Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético tem oito no departamento médico, mas terá Hulk em campo esta noite pela Copa do Brasil

Matheus Moraes, 24 anos, artilheiro do Maringá, em foto do Fernando Teramatsu/MFC

Às 19h30 em Maringá contra o atual vice-campeão paranaense, que tem camisa verde e preta, parecida com a do América. Tem também o atacante Matheus Moraes, 24 anos, artilheiro do estadual deste ano com oito gols. Esperança do Maringá também na Série C do Brasileiro.
Se tem oito no DM (Arana, Lyanco, Alan Franco, Júnior Santos, Gabriel Menino, Palacios, Cadu e Caio Maia), terá Hulk, que como todo mundo, é quase meio time.
Lembrando também que se houver empate no placar agregado a decisão da vaga será nos pênaltis. O jogo da volta será quarta-feira que vem, 21h30, em Belo Horizonte.
O time que o Cuca deve mandar a campo esta noite: Everson, Natanael, Rômulo, Vitor Hugo, Caio Paulista (Junior Alonso); Rubens, Fausto Vera, Gustavo Scarpa; Cuello, Rony e Hulk.
Árbitro de Alagoas: Denis da Silva Ribeiro Serafim e com VAR, que a gente nunca sabe se vai ajudar ou complicar.

Foto: x.com/Atletico


A camisa vermelha da seleção brasileira e o risco que o presidente da CBF passa a correr

Foto: Divulgação/Footy Headlines

A ideia é de jerico, ridícula, mas se trata de alto interesse financeiro de gente demais. Aí já viu, né? Como dizia Nelson Rodrigues, “dinheiro compra até amor verdadeiro”.

A Nike quer popularizar e fazer bombar as vendas da sua marca Jordan, linha inicialmente só de tênis, criada em 1984, no embalo do sucesso do astro Michael Jordan. E nada melhor que uma camisa da seleção que conquistou mais Copas do Mundo na história. Principalmente numa Copa do Mundo, a próxima, de preferência, na meca do consumismo mundial.


Se tiver uma polêmica gigante, que provoque muito bate-boca, melhor ainda.


Pronto: tudo resolvido. A notícia “vazou” no domingo e o Brasil e boa parte do mundo falam disso: uma camisa vermelha como a número dois da seleção, substituindo a azul, usada na conquista da primeira Copa, em 1958. O “azul” do manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, além de estar na bandeira nacional.


Quem nunca tinha ouvido falar na marca Jordan, agora já, e a primeira parte da campanha de marketing da Nike, concluída com sucesso. Mídia espontânea é bom demais da conta, né?


Agora é administrar a reação da óbvia indignação geral. E depois de muita confusão na imprensa e redes sociais, a fornecedora oficial e a CBF decidem lá na frente: “de repente o azul continua”, misturado com um “detalhezinho” vermelho e etecetera e tal.

Acalma todo mundo, uma camisa bonita sendo usada em algumas partidas da Copa 2026 e vendas bombando no mundo inteiro, Brasil principalmente.


Nisso, políticos e alguns grandes veículos e figurõe$ parceiro$ da imprensa já foram acionados também, devidamente combinado$, para a polêmica ganhar todas as áreas possíveis. Já pensou?: “trocar o verde, o amarelo e azul da bandeira e da Santa pelo vermelho do comunismo???”


Cruz credo! Creindeuspai! E dá-lhe polêmica.


Já já alguma figura da Câmara ou Senado pede uma CPI.


O único risco que o presidente Ednaldo da CBF, reeleito “por unanimidade”, corre, é a perda de controle da situação. Quando se entra na seara política nunca se sabe no que vai dar. Apesar do centrão e da bancada da bola, sempre vale lembrar o ditado mais usado pelos políticos país afora: “todo mundo sabe quando e como começa uma CPI, mas ninguém sabe como termina”.


