Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E o Robin Williams, hein !?

USA/O ator desqualificou os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, ontem num dos programas de maior audiência dos Estados Unidos. E ainda subiu no sofá para imitar um macaco. A imitação vi hoje nos canais de TV. A notícia lí ontem no portal do Lance! http://www.lancenet.com.br/noticias “Uma piada de mau gosto em relação aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro marcou a entrevista do ator americano Robin Williams a David Letterman na TV americana.Convidado do ‘Late Show’, Williams disse que Chicago entrou em ‘desigualdade de condições’ em relação ao Rio de Janeiro na escolha da sede, promovida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca. 

– Chicago mandou Oprah (Winfrey, apresentadora de TV) e Michelle (Obama, primeira-dama). O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó…”

* O grande problema é que constantemente damos motivos para passar essa imagem ao exterior, não é!?


» Comentar

Comentários:
22
  • CLAUDIO disse:

    E ELE MENTIU?

  • Renato Paiva disse:

    Tô muito satisfeito em ler estes últimos comentários e a coluna do Danilo Gentili. Sensacional! Parabéns ao Leandro, ao Alisson e ao Pablo! É por isso que sempre visito o blog do Chico. Isso aqui é um verdadeiro palco de debates e tem pessoas muito esclarecidas comentando. Entendo perfeitamente porque o próprio Chico tem dito que o blog tornou-se uma de suas melhores ferramentas de trabalho. Abraços!

  • Pablo disse:

    Chico, boa noite.

    Graças a mais uma de minhas recentes insônias, peguei a entrevista do Robin Willians ao David Letterman (Canal GNT, no Brasil), do início ao fim, na madrugada de ontem pra hoje.

    Por mais outra coincidência, ontem comprei a revista número 1 da ESPN (com o Pelé na capa), onde há o relato sobre os bastidores da eleição do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas 2016.

    Vamos, então, ao que aconteceu em Copenhage e em NY – e ao que acontece no Brasil:

    * O David Letterman passou boa parte do programa zuando a Oprah, que anunciou que vai por fim ao seu programa lá nos EUA. A apresentadora quer deixar o programa de sucesso para se aventurar no cargo de executiva – ela quer montar uma emissora de TV. Por isso, o David Letterman disse que ele assumiria o lugar da Oprah.

    * Bom, aí entra o entrevistado, Robin Willians, que todos sabem ser um ótimo comediante. Numa das inúmeras piadas, o David Letterman perguntou se o comediante conseguia subir nas mobílias. O que significa isso? Há alguns anos o Tom Cruise subiu no sofá da Oprah, ficou gritando que a vida era bonita, que ele estava feliz, que tudo era lindo, etc… O Robin Willians imitou o Tom Cruise no programa da Oprah e não um macaco.

    * Ainda fazendo piada da Oprah, o comediante e o apresentador lembraram a derrota de Chicago, quando a Oprah foi fazer lobby pelos EUA na Dinamarca. A piada “das strippers e do pó” pegou muito mais pesado com os membros do comitê que teriam se vendido a essas “duas atrações brasileiras” do que em relação ao Brasil. É pura síndrome do cachorro viralata ficar remoendo essa história.

    * O que os brasileiros realmente fizeram para ganhar os jogos de 2016, segundo a revista ESPN?

    – o Brasil insinuou com a França a troca de voto pela compra dos caças Rafele (o que levou os japoneses à ira total).
    – o escritor Paulo Coelho deu exemplares de seus livros às esposas dos membros do COI, que são impedidos de ganharem presentes.

    – Pelé precisou se ajoelhar aos pés de um membro do COI italiano, no aeroporto, pois o velhinho ainda estava chateado com a derrota da Itália para o Brasil, em… 1970 (!!!). Pelé teve que se desculpar pelos 4×1, para supostamente ganhar o voto do velho.

    – o presidente do BC, Henrique Meireles, teve uma reunião longa com o príncipe de Mônaco, para convencer que a economia do Brasil vai bem e que não teria problema em realizar os jogos em 2016.

    – Fora o momento político do país e a fama do Lula.

