Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mãe cruzeirense escreve carta ao presidente do Atlético

Chega de saudade
 
Senhor presidente

Ao final do Campeonato Brasileiro, pode parecer estranho uma mineira cruzeirense escrever ao presidente do Atlético. Eu deveria estar na rua comemorando o quarto lugar e a classificação na Libertadores. Não estou.

Explico: sou a única cruzeirense da família. Ao me casar, filha única, achei que meus futuros filhos ficariam deslocados entre os primos da enorme família atleticana do meu marido. Abri mão de discussões inúteis e deixei que as crianças herdassem o espírito atleticano do pai, uma companhia muito melhor para as idas aos estádios.

No berçário, os objetos de meus filhos – fraldas, mamadeiras, roupinhas – eram gravadas com um galo, embora minha primeira filha viesse ao mundo em 1977, quando o Atlético, contra tudo e contra ele mesmo, entregou o título ao São Paulo numa infeliz disputa de pênaltis (cá entre nós, naquele domingo eu me arrependi bastante de ter aberto mão da raposinha faceira).

A década de 80 começou com o nascimento do segundo filho e bons momentos do Atlético no campeonato mineiro. Houve uma época em que ele estava tão bem que um E.T. desceu no Mineirão em uma nave dizendo, com voz metálica, que a fama do time tinha chegado aos outros planetas e que ele estava ali para conhecer a grande maravilha. Os torcedores vibraram. Era a época em que o Galo era forte e vingador, honrava o nome de Minas e merecia um bolo gigante pelo aniversário, também em pleno Mineirão, dele saindo uma revoada de pombos. Delírio da massa.

Em casa, as histórias eram contadas sobre as conquistas e os ídolos inesquecíveis. Dario, Ortiz, Mazurkiewicz, Reinaldo, Paulo Isidoro, Cerezzo, Cincunegui, Guará e Telê – ah, o Telê! Vitórias inesquecíveis sobre o Cruzeiro. Como eu chorava!

O tempo foi passando, os títulos escasseando e meus filhos começaram a se cansar de viver das glórias do passado – chega de nostalgia. Queriam um time que eles vissem ganhar. O brilho dos olhos do pai era pouco para eles. Queriam ter seus próprios brilhos, suas próprias alegrias, seus próprios gritos de gol. O direito de ser feliz não podia estar preso ao passado.

Em 2006, nem comemoraram o título da série B, pois não conseguiam se esquecer que o título só foi conseguido porque antes o time desceu. Assim, as conquistas mais recentes do Atlético são única e exclusivamente da torcida: maior média de público em 2009, recorde absoluto de público no Brasileirão de 2006.

Venho, então, respeitosamente à sua presença, com uma pergunta: até quando meus filhos e essa maioria de torcedores mineiros vão sofrer por um amor não correspondido? O senhor acredita que “são apenas coisas do futebol”, o Atlético liderar por oito rodadas e acabar em oitavo lugar depois de cinco derrotas seguidas? Acha certo a falta de raça, o pouco empenho, os erros primários, o saldo negativo de gols? Pensa que é normal virar “Galo fraco e perdedor?” Acredita que um clube não tem responsabilidade com o fato de uma moça de 32 anos e um advogado de 29 nunca terem gritado campeão a não ser pelo fraco campeonato mineiro? Que exemplos o Atlético tem passado para os jovens, adolescentes e crianças além do pouco caso com os sentimentos alheios?

Como objeto de amor e paixão de um público enorme, que valores o Galo tem ensinado? Que nadar e morrer na praia é melhor do que nadar e morrer no mar? Que falta de inteligência, de respeito e de critério podem conviver com o descompromisso e o amadorismo porque a torcida, como mulher de malandro, não se importa de apanhar?

Desculpe uma mãe se dirigir tão duramente a um presidente, mas o Atlético de hoje merece, e o Atlético é o senhor em primeiro lugar porque tem nas mãos os destinos do clube. Perder, empatar e ganhar fazem parte do jogo. Mas estou cansada de em casa ensinar causa e efeito, ato e conseqüência, raça e dedicação, e ver um time jogar tudo isso por terra em uma única partida. Já não é questão de ser cruzeirense ou atleticano. Virou questão de caráter.

