Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Previsões de quem conhece Luxemburgo

O engenheiro João Chiabi Duarte é um dos executivos da Arcelor Mittal, e um dos maiores entendedores de futebol que conheço. Cruzeirense dos mais apaixonados, porém, de muito bom senso, enviou um e-mail que vale a pena ser lido por todos. Acho que ele só vai errar na previsão que faz na última frase, hehehe…

“Você deve se lembrar que em 2004, Luxa já tinha saído do Cruzeiro e eu o convidei a vir até a CST e dar uma palestra sobre formação de equipes.
Foi uma audiência espetacular e quando ele falava você ouvia mosquito voar no auditório. Todos prestaram muita atenção e a palestra dele fala de valores que são importantes no dia-a-dia das equipes de trabalho seja de que natureza forem.
Luxemburgo não chegou aos resultados que tem de graça não. Ele sabe trabalhar. Se derem a ele a liberdade que precisa e não houver fogueira de vaidades creio que o Atlético vá nos dar bem mais trabalho em 2010.
Luxemburgo vai viabilizar a presença dele no clube enxugando a folha mandando embora os jogadores que não darão retorno ao clube.
Trará alguns jogadores bons de grupo como Leandro Silva (não vai conseguir jogar bem todas as partidas, mas, vai ajudar o grupo a ter liga, pode apostar nisto), vai apostar em jogadores jovens com o Renan Oliveira. Vai recomendar a saída do Eder Luiz e trará um centroavante para fazer companhia a Tardelli no ataque (prevejo pouco espaço para Alessandro ou Renteria… um dos 2 rodará, ou até mesmo os 2 se Eder Luiz não virar caixa).
Ele vai manter Jonílson como cabeça de área, Correa pela direita, Ricardinho pela esquerda como armadores e meterá Renan com a DEZ.
E trará pelo menos um BEQUE de respeito pode apostar nisto.
Carini, Carlos Alberto, Wélton Felipe, DURVAL ou EDU DRACENA e Leandro Silva; Jonílson, Correa e Ricardinho; Renan Oliveira; Diego Tardelli e CENTROAVANTE;
O time vai jogar um futebol bonito, mas, vai perder para o Cruzeiro…
A conferir…”

João Chiabi Duarte


» Comentar

Comentários:
28
  • Pedro disse:

    Bom tambem acho que desta vez o Luxemburgo nao vai fazer o que fez por exemplo nas CRUZEIRO Mudar tudo e todos, fazer tudo a sua maneira, do faxineiro ao centro avante.

    Ele vai aproveitar ao maximo que pode jogadores do Atletico, e do grupo que terminou o Brasileiro.

    Mas tera que trazer pelo menos 2 zagueiros, um lateral direito, e pelo menos um atacante, se o eder Luis sair, pode traszer 2, porque estamos precisando.

    Com isso: carini, lateral direito, zagueiro 1 e zagueiro 2, Leandro; Jonilson, Correa e Ricardinho e Renan Oliveira ou Evandro; Eder Luis e Diego tardelli

    Kleber Pereira, um jogador mais rodado, talvez seja melhor para o grupo, do que jogadores que nao aceitam banco por exemplo. Pra lateral, acho que o Belleti deveria ser tentando

  • João Netto disse:

    Carlos Alberto na lateral?

    Ele foi muito importante esse ano, quebrou o galho legal, mas o tempo dele no Galo já deu, o Galo que arrume outro lateral melhor

  • Felipe A. disse:

    Errou também quando disse sobre o Carlos Alberto ser o lateral direito.

  • Renato César disse:

    Em tempo:
    – Concordo que a bricandeira com os adversários faz parte do mundo da bola. Preferencialmente em tom mais amistoso do que o mostrado por nossos presidentes, mas tem que haver a brincadeira sim.
    – Sobre a pré-Libertadores, só quis dizer que o primeiro jogo será nos quase 4.000m de altitude e será a 2ª partida oficial do time celeste no ano. A incerteza sobre classificação neste caso fica maior. Tem que jogar primeiro (veja que este próprio confronto anterior teria significado eliminação).
    – Sugeri Cáceres ao Galo. Claro que isto poderia se inviabilizar devido ao fato de que apenas 3 estrangeiros podem ser escalados pelos times brasileiros. Mas seriam defensores titulares menos importantes que atacantes reservas? Creio que não.

