Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Márcio Braga bota lenha na fogueira

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, pediu ao governo do estado, atenção especial à segurança para a delegação e torcida do seu clube neste fim de semana em Belo Horizonte.

Tudo bem, que ele esteja no papel dele, alertando para a integridade física de todos, mas se soubesse da competência e responsabilidade da Polícia Mineira não teria feito isso. Mas, vá lá!

O grande problema foi ter passado isso de forma pirotécnica para a imprensa, como um político em campanha visando às eleições de 2010. Faz média com os eleitores flamenguistas, porém incendeia os ânimos em Belo Horizonte, e os brigões de sempre, que talvez nem estivessem pensando nisso, começam articular, vendo uma boa oportunidade para aparecer na mídia nacional.

Lamentável a atitude do político Márcio Braga.

Veja o que saiu agora a pouco no site do Uol e que certamente será manchete nos jornais de amanhã:

“Flamengo teme recepção hostil e pede segurança a governador de Minas Gerais

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

O Flamengo embarca na sexta-feira à noite para Belo Horizonte, onde ficará até domingo para o duelo contra o Atlético-MG, no Mineirão. O caráter decisivo do confronto tem preocupado a diretoria rubro-negra, que teme que a delegação seja alvo de possíveis manifestações hostis da torcida atleticana.

Por conta disso, o presidente rubro-negro, Marcio Braga, enviou carta para o governador do estado de Minas Gerais, Aécio Neves, ressaltando a importância da partida e avisando que alguns focos de incitação à violência foram descobertos na internet, visando o Flamengo.

O mandatário lembra da rivalidade entre os times – que foi acentuada pelos jogos decisivos na década de 1980 – e pede proteção para a delegação carioca e para os torcedores rubro-negros. A expectativa é que o Mineirão esteja lotado, já que todos os ingressos foram vendidos antecipadamente.

Confira na integra a carta enviado por Marcio Braga a Aécio Neves.

Exmo. Sr. Governador,

O Clube Atlético Mineiro recebe o Clube de Regatas do Flamengo para um jogo decisivo em Belo Horizonte neste domingo, 08 de novembro.

Há muita rivalidade entre as duas equipes, ainda mais acentuada pelo momento atual do Campeonato Brasileiro. O jogo é muito importante para ambas as equipes, porque representa a possibilidade concreta de conquistar o título nacional e praticamente assegura uma vaga na Copa Libertadores da América em 2010.

Este jogo atrairá uma multidão acalorada de torcedores e o Flamengo, pela ação do GEASE (Grupo Especial de Alegria e Segurança nos Estádios) identificou diversos focos de incitação de violência na internet, incentivando ações contra a delegação do Flamengo e seus torcedores, inclusive o planejamento de recepção hostil no aeroporto.

É fundamental que estejamos preparados para enfrentar qualquer tipo de incidente e, por este motivo, dirigimo-nos a Vossa Excelência para nos colocar à disposição no sentido de colaborar com todas as medidas necessárias para garantir a segurança de todos e permitir que os torcedores rubro-negros aproveitem a famosa hospitalidade mineira.”

Atenciosamente

Marcio Baroukel de Sousa Braga
Presidente


» Comentar

Comentários:
25
  • Felipe Brito disse:

    Boa noite Chico.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Muito bom.
    Fui em sua palestra na faculdade Newton Paiva ( onde estudo, e curso o 5° período de jornalismo ), e gostei muito das suas histórias, principalmente a cobertura das Olimpíadas.

    Bom, vamos ao assunto.

    Infelizmente, a violência esta tomando conta de nossos estádios. Começa a violência dentro dos coletivos, arrasta por avenidas, e finalmente chega ao estádio. Mas não é só em BH que acontece isso. É no Brasil todo. O senhor Márcio Braga tem que rever seus conceitos, olhar antes para a SUA CIDADE, e SUA TORCIDA, antes de falar de outras cidades e torcidas. Este senhor está tentando criar ”polêmicas” para deixar o time e a torcida nervosas, e assim, consequentemente, deixando o Galo, com um pé atrás. Se fosse o Atlético que tivesse mandando a carta ao governador do Rio, com toda certeza que não daria este alvoroço todo.
    É uma pena. Este eixo Rio-São Paulo ainda irá destruir o futebol.
    Saudações alvinegras.

    E adianto o placar:

    Galo 1×0, gol de Diego Tardelli, no segundo tempo.
    Abraços

  • André disse:

    Olha, se relembrarmos vários jogos entre as duas equipes, veremos que já ocorreram diversas formas de hostilidades entre ambas as torcidas, do tipo: entrega um ramalhete de flores em frente as câmeras de tv e depois o pau come solto (epísódio este ocorrido há alguns anos atrás). Portanto, todo cuidado é pouco, de ambos os lados, pois o espetáculo é dentro de campo e não fora dele.