Anualmente as empresas apresentam seus balancetes para divulgar perdas e lucros; síndicos prestam contas de suas administrações aos moradores; políticos vêem reveladas suas atividades – sujas ou não. Por que o futebol, que movimenta milhões de reais e milhares de emoções, não presta contas a quem de fato e de direito merece – os torcedores? Por isso, tenho uma sugestão: que tal o Atlético inovar e divulgar seus números de 2009 para o julgamento da torcida? Por exemplo: quantos pênaltis sofridos e quantos convertidos; finalizações certas e erradas; passes errados; gols convertidos e desperdiçados; bolas na trave; quantos cartões; faltas cometidas; perdas de bola; quantas camisas perdidas pelo excesso de suor (empenho) do jogador e quantas nem precisaram ser lavadas para o próximo jogo porque o atleta passeou em campo; quantas falhas foram analisadas e corrigidas pelo técnico e quantas foram passadas em branco com a simples promessa de “levantar a cabeça”? Havia punição para erro primário?

Sabendo que a falta de títulos é um indicativo da falta de respeito e de compromisso com o público, por que o Atlético não copia o time que no campeonato inglês, em novembro, devolveu aos torcedores o preço dos ingressos da partida em que ele foi goleado por 9 a 1 junto a um pedido de desculpas? Por que o Atlético não pede desculpas à torcida pelas infelicidades de 2009? E como promessa a ser cumprida de fato em 2010 por que seu clube não garante que a partir de agora vai fazer de tudo para recuperar o poder de encantamento, perdido sabe-se lá quando e onde. Por que seu clube não volta a sonhar alto? Chega de se contentar com a planície. Chega de saudade.

Senhor presidente, quero meus filhos gritando gol, campeão, forte e vingador. Quero meus filhos respeitados na mesma proporção em que eles respeitam o clube. Quero que a letra do hino seja concretizada em campo e não apenas uma poesia. Acho que passou da hora de eu começar a chorar pelo meu time. Já estou com vergonha de comemorar sozinha.

Respeitosamente,

Nilza Helena

 


» Comentar

Comentários:
40
  • maria karolaine disse:

    chico,
    Eu nao sou atletica mas eu adoro o seu cargo…

  • sergio disse:

    pra vcs pararem de sofrer eh mto facil…
    eh so virarem cruzeiiiiiroooooooo!!!!
    paixao sem limites…vamo vamo cruzeiroo
    vamo vamo a ganhar eu vou aonde vc for so pra ver vc jogar com o coração com mto amor cruzeiro o mais kerido do brasil….

  • MARCÃO AZUL disse:

    DA-LHE CRUZEIRO DURO… EIRÔOOOOOOO
    GRAÇAS A DEUS SOU CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.

  • Fabiana Leite disse:

    Eu tenho 19 anos, mineira com muito orgulho escolhi ser cruzeirense dentro de uma família de atleticanos! Tenho certeza que dentro de Minas Gerais o Cruzeiro Esporte Clube é o maior, concordo que a torcida do patético é muito apaixonada, mas eu torço para o TIME não para a torcida!!!Ser cruzeirense pra mim é uma paixão, está dentro da alma! Não concordo com muitas decisões do Presidente do Cruzeiro, mas devo confessar que sempre monta times para pelo menos disputar um brasileiro e ficar na ponta. O texto de Dona Nilza é extremamente proveitoso, se realmente o Presidende do Atlético tomar nota, caso contrário para minha felicidade será outro 5×0 em cima do Galo que para mim vale tanto quanto um Tíltulo!!!

    Parabéns Dona Nilza!

  • […] Este texto é uma resposta a “Mãe Cruzeirense escreve carta a presidente do Atlético” publicado no blog do Chico […]

  • […] Este texto é uma resposta a "Mãe Cruzeirense escreve carta a presidente do Atlético" publicado no blog do Chico […]

  • Oswaldo Braga disse:

    A coluna está publicada no jornal o Tempo mesmo: http://www.otempo.com.br. 28/11/09.

