiiiiiiii….. rsrs

      Já pensou em fazer Stand-Up Stefano ?? rsrs

      Se esse time feio do Cruzeiro deve ficar do meio da tabela pra baixo, saberias me dizer em qual parte da tabela ficará o seu time “lindo” ?? kkkkkkkk

      Abraços

  • Pedro Vítor disse:

    A verdade é que o Mano é um técnico acostumado a pegar times que estão na rabeira, precisando resgatar algo pra fugir do rebaixamento ou para subir a.primeira divisão e foi pensando nisso que em 2015, depois do Cruzeiro fazer um primeiro com campanha de rebaixamento o Doutor que é Advogado contratou o Mano, pra salvar do rebaixamento, resultado :

    Ele salvou, e a turma dos enseadenses arrogantes que são disseram que se.pegar só a tabela do segundo turno o Cruzeiro tinha ficado na frente do Galo e aí começa a ilusão parte 1.

    Mano sai pra China, o Gilvan brinca de ser diretor, passa um técnico amador e lógico que não dá certo, e.vem outro da Europa e.obviamente também não dá certo, aí novamente vem o Mano resgate da Série B salvar o naufrágio!

    A realidade é uma só : a diretoria do Cruzeiro é fraca, o Mano é um técnico retranqueiro da escola Gaúcha assim como vários outros, quem colocou ele na seleção foi o Andrés Sanches quando a casa estava caindo pro Andrés Sanches o Mano também caiu.

    A soberba começa quando começam a inverter os.valores

  • Alex disse:

    ….o legal é que tinha alguns amiguinhos azulados querendo apostar comigo que o Palestra chegaria na frente do Galo e que teria mais público e renda….kkkkkkk……só rindo…..no final do ano, estão enrolados comigo, vão desejar não ter me desafiado…..se por um milagre o Pirangi chegar a frente, estarei aqui……espero que os ansiosos também estejam………….kkk
    Ps: RECLAmano, Henrique de zagueiro?….kkkk….me ajuda aí, desse jeito fica difícil da MASSA te defender e te ajudar a ficar no cargo……………….kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Raws disse:

    Chico, em parte concordo com você sobre os jogadores do momento, tanto que sempre falei que esse negócio de time copeiro é balela, só que existem certas coisas que ficam eternizadas, o Galo por exemplo nunca se deu bem com time e joadores clássicos, ao contrário do Cruzeiro.Exemplo, Marcelo Oliveira era um jogador clássico e melhor tecnicamente do que Paulo Isidoro e o titular era o último. Também acho que apesar de passar para nós uma certa frieza, o problema do Rafael Carioca também é esse, ou seja ser clássico.

    • José Eduardo Barata disse:

      Desculpe , RAWS , mas Marcelo reserva pro Isidoro ?
      Tem certeza ?

      • Geraldo Lopes disse:

        Prezado Barata, se não me engano o Isidoro ganhou a posição sim, depois arrumaram um cantinho pro Marcelo na ponta esquerda e ele arrebentou. Lembra daquele drible fantástico sobre o Nelinho? Abraços!

        • José Eduardo Barata disse:

          Gente , cantinho pro Marcelo ?
          Meu caro , recorra aos apêndices .
          Ah ! , o drible fantástico foi em cima
          do Mariano , que ficou estatelado no
          chão , gritando “mamãe , o que foi
          que aconteceu ?”.

          • Raws disse:

            José Eduardo, tu tá ficando velho hein… kkkk para refrescar sua memória em 1977 o Barbatana, o deixou na reserva mesmo com desfalques. Marcelo nunca conseguiu ter a posição de titular consolidada. Ou então eu estou ficando velho.

  • Daniel disse:

    A torcida não pediu para o Mano improvisar um volante na zaga tendo um zagueiro da base a disposição, pra mim o Mano com essa teimosia dele tá pedindo para ser demitido, fazendo força mesmo

  • Renato César disse:

    Se for levar a ferro e fogo este negócio de história, a alma celeste é fascista e corrupta. Porém, como o Chico, também acho que devem ser consideradas as pessoas do momento. Então, alguma coisa muda em relação à história, já que fascismo hoje em dia não existe mais.

    Sobre o futebol, toda vez que o Mano “escuta” a torcida, ele perde. Ontem ele escalou o time em uma formação com 2 volantes, três meias e o Ábilão Segurança de Boate de titular. Foi bem o que a torcida pediu e ele levou ferro.