  • Gustavo disse:

    Chico, acho que você, Emanuel Carneiro, Lélio Gustavo e João Vitor Xavier estão dando valor demais pra uma coisa meramente formal e sem nenhuma conotação de desrespeito ao Atlético, sua torcida ou a Minas.

    Lá no Rio há problemas de violência? Há. E é uma pena. Nós também temos os nossos.

    Alguem esqueceu de um menino de 13 anos que perdeu um olho porque foi atingido por um tiro de borracha atirado pela PM há cerca de um mês no Mineirão?

    E aquele torcedor que morreu em um ponto de ônibus na Silviano Brandão?

    A violência está pra todo lado e se vocês, que tem o poder de formar opiniões, ficarem valorizando essas bobagens, a tendência é acirrar os ânimos.

  • paul disse:

    olá chico!não vou falar muito,só vou dizer que esse politico picareta tá se esqueçendo que não é em BH que bandidos derrubam helicópteros,fecham avenidas,matam policiais frequentemente.,etc….veja só:o que esse tipo de gente não faz para aparecer,não é mesmo?e o pior é que não estão nem aí para o fato de que suas palavras influenciam,de forma negativa,multidões….vamos esperar que tudo ocorra bem domingo e que possamos comemorar mais uma vitoria do Galo no mineirão!!!ab

  • clauber disse:

    sinceramente anderson, Você não merece resposta.

  • não comentarei mais sobre torcedores porque já vi que não conseguiremos a racionalidade, imparcialidade, desportividade.. infelizmente… olhem a matéria do Dadá e vejam o que deveria acontecer: brincadeiras e nada mais. ficar colocando adjetivos nas pessoas não leva a nada. é muito baixo isso.

    não é atoa que o Chico e o Dadá são ídolos,eles sabem conversar.

    http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=24776/noticia_interna.shtml

  • clauber disse:

    Flavio, sinceramente lendo seus posts só chego a uma conclusão, vc é um fanfarrão. Dizer que domingo não andará com a camisa do flamengo por bh afora é dizer o obvio. Infelizmente nem em dia de Atletico x Cruzeiro da para fazer isso mais. E outra se fosse no rio não daria para andar por lá com a camisa do glorioso. Realmente o presidente do fla quer aparecer. Estamos preocupados com o Galo e somente com ele, estamos concentrados para as ultimas 5 batalhas (não é guerra.) e a primeira parada é o flamengo.

  • Fabricio Melo disse:

    Tem muito cruzeirense postando coisas com o intuito de acirrar os ânimos entre as torcidas. Tá me parecendo aquela farsa montada pelo São Paulo no indepêndencia. Jogaram um copo plástico com cerveja no Cicinho e ele saiu mancando. Incitaram tanto a torcida do Galo até culminar com a agressão a um jogador do SP, não me lembro se foi o Grafite ou Fabão. Perdemos o mando de campo, mas até hoje não sabemos se foi mesmo um atleticano que arremessou o referido objeto. Atleticanos não entrem nesta onda, vamos ao estádio somente torcer e vibrar com o Galo.

  • Klailton Saraiva disse:

    Acabei de ler no globo.com, no site do Flamengo, que eles não irão exigir os 10% de ingressos a que tem direito, pois muitos flamenguistas já adquiriram seu bilhete. Tem muito cruzeirense fazendo onda na internet e se preocupando a toa com o Galo.

  • Renato Paiva disse:

    Chico,
    Com todo respeito, acho que o Kalil faria o mesmo se o Galo fosse jogar no Rio. Não vejo nada demais nisso. E a PM não é lá essa Brastemp já faz muito tempo. Boa era quando controlava mais de 100 mil pessoas no Mineirão com o espetáculo completo, ou seja, com venda de bebida alcoolica, colocação de faixas, uso de foguetes, bandeiras, etc. e tal. Aí sim. Agora, faz de tudo pra reduzir o público e, consequentemente, os problemas.
    Podem ver os últimos jogos entre Cruzeiro e Atlético. Públicos reduzidíssimos de tanto inferno feito entre os times, PM, MP, FMF, Ademg, etc. Uma verdadeira promoção às avessas do espetáculo.
    Sds.

  • Marcelo Andrade,

    imagina se brigarmos por causa das bobagens escritas ou ditas pela imprensa? deixem os jornalistas falarem bobagens, somos pessoas civilizadas.
    Pensou se ficarmos brigando porque eu torço para um time e você torce para outro time? Sou torcedor e quero torcer.
    Eu ignoro quando vejo alguém procurando briga. Sou do bem e continuarei do bem.