    Atenciosamente,

    Renato César
    Visite meu blog:
    http://rcgalo.blogspot.com/

  • Chicão,
    A turma ficou brava hein…
    Então vamos aos esclarecimentos :
    Guzella : Não falei mal do seu parente, muito antes pelo contrário. Leia as coisas sem segundas intenções.
    Eujácio : É verdade que o Cruzeiro já contratou ex-jogadores do Atlético ao longo dos anos. E muitos deles ganharam títulos com a nossa camisa, muito mais do que os que vocês contrataram… E Cerezo fez sim um gol importante contra o União São João que nos livrou do rebaixamento em 1994, mas, não se esqueça que também foi ele que levou a garotada para a balada antes (rs, rs, rs…)… O Toninho Cerezo é sem dúvida um dos caras mais legais deste mundo da bola. É humilde, conversa com todo mundo… Tive o prazer de lhe entregar a camisa 8 no dia em que foi contratado, ainda pelo César Masci.
    Eu vejo o futebol com a coisa mais séria entre as coisa que têm menos importância.
    Gosto de tirar sarro com os atleticanos, mas, também recebo bem a coisa quando ela acontece no sentido inverso.
    Estudei na UFMG entre 77 e 82 e você pode imaginar que tiravam o meu pelo… Teve um conselheiro do Atlético, cuja filha eu namorava, que foi do São Lucas ao barro Preto, com o carro com o som no toco, com o hino do Boca, naquele dia em que o vanderlei perdeu o pênalti e lá se foi a Libertadores de 77… E continuamos amigos… Revétria deu o troco, depois foram os 3 pênaltis perdidos na final contra o São Paulo…
    Sim, atrás de morro vem morro… E é por esta razão que não se pode perder a oportunidade de resenhar.
    Agora quanto à questão de futebol, você tem o seu gosto e as pessoas tem os gostos delas… você acha o fulano bom e eu o acho ruim… Isto é o que vale no esporte.
    Se o mandatário-mor do Atlético vai á TV e fala que o Cruzeiro vai enfrentar o Flamengo do Piauí e que ele iria enfrentar o Flamengo do Rio e depois a coisa acontece ao contrário, porque não posso tirar sarro desta situação ?
    É assim mesmo… Encarei com normalidade o foguetório de 15 de julho, pois, se fosse ao contrário também faria o mesmo.
    É preciso extirpar a violência, este negócio de botar a culpa em entrevistas polêmicas de jogadores ou treinadores ou dirigentes para a promoção de partidas… isto sim, tem que ser erradicado.
    Mas, a gente tirar sarro uns dos outros não. E se o cara não tem tolerância, se não sabe brincar… que também não entre numa de tirar sarro… Isto é para quem tem esportiva.
    E felizmente, eu estou entre os que sabe ter esportiva. Embora não goste de perder.
    Não tem medo do Luxa, mas, é claro que respeito a capacidade que ele tem de montar equipes. Isto forçará o nosso lado a trabalhar mais e melhor em 2010, para mantermos a atual conjuntura.
    Por esta razão vejo como positiva a vinda dele para o futebol mineiro, embora, preferisse mil vezes tê-lo do nosso lado.
    Um abraço a todos, sem mágoa e sem nada.
    João Chiabi Duarte
    PS : Renato César, realmente é uma vaga à Pré-Libertadores. O Cruzeiro vai ter que jogar contra o Real Potosi a 3.960 m de altitude e espero que desta vez se saia melhor que em 2008 quando perdemos de 5 x 1 lá e ganhamos deles fácil no Mineirão por 3 x 0. Mas, acredito que o Cruzeiro vá se classificar muito mais fácil desta vez… Não cometeremos os mesmos erros de logística do passado.