Se não fizer os acertos direitinhos, essa estratégia de mudar a cor da camisa da seleção pode resultar em degola, perda do tão cobiçado cargo de chefão do futebol verde e amarelo.


Com méritos de Leonardo Jardim, Cruzeiro chega ao G4, vence o Vasco, que demite treinador

Christian, autor do gol da vitória cruzeirense sobre o Vasco. Foto: x.com/Cruzeiro

Um jogo emblemático. Vitória sobre um adversário de respeito, que demitiu o técnico Fábio Carille, após a partifa. O Cruzeiro entrou em campo com um time de jogadores que buscam seu objetivo na vida de conquistar um bom futuro profissional e financeiro.

Sem as principais estrelas que custaram e custam fortunas: Dudu e Gabigol. O primeiro por querer ganhar a posição no grito e o segundo por não estar jogando nada.

x.com/Cruzeiro

Leonardo Jardim se impõe, ganha autoridade e põe o Cruzeiro no G4 do Brasileirão. Não é pouca coisa, nesse ambiente conturbado pelo qual passa o Cruzeiro.

Cássio foi o nome o jogo. Possivelmente sua melhor atuação pelo Cruzeiro. Na entrevista após a partida chorou e reclamou das críticas, como se fossem pessoais ou injustas.

Nada a ver. O futebol e a vida são de cobranças mesmo. Se joga bem, aplausos, se falha e engole frangos, xingamentos,  críticas e vida que segue.

O resto é perfumaria.

O Flamengo, que estraçalhou o Corinthians hoje, 4 x 0, no Maracanã, será o próximo adversário, domingo, 18h30, no Mineirão, pelo Brasileiro.

Antes, pela terceira fase da Copa do Brasil, pega o Vila de Goiás, às 21h30, quinta-feira (1º), no Mineirão.

x.com/Cruzeiro


Cruzeiro e Vasco empatados em pontos e turbulências parecidas. Quem vencer empurra a crise pro outro lado

https://x.com/Cruzeiro

Show do Gustavo Lima, ontem, com orquestra e tudo o mais, fez com que o Cruzeiro levasse a partida para o Parque do Sabiá. Quando optou por lá, nem pensou no Ipatingão ou Arena do Jacaré, apesar de serem praças com mais cruzeirenses e estarem mais próximas de Belo Horizonte. O Triângulo Mineiro está na mira do marketing azul, para a ampliação de mercados.

Ambos têm nove pontos. O Cruzeiro está na 10a posição e o Vasco na 11a, dois acima do Vitória, o primeiro da zona do rebaixamento.

O Cruzeiro ganhou um ingrediente a mais na sua pilha de problemas com o asfatamento doi Dudu, por questionar a perda de titularidade. Até que a fala não foi nada desrespeitosa, porém, ele conhecido por falar demais. Saiu do Palmeiras batendo boca publicamente com a presidente do clube, desrespeitando-a.

Certamente o técnico Leonardo Jardim quis cortar logo esse mal pela raiz pra evitar futuros questionamentos dele mesmo e de outros jogadores.

A verdade verdadeira é que as três mais caras contratações do Cruzeiro até agora não se justificaram.

Renato Alves, jornalista cruzeirense, conterrâneo de Sete Lagoas, que mora em Brasília, comentou:

“Mas errada era a torcida do Corinthians que vaiava o Cássio, né?

Errada estava a Leila em relação ao Dudu.

Errado era o Flamengo em não renovar com “Gabi”.

https://x.com/VascodaGama


O incrível acontece: América faz bela partida, e toma de três, numa noite de infelicidade do Matheus Mendes

https://x.com/AvaiFC

Foi um grande jogo com incontáveis oportunidades perdidas de lado a lado. Mas o Coelho desperdiçou mais. Além disso, o goleiro do Avaí fechou o gol, enquanto o Matheus Mendes deve ter feito o pior jogo da vida dele, falhando nos três gols catarinenses.

