Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Luiz Carlos Alves presenteia a nós deste blog

Tive a honra de receber um e-mail do grande Luiz Carlos Alves, um dos melhores jornalistas da história da nossa imprensa. E para a alegria nossa e dos amigos leitores deste blog, ele mandou um texto de outra fera do nosso jornalismo, a Nilza Helena, cruzeirense, que escreveu uma carta aberta ao presidente do Galo, Alexandre Kalil.

Tomo a liberdade de publicar na íntegra o e-mail do Luiz para que os senhores saibam melhor quem é a Nilza Helena:

“Chico,

Continuo leitor.

O blog está bastante informativo.

E informação é o que se busca, ao contrário daquelas

chatices provincianas de torcidas e torcedores se agredindo.

Textos bem escritos também cabem. Eles estimulam a reflexão

Tomo a liberdade de enviar-lhe um desses, da Nilza Helena, jornalista e escritora, companheira dos bons tempos do “Diário de Minas” nos anos 60 e 70, uma redação-escola, repleta de grandes mestres, como Enio Fonseca, Urias Botelho, Alcindo Ribeiro, Délio Rocha, Edmar Pereira, Afo, Malagueta… ; enfim, um ameno Butantã, por onde tive a honra de começar (e aprender com todos eles, e ela) no jornalismo impresso.

Nilza é também a senhora Ronan Ramos.

Fomos falar em cobras, aí está mais um.

O texto é seu. Não aguentei esperar pelo encontro com o Ivan (Drumond, do Estado de Minas).

Segunda-feira está longe demais. Em jornalismo, aprendi, não se guarda notícia nem texto.

Abraço amigo do

LUIZ CARLOS ALVES”


» Comentar

Comentários:
8
  • luciana disse:

    O Luiz Carlos Alves, Chico está na assessoria de comunicação do Clube Jaraguá.

  • boa noite, chico!
    tudo bem contigo, espero que esteja a 1000 maravilhas. chico a minha pergunta é; por onde anda o nosso querido ” jornalista Dr Luiz Carlos Alves”, as vezes fico pensando em seus belos programas e definições esportivas. no mais aguardo retorno e um forte abraço.

  • Apesar de apoiar o Kalil incondicionalmente, nessa ele “pisou na bola” mesmo!
    – Concordo em parte com o Bruno Freire Andrade, mas a “sugestão” dirigida ao Kalil de acrescentar Belo-Horizontino, meu amigo, é a mais infeliz do mundo, pois, como a história nos ensinou, desde a origem do CAM aceita-se ricos, pobres, brancos, índios, homens, mulheres, jovens, autoridades diversas, enfim, pessoas do povo em geral, ao contrário de certos clubes (clubes?) que em continuidade à seu nome acresentam o da capital…

  • Alisson Sol disse:

    O melhor torcedor para um clube, aquele que dá o maior retorno financeiro em relação ao investimento feito, é o torcedor que compra produtos sem ir a campo. É por isto que os clubes da Inglaterra fazem excursões pela China, Japão e Estados Unidos todo ano: o faturamento com produtos vendidos nestes países, além da cota de TV, é maior do que o que qualquer clube brasileiro fatura dentro de campo.

    Eu não fui ao Brasil este ano (2009), mas em 2008 o meu retorno para os clubes foi de 7 camisas oficiais do Cruzeiro, e 3 do Atlético Mineiro (pois compro também para parentes e amigos). Em 2009, mesmo sem ter isto ao Brasil, uma das visitas que recebi trouxe uma camisa oficial do Cruzeiro. Enquanto isto, há torcedor que vai a campo, e dá ao clube um retorno de uns R$5,00 em uma partida. Caso continuem preferindo tal torcedor, os clubes de Minas Gerais podem se preparar para a falência com o primeiro governo que levar a sério a cobrança de impostos atrasados.

  • Adalton disse:

    Em tempo: O Atlético penso que pode ganhar boas quantias com a venda de produtos; eu, por exemplo, só neste ano comprei 3 camisas oficiais do clube. E moro no interior.

  • Adalton disse:

    Prezado Chico,
    Eu estou sempre lhe escrevendo e participando nos comentários, por causa dessas coisas; o Atlético precisa pensar muito maior que numa cidade. ; precisa pensar grande; aqui em G.Valadares, quase não vemos mais uma criança com uma camisa do Galo…para que o Pres., que vem fazendo um bom trabalho reflita….por essas e outras que já se vão 38 anos…. As críticas construtivas fazem parte da vida de qualquer entidade pública.
    Um grande abraço.

  • Bruno Freire Andrade disse:

    Cidade: Itáuna MG
    Prezado Chico,

    Sabendo de sua imparcialidade e prestígio perante os meios de comunicação, gostaria de deixar aqui minha opinião a respeito do presidente do Clube Atlético Mineiro.

    Antes de mais nada, quero salientar meu apoio ao mandatário alvinegro que vem fazendo sim, um bom trabalho de reestruturação do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, consolidando-o novamente como um gigante do futebol brasileiro.

    Pois bem…

    Em entrevista ao programa Arena SporTV veiculado ontem, o presidente do Galo cometeu uma barbárie contra a FANTATICA torcida atleticana do interior.

    Com uma mentalidade PEQUENA e RETRÓGRADA a respeito da idéia de marketing, o presidente atleticano disse que as únicas fontes de renda realmente importantes para o clube são as cotas de TV (aberta e PPV), a venda de jogadores e patrocínios.

    Mas a pior parte da entrevista foi quando, aquele que deveria ser O DEFENSOR MAIOR DA TORCIDA ATLETICANA, ainda discorrendo a respeito da renda do clube, disse que o que importa realmente para o clube é a torcida da cidade e que não se importava com o Interior.

    Ao ver a lamentável cena, com ampla decepção, pensei nos MILHOES de atleticanos que não residem na Capital e que aos olhos do clube que AMAM não tem o respeito merecido.

    Kalil caiu em incoerência já que os Atleticanos INTERIORANOS a respeito dos da Capital, também gastam suas economias indo a jogos sempre que possível, comprando pacotes PPV, comprando a LIMITADA oferta de produtos que o clube oferece.

    Atleticanos que também ajudaram a construir a historia centenária do clube, seja em cargos de diretores ou honrando as cores alvinegras em campo.
    Ou o Ilustríssimo Senhor Presidente esqueceu-se de nomes como Reinaldo (Ponte Nova), Mário de Castro (Formiga), Ubaldo (Divinópolis), Said (Congonhas) dentre tantos outros craques inesquecíveis?

    Pois bem presidente, suas declarações soaram como uma apunhalada no coração do torcedor alvinegro.

    Espero que reveja essa postura e retrate-se junto à torcida. Sua fala foi de grande infelicidade e deu o poder da subjetividade na interpretação culminando no direito de quem sentiu-se ofendido em manifestar-se.

    Se tal ação não for feita, sugiro-lhe então, que mude o nome da instituição para CLUBE ATLÉTICO BELO-HORIZONTINO.
    Outra alternativa, é lamentar o grande número de torcedores(principalmente jovens) que o clube o qual preside, perde para o rival por incompetência própria.

    Atenciosamente,

    Bruno Freire Andrade

    • Chico Maia disse:

      Caro Bruno,
      infelizmente o Kalil se parece com o Lula neste aspecto. Às vezes fala cada “m” que não dá para entender. Tenho certeza que ele vai se desculpar por essa fala infeliz.
      Abraço,
      Chico Maia