Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Roberto Mancini, técnico campeão da Eurocopa com a Itália, jogou com Cerezo no grande time da Sampdoria campeão italiano em 1991

Que ótima final de Eurocopa entre Inglaterra e Itália. Como em toda final, a tensão tomou conta das duas seleções, no tempo normal e na prorrogação. Em casa, a Inglaterra queria dar essa alegria à sua torcida a qualquer custo e partiu para cima, abrindo o placar. Com paciência, os italianos empataram e mantiverem a mesma frieza no tempo extra. Nos pênaltis prevaleceu a competência do grandalhão Donnarumma, o goleiro italiano, eleito pela UEFA como o melhor jogador da competição.

As duas seleções mereceram chegar onde chegaram. Ambas mudaram para melhor a sua forma de jogar, especialmente a Itália, que abandonou a retranca e passou a jogar mais ofensivamente sob comando de Roberto Mancini, que foi um ótimo atacante e é um dos maiores vencedores da história do futebol italiano, como jogador e treinador. Está com 55 anos de idade. Como jogador, começou no Bologna (1981-82), depois Sampdoria (1982-1997), Lazio (1997-2000), Leicester City (2000-2001). Pela seleção italiana fez 36 jogos e marcou quatro gols.
Como jogador, ganhou a Copa Italia (1984-85, 1987-88, 1988-89, 1993-94, 1997-98 e 1999-00) a Serie A (1990-91 e 1999-00), Supercopa Italiana (1991 e 1998), Recopa Europeia (1989-90 e 1998-99) e Supercopa da Uefa (1999)
Como técnico também ganhou a Copa Italia (2000-01 com a Fiorentiana; 2003-04 com a Lazio; 2004-05 e 2005-2006 com a Inter de Milão; Serie A (2005-06, 2006-07 e 2007-08 com a Inter; Supercopa Italiana, 2005 e 2006, também com a Inter. Dirigindo o Manchester City, foi campeã inglês 2011/2012, campeão da Copa da Inglaterra, 2010/2011 e Supercopa inglesa 2021. Com o Galatasaray da Turquia, ganhou a Copa turca de 2013/2014.

Katanec, Pagliuca; Lanna, Lombardo, Cerezo e Roberto Mancini;  Vierchowod, Mannini, Bonetti, Vialli e Pari. O técnico era o yuguslavo/sérvio Vujadin Boskov, que morreu em 2014, aos 82 anos.


» Comentar

Comentários:
5
  • Silvio T disse:

    A história do Atlético em jogos mata-mata é sempre se lascar no jogo de ida. O time é incapaz de ter uma derrota “normal” e manter boas condições para virar em casa. Foi assim até nas espetaculares conquistas da Libertadores e Copa do Brasil. Foram precisos sufocos memoráveis contra Newell`s Old Boys e Olímpia e remontadas épicas contra Corinthians e Mengo. É o que eu sempre chamo de falta de estratégia, de inteligência. Uma vitória amanhã contra o Boca em La Bombonera seria um sonho, mas aceito numa boa até uma derrota por diferença de, NO MÁXIMO, um gol. Espero que cabeças pensantes estejam preparando a equipe para o confronto em Buenos Aires. Não se descontrolar emocionalmente como caipiras fora de casa, não cair em provocações e violência por parte dos argentinos que levem á expulsões, não perderem o controle dos nervos com a arbitragem parcial. É o tipo do jogo que não se ganha só com futebol. É preciso foco, estratégia, inteligência.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde,

    Engraçado que ontem no Fantástico o Tadeu Schmidt falou do resultado da Copa América, da vitória da Argentina e depois mostrou “aglomeração” de torcedores brasileiros em um portão do Maracanã, falando que poderiam ser multados, estavam sem máscara, blá, blá… Aquela ladainha de sempre…

    Ai chegou a vez de mostrar os gols e os penaltis da final da Eurocopa e eu pensei, agora ele vai mostrar os hooligans ingleses brigando na rua um dia antes e no dia do jogo e invadindo o Estádio de Wembley e simplesmente a Globo ignorou os vandalismos dos ingleses. Um peso e duas medidas!

    E hoje estava lendo que muitos torcedores estão enviando mensagens de racismo contra os jogadores que perderam os penaltis… E cortaram o Galvão Bueno, sem mostrar a entrega da taça a Italia e ele saiu reclamando..kkk A coisa tá mais ou menos bagunçada na outrora poderosa Vênus Platinada…kkk

    Narrativas a gente vê por aqui! Plim Plim.

  • Pedro Vitor disse:

    O jogo do Atlético contra o Boca Juniors é somente amanhã, mas já estou apreensivo.

    O esquema com três zagueiros, me parece que encaixou, Rever cresceu, ele tem muita experiência, sem contar a bola aérea, uma arma para o Atlético.

    Deve ir de Nathan Silva ou Igor Rabello, Rever e Alonso. Uma dúvida é o Dodô, na minha visão acredito que não vai de titular, ele deve deixar o Alonso mais livre na esquerda.

    Meio de campo, Allan, Tchê tchê e Zaratcho, na frente sim, savarino, Hulk e Nacho este sim acho que vai pro tudo ou nada.

    Se o Atlético trouxe um bom resultado, será muito importante para o crescimento na temporada.

  • Luís Cláudio disse:

    Gostei dos jogos anteriores da Eurocopa, anos luz à frente do futebol sul americano, mas na final o jogofoi fraco com muita marcação e pouca técnica. O Insigne craque da Itália quase não apareceu. Muito aparato midiático e um público enorme aglomerado e sem máscara.

  • Alisson Sol disse:

    Parabéns à Itália. Mesmo os comentaristas da TV Inglesa admitiram que o gol de empate da Itália era questão de tempo.

    A registrar: quase 50 prisões já feitas na Inglaterra devido a baderna antes, durante e depois do jogo. E, pior, os ataques racistas feitos online aos jogadores ingleses que perderam penalidades. Eterno erro de técnicos: achar que jogador que treinou bem pode entrar numa partida e ir frio bater penalidade decisiva em frente a um estádio cheio!