  • Danilo disse:

    Perdão… a coluna do Oswaldo Braga é no jornal Hoje em Dia, do dia 28/11/2009

  • Danilo disse:

    Parabéns, D. Nilza!
    Emocionante…
    mas a senhora esta triste pq é, como em BH, minoria. Tá é P. da vida pq na casa da Sra os atleticanos devem ser carne de pescoço. A sra. não aguenta mais… mas deve ser de tanta gozação dos filhos e marido da sra.! Como uma boa cruzeirense, esta chateada por ser MINORIA. E o pior… acha que o atleticano só quer saber de título. Claro que os títulos são importantíssimos, mas para quem é apaixonado como o atleticano, o flamenguista, o corinthiano e o gremista… as vezes eles (títulos) viram um mero detalhe.
    Sugiro que a Sra. e os outros cruzeirenses leiam a Coluna do Oswaldo Braga, do dia 28/11/2009, no Jornal O Tempo. Lá ele mostra a essência do Cruzeirense. Vale a pena ler, assim como o texto escrito pela Sra.
    Saudações de um atleticano orgulhoso do time para o qual torce!

  • Chico e demais blogueiros, boa tarde! gostaria de sugerir-lhes que coloquem o município onde residem (como eu), prá que possamos saber e termos uma idéia das localidades onde residem esses torcedores, especialmente os que fazem parte da mais presente e numerosa torcida mineira: do CAM, é claro!

  • Lima disse:

    PS.: O que o Guabiraba disse eu assino em baixo.

  • Lima disse:

    Sem querer ser indelicado mas tenho por padrão evitar de ler tudo que cuzeirenses escrevem sobre o Atlético para não me aborrecer. Logo fiz questão de não ler esse post. Acho que cada torcida deveria cuidar do seu time. As gozações são normais e saudáveis entre as partes, agora um cruzeirense tentar escrever algo sério sobre o Atlético e vice versa acho apenas perda de tempo, pois acho que cada um se preocupa com seu time. Prefiro mil vezes ler uma gozação que ler um texto como o que parece ser esse acima.

  • Pedro Coutinho disse:

    E porque a senhora, com todo respeito, não escreveu esta carta antes aos Ricardos Guimarães e Zizas da vida,que lesaram profundamente a estrutura e historia da instituiçao Clube Atlético Mineiro, ao invés de escrevê-la agora ao melhor presidente do Galo que apos anos, está fazendo seu trabalho corretamente, trazendo o Atlético de volta a mídia e a elite do futebol ???

    Kalil avisou, este foi um ano de reestruraçao, se voce nao ouviu ou nao compreendeu, problema é seu [2]]

  • Guilherme Guimarães (@guilhermepiu) disse:

    Aos insensíveis que fizeram comentários inúteis no espaço destinado aos bons leitores de blog, deixo aqui o meu pesar. Agora, a esta mãe exemplar que sucumbe e abdica das preferências pessoais para defender as escolhas de seus filhos, deixo aqui os meus sinceros parabéns. É muito bom ler um texto bem escrito e verdadeiro.
    É a realidade do Atlético Mineiro, não tem como negar.

  • EDSON ROCHA disse:

    ESTOU AQUI EM BOSTON USA…SAO TANTOS SOFRIMENTOS POR AQUI QUE UMA CARTA COMO ESTA NOS AJUDA A REFLETIR…ATE QUANDO.QUE DEUS DE UMA LONGA VIDA A ESSA MULHER PARA QUE POSSAMOS USUFLUIR DE SUA SABEDORIA POR MAIS TEMPO,E SOFRER MENOS.

  • EDSON ROCHA disse:

    MARAVILHA DE CARTA…MOSTRA QUE ESTAMOS TAO PERDIDOS QUE PRECISOU DE UMA CRUZEIRENSE ESCREVER POR NOS,POIS ESTAMOS IGUAL PINGUELO MALUCO,COMO DIZIA O SAUDOSO OSVALDO FARIA…UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE…POESIA.