  • Imparcial disse:

    RÔMULO PERDIGÃO DIAS: Concordo em parte com vc, e acrescento que o Carlos Alberto “Afobado” também nãa sabe marcar!
    – O meu presente particular para este ano é que o CAM dispense os seguintes jogadores: Carlos Alberto, Werley, Marcos, Alex Bruno, Jorge Luiz, Feltri, Renan “Pancada”, Márcio Araújo, e outros malas sem alça e pipoqueiros que ainda insistem em vstir a camisa do glorioso, e que façam dinheiro com o Éder Luis, se for possível!

  • Renato César disse:

    Vou quebrar o silêncio após longa data. Continuo acompanhando diariamente o blog do Chico, mas tenho evitado participar. Mas tuod que envolve o Galo tem tamanha paixão que fica impossível permancer calado.

    Primeiro, aos demais atleticanos, só queria dizer que não vi nada demais no post plubicado. Talvez o Chico até tenha editado alguma coisa do email recebido. Já os comentários assinados por João Chiabi, estes sim foram mais provocativos. Mas comentário também qualquer um assina com o nome que quiser, então não sei se é a mesma pessoa.

    Quanto ao time, também acho que poderá vir um zagueiro e um atacante sim. Kléber Pereira é uma possibilidade e até sugiro um zagueiro: Cáceres. Escrevi sobre a renovação do grupo no meu blog, mas a equipe principal ficaria mais ou menos assim: Carini; Shéslon, Cáceres, Benitez, Leandro; Jonílson, Corrêa, Fabiano, Ricardinho; Tardelli e Kléber Pereira.

    Quanto a pedir que azuis não comentem sobre o Galo, não tem jeito. Eu tenho um vizinho que quando o Galo perde, fica bêbado na rua gritando palavrões e “Gaalllôô!!”. Quando o time dele ganha, a mesma coisa. Só não o vejo quando o time dele perde. Ou seja, Galo é paixão mesmo. Amor e ódio bem próximos e sendo as únicas possibilidades.

    Obs: tem gente esquecendo que o Brasil tem direito a 4 vagas para a Libertadores e 1 para uma seletiva. E, no embalo deste equívoco, acaba falando como se estivesse disputando um título de uma coisa que pode acabar no final de janeiro mesmo. De repente, os anões é que podem ter comemorado antes da hora.

    Atenciosamente,

    Renato César
    Visite meu blog:
    http://rcgalo.blogspot.com/

  • Frederico Dantas disse:

    Alisson.
    Você tem toda razão, tanto no aspecto da existência do blog quanto no do seu ainda pouco conhecimento pelas pessoas. Haja vista o escasso (quando não nulo) número de comentários para assuntos que hoje, certamente, renderiam muitos.

    Bom… o que não muda o que escrevi acima sobre rivais tecerem comentários mútuos.

  • Alisson Sol disse:

    Frederico: o blog existia na época da final da Libertadores, talvez ainda não descoberto por muitos.

    Vide as notícias e comentários da época em: http://blog.chicomaia.com.br/?m=20090716

  • Frederico Dantas disse:

    As coisas são relativamente simples, não precisam ser complicadas. Cruzeirenses comentarão sobre temas do Atlético e vice-versa.

    Vejam só. Mesmo com o sucesso cruzeirense conseguindo uma vaga na Libertadores o principal assunto do futebol mineiro na atualidade é o Atlético. Tanto pela decepção que causou em seus torcedores neste final de Brasileirão quanto pela chegada do Luxemburgo. É óbvio que todos, inclusive cruzeirenses, comentem as notícias.

    Existisse este blog na final da Libertadores, estariam todos aqui, inclusive atleticanos, comentando o fato e teorizando sobre suas causas.

    Mas o momento atual de assuntos a comentar é quase que exclusivamente atleticano. Simples assim.