  • Adalton de Lima disse:

    Cidade: Gov Valadares

    Caro Chico,
    Por favor, diga ao pessoal do Atlético para não entrar na onda sobre rivalidade, violência, etc, ; essa onda possivelmente plantada por pessoas que querem tirar a tranquilidade do time carijo. O GALO PRECISA CONCENTRAR SEUS JOGADORES LONGE DESSAS PROVOCAÇÕES. TEM QUE TER EM MENTE O SEGUINTE: TODO JOGO VALE TRÊS PONTOS..NAO PODE LEVAR PARA O LADO DE CONFRONTAÇÃO CONTRA NENHUM ADVERSÁRIO..TODOS SÃO DIFÍCEIS E NAO TEM, NADA DE CLÁSSICO NÃO. È TUDO CONVERSA PARA TIRAR A CONCENTRAÇÃO DO ATLETICO.
    Veja o jogo do S. Paulo x Grêmio..mesmo com dois a menos o SP aguentou firme. Não pode entrar em oba-oba e nem em confrontação.; TANTO FAZ GANHAR DO CORITIBA COMO DO FLAMENGO OU PALMEIRAS.
    PS: desculpe, se tenho escrito muito ultimamente, mas é que precisamos muito do título ou ficar na Libertadores(pois tanto faz ser quinto ou decimo-sexto colocado) e seria uma pena perder as oportunidades na reta final, devido a ridículas tentativas de desastibilização do time atleticano.

  • Jose Luiz disse:

    IPATINGA

    Jornalista Chico Maia – Eu Jose Luiz da torcida galoucura e e tambem galo doido vale do aco sei que voce tem e pode conversar com o Sr presidente Alexandre Kalil para nao cair na onda e nos erros dos ultimos campeonato brasileiro, presidente estou falando dos ladroes da arbitragem como por exemplo o Jose Roberto Rato que roubou o titulo de 1980este é protegido da Tv globo e o outro tambem protegido é o Jose de Assis de 1982, estamos com esses caras atravessados na garganta ate hoje, por isso fica de olho e se possivel solicita um trio de arbitragem que nao seje nem carioca, nem mineiro, nem paulista e nem gaucho que sejam de outro estado ou de fora para apitar os jogos contra o flamengo contra o internacional e tambem contra o corinthians, nos nao estamos aguentando mais essa dafadeza deste homens da arbitragem e entao fique atento porque se nao vamos ficar sem o titulo mais uma vez. Nao vai na onda do Sr Ricardo Teixeira porque nos sabemos que eles sao contra os time mineiros, o exemplo esta ai com as transmissoes dos jogos dos mineiros pode contar no dedo quantas vezes foram transmitidos, eles sa puxa saco dos cariocas e paulistas, nao aceite porque se nao a vaca vai pro brejo, vamos lutar enquanto e tempo.
    Acreditamos no Sr.
    Um abraco do Vale do Aco da massa Atleticana.
    QUEREMOS RETORNO NO JORNAL SUPER NOTICIAS.

  • Stefano Venuto disse:

    Flávio Azevedo,
    esse monte bobagem que você postou, está em todos os blogs do Brasil, ou você acha que a torcida do Flamengo é santa e vem aqui só para ver o jogo e ir embora. Tudo baderneiro. Pergunte aos donos de restaurante das estradas o que ele pensam dessas torcidas.

  • Juliano Oliveira disse:

    Cidade: Taguatinga/DF
    Boa tarde, Chico Maia! Há comentários que são lamentáveis, como este de Márcio Braga. Será que os formadores de opinião naõ percebem que o teor de suas falas, por mais bem intencionadas que sejam, podem ter efeito contrário e justamente fomentar ações que ninguém deseja? sem dúvida alguma que este jogo é de risco e, agora, os ânimos vão ficar ainda mais inflamados. Continuando a querela dos ingressos, o papo que está rolando agora é que o Flamengo denunciará o Galo à CBF, por não disponibilizar os 10 % que lhes são de direito. Há fundamento nisto? Saudações

  • olha só o que peguei do blog da rede globo, verifique se o Presidente do Flamengo tá falando bobagem:

    5 novembro, 2009 as 14:25 é Galo ô seu mané!!