  • Frederico Paco disse:

    E porque a senhora, com todo respeito, não escreveu esta carta antes aos Ricardos Guimarães e Zizas da vida,que lesaram profundamente a estrutura e historia da instituiçao Clube Atlético Mineiro, ao invés de escrevê-la agora ao melhor presidente do Galo que apos anos, está fazendo seu trabalho corretamente, trazendo o Atlético de volta a mídia e a elite do futebol ???

    Kalil avisou, este foi um ano de reestruraçao, se voce nao ouviu ou nao compreendeu, problema é seu

  • Guabiraba disse:

    Não tenho e nunca terei vergonha de ser atleticano.
    Por favor, analisem o que Afonso Paulino, Ricardo Guimarães e Ziza fizeram pelo nosso Clube Atletico Mineiro. Fomos desrespeitados e pisoteados por mandatarios corruptos e sem visao esportiva. isso é triste, e doi. Muito. Se fizermos uma analogia com nosso pais, o galo viveu uma “ditadura” de ilusao. Viveu o “Milagre Atleticano” no inicio dos anos 90, e pagou caro com bondes de jogadores boçais e interesseiros, on de a torcida não teve parcela de culpa ALGUMA e não interferiu, obviamente, com as contratações. Temos pelo menos 15 anos de retrocesso no ambito financeiro, o que causou um buraco irreparavel, que nao sera facilmente corrigido. Kalil tem iniciativa e pulso, e merece creditos. Nao sejam cinicos e aprendam a ler a historia. Nao sejam ciganas influenciaveis, que leem maos e prevêem o futuro. O futuro do atletico é dificil e cheio de trabalho, mas alguém tem que faze-lo. E isto esta sendo feito. Refletir sobre o futuro é propor algo concreto e continuar apoiando. Lula esta no governo e fez mais do que Fernando Henrique e Sarney em 20 anos (somados). O Brasil mudou? Um bucado, mas ha ainda MUITO. Nao sejam hipocritas: na sua funçao de jornalista, vossa senhoria devia criticar construtivamente, propor ideias. Mande uma carta ao sr. Kalil, sugira algo palpavel. Chega de falastrice e ofensas baratas, rebuscadas por cartas amorosas e de cunho emocional medonho. Nao me emociono com isso, eu torço é pela trasnparencia, coerencia e reestruturaçao do nosso querido CAM, calejado por anos de incompetencia e barbarie administrativa. Um abraço a todos.

  • Eujacio Prates disse:

    Caro André, sou atleticano desde 66. Eu disse que o cruzeiro ganhou mais que o Galo, mas sua melhor performance foi na década passada. Compare os feitos do cruzeiro aos do Inter, São Paulo, Corinthians e Santos nesta década. foi muito pouco, embora melhor que o Galo. Nesta década voces ganharam o Brasileiro (último do Clube dos 13 a vencer a competição). Há algum tempo voces também não ganham.
    Por outro lado, eu disse que os atleticanos não valorizam o que ganham. Por exemplo: se o cruzeiro tivesse ganhado a Copa Centenário, que foi um torneio intercontinental, ela teria valor. Na década passada voces ganharam alguns troféus de uma partida só e são valorizados, enquanto uma Commenbol, em cima do Olimpia, que já foi campeão do mundo: não tem valor nenhum. Se você não valoriza nossos títulos, porque eu tenho que valorizar os seus?

  • Leandro Alves disse:

    Já que os atleticanos quanto mais sofrem mais atleticanos ficam
    Que sofram para sempre.

  • À Senhora Nilza Helena: Como CAM que sou e sempre serei, agradeço imensamente a beleza e imparcialidade desse texto! – Sempre digo que todos envolvidos com o futebol (dirigentes, torcidas, etc…), deveriam saber diferenciar “adversários” de “inimigos”!
    – Um bom natal e um excelente ano novo prá Senhora e DD família!
    – Parabéns e obrigado!