    A invenção foi o Henrique de zagueiro. Algumas vezes ele já tinha sido improvisado ali. O Mano pensou que seria melhor o improviso de um experiente do que a estreia de um garoto da base, considerando que o jogo era fora de casa. Mais uma vez perdeu a aposta.

    Sinceramente, o Cruzeiro não tem condições de terminar o campeonato à frente do 6º colocado. Mano está tentando chegar em 7º. Talvez consiga se continuar jogando feio, na retranca, esperando oportunidades de contra ataque.

    Eu recomendaria deixá-lo fazer seu jogo e esperar o final da competição para ver se haverá condições financeiras para montar um time melhor ano que vem.

  • luiz ibirite disse:

    Pra mim o mano ainda deve ficar, é só puxar pela memória, nos dois ultimos anos brigamos muto forte contra o rebaixamento, e o mano nos salvou, ao fim de 2015/2016, acho que o que a maiora dizia era “se o mano estivesse desde o inicio” inclusive pelas campanhas no returno do br 2016, poderiamos ter ido a LA, hj temos o mano e um time que ainda esta sendo montado, não temos nenhum craque, alias quem tem algum craque hj? todos os times estão tendo lesoes consideraveis e ainda teremos a janela do meio do ano, então acho ainda muito cedo para mandar o mano embora.
    E quanto ao Sassá acho que será mais um (tomara q arrebente) para compor elenco, e quanto a ele ficar fazendo gestos de 6×1, alguem tem de explicar pra ele que aquele ano foi um dos piores da historia de nosso clube, que se preocupe em jogar bola e não ficar fazendo oba oba com torcedor, venha jogar, e acho tb que o extra campo vai atrapalhar, esse cara não largará essa fraqueza.

    • José Eduardo Barata disse:

      Não sei se você leu um comentário meu anterior ,
      mas essa história de mostrar o “seis” é a mesma
      coisa de jogador que chega no GALO e grita na
      entrevista “eu acredito” .
      Coisa de empresário para que o atleta “crie” de
      cara “identidade” com a torcida .
      Vermes !!!!

    • J.B.CRUZ disse:

      CARO LUIZ IBIRITÉ:
      Comentário pertinente; boas deduções…Mas como gosto não se discute; só não concordo a crítica sobre o SASSÁ…O moço está chegando; e fez uma observação em tom de gozação, brincadeira..
      Os torcedores gostam disso, vale pela esportividade..Ele não disse nenhuma mentira; foi um momento na Vida Celeste, que ficou, e vai ficar eternamente na História do Clube..Os dias de ontem não eram assim..Mas, o Respeito a opinião alheia é necessário..
      Valeu !!!!…

      • luiz ibirite disse:

        Grande J.B.Cruz, concordo com a zuação sadia, e é claro que vou torcer para ele vir e arrebentar, só que estou com duas pulgas atras da orelha, e tb respeito seu ponto de vista, valeu.

    • Leandro Fábricio disse:

      Até acho normal jogador provocar o time rival, mas isso é levado em consideração jogadores que fizeram história no clube e aqueles que tem um histórico dentro do clube… se fosse um fabio provocando o galo vá lá… um sorín… ricardo goulart quarta feira kkk… ewerton ribeiro e por aí vai… jogador também é ser humano e sinceramente não vejo nada demais em provocação ao rival desde que não extrapole porque senão vai ter que arcar com as consequencias…

      agora esse tal de sassá que até acho ser bom jogador… o cara nem conhece belo horizonte quiçá a história dos clubes aqui, nem pisou direito em território mineiro e me vem com essa de querer provocar torcida rival é brincadeira mesmo… marlone fez a mesma coisa quando veio pro cruzeiro e agora teve que se retratar junto ao torcedor atleticano por isso…

      falando do mano luiz, sinceramente acho o mano menezes um lamborghini sem volante, muita grife pra pouco desfile… não sei se manda-lo embora agora ou não seria uma boa ou não pra vcs, mas acho muito dificil vcs ganharem algum titulo relevante com esse cara no comando…mano é bom pra tirar time da zona de rebaixamento e nada mais

  • Gabriel Júnior disse:

    A culpa é da macumba! Dorival tá na praça!