Uma pena. Com estes 3 x 0 o América caiu da vice-liderança para o sexto lugar, com o Avaí assumindo o topo da classificação, com 11 pontos, dois a mais que o Coelho, que ainda tem à frente dele o CRB e Athletico/PR (também nove), Vila Nova-GO e Coritiba, 10.

Próximo jogo do Coelho, em Ponta Grossa, domingo, contra o Operário, às 20h30.


Depois do mais difícil, virar o jogo, Atlético facilita e permite o empate

https://x.com/Atletico

Um tempo para cada time. No primeiro o Mirassol mandou no jogo e fez por merecer o 1 x 0, gol do Edson Carioca, aos 11 minutos.
No segundo tempo o técnico Cuca colocou o Bernard no lugar do Rômulo e o time melhorou. Aos 24 Rony empatou e aos 34 o mesmo Rony sofreu pênalti e Hulk bateu com precisão, virando a partida.
E quando todos se preparavam para comemorar a primeira vitória no campeonato, o jovem chileno Iván Roman que havia entrado no lugar do Alonso pra segurar o placar, tomou dribles consecutivos e no cruzamento, Reinaldo empatou, aos 46 para o Mirassol.
Hulk voltou a reclamar muito da arbitragem e agora imita Cássio, goleiro do Cruzeiro, criticando a imprensa: “a imprensa não fala dessas coisas da arbitragem”.
Balelas “hulquianas”!
A verdade verdadeira é que o Atlético está mal, tem elenco abaixo do que se espera para uma boa campanha no Brasileiro da Série A e sai comemorando um ponto conquistado no interior de São Paulo contra um time da prateleira do meio pra baixo do futebol verde e amarelo.
Ao contrário do que disse o dono maior do clube, longe de ser um dos melhores elencos da história. De sã consciência, ninguém sabe de onde o Rubens Menim tirou isso.
O time deste 2 x 2: Everson; Natanael (Saravia); Vitor Hugo, Junior Alonso (Iván Román), Rômulo (Bernard); Alan Franco (Fausto Vera), Rubens, Gustavo Scarpa; Rony (Igor Rabello), Cuello e Hulk.


Comentário alvinegro no intervalo de Mirassol 1 x 0 Atlético

No intervalo de Mirassol 1 x 0 Atlético, Fernando Rabelo comenta no aqui blog: “Mais uma vez o Galo tendo dificuldades contra time fraco, dessa vez Mirasol. Hulk reclamando do árbitro mas não faz gol. Se reclama é porque não joga bola, se ganha bem, vai reclamar do que? Mas como não tá jogando nada aí até o vento atrapalha. Tem alguma coisa errada, não é possível mais uma vez um jogo horroso desse. Sinceramente Cuca não vai fazer nada.”

Infelizmente, é tudo verdade!


Jogo da pior qualidade. Atlético mal e empate justo na Venezuela

Contra um adversário da prateleira de baixo do continente o Galo mostrou mais uma vez que sem Hulk é inofensivo. Scarpa também não jogou e o que se viu foi um time vacilante, mal coletiva e individualmente.

Depois da partida o técnico Cuca fugiu, sintomaticamente, das perguntas sobre a qualidade do elenco que tem para esta temporada:

__Não sou de me esquivar de perguntas, mas neste momento não posso falar de elenco porque é o que tenho e vou trabalhar com esses meninos até o fim”.

Antes o Igor Assunção      da 98FM o questionou sobre a falta de resultados para investimentos tão altos do Atlético para montar o time. Ele foi bem claro ao dizer que não houve tantos investimentos assim, e a equipe que ele teve que escalar esta noite falava por si.

Ou seja: com este elenco o Galo não irá longe, a não ser que haja um “milagre”.