  • Muito bom o texto da senhora, menos por um detalhe. Essa história que em mais de 30 anos – pegando as idades dos filhos dela – o Galo nunc a nada mais que nao seja o Mineiro.
    Ora pessoal, o Galo é BICAMPEAO DA COMENBOL, um torneio importante sim, assim como é a Sul-Americana hoje e era a Supercopa, que o Cruzeiro gosta de encher a boca e falar que tambem ganhou duas vezes.
    Temos que parar, de uma vez por todas com essa historia de nao valorizar esse titulo.
    CHEGA!!!!

  • Cabrito disse:

    Inveja!
    Chico, seu blog, assim como o Terreiro do Galo, é o melhor dentro dos melhores blogs informativos. Como se não bastasse, seus textos primoráveis, somos pegos de agradável surpresa com este de dona Nilza.
    É o texto que todo atleticanos queria ter escrito, ela fez por nós.
    Obrigado, Chico!
    Parabéns, dona Nilza!
    Obs: Chico, assim como já faz o maravilhoso Flávio Anselmo, envie-me, diaríamente,vía -email, este precioso blog para minha leitutra.

    Cabrito

  • Henrique Guzella disse:

    Pisou na bola duplamente, Chico.
    Não vejo o que os cruzeirenses podem ensinar aos atleticanos e vice-versa.
    Com todo respeito ao senhor, essa e a próxima postagem foram completamente infelizes e me parece mais uma tentativa de parecer imparcial que algo que realmente concorda.

  • André disse:

    Acho que o Eujácio e o Allan não conhecem muito de futebol. Comparar os feitos do Atlético aos do Cruzeiro é inadmissível.
    O Cruzeiro de fato só tem um Campeonato Brasileiro, mas seguimos ganhando outros tantos títulos no decorrer dos anos. Vide as duas Libertadores, as quatro Copas do Brasil, as Supercopas (cujo torneio coexistiu com a Conmebol e, na época, era muito mais valorizada do que a segunda), Recopa…
    A verdade é que levantar títulos não faz parte da rotina do Atlético. Em toda a sua história, PARTICIPOU apenas de quatro Libertadores. Ora, só nesta década o Cruzeiro esteve lá cinco vezes! O Allan Machado chega a cometer a insanidade de dizer que conquistar duas Libertadores em 12 participações (aliás, a 12ª será em 2010) é uma média baixa. Desconhecedor da história da competição, por razões óbvias, ele não sabe que o Boca Juniors disputou a Libertadores mais de vinte vezes e foi campeão seis vezes; O São Paulo vai pra 15ª disputa, e conquistou três títulos; o Peñarol, cinco vezes campeão, já marcou presença em quase quarenta edições; o River Plate, bicampeão, ultrapassou a casa das vinte disputas; e o Grêmio, com dois títulos, também integrou a competição em 12 ocasiões.
    Mas a era dos pontos corridos está trazendo à tona uma realidade que há muito já vingou na Europa: a distinção de quem é grande e quem não é, quem são os que disputam o título e quem apenas participa. E o fato de já termos sido campeões neste período e estarmos indo pelo terceiro ano seguido para a Libertadores são sinais claros que evidenciam em qual grupo nós estamos.
    A realidade do Atlético é outra, a distância que o separa do Cruzeiro é abismal. A tal ponto de uma cruzeirense fazer um apelo através de carta para que o rival volte a ganhar títulos, ou melhor, volte a ganhar pelo menos um título, como fez em toda a sua história.

  • Natalia disse:

    Bom Allan, acho que precisa reler a carta. A questao não é ter mais títulos, pois o galo deve ter sim, muitos, mais isso ficou no passado. A questão é que o time atual do atlético não honra o glorioso do passado. Os torcedores mais antigos sabem, já tiveram muitas alegrias com o time. Mais a questão é hoje, o presente. Nada sobrevive de lembranças …

  • Antonio Mendes disse:

    Belo texto!
    Para um cruzeirense como eu, espero que o Galo volte a ser grande e para isso precisa de titulos, precisamos do classico mineiro de volta Minas não pode ter apenas 1 gigante o Atletico MG precisa voltar a elite e para isso precisa de titulos.