  • Leandro Fábricio disse:

    concordo com vc chico mas também não discordo da fala do alex… tradição a filosofia de um clube e torcida é sim um fato que deve ser levado em consideração e concordo com ele e apesar desse post ser relacionado ao cruzeiro eu levo esse assunto ao meu galo também… se conseguir juntar o momento e as tradições do clube ótimo, mas se não, entendo e concordo também que o treinador tem que fazer o time jogar com de acordo com o material que tem…

    esse assunto é bem relativo e muito complexo e confesso que estou ansioso para ler os comentários que virão…

    fazendo uma comparação dos dois grandes de MG acho que cazares seria rei no cruzeiro e lucas romero um guerreiro no atlético… deu pra entender mais ou menos a questão

  • Leandro Fábricio disse:

    A verdade é que mano menezes é fraco…. simples assim sem rodeios… nesse momento estou falando sem zuação… essa é minha opinião sobre esse treinador e claro respeito quem discorda…

    se mano menezes deve ser demitido agora ou mais a frente isso eu deixo para os cruzeirenses questionarem uns aos outros…

    mas confesso que como atleticano espero que mano menezes permaneça um bom tempo a frente do clube azulino

    • Thiago disse:

      Ele não é ruim não! 2015 ele tirou o time da degola e chegou em sétimo lugar com segunda melhor campanha no segundo turno e com um time bem mais fraco.
      A verdade é que num calendário de um jogo a cada três dias nenhum atleta mantém rendimento satisfatório por muito tempo principalmente os mais velhos.
      Os técnicos que sabem armar times com jogadores mais medianos estão se sobressaindo, ex. Vagner Mancini, Jair Ventura, Jorginho, gilso Klein, Guto Ferreira (ex Bahia foi pro inter).

  • Igor Mendes disse:

    O grande problema dos técnicos brasileiros são as invencionices. O Cara faz um treino com um jogador de ofício e depois coloca um volante de zagueiro. Subiu no telhado!

  • Amaury disse:

    São tantos erros! Léo é fraquíssimo tecnicanente e pesado demais. Thiago Neves é outro q não tem explosão, não sabe chutar e caminha em campo. Élber é jogador d terceira divisão. A coisa piorará qdo Sóbis retornar pq ele é ex-atleta em atividade se tornando um fardo pra equipe, pois tbém caminha o jogo todo e briga com o juiz do início ao fim. Onten Mano não podia ter iniciado com Robinho, principalmente de meia; tinha q ser Rafael Marques. Mano nunca formou uma equipe q gangasse dazendo mais d 2 gols por partida por onde passou. Mano Retranca ver o futebol assim.Ainda dá tempo pra mudanças positivas!!!

    • Leandro Fábricio disse:

      o amaury blz… não me lembro bem pra qual emissora de tv que o rafael sóbis ainda quando estava no tigres do mexico deu uma entrevista dizendo que estava de saco cheio de jogar futebol e que não tinha ambição nenhuma no meio futebolistico… indiretamente ele quis dizer que estava jogando por jogar…
      acho que o clube antes de contratar um atleta tem de ficar atento a essas situações…

      • Amaury disse:

        Leandro, tudo bem, fraterno, apesar do keu Cruzeirão. Verdade. Concordo com vc. O melhor dessa turma já fucou pra trás e ele chegam, sugam a grana di time e pruduzem quase nada. Sem falar a cara e ânimo de quem está enfastiado e não suporta mais correr atrás de uma bola. Culpa d quem contrata. Mano já mostrou q morrerá abraçado com leo, thiago Erragol Neves, Sóbis, elber e cia. Ah!, pra q eu vim gostar de futebol?!

      • José Eduardo Barata disse:

        E quando aqui chegou disse que não poderia parar
        com o futebol sem ter vestido a camisa azul .
        São uns moleques , marqueteiros , irresponsáveis .

  • Amaury disse:

    São tantos erros! Léo é fraquíssimo tecnicanente e pesado demais. Thiago Neves é outro q não tem explosão, não sabe chutar e caminha em campo. Élber é jogador d terceira divisão. A coisa piorará qdo Sóbis retornar pq ele é ex-atleta em atividade se tornando um fardo pra equipe, pois tbém caminha o jogo todo e briga com o juiz do início ao fim. Onten Mano não podia ter iniciado com Robinho, principalmente de meia; tinha q ser Rafael Marques. Mano nunca formou uma equipe q gangasse dazendo mais d 2 gols por partida por onde passou. Mano Retranca ver o futebol assim.

  • cláudio sete lagoas disse:

    concordo com o chico.
    e concordo com alex.
    infelizmente, só não concordo com o mano.
    o tempo de jogar pela vitória por 1×0 ficou em 15/16.
    com os jogadores de hoje dá pra pra pensar em ganhar todos os jogoz.