  • Léo Ribeiro disse:

    Reproduzo aqui um ótimo texto do Danilo Gentili sobre este assunto:

    HÁ HE HI ROBIN WILLIANS

    Uns anos atrás os Simpsons vieram pro Brasil. Homer foi sequestrado. Bart ficou excitado com a loira de shorts enfiado na bunda que apresentava um programa infantil na TV. O menino pobre que a Lisa ajudou não tinha o que comer mas estava muito feliz desfilando no Carnaval.

    Esses dias Robin Willians falou o seguinte: “Claro que o Rio ganhou de Chicago a sede das Olimpíadas. Chicago levou Michele e Oprah e o Rio levou 50 strippers e 500g de cocaína”.

    Eu ri!

    Advogados, autoridades e populares se revoltaram nos dois casos. Eles não se revoltam, não se mobilizam, não processam, não abrem inquéritos, não fazem passeatas quando o sequestro, a loira vagabunda apresentadora de programa infantil, a idiotice do carnaval, o tráfico de drogas e a prostituição acontece na vida real bem debaixo dos nossos narizes. Eles se revoltam só quando usam isso pra fazer piada.

    A piada realmente boa sempre ofende alguns e mata de rir outros por um motivo simples: A boa piada sempre fala de uma verdade. Num País onde aprendemos a mentir, enganar, roubar, tirar vantagem desde cedo a verdade não diverte. Assusta. O cara engraçado pro brasileiro é sempre aquele que fala bordões manjados, dá cambolhatas no chão em altas trapalhadas, conta piadas velhas, imita o Silvio Santos e outras personalidades ou faz um trocadilho bobo mostrando ser um ignorante acerca dos assuntos. Esses bobos passivos nos deliciam porque nào incomodam ninguém! Um cara que faz um gracejo com uma verdade inconveniente pro brasileiro é como o alho pro vampiro. Merece ser execrado.

    O brasileiro é uma gorda de 300 kilos que odeia ouvir que é gorda. Ela faz um regime pra parar de ouvir isso? Não! Regime e exercicio dá muito trabalho. É mais fácil ir no shopping, comprar roupa de gente magra, vestir e depois acomodar a bunda na cadeira do McDonalds. O problema é que nem todo mundo é obrigado a engolir que aquela fabrica de manteiga a Barbie só porque está com a roupa da Gisele Bundchen. Então é inevitável que mais hora menos hora alguém da multidão grite: “Volta pro circo!” ou “Minha nossa! É o StayPuff com o maiô da Dayane dos Santos?”. Então a gorda chora. Se revolta. Faz manha. Ameaça. Processa. Porque, embora ela tentou se vestir como uma magra, no fundo a piada a fez lembrar que ela é mais gorda que a conta bancária do Bill Gates. A auto-estima dela tem a profundidade de um pires cheio de água.

    Ao invés de dizer que Robin Willians tem dor de corno, prefeito do Rio, vai cuidar primeiro da sua dor de mulher de malandro. Sabe? Mulher de malandro sim, aquela que apanha, apanha, apanha mas engole os dentes e o choro porque acha que engana a vizinha dizendo: “Eu tenho o melhor marido do mundo”.

    Advogados. Vocês já são alvos de piadas por outros motivos. Já que se incomodam com piadas evitem ser alvos de mais algumas delas não processando Robin Willians. Invés de processo envie pra ele uma carta de gratidão. Pense que ele estava num dos melhores programas de TV do mundo e só falou de puta e cocaína. Ele poderia ter falado por exemplo, que o turista que vier pra Olimpiadas se nào for roubado pelo taxista será no calçadão. Poderia também ter dito que o governo e a polícia brasileira lucram com aquela cocaíca do morro carioca que ele usou na piada. E se ele resolvesse falar algo como: “As crianças do Brasil não assistirão as Olimpíadas porque estarão ocupadas demais se prostituindo”.? A…E se ele resolvesse lançar mais uma piada do tipo: “Brasileiro é tão estúpido que se preocupa com o que um comediante diz, mas não se preocupa no que o político que ele vota faz”?

    Enfim… são muitas piadas que poderiam ter sido feitas. Quem é imbecil e se incomoda com piada, não seja injusto e agradeça o Robin Willians porque ele só fez aquela.

    E depois brasileiro insiste em fazer piada dizendo que o Português é que é burro.