    Times super campeões que sempre disputam e ganham titulos como São Paulo Gremio Cruzeiro Inter Palmeiras Santos Flamengo…o Atletico MG ja não é citado a altura deles pela carencia de titulos importantes.

    Volta Galo como cruzeirense quero ter um rival a altura.

  • Daniel disse:

    Só um brasileiro…
    4 copas do brasil…

    Já passamos só nesses aqui né?

    N vou nem precisar falar mais titulo

    Aceita q esse time é feio, vai compara com o cruzeiro???

    Vergonha na cara veronicas

  • Allan Machado disse:

    É muito engraçado ler uma coisa dessas. Se fosse um torcedor do São Paulo, com suas várias Libertadores e Brasileiros, eu até entenderia, mas o Cruzeiro é SUPER CAMPEÃO de que?

    Só tem um Brasileiro igualzinho o Galo. Campeonato Mineiro o Galo tem muito mais. E sobre a Libertadores, participar 12 vezes e ganhar 2 é uma média muito baixa.

    Supercopa dos Campeões é igualzinho a Comenbol.

    Menos, cruzeirenses, menos! Pode até brincar que atleticano está na fila faz tempo, mas daí dizer que o Cruzeiro é super campeão já é demais!

  • Reinaldo disse:

    belo texto !

  • Eujácio disse:

    Chico, sei que falta título sim, mas dizer que tem 30 anos que não tem alegria é demais. Sei que ganhamos pouco. Merecíamos mais! Mas nosso opositor também ganhou pouco, porém, a mídia relata os fracassos do Galo em oposição ao sucesso do cruzeiro, que apesar de ganhar mais do que o Galo, também ganha muito pouco. Você não vê um cruzeirense dizer isto. São copeiros e vencedores, mas tem tempo que não ganham. Ainda a pouco os cruzeirenses cantaram: “…o campeão voltou…”. Campeão de que? O problema do Atlético, é que nossa torcida, não valoriza o pouco que ganhou. Minha maior tristeza, é saber que o futebol tem um poder dominante e o Galo não faz parte dele. Pode montar seleções, que vai ser sempre assim. Sou atleticano, mas acho que a massa se envaidece e entusiama demais com qualquer possibilidade de título. Sempre torço com pé no chão. Futebol não pode ser sinônimo de sofrimento. Detesto ver torcedor aos prantos nos estádios, ainda mais nestes tempos de atletas mercenários. Temos outros valores mais importantes. Sou igual a São Tomé: só acredito depois que ver. Por isso sou um torcedor comedido. Assim é melhor, sofre menos.

  • Rafael Bruno disse:

    Muito bonita a carta, espero que o Kalil tenha acesso á ela!

    Como disse meu amigo da grande familia alvinegra:

    Esse sofrimento me faz ser cada vez mais atleticano!

  • Pedro Ernesto disse:

    Essa carta e os comentários traduzem a essência do atleticano. PAIXÃO! é uma paixão eterna, basta 1 sopro que facilmente incendeia!

    Mas Você está mandando esta carta para o responsável por trazer algum respeito ao clube em tão pouco tempo no cenário nacional… O Kalil em 1 ano recuperou o respeito do galo, valorizou a marca, o CT, e agora em 2010 trouxe um técnico vencedor, que pelo currículo, vence títulos quase todo ano, e na maioria dos clubes em que passa!

    Estou esperançoso sim, estou com a esperança de que dias melhores virão em meu coração, e o responsável por isso é o Kalil…
    Essa torcida merece títulos, mas como torcida sozinha não ganha títulos, pois é preciso presidência, comissão técnica, jogadores, etc… é o conjunto disso aliado a competência que faz um clube vencedor!

    Infelizmente o Galo teve péssimas administrações anteriores a do Kalil, e por isso estamos tão animados com o Kalil, pois mostrou competência em pouco tempo!

    ESTOU COM O GALO, ONDE O GALO ESTIVER!