Pra concluir, concordo com o que escreveu o Fernando Rabelo aqui n o blog, imediatamente após o 1 a 1 em Caracas:


“Que jogo é esse?? Como esses caras ganham tanto dinheiro pra fazer um jogo desse. Tomando aperto de um time inexpressivo com um técnico inexperiente de 30 anos, que lambança é essa? Tá faltando calma, raciocino, raça e técnica. Quem arma? Além de falta de cuidado com o planejamento físico que no início da temporada tem 8 no DM. O time é Cuello e Lyanco. Colocar meninos na fogueira e Bernard de titular é desespero tático. Tem elenco bem pior jogando bola poxa!”


Amanhã tem Caracas, mas o jogo mais importante do Atlético esta semana é contra o Mirassol, lá!

Imagem: x.com/Atletico

Como dito aqui mesmo no blog pelo Marlon Brant: “… Campeonato Mineiro serve para isso: um fica com a crise e outro fica com a ilusão…”.

Como sempre, o estadual passa a impressão de que o elenco está “quase no jeito”, que faltam poucas peças para que o time brigue na cabeça do Brasileiro.

Tipo o Athletic, de ótima campanha no Mineiro, e quatro derrotas em quatro jogos na Série B atual.

Com a vitória do Bahia sobre o Ceará, ontem, o Galo foi para o 17º lugar. Domingo tem o Mirassol, lá, que está em 11º, com seis pontos, um a mais que o hexacampeão do estado.

Cuca deveria concentrar-se 100% no Brasileiro e levar pro jogo contra o Caracas, o time reserva, como defendem vários atleticanos aqui mesmo no blog.

Mas, só não viajaram o Hulk, corretamente poupado, e o Scarpa, liberado para acompanhar o nascimento do filho.

Aliás, vale a pena ler algumas opiniões sobre  a situação do Galo, aqui e no facebook/chicomaiablog:

Valdede Rodrigues

“…Na minha opinião o galo deveria focar firme no brasileiro e copa do Brasil.“

Pedro Vitor

“… Pro jogo na Venezuela, levaria time todo reserva, com alguns jogadores importantes no banco caso necessite.”

Silvio Torres

“… Só falta agora os “jênios” levarem os principais jogadores para a Venezuela para enfrentar uma das piores equipes da terra de Maduro. Deixa os caras em BH, principalmente os idosos, treinando e se poupando para tentar alguma coisa contra o Mirassol.”

Luiz Souza

“… Reservas que não corresponderam. Esse lateral esquerdo que entrou, foi mal. Gabriel Menino fez a diferença e Scarpa não pode ficar no banco. O segundo tempo foi outro jogo. O importante foi essa goleada de 1 a 0 e os tres pontos na sacola. O Cuca terá muito trabalho para colocar esse time nos trilhos”

Giovani José Pinto

“…elenco curto e sem muitas opções de mudar um esquema tático durante as partidas.”

Stefano Venuto Barbosa

“…Muito jogadores estão em má fase, inclusive, o Hulk. Hulk teve um bom começo de temporada, curiosamente, com a chegada do Rony ele teve uma queda de rendimento…”


Cruzeiro vai ao Chile pela Sul-americana, com o pensamento no Vasco em Uberlândia

Foto: x.com/Cruzeiro

Perdeu em Bragança Paulista fazendo uma boa partida, contra um bom adversário, que inclusive entrou no G4 com o 1 x 0.

Nessa de observar tudo e todos para arrumar o time, já já o técnico Leonardo Jardim vai concluir que a próxima estrela a ter que ir pro banco é o goleiro Cássio, que outra vez errou ao tentar repor rápido a bola e deu passe para o contra-ataque que originou o gol do Jhon Jhon. Isso aos 14 minutos de partida, estragando todo o planejamento do treinador. Ainda bem que o goleiro, que num passado não muito distante, conquistou tudo com o Corinthians, não pôs culpa na “imprensa atleticana” por mais essa falha dele.

Quinta-feira o time volta a jogar pela Sul-americana, com viagem ao Chile para pegar o Palestino. Deveria levar time reserva, focando no jogo de domingo contra o Vasco, pelo Brasileiro, em Uberlândia, 18h30 no Parque do Sabiá.