    Fonte: http://danilogentili.zip.net/

  • Iraq Rodrigues disse:

    É que ele pensa que Brasil é a capital “do” Buenos Aires e pensou logo em Maradona, daí o pó…

  • Alisson Sol disse:

    Chico,

    Considero aqui o que vi em: http://www.youtube.com/watch?v=qTvMwA4Pq5s

    Primeiro: a piada é mais sobre o Comitê Olímpico do que sobre o Rio. Quando ele diz que Chicago mandou Oprah e Michelle, enquanto o Rio mandou meninas bonitas e pó, isto brinca com algo de que talvez os brasileiros não se lembrem: o escândalo da escolha de Salt Lake City para a sede dos jogos de inverno em 2002. Houve alegações de que os membros do comitê aceitaram presentes indevidos, incluindo “serviços sexuais” e festinhas de embalo. Lembre-se tais “favores” teriam sido providos pelo comitê de suporte à candidatura de Salt Lake City, e aceitos pelos membros do COI. A piada é mais no sentido de “devíamos ter feito como da outra vez, e agora o Rio fez o que obtém resultado com estes membros do COI”.

    Depois, Robin Williams brinca com a sua idade (58) e o fato de ser peludo, e diz que ele, baixinho e peludo, parece um diabinho da Tasmania. É por isto que ele sobe na cadeira e faz o que parece ser uma imitação de macaco. Não é, e ele novamente brinca com a Oprah, e imita uma cena famosa nos Estados Unidos, em que Tom Cruise subiu na cadeira e começou a pular.

    É talvez impossível para as pessoas entender tais coisas sem conhecer o contexto. Mas de forma alguma há qualquer desrespeito de Robin Williams ao Brasil nas piadas, ao menos no material que vi.

  • Leandro Alves disse:

    Deixemos de ser hipocritas ele fez uma piada como casseta já cansou de fazer com eles principalmente com buch, como nós mesmos fazemos com o nosso presidente e com nossos politicos que covenhamos são uma piada mesmo.

  • Frederico Dantas disse:

    É isso mesmo, Crys. Nada mais que uma piada que talvez só tenho tido graça para eles.
    Provavelmente o cara quis muito mais tirar um sarro da Oprah e da Michelle Obama que sacanear o Rio. Dizer que um bocado de strippers e um pouco de pó é muito mais interessante que as duas.
    Isso é muito pouco para nos sentirmos ofendidos, não acha? Não podemos nos ofender com piadas.

  • Crys disse:

    piada de americano, como sempre sem graca…

  • Renato Paiva disse:

    Gilmar,
    Tente enxergar ao seu redor! Tire a viseira. Não estamos falando de poesia. Estamos falando de realidade. Sds.

  • Gilmar disse:

    Lamentável! Eu até o considerava um bom ator, mas ele queimou para sempre esta faixa após vomitar suas entranhas cheia de pó.
    Mostrou uma vez mais, o quanto são prepotêntes e cegos. Se, eu dise “se”, ele tivesse um mínimo de visão, iria ver aonde estão indo o capitalismo selvagem, o imperialismo estúpido e ignorância planetária, no que a natureza e convívio com a mesma.
    (Ao Renato Paiva: Somos o que pensamos, mas não podemos pensar no outro, para o outro ou pelo outro. Assumimos o que pensamos, conscientes ou não!)

  • Fabrício Melo disse:

    Um péssimo hábito de nossos políticos é que, por seus acordos, sempre fizeram com que o Brasil se torne submisso aos Eua. Por nosso manancial de riqueza, mal explorado devido essa faca que eles encostam em nosso peito – não precisamos deles tanto assim. É preciso acabar com essa cultura. Violência e drogas há em todo lugar. Muitos não deixam divulgar. É tanto que no Brooklin e no Harlen há toques de recolher. Não gosto desses enlatados norteamericanos que adentram em nossos lares através da TV.
    Por nossa etnia heterogênea, somos bastante omissos. Temos que ser mais Nacionalistas, Patriotas. Temos que indignar-se, embora saibamos que isso é inveja de perdedor.