    ” Estamos ansiosos, esperando vcs urubus fedorentos aqui no Mineirão. Peço a gentileza de que tenham cuidado ao chegar no Mineirão!
    Urubu cego, cuidado ao atravessar a rua, principalmente perto do portão 2, aonde vcs, bambis rubro-negras irão entrar! Vem…vem…vem toma porrada veem! Já são minoria aqui, e ainda detestamos seu time horrivel. Lembram do 6 x1 lá em Ipatinga no ano de 2004???kkkkk….lembram né? Não sei se vamos repetir igualzinho, mas vamo cortar as asinhas desse urubu que mais chera comedor de bosta!!!Raça-Fla, Raça Rubro-Negra, Fla-BH, estamos aqui já reunidos e ansiosos para a chegada de vcs aqui no Mineirao. Já vou avisando que não adianta suplicar pela PM e muito menos pelos seus amigos Marias daqui…já tá tudo programado! Vamos vencer dentro de campo e bater muito fora dele!
    Favor não desfilar com camisa rubro-negra. É jogo do galo e por isso não tem ingresso pra urubu! 2 mil urubus fraquinhos e mortos de fome já tá bom. GALOOOOOÔÔÔ!!!
    Não importa se ganharam roubado na década de 80, para promoção do Rio cidade maravilhosa, isso é passado, queremos o presente. Ai no Rio os únicos times de futebol são Vasco e Botafogo. Flamerda é lixo, nunca foi time de futebol, apenas uma marca…e o Fluminense coitado, tenho dó…
    Pra finalizar quero deixar claro que urubu nunca botou medo! Viu blogueiro, acho q medo deve ter vc quando veem aqui. Se é que vem? Espero que vc tenha o histórico dos confrontos atualizados, pode checar mais vezes e perceber quem é o maior vencedor. A história é outra…vcs são fregues!!FREGUES tem sempre a razão!

    No aguardo,

    Atleticano…”
    give us a call! +55 31 GALO DOIDO – BH

    5-11-2009 +

  • Renato César disse:

    Já que o time é carioca, vou usar um jargão do filme Tropa de Elite: “Sr. Márcio Braga, o senhor é um fanfarrão!”

    É claro que se trata de um jogo que exige atenção especial da polícia. E a PMMG sabe muito bem disso. Por isto, a torcida do flamerdão vai ser escoltada até o Mineirão. E, seguindo ainda todos os procedimentos de segurança exigidos, deverá conseguir entrar no estádio por volta dos 15 minutos do segundo tempo. Talvez entre até um pouco antes de acabar o intervalo.

    A PMMG dará o tratamento que esta torcida merece. Só é uma pena porque deverá perder uns 2 gols do Galo e o grande show da Massa, mas terá segurança e integridade física garantida.

    Atenciosamente,

    Renato César
    Visite meu blog:
    http://rcgalo.blogspot.com/

  • audisio disse:

    Como é bom ver o Atlético foco das atenções quando o assunto é futebol. Não se fala noutra coisa em todo o pais. Que saudades devem estar os cruzeirenses dos “bons” tempos passados dos quais acharam até que o Atlético havia se tornado em clube pequeno em vias de extinção. A realidade é que o Atlético está de volta com sua grandeza e pujança, mais presente do que nunca, para desespero de muitos que se acomodaram com os louros dos últimos anos. Finalmente, como tudo na natureza o futebol se renova.

  • tá falando o Chico Jornalista ou o Chico torcedor do Atlético Mineiro?

    Chico, para verificar se o Presiente Márcio Braga está falando bobagem, domingo vá ao mineirão com a camisa do Flamengo e nos diga o que acontecerá. OK?

    sobre proteção policial nos jogos em MG recordei-me do jogo Villa e X Cruzeiro no campeonato mineiro, os torcedores sendo agredidos pelo policiamento que deveria dar proteção. Já esqueceram né? Afinal de contas não pagamos impostos para apanhar.

    sem mais.

  • Léo Palhares disse:

    O Sr. Márcio Braga acha que BH é Rio de Janeiro? Que dia tivemos proteção naquela cidade? Ainda mais falando-se em futebol… errou e entrou na favela, tá morto!

  • Lúcio Vieira disse:

    Se o Atletico quiser ser campeão é melhor ir se acostumando com as artimanhas e pressões neste caminho, isto é so o começo…… fazem de tudo para levar vantagem ou como sempre fizeram.
    Abraços Chico.

  • Bruno César disse:

    ADEUS SORIN!
    CRUZEIRO ETERNO!!

    SALUTI CELESTI
    FORZA CRUZEIRO!!!!!

  • clauber disse:

    Realmente o sr marcio braga tem razão, afinal esta acostumado com a violencia em sua cidade. Mas como disse o chico maia, ele desconhece ou “finge desconhecer” o trabalho da nossa PM. Já ví delegações chegando ao mineirão de helicoptero. Na verdade o mandatário do flamengo quer aparecer.

  • Gustavo disse:

    Chico, acho que ele está correto e está no papel dele de pedir segurança ao clube.

    Nada demais.

  • Stefano Venuto disse:

    Márcio Braga é uma besta, não deve ser levado a sério.