Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hoje é dia do Galo! Parabéns Clube Atlético Mineiro, 114 anos muitíssimo bem vividos!

Cada atleticano tem um time do Galo de preferência na memória, que ajudou na sua formação pessoal alvinegra. E também o que considera o melhor que viu jogar. Este de 1980, é o melhor que vi, presencialmente. O time vítima dos maiores escândalos de arbitragem, o mais roubado da história do futebol brasileiro. Quem recorda sobre 1980 e 1981 vai se lembrar.

Este, que era bom demais, da maior glória até hoje, nestes 114 anos!

Esta máquina, que encantou o país ano passado!

Este, de 1969, é o mais emblemático para mim, que, fez a minha cabeça de criança consolidar que eu seria mesmo atleticano. Não tive o privilégio de vê-lo em ação. Só ouvia as transmissões dos jogos, pela Rádio Guarani ou Inconfidência, as emissoras que podiam ser sintonizadas no interior. Mesmo em Sete Lagoas, que naquela época era “longe” da capital.

Depois veio este, que tinha o conterrâneo Careca, no gol. Nascido em Baldim, mas revelado pelo nosso Democrata Jacaré.

Como não ter este na memória, primeiro Campeão Brasileiro, dirigido por aquele que entraria para a história como o maior técnico da história do futebol brasileiro, Telê Santana.

Este, do também conterrâneo Vaguinho, ponta direita, que depois foi fazer sucesso no Corinthians. Uniforme diferente, num Mineirão lotado, tarde de muito sol. Uniforme, que, aliás, deveria ser revivido, pois era bonito demais.

Ou este Galo, que representou a seleção brasileira e venceu amistoso contra a Yugoslávia no Mineirão, em 1968.

Delegação campeã nacional em 1971, recebida no Palácio da Liberdade pelo então governador Rondom Pacheco, no retorno do Rio, depois da vitória sobre o Botafogo.

Enfim, são tantos “Atléticos”, tantos “Galos”, imortais, de um clube gigante, de uma torcida fantástica, inigualável. Até morrer! Viva o Galo!. Viva a massa!


» Comentar

Comentários:
28
  • Horacio disse:

    E bota bem vividos nisso aí Chico! Parabéns a todos os atleticanos pela data, responsáveis que são pelo que é o Galo hoje. Mesmo sendo apaixonados, são conhecidos internacionalmente como a torcida mais isenta do planeta!! A que emite as opiniões menos tendenciosas, não é exatamente uma vantagem porque os vencedores são magnânimos.

    Que estes primeiros 114 aninhos repitam-se por muitos e muitos séculos!! Nossos adversários hoje, sequer serão conhecidos daqui a uns 114 milhões de anos. Isto é certeza.

  • Renato César disse:

    Das séries “Todo mundo é atleticano” e “entra funcionário, sai torcedor”, já viram a carta do Arana? Maior lateral esquerdo do futebol mineiro, talvez do futebol brasileiro. Vai estar na Copa representando o Galo e toda a sua nação!

  • Renato César disse:

    Parabéns a todos nós atleticanos ou não! O Galo é a razão do nosso viver!

  • Silvio Torres disse:

    A participação meio histérica de representantes do Massa Falida nesse post mostram a grandeza do Clube Atlético Mineiro e de sua torcida. Precisa mais nada..rs

  • Márcio Luiz disse:

    Minha SELEGALO desde que nasci:

    Victor, Nelinho, Léo Silva, Luizinho e Arana; Cerezzo, Paulo Isidoro e R10; Hulk, REI e Éder.

    E aí, Chico e alvinegros. Qual seria a de vocês?

    • Eduardo Silva disse:

      dessa seleção s6eis jogaram no Cruzeiro: Nelinho, Léo Silva, Luizinho, Cerezo, Paulo Isidoro e Éder Aleixo.

      zeeeeeeeeroooooooo

    • luiz disse:

      Márcio, são tantas seleções que podem ser armadas dentro do Galo de todos os tempos que é difícil demais. Dizem que Guará era melhor que Reinaldo, mas como vc mesmo disse “desde que nasci” vou ficar com esse recorte que fez. Talvez colocasse o Tafarel no gol, no mais é por ai mesmo.
      Abração

  • Eduardo Silva disse:

    E ontem tivemos a notícia que se for para a final Cruzeiro x Alt Mineiro será torcida meio a meio.

    Mas o juiz será o “tradicional”…

    Se é que me entendem…

    Euuu acredituuuu….Euuu acredituuu…
    LONGA VIDA AO PESSOAL DE VESPASIANO, A MRV, AOS MENINS, AOS JUIZES DA FMF…

  • Fernando Chaves disse:

    Parabèns ao maior de Minas! Time que tem mais títulos mineiros, mais vitórias em clássicos e nunca ficou três anos na SEGUNDONA e muito menos na LAMA do FUNDO DO POÇO.

  • Marcão de Varginha disse:

    O Galo é e sempre será um clube sem distinção, fruto de um sentimento incomparável, acima do amor!
    – Nesta data tão especial parabenizo também à minha humilde pessoa por nascer e expressar esse sentimento incondicional e inexplicável e jamais traduzido por quaisquer poetas do passado ou futuro!

  • Márcio Luiz disse:

    Aniversário dos maiores AMORES da minha vida:
    Meu filhote e o GAAAAALLLOOO!!!!

    Haja “guaraná”!!!

  • luiz disse:

    Vendo esses escretes aqui, todos eles tem muita importância na construção vitoriosa do Clube Atlético Mineiro. Cada time, em sua época e ao seu modo ,foi motivo de orgulho para nós ,os atleticanos. Todos craques, se não no futebol. mas na garra. na luta , dedicação máxima e amor ao clube. E nessa toada, juntos com a massa fazem pulsar o coração de Minas! . Não há duvida que essa sinergia entre torcida -equipe são os formadores do DNA alvinegro, uma religião ,com gigantesca devoção que ninguém explica. Parabéns ao meu, ao seu, ao nosso Galo.

  • Ilacir Teixeira Mendes disse:

    Parabéns galo do meu coração aprendi a te amar desde o ano de 1959

  • Juca da Floresta disse:

    Não tem tri!

  • JESUM LUCIANO DA SILVA disse:

    Parabéns, Galão da Massa.

  • LÉO BRAZ disse:

    Parabéns CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!!!!
    114 anos de muitas glórias, alegrias e tristezas!!!!
    Mas o maior patrimônio desse clube é a TORCIDA: apaixonada e única no mundo.
    Então…. parabéns para nós também!!!!
    Abraço a todos!!!!