  • Gabriel Wirz disse:

    O Brasil tem que usar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 para mudar a imagem do país perante o resto do mundo. Os Estados Unidos da América(“os deuses da guerra”) fazem questão de divulgar em suas mega produções cinematográficas que o Brasil é um país totalmente subdesenvolvido, florestal e violento.

    Este é o grande momento de se mudar essa visão, mas tem que começar pelo próprio brasileiro, que apesar de conhecer o país que mora consegue acreditar nas falácias dos norte americanos capitalistas selvagens.

  • Renato Paiva disse:

    Como diria Nelson Rodrigues: “Somos um País com complexo de vira-lata.”
    Concordo que temos que fazer por onde sermos respeitados. Um País que não sabe sequer votar, não merece o respeito que vocês estão pleiteando.
    “O Brasil não tem povo, tem público.” Lima Barreto

  • Frederico Dantas disse:

    Caro Lima.

    Não sou fã do cidadão, é apenas o que eu penso. Concordo que devemos ser respeitados. Apenas não vi o episódio como falta de respeito. Vi como crítica, das que fazemos aos montes aqui no Brasil. Um exemplo são críticas contra argentinos aqui no Brasil. Estas, sim, já ultrapassaram o limite do respeito.

    Antes éramos ignorados. Agora começamos a ser criticados. Quem sabe num longíquo dia possamos ser admirados? E numa escala natural do jogo de poder no mundo, sermos então odiados.

  • Lima disse:

    Frederico se eles se ridicularizam o problema é deles, não concordo em nada com seu post, sinceramente, acho que nós devemos e merecemos ser respeitados. Se você é fã do cidadão tudo bem mas que ele pisou na bola e feio, isso ele pisou.

  • Frederico Dantas disse:

    Penso se tratar de uma bobagem, de piada. Este é o jeito do cara; ele é um comediante.

    Nós é que temos mudar nossa postura de sempre acharmos que estão nos ridicularizando. Quer povo mais ridicularizado ao redor do planeta que o povo norte-americano? Inclusive por nós mesmos. Basta assistir a qualquer humorístico nacional.

    Estamos num momento de transição em que passaremos a ocupar uma posição de destaque no mundo que nunca tivemos. Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo são apenas partes deste processo. É natural que o mundo volte os olhos para nós e que nos critique pesadamente por nossas mazelas. Isso acontece com todos que passam por isso.

    Tomara que saibamos receber estas críticas, que continuarão vindo aos montes, de uma forma positiva. Que nos leve a ser um país melhor e não a ficar chorando pelos cantos reclamando que estamos sendo gozados e praguejando contra os gozadores.

    Vamos crescer! Vamos trabalhar! É o cavalo arriado na nossa porta.

  • Lima disse:

    Pra mim só mais uma mostra de maus perdedores. Ele não deve ter ouvido o discurso do Lula no dia da disputa. Pra mim esse cidadão a partir de hoje entrou na lista dos idiotas. Uma pessoa pública no mundo de hoje com TV a Cabo e Internete deve ter o mínimo de bom senso antes de dizer as coisas. Ele provavelmente nem se tocou que essa entrevista seria vista por brasileiros, ou seja, não passa de um completo idiota ao qual faço questão de ignorar a partir de agora.

  • Aldemário Ferreira Filho disse:

    Por essas e outras que os Estados Unidos estão perdendo a hegemonia econômica e cultural sobre o mundo. Um país prepotente e arrogante. Ainda bem que o mundo caminha para uma divisão de forças onde não só os estados-unidenses, mas também europeus, asiáticos e brasileiros terão vez nas decisões.

  • Rodrigo Matta disse:

    Chico,
    Corrige: os jogos são de 2016 e não de 2014.

  • Stefano Venuto disse:

    Olha Chico,
    a gente pode até passar essa imagem, mas na verdade e na minha opinião, isso demonstra a falta de conhecimento que esse idiota tem do nosso país e a prepotência do povo americano e preconceito em relação aos latinos. Esse cara saiu da minha lista de filmes, pode até ser bom ator, mas perdeu um admirador.

  • Renato Alexandre disse:

    Excelente ator, mas prá falar uma asneira dessa só pode tá com a cabeça cheia de pó. Deve ser por isso, inclusive, que citou o assunto.