Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Bem vindo Jorge Sampaoli a Minas Gerais. Este é da prateleira de cima

Tomara que dê tudo certo, já que nem sempre um grande treinador dá certo em um grande clube. São muitos os fatores para que as coisas se ajustem da forma necessária. Mantenho sobre ele a mesma opinião que emiti aqui no blog, no dia 18 de dezembro de 2018, quando ele acertou com o Santos:

* “Bem vindo Jorge Sampaoli ao futebol brasileiro. Ótima cartada do Santos

Este intercâmbio é bom para o futebol brasileiro. Ótima cartada do Santos de trazer o argentino, da cidade de Casilda (a menos de 10 km de Rosário), que se consagrou comandando a La U (Universidad Católica) do Chile e a seleção chilena, que, com ele, conquistou suas maiores glórias.

Li o livro sobre a vida do Sampaoli, (cuja capa ilustra este post) escrito por um jornalista argentino, conterrâneo dele, de Casilda. O texto é modorrento, nada convidativo, mas trás muitos detalhes da vida pessoal e profissional do técnico, muitos desnecessários, mas vale a pena, principalmente porque só existe a versão em espanhol e ajuda no aprimoramento do idioma.

Sampaoli é um batalhador, assim como a maioria de nós, mortais comuns, de muitos pantanais e cerrados percorridos no início da carreira para ocupar um bom espaço na profissão. Fã de Marcelo Bielsa, um dos grandes treinadores argentinos, focado 100% no dia a dia do trabalho e muito exigente com os seus comandados, tanto jogadores quanto membros de suas comissões técnicas.

Rendeu menos do que se esperava no Sevilha e fracassou na seleção argentina na Copa da Rússia. Acredito que em função da dificuldade de trabalhar com estrelas. É destes que quer tratar igualmente um Messi e um Aguero ou um Caballero. Em um elenco de jogadores de nível semelhante, ou na vida comum, funciona bem, mas no futebol, não. Cada qual com o seu cada qual.

Inteligente que é, deve ter aprendido, e o Santos poderá colher bons frutos desse aprendizado. Caso a torcida tenha paciência, já que não é fácil um gringo chegar, se adaptar e ajustar as coisas logo de cara.

http://blog.chicomaia.com.br/?s=livro+sobre+o+Sampaoli


» Comentar

Comentários:
14
  • Horacio disse:

    Fiquei realmente contente com a vinda do Sampaoli. Acredito que não veio antes porque tinha dois torneios e 15 dias de pré-temporada. Trouxa é treinador que aceita isto sem ter uma base. Pior é quando não tem base nenhuma e tem que armar o time e dar padrão de jogo. Suicídio. Agora só tem o brasileirão e tempo para treinar.

    O Jesus, do flamengo, sequer cogitou jogar aquela coisa esquisita lá no rio, vai treinar o elenco, não apenas o time, para as disputas importantes. E não vai liberar jogadores para a cbf encher o cofrinho. O clube, embora tenha o maior fatia dos direitos de imagem, já não depende mais diretamente da televisão, ai dá para fazer futebol como deve ser.

    Quando eu lembro do que dizia o Bom Senso Futebol Clube que não dava para jogar 3 campeonatos ao mesmo tempo, ou jogar de 3 em 3 dias, não foram levados muito a sério. Isto acontecendo na pré-temporada sobra para os técnicos. Vê só quantos já rodaram em menos de 1 mes. No Atlético, nos últimos 3 anos foi assim, não ficou um único após 3 meses. Acho que o Sampoli foi esperto o suficiente para não entrar nesta roubada.

    A barangada feia e esquisita da cartolagem, que nunca jogou bola, apostou o dinheiro dos clubes neste absurdo, mais do que isto, apostou em velhos ídolos para jogar de 3 em 3 dias, as vezes menos. Basta observar o estrago no futebol mineiro pra ver se está dando certo. E tem mané acreditando até hoje que ídolos vão chegar pelo aeroporto. No Galo, exceto dois ou tres nomes, os ídolos sempre vieram da base e chegaram pelo túnel dos estádios. Futebol é no campo e sempre vai ser.

  • Juca da Floresta disse:

    Boa contratação, em 2019 com o modesto time do Santos foi vice-campeão brasileiro. Tem tudo para deixar o Atlético entre os times classificados para a Libertadores 2021, se houver boas contratações de jogadores. O Brasileiro de 2021 é do Flamengo novamente! Podem printar e me cobrar em Dezembro de 2020.

  • Bernardo Montalvão disse:

    Boa contratação, mas técnico só não ganha jogo!

  • Paulo Rodrigues disse:

    O Atlético tem treinador Jorge Sampaoli , dois laterais Guga e Arana, um atacante Diego Tardelli, as demais posições precisam de jogadores de qualidade técnica com urgência.

