Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

BH tem hotéis suficientes para a Copa? IV

No início deste ano entrevistei o alto executivo de uma das maiores operadoras e agências de viagens do Brasil, e ele garantiu, sem pestanejar: “Se houver um campeonato de biriba em Belo Horizonte não haverá vagas suficientes nos hotéis da cidade”.

Os donos de hotéis detestam ouvir isso, porém, neste fim de semana quem quiser visitar a nossa capital terá que dormir na casa de parentes ou tentar uma vaga lá em Divinópolis ou Ouro Preto, pois num raio de distância menor que 100 km, todos os hotéis, pousadas e até motéis estão lotados.

E olhem que nos fins de semana a taxa de ocupação dos nossos hotéis é baixa. O show do Roberto Carlos no Mineirão, sábado, concurso do TRT, domingo, e um Congresso de Ginecologia, no Expominas, foram os responsáveis pela ocupação de todas as vagas dos hotéis daqui e cidades vizinhas.

Imaginem um jogo qualquer de Copa do Mundo? Qualquer Iraque x Suíça enche uma cidade dias antes e depois da partida.

E vale lembrar que Belo Horizonte vai receber seleções da prateleira de cima do futebol mundial, com enormes chances de ser palco da abertura da Copa.

Nos próximos posts desse blog o assunto está sendo bastante discutido por gente que entende do assunto. Leia e dê a sua opinião.


» Comentar

Comentários:
5
  • Marcos Ribeiro disse:

    Solução é metrô/VLT.Trilhos vida de 30 anos e ônibus cinco e reasfaltar toda cidade.Transporte de alta capacidade com qualidade de vida. com o conforto incomparavel do rolamento sobre trilhos que o primeiro mundo aprovou.Nem Curitiba o BRT é legal querem tambem metrô.BH tem o seu péssima administração intrincado de incompetencia politica absurda.Um presentão federal que não ocupa seu espaço e dá prejuizo!Acorda BH.Só o METRÔ é util e indispensavel a sobrevivencia de uma metropole

  • Alisson,

    vc focou-se apenas nos hotéis, citei um avisão mais ampla para abrir mercado em variados setores. O metrô é o acessório principal para ajudar na expansão de todos. Falo não somente para os turistas, para a população em geral.

  • Alisson Sol disse:

    Flávio,

    Desculpe-me discordar, mas o transporte coletivo é importantíssimo para a população local, mas não para o turista. Quem já está pagando U$200/dia pouco liga para um taxi a mais ou a menos com custo de U$20.00. O que o bom transporte coletivo local faz é liberar os transportes “individuais” para o turista. Mas o metrô em Belo Horizonte vai fazer quase nenhuma diferença para a Copa do Mundo, a não ser a de 2114. Não dá para o Brasil agora querer competir com Londres, Paris e Berlim, cidades que tiveram sua infra-estrutura de metrô construídas durante 100 anos. Uma simples obra na Antônio Carlos leva uma década. É focar na rede hoteleira, e mesmo assim rápido, pois leva tempo para os prédios ficarem prontos e se treinar as pessoas.

    Como exemplo, cito Bruxelas na Bélgica, que é uma cidade sem muitos atrativos, mas que recebe milhares de turistas no final de semana. O motivo é simples: a cidade construiu uma infra-estrutura de hotéis de primeira, pois é literalmente a “Capital da Europa”, sendo sede do Parlamento Europeu e outros orgãos semelhantes. Durante a semana, a cidade fica cheia de políticos e empresários. Durante o final de semana, ao invés de ficaram ociosos, os hotéis baixam o preço do pernoite a níveis muito bons. Um quarto que estava a 500 Euros durante a semana fica a 99 Euros no final de semana. Assim, mesmo quem vai passear em Paris ou Berlim prefere se hospedar em Bruxelas. É o que o empresário Maarten van Sluys que o Chico citou falou: fazer um dimensionamento pela média é arriscado. Superdimensionando, a cidade ganha a reputação de uma boa rede hoteleira e atrai eventos automaticamente.

  • Macalé disse:

    Sélagoa tem hotel, restaurante, comércio, gente treinada, segurança, rua sem buraco, esgoto tratado para receber uma seleção, torcedores e imprensa?

  • Chico,

    você que é um cidadão do mundo e sabe o que nos atrapalha, é o nosso transporte coletivo de baixíssimo nível.

    Tivéssemos um metrô atendendo à Grande BH resolveríamos este problema e toda a Região Metropolitana poderia receber os turistas para os eventos importantes.

    Metrô em BH com a linha: Venda Nova, Eldorado, Barreiro, Savassi via Pampulha, resolveria o problema em Belo Horizonte.

    Metrô BH-Grande BH, estendendo-se até Contagem, Betim, Ibirité, Brumadinho.

    BH- Grande-BH, estendendo-se Venda Nova até Vespasiano, Lagoa Santa, Santa Luzia.

    BH-Grande-BH, estendendo-se Santa Inês até Sabará.

    BH- Grande-BH, estendendo-se Savassi- BH Shopping, Nova Lima, Rio Acima, Caeté.

    São obras caríssimas porém darão vida à Grande BH e ficariam para sempre, melhorando o setor comercial, turistico, esportivo, reconhecimento mundial.

    Parece coisa de louco, mas sabemos que a Grande BH é minúscula se verificarmos que lá na Europa ele viajam de um país a outro de trem.

    O Brasil está no auge e entrando definitivamente no cenário Mundial e se tivessem alguém planejando a Grande BH, investidores não faltariam. Lá em SP e RJ serão gastos quantias enormes que provavelmente fariam estas obras que citei.

    minha opinião.