Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

47º TROFÉU GUARÁ 2009 – Os eleitos

Dirigente do Ano:  Alexandre Kalil – 17 votos

Jogador Revelação:  Diego Renan – 28 votos

Melhor Juiz do Ano: Ricardo Marques Ribeiro – 19 votos

Craque do Ano:  Diego Tardelli – 27 votos

Técnico do Ano: Adilson Batista – 20 votos

Preparador Físico do Ano: José Mário Campeiz – 20 votos

SELEÇÃO GUARÁ

 Goleiro: Fábio – Cruzeiro – 30 votos

Lateral Direito:  Jonathan – Cruzeiro – 30 votos

Central: Leonardo Silva – Cruzeiro – 27 votos

Quarto Zagueiro:  Werley – Atlético – 12 votos

Lateral Esquerdo:  Diego Renan – Cruzeiro – 27 votos

Volante: Correa – Atlético – 13 votos

Volante : Marquinhos Paraná – Cruzeiro