  • Carlos Henrique disse:

    Me perguntaram sobre Sampaioi no Atletico.
    Falei que gostei,tem carisma,
    experiência , conhece futebol ótimo trabalho no Chile.
    Passou pela Espanha.
    Tomara que dê certo.
    as exigencias seriam de um pop star
    como que brade contrato, contrataçoes.
    vou torcer mas
    pensando aqui, vejo que a contrataçao dele.
    vai muito além do time fazer uma boa campanha.
    Vejo que tem, muita coisa envolvida.
    Nao gosto do presidente.
    nunca o vi nem o conheço.
    O acho arrogante e prepotente.
    e quer se reeleger.
    e o grupo de investidores, que esta com ele.
    o apoia,seja na contrataçao do Sampaioli.
    seja na contrataçao de jogadores
    e querem o poder.
    nao vou torcer contra, sou atleticano
    quero titulo vitorias.
    torci para o Atletico com Paulo Cury, com Ziza
    nao vou torcer agora, logico que vou
    e como o nosso presidente da Republica.
    tambem nao suporto ele.
    seu jeito sua maneira tosca e ridicula
    mas quero que a economia melhore,
    o desemprego caia mais.
    entao que o Galo lute pelo titulo
    que o time se encontre e encaixe.
    mas mesmo se vier o titulo esse ano ou ano que vem
    nao vou mudar meu pensamento
    continuo nao gostando do presidente do Atletico
    que o Brasil melhore
    mas tambem vou continuar nao gostando
    do presidente da Republica

  • Paulo F disse:

    Os velhacos sanguessugas como Ricardo Oliveira, Fábio Santos, etc vão ter vida dura ou curta sob o comando do Sampaoli.
    O Galo tem sim um bom elenco, falta 1 zagueiro e 1 atacante rapido top. Tomara que ele não invente 3 zagueiros, pois maidana é bem limitado e temos excelentes volantes, com exceção do baiano.
    É intrigante como jogadores como Di Santo, Ze Welison e Patric conseguiram se tornar jogadores profissionais de primeira divisão. Me animo pq o Jorge entende bem de futebol e já sabe se o cara sabe jogar com 2 dias de treino

  • José Antonio disse:

    Se não afastarem aquele bando de perebas e ex jogadores que estão enrolando no Galo tudo vai continuar do mesmo jeito: Patric, Maidana, Rever, Fábio Santos, Zé Welison, Di Santo, Ricardo oliveira, Hernandez, Martinez e outros…. Esses jogadores além de não estarem rendendo absolutamente nada ainda contaminam o ambiente. Patric, Di Santo sequer são jogadores de futebol… Um dia alguém terá de vir a público explicar para a massa porque o Galo ficou com Patric por DEZ ANOS, nesse período foi emprestado SEIS vezes, sempre para times da prateleira de baixo e sempre foi devolvido, enquanto esteve por aqui só conquistou o título mineiro de 2015 e assim mesmo na reserva….

  • MÁRCIO LUIZ disse:

    ÓTIMA contratação!
    Mas se não der linha ao líder da “tchurma”_ Fábio Santos_ , o Sampaoli será fritado como qualquer outro, caso não agrade a esse grupo de “dedicados atletas”.

  • Jean disse:

    Vai ter muito trabalho com estes come e dorme que estão no Galo.

  • Horacio disse:

    Quero parabenizar o presidente do Galo, até que enfim acertou uma. Sampaoli é meio estrela mas vai fazer este time correr, espero que dê certo.
    Com apenas o brasileirão para disputar, vai ter muito tempo para peneirar este elenco, e quem estiver jogando vai permanecer. Se for até o fim do ano, acho que não fica nenhum velho.

  • Antonio da Silva disse:

    Agora sim, um técnico mais experiente para que o torcedor tenha mais paciência. Só que tem que reforçar o time.

  • Luiz Ibirité disse:

    Este time do Cruzeiro vai testar e muito a paciência do torcedor, precisa de reforços pra disputar a série b, a torcida hj já mostrou sua insatisfação com o lateral esquerdo (muito fraco) e o Léo é lento, precisa de um volante e um meia, mais um atacante, pq só Moreno não fará milagres, e falando em milagres, boa contratação do sampaoli, mas lembre-se ele sozinho não vai fazer está turma de comi e dormi do Atlético jogar bola, se não vier reforço, vcs vão brigar no máximo pelo meio da tabela!

  • Pedro Vitor disse:

    Grande surpresa para mim essa vinda do Jorge Sampaioli, parece que o Sette Câmara entendeu a grandeza do Atlético também espero que dê bastante certo

  • Marcão de Varginha disse:

    Tomara que surja um Mudas para “investir” cifra$ no time que necessita URGENTE de zagueiros e mais atacantes.. só montadora de veivulos possuem volantes mais que o Galo!
    – Seja muito bem-vindos, Sampaoli, e que amém dos reforços que virão, que exija que
    os contratos de alguns sanguessugas do atual plantel sejam “renegociados”: sumam do Galo, chinelinhos e similares.
    – #benecyeternomito