  • Brasilia disse:

    Amigo Marcelo, nessa eu tenho que discordar, mesmo sendo atleticano. Veja que a única provocação feita pelo torcedor rival foi no final do parágrafo, e bem velada. Nada perto do que o Kalil e o Perrela fazem pela imprensa, incitando irresponsavelmente a criação de um ambiente hostil entre as torcidas. Aonde moro, no interior, torcedores rivais convivem entre si pacificamente e comentam abertamente sobre o time do outro, sem deixar de torcer fervorosamente para seus times, numa boa. Acho salutar ter boa convivência sim. Provocações acontecem e, convenhamos, nosso Galo tem dado motivos pra isso ultimamente. Não é necessário exaltação só porque o post veio do lado de lá. Vamos esperar mais um pouco, que teremos a nossa resposta, pois o Luxa é acostumado a ganhar deles, rs. No mais, a montagem do time ficará assim mesmo como falado pelo autor do texto, concordam?

  • Marcelo disse:

    Chico,

    Sou da cidade de Prudente de Morais, vizinha de Sete Lagoas e conheço muito seu irmão Gilmar, que trabalhou com meu pai na Embrapa.
    Somos de uma família de atleticanos e venho lhe pedir para não abrir espaço para cruzeirenses aqui no seu blog, e se abrir, peço que abra para falar do cruzeiro, nada mais democrático, concorda?
    Não aguentamos mais a arrogância e ar de superioridade dos torcedores cruzeirenses em se tratando de atletico, que, de um tempo pra cá, ( só ganharam mineiro). Falam como se fossem o Real Madrid, que estão longe. Precisam e muito rever seus conceitos de torcedor, que pra ficar igual ao atleticano, precisam comer muito arroz com feijão.

  • Bruno Silva disse:

    Chiabi, meu caro quase torcedor (le-se cruzeirense): Estou espantado com o temor exagerado que vc e os demais simpatizantes estão do Luxa. Impressionante. Não acho que tecnico ganhe jogo, precisa ter acima de tudo bons jogadores. Agora está cômico ver todos vcs ao invés de se preucuparem com seu time, ficarem tão amedrontados por um simples treinador. Na verdade, acho que as coisas estão ficando aos poucos em seu devido lugar, com cruzeirenses tremendo em se tratando de Atletico. Quando se fala Kalil, e agora Luxa, atremedeira é geral.

  • Bruno disse:

    Como o espaço é democrático nao vejo nada d+ em um cruzeirense falar a respeito do Galo, aliás isto é mandamento antigo do time cesleste.

    Se preocupam mais com o Galo porque este sempre foi MAIOR.

    Ademais, o que o lado serelepe pensa a respeito do alvinegro não passa de ciume, recalque e inveja e tampouco importa para os verdadeiros atleticanos.

    Um abraço ao frustado cruzeirense porque nunca seria aceito como atleticano.

  • Stefano Venuto disse:

    Se o Dracena vier será bem recebido, ele vem pra jogar não pra casar com minha irmã, aliás nunca gostei de jogador bonzinho. Quanto ao comentário do nosso amigo João Chiabi Duarte, deixa ele falar, porque como dizem os mais antigos “atrás de morro vem morro”. Ele pode até entender de futebol, mas nunca vi tanta inveja num sujeito só.

  • Paulo Santos disse:

    Tá explicado porque essa Arcellor Mittal, ex-Acesita, não faz nada pelo esporte e pelos clubes de futebol profissional do nosso Vale do Aço, cuja terra, ar e água polui , causando muito mais prejuízos do que se imagina á saúde da nossa população. Além disso, persegue as lideranças sindicais (prática antiga desde a ditadura militar) e quem ousar contrariar seus interesses. Uma vergonha. E ainda traz o Luxemburgo prá falar aos funcionários. deve ser prá ensinar como sonegar o imposto de renda.