  • Leo disse:

    Bela Carta.Mas concordo com meu amigo ali.
    POrque a Senhora não escreveu essa cartao
    para o RG o Ziza.
    Acorda fiia.Se seus filhos sonharam mais alto
    esse ano foi por causa do KALIL.

  • Adalton disse:

    Prezados Chico Maia e Sra Nilza(apesar de nao conhecer, fiquei muito emocionado com sua carta ao Presidente),

    Concordo plenamente; eu tenho três filhos: um de 29, uma de 27 (atleticanos..que nunca se emocionaram com O Atlético) e a mais nova de 22 anos(Cruzeirense, que eu incentivei, pois também estava triste de ver os outros dois mais velhos sempre sofrendo); e ela, minha querida filha, enfermeira, muito responsável(cuida de um asilo com mais de 60 idosos doentes, em sua maioria) é muito feliz; foi uma das melhores idéias que tive na vida; hoje, por incrível que pareça, se o Galo perde para o Cruzeiro, não fico mais triste, pois ela fica tão feliz, que o restante da família atleticana tem que “aguentar” suas brincadeiras conosco: nos chamando de flanelinhas, que ela é a única inteligente na família, etc.
    Assim sendo, nós todos estamos esperançosos por dias melhores, pois o Pres. Kalil vem trabalhando bem e nos passando esperanças . Mas precisa se espelhar em times vencedores: trazer jogadores novos, em sua maioria, para mesclar com uns 3 mais veteranos apenas. Estou ouvindo na mídia, que a maioria dos que estão em vista de serem contratados são veterans…(não pode errar mais)
    Quando olhamos esses sites de futebol, verificamos como o Atlético está desgastado…sem ranqueamento favorável, com pouca confiança na conquista de campeonatos, etc. Mas em 2009, apesar do time ser regular para fraco, fez boa campanha; não sou profeta do acontecido, mas todos aqui em G.Valadares que me conhecem , me ouviram falar que o Galo perderia as 5 partidas, pois eram jogos muito difíceis e no primeiro turno já havia perdido, com exceçãodo Coritiba. A torcida, principalmente a de BH se empolga com muito pouco, talvez pela grande carência e por estar mais perto do time. A TORCIDA MERECE SER FELIZ, POIS É A MAIS EXTRAOIRDINÁRIA DO PLANETA… A MAIS FIEL.

  • Rodrigo disse:

    Ela escreveu esta carta ao Kalil porque ela é atleticana, sim! E acredita que este seja o momento de mudar uma história que permeia tantas outras histórias de amor e paixão pelo Brasil afora…

  • ROBERTO C. FILHO disse:

    E porque a senhora, com todo respeito, não escreveu esta carta antes aos Ricardos Guimarães e Zizas da vida, ao invés de escrevê-la agora ao melhor presidente do Galo nos últimos anos?

  • GUILHERME BUENO disse:

    QUE CARTA LINDA!!! ADOREI , FIQUEI FÃ DA NILZA. PARABENS NILZA, LINDA CARTA, EU TAMBEM PENSO ASSIM, MAS FAZER O QUE? GALO CAMPEAO? SÓ MINEIRO MESMO!!! OUTROS CAMPEONATO É DIFICIL. TROXE TECNICO DE PONTA , MAS ELE JA TÁ TRAZENDO BONDE. ”MARCELO NICÁCIO” ”RAFAEL MIRANDA”( QUE SÓ SABE DAR ENTREVISTAS), ACHO QUE JA ESTÁ COMEÇANDO MAL. TOMARA QUE O KALIL VEJA ISSO!!

  • Rodrigo disse:

    Excelente texto, Chico!
    Tais textos como esses fazem com que o atleticano pare e reflita o amor que sente pelo Clube. Concordo que por muitas vezes nós, atleticanos, somo egocêntricos. Mas uma torcida que “ainda sobrevive” depois de tantas máculas que ficaram pela história recente, realmente merece o respeito daqueles que vivem o futebol!

    Afirmo apenas uma coisa: Esse sofrimento me faz ser cada vez mais atleticano!