Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O futebol mineiro precisa ser reavaliado

Sobre o que escrevi hoje na coluna de O Tempo, e publiquei no blog, “Carência Mineira”, recebi ótimas observações do João Chiabi Duarte, com as quais concordo totalmente, e no fim, me faz uma pergunta importante. Vale a pena conferir:

“Creio que o problema começa no futebol mineiro do Interior. Há quanto tempo nenhum treinador mineiro faz um trabalho digno de realce ?

Há quantos anos o interior de Minas não revela um grande jogador que venha para Atlético ou Cruzeiro e arrebenta a boca do balão ?

O problema é que os times da “Interlândia”, falidos, ou investem nos restos dos times da capital nas tais parcerias de curto prazo ou senão nos bois velhos com data de validade vencida.

Teve gente que achou o máximo o Guarani DV mostrando o Hagamenon como destaque. Não foi à toa que caiu para a 2ª Divisão das Gerais.

Flávio, Micão, Euller, Wéllington Paulo, Evanílson e Irênio formaram a base experiente do América na série C, mas, quem se destacou foi mesmo Bruno Mineiro (Náutico) e o Luciano (que ficou no Coelho).

Chico é tempo de se repensar o futebol do Interior.

Temos que melhorar a arrecadação do nosso campeonato, usar fórmulas atrativas, manter os times com competições que valham alguma coisa pelo ano inteiro, sem ter que andar de pires na mão, adequando o orçamento à realidade de cada um deles e obrigando-os a que tenham categorias de base e que no time que disputar o campeonato se tenha um % de atletas formados em casa.

Se não fizermos algo neste sentido, massificar o esporte nas cidades do interior, usar as rivalidades regionais para criar o vínculo de torcida, tirar a molecada do ócio e do caminho do vício, se não mexermos nas bases, não temos chance de melhorar nunca.

Há esperança para o futebol do interior, maior do que viver o ano inteiro na esperança de fazer renda nos jogos contra os grandes da capital…

Mas, a ganância dos grandes vai acabar por matar os que poderiam lhes servir de celeiro. E os times do interior também vendem mais facilmente seus jogadores para outros times do Brasil do que para os grandes da capital, também é verdade.

Uma grande sacada seria fazer um fórum para discutir o futebol do futebol em Minas Gerais no “INTER-REGIO” do futebol (dezembro/janeiro), mas, será que algum órgão da imprensa se interessaria em promover debates com esta finalidade ? Você já participou de algum ?” 

Boa pergunta João, e a resposta é “não”.

Participei de um, há quase 10 anos, promovido pela Fundação Getúlio Vargas, contratada pela CBF para tal, porém, visando discutir o futebol brasileiro, em especial o campeonato nacional. Nada dos regionais.

Foi no Hotel Ouro Minas e lembro-me que foram debatidos temas como fórmula e período ideal de disputa, pontos corridos, mata-mata, horários e dias dos jogos, enfim, essas coisas.

Foi o embrião do campeonato brasileiro por pontos corridos, que entrou em vigor em 2003 e que está dando muito certo.

Entendo que é função da Federação Mineira de Futebol tomar esta iniciativa em termos de Minas Gerais, buscando um parceiro realizador do nível da FGV ou a própria FGV que tem unidade em Belo Horizonte.

 


» Comentar

Comentários:
6
  • anderson disse:

    podemos da uma chance para o vandeleir luxembugo um homem de fé para quebra esse tabu de titulos minieiro .

  • anderson disse:

    bem se o atletico mineiro tem 38 titulos mineiro nesei ano tem que ganha titulos não deixa a torcida na pior vamos com tudo para cima do rival cruzeiro para levantar taça

  • Renato Paiva disse:

    Muito interessantes os comentários do João Chiabi! Concordo plenamente. Ao contrário dele, há pessoas que acham que o futebol do interior nem deveria existir. São aquelas que soltam pipa em ventilador.

  • Jairo Lopes Torres disse:

    Cidade: Divinópolis

    Bom dia, Chico!
    Fiquei assustado com algumas declarações e nao surpreso, ai as perolas:
    Joao vitor(itatiaia) o Galo jogou sem goleiro o ano inteiro, ele entende de futebol. ou quer derrubar o Carini?
    Emanuel Carneiro comentando que esteve conversando com um paulista no domingo: qual jogador do Galo jogaria no sao paulo ou no internacional?
    Qual o goleiro e o centroavante do inter, qual é a zaga do sao paulo, quem sao os artilheiros no brasil 09, qual o maior artilheiro do ano?
    O Galo nao é um timaço quem entende de futebol sabe disso, cito que : Carini, Benitez, junior, coelho, correa, ricardinho, tardelli, eder luiz e renan oliveira jogam em qualquer time do brasil.
    Se fosse o contrario sao paulo e inter seriam campeoes antecipados.
    O time perrela ta cheio de perna de pau, o junior ta velho, qual a diferença de idade dele para o gilberto?
    Quando um jogador chega no time perrela é grande jogador, no Galo vamos ver primeiro.
    A imprensa nao falou nada do penalti marcado para o time perrela que nao foi, foi o segundo,engraçado.
    Treino secreto todos fazem, so o Galo é que toma pau, nao concordo com treino secreto.
    Os diretores do time perrela sao demais, até eles sao cobiçados por outros times, todo jogador é oferecido a eles, eles nao procuram ninguem.
    A competencia é tao grande que contaram os cartoes amarelos do wp errado. Se é o Galo mais pancada.
    Ainda bem que existem pessoas como voce, integras e honestas quando da critica e quando da noticia, com uma imprensa dessa nao precisamos de adversarios.
    Saudações Atleticanas!!!!!

  • Chico, acredito que se as cidades de Uberlândia e Juiz de fora investissem firme nos times locais que disputam o campeonato mineiro,a competição ganharia mais peso. São duas grandes e ricas cidades em que a maior parte dos torcedores não torcem para os grandes times da capital. Por isso seria interessante investirem pesado em seus clubes, para que os torcedores dessas cidades ao invés de torcerem para os times do eixo Rio-Sampa, torcessem para os times locais, criando assim uma rivalidade sadia com os times da capital, além de darem oportunidades para atletas da região. Seria um fator de integração regional e de fortalecimento do futebol mineiro. O Ipatinga cuja cidade é área de influência de BH, é um exemplo a ser seguido por essas cidades.
    No futuro, quem sabe Montes Claros e Valadares façam o mesmo. Aí teriamos um campeonato forte e disputado. Se isso não acontecer, só a volta da Copa Sul-Minas ou coisa semelhante poderia salvar o futebol mineiro, notadamente Galo e Cruzeiro.

  • Chico Maia disse:

    E onde a imprensa entra nisso Maurício?
    Função da imprensa é informar e comentar. Isso é feito. Tanto é que você sabe dessas coisas através dos meios de comunicação.
    Abraço,
    CM