  • Henrique Guzella disse:

    Sim, sou parente dele, já falecido por sinal.
    Qualquer declaração sua aqui é uma blasfêmia a quem não se pode se defender. Cuidado com o que você fala.
    Mas falar que conhece o Luxa é muita pretensão sua.
    Nem conhecemos o Celso Roth por mais que ele tenha passado aqui 2 vezes. E já falo mais uma vez: ninguém quer saber de palpite de cruzeirense aqui não e o Chico Maia pisou na bola. Caso fosse o contrário iriam reclamar da imprensa como sempre fazem (aliás, Cruzeiro e Lula tem tudo a ver: os dois reclamam da imprensa, mas nunca ela os ajudou tanto).

  • Henrique Guzella,
    Você deve ser parente do antigo diretor de futebol do time listrado chamado Marcelo Guzella.
    Era uma águia o sr. Guzella…
    Comprava juiz, arranjava casamento para o Rei… defendia bem as cores do time alvinegro.
    Não dou palpite nas coisas do seu time, isto fica a cargo de vocês.
    Mas, tenho condição de falar do Luxa mais do que muitos que só o conhecem de longe. Talvez você não tenha se apercebido, mas, esta foi a minha intenção… Mostrar como Luxa pode fazer bem a alguns jogadores e mal a outros… Agora vai trazer de volta o genro dele… E vai ter gente reclamando de nepotismo. Quer apostar ?

  • Henrique Guzella disse:

    Essa é a outra postagem infeliz sua.
    Mais uma vez, cruzeirenses dando palpite sobre o Galo não são bem vindos.

  • Romulo Perdigão Dias disse:

    O Atletico precisa de um lateral direto, nao da pra ficar com carlos alberto…o rapaz nao acerta um cruzamento…so sabe marcar…acho pior que tiago feltri…

  • denerclaudio disse:

    É verdade isto que Edu Dracena vai jogar no galo? Se for o kalil precisa refrescar a sua memória este sujeito já falou vários palavrões dirigidos a torcida do galo sem falar que ele disse que o atlético é um time pequeno e nunca jogaria no galo, que o cruzeiro que era o maior e melhor de minas o que está acontecendo? Não vai nos decepicinar hem kalil? Este sujeito é um falso e esperamos ele longe do galo.
    Sem mais abraços.

  • Eujácio disse:

    Caro João Chiabi, isso é recíproco. O Caçapa tá lá. Você pode fazer uma relação bem maior de atletas do Galo que vão para o cruzeiro. Só há uma ressalva: os do Galo se dão bem por lá e o oposto nem sempre, é tanto que Cerezo já te salvou da 2ª. Isso é uma maneira de provocar, embora o Kalil não tenha sido muito feliz.

  • Alisson Sol disse:

    Preocupa-me muito este negócio de empresas pagarem para esportistas apresentarem palestras sobre “formação de equipes”. Esporte é uma atividade física com um longo período de preparação para um pequeno período em se determina o resultado (às vezes, 4 anos de preparação para 40 segundos de um revezamento por equipes). Já a vida empresarial é atualmente na maioria dos casos uma atividade intelectual com pequenos períodos de preparação, e longos periodos de atividade para determinar o resultado. Tentar aplicar os princípios de uma atividade à outra é uma receita para desastres.

    E nem se pode dizer que estas palestras, se não ajudarem, não atrapalham, pois geralmente acabam atrapalhando. Eu trabalhei no Brasil em uma empresa em que um dos diretores fundadores adorava assistir estas palestras. Nunca melhorou em nada o comportamento dele, e ele certamente prestava atenção. Uma vez, foi a uma palestra de um navegador que havia passado meses isolado no pólo sul. Ao voltar, havia aprendido que “nem sempre há alguém por perto para ser o culpado dos nossos erros”. Até a próxima palestra, em qualquer discussão vinha o diretor repetindo “nem sempre há alguém por perto para ser o culpado dos nossos erros”. E ficava todo mundo olhando um para o outro e se perguntado o que aquela frase tinha a ver com o tópico sendo discutido (geralmente algo altamente técnico, em que ninguém estava culpando ninguém de nada). A equipe se unia com a busca de palestras esportivas para sugerir ao diretor, de preferência bem longe de BH!

    Eu, pessoalmente, estou feliz da vida com a vinda do Luxemburgo para o Atlético-MG. Espero que, nos duelos com o Luxembugo, Adílson aprenda a fazer substituições durante a partida, o que é o ponto forte de Luxemburgo e, na minha opinião, o ponto fraco do Adílson (que até mesmo já aceitou que, às vezes, dá uma de Professor Pardal). Caso Adílson aprenda a fazer substituições durante o Campeonato Mineiro, o Cruzeiro terá um técnico melhorado para a Libertadores. É preciso até mesmo aprender o que não fazer com Luxemburgo, pois o seu estilo corajoso em todas as partidas é algo excelente para campeonatos, mas não tem a mesma chance de resultados em copas. E a relação de Luxemburgo com jornalistas não é algo a copiar!

  • Tonhão,
    O problema do Dracena foi com o Ziza ou Biba Valadares…
    Mas, o Kalil tem mania de contratar ex-jogadores do Cruzeiro e já começou com a vinda do Leandro Marron provocante… que tem uma contusão latente na perna esquerda (músculo que une a perna à bacia).
    Antes dele vieram vários… é no minimo 2 ou 3 todos os anos no elenco do seu time …
    Em 2009 : Lopes, Jonílson, Renan Indio e Alessandro Bocoió
    Alguns nomes dos últimos anos : Alex Mineiro, Fábio Jr., Alex Alves Capoeirada, Alessandro Cambalhota, Valdo, Djair, Marcelo Djian, Careca, Cleisson, Belletti, Boiadeiro, Paulo César Borges, Paulo Roberto Bocão, Paulão zagueiro, Gélson Baresi, Ramon Menezes e tem mais gente. É ano após ano fazer um ex-jogador do adversário jogar bem, para ver se tira um sarrinho, mas, tá difícil…
    ESte ano, o Kalil falou que iria para a Libertadores enfrentar o grande Flamengo do Rio enquanto o Cruzeiro iria pegar o Flamengo do Piauí… mas, se esqueceu que estava em cima de Gilette, sem esta de fazer discurso antes da hora… E teve que engolir a alcunha de flanelinha outra vez…

  • Guilherme disse:

    O centroavante será o Kléber Pereira, e vai vir um novo lateral direito também. O Carlos Alberto, se renovar, não pode ser o único a atuar ali porque ele se desgasta muito, como foi esse ano… não jogou nada nos últimos jogos.

  • Adalton disse:

    O João Chiabi (Duarte? parente do Chico?) realmente demonstrou que entende de futebol e que é cruzeirense..rs rs rs ; montou um time para que o Atlético perca para o Cruzeiro…sensacional; apesar de ser atleticano, eu gostei da inteligência dele…será que ele não quer este time para o Cruzeiro, não? rs. rs.
    Um grande abraço a todos.

  • CHARLAN RICHARD DA COSTA disse:

    BOM DIA CHICO MAIA.
    MEU NOME E CHARLAN RICHARD SOU DA CIDADE DE ITABIRITO MG
    FIQUEI SABENDO QUE VOCE E UMA PESSOA MUITO CONHECIDA NA CIDADE DE SETE LAGOAS POR ISTO NESTA OCASIAO VENHO TE PEDIR UM APOI PARA A BANDA QUE TENHO AQUI NA CIDADE POIS E UM SONHO PARA A GENTE TOCAR EM SETE LAGOAS ,GOSTARIA DE PEDIR A GENTILEZA DE MANDAR CONTATOS DE CASAS DE SHOWS,TEL.DE PRODUTORES DE EVENTOS DA CIDADE ETC…
    OBRIGADO E SEU BLOG ESTA OTIMO.
    CHARLANBATERISTA@YAHOO.COM.BR

    – ITABIRITO MG