Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As estranhas escalas de árbitros

Diz o velho ditado que “à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta”, né? E na história real, acabou-se comprovando que Messalina (a mulher do Imperador) era uma vagabunda realmente.

Lembrei disso ao ler artigo do cruzeirense João Henrique, no site www.guerreirodosgramados.com.br onde ele mostra que o comando da arbitragem do futebol brasileiro dá motivos para as pessoas suspeitarem tanto do jogo de bastidores:

Porque a arbitragem brasileira é suspeita

GDG – Por:João Henrique

Salve nação celeste! Um absurdo a escala de árbitros para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez, um árbitro paulista apitará uma partida do Cruzeiro (Sálvio Spínola). Nada contra os paulistas, mas o problema, que não poderia passar desapercebido , é que o Cruzeiro ainda disputa título e vaga na libertadores com 2 times do estado do árbitro.

A CBF sempre defendeu não envolver árbitros de federações com interesses em uma partida em jogo algum. Mas este princípio foi completamente desprezado para a partida do Cruzeiro. O problema maior é que o erro foi repetido. Na última rodada, Paulo César de Oliveira, árbitro paulista, apitou o jogo contra o Atlético-PR e, após uma péssima arbitragem, tirou Gilberto do restante do campeonato.

Aí você olha o resto da escala. Evandro Rogério Roman, afastado após inúmeros erros no campeonato, volta em uma partida que vale o título e a disputa por Libertadores (Corinthians X Flamengo). Como pode um árbitro voltar a escala e apitar uma partida como essa? Principalmente após ter cometido erros crucias que favoreceram o São Paulo, principal interessado no confronto, na disputa?

Aí vem Sport X Internacional. Outro árbitro paulista em uma partida que envolve interesse dos times paulistas. Paulo César de Oliveira tem uma chance de ouro de repetir os erros da partida entre Cruzeiro e Furacão e favorecer os times de São Paulo mais uma vez.

Podem dizer que é implicância, mas então porque não é um árbitro mineiro que apita os jogos de Internacional, São Paulo e Flamengo neste fim de semana? Ou então um carioca que apita Cruzeiro X Coritiba e, assim, poderia ter interesses em prejudicar o Coxa, por exemplo, na briga contra o rebaixamento ou o Cruzeiro para ajudar o Flamengo na Libertadores?

Sempre que a escala gera um resultado desses, a CBF diz que é a coincidência. Curioso como esse coincidência nunca favorece, entre tantos que sempre são prejudicados, o Cruzeiro. Parto do princípio de que a Comissão de Arbitragem brasileira é honesta, mas vendo determinadas coincidências se repetirem e, principalmente, o resultado delas que tanto nos tomou pontos neste campeonato nas partidas mais importantes (São Paulo e Palmeiras) fica difícil de acreditar.

Podem achar que isso é o famoso “choro de perdedor”. Não é. A partida nem aconteceu ainda. Só que semana passada, antes da partida em Curitiba, eu disse a mesma coisa. E olha o que aconteceu…


» Comentar

Comentários:
5
  • Fabrício Melo disse:

    O Alício vai apitar Guaraní x Juventude, que disputa o não rebaixamento com o Ipatinga. Será que o Alício…

  • Eujácio disse:

    Chico, a cada dia que passa tenho menos dúvidas quanto às “mutretas” no futebol. O Goiás tem uma dívida para com o Inter no Brasileirão de 2007 e o Corinthians pode amolecer para o Fla por causa de mágoas do Inter no Brasileirão de 2007. Vai entender!

  • Adolfo disse:

    Concordo com a opinião de que a escala gera dúvidas, principalmente o Roman apitar o jogo do Cor x fla. Não vi absurdo nenhum na arbitragem do Paulo César jogo passado. Tirando o jogo de estréia, cruXfla, em que errou muito e prejudicou as duas partes, fez um campeonato sem sobressaltos, com erros comuns, diferentemente do Roman, que fez um absurdo no mineirão, por isso o gancho. Não deveria voltar num jogo crucial.

  • Danilo disse:

    Chico, como podemos cobrar de trabalhadores que não são profissionais?
    Os arbitros as vezes estão mais preocupados com seu emprego ou empresas do que com a partida que esta apitando…
    Ele não treinou a semana toda para apitar determinado jogo… ele não estuda as equipes e atletas do jogo em que vai apitar…
    Não tem como ficar cobrando perfeição de quem não se aperfeiçoa… Penso dessa maneira. É preciso profissionalizar a arbitragem no Brasil!!!

  • Celso disse:

    Esta do Evandro Rogério Roman voltar justamente no Corinthians X Flamengo é de doer. Parabéns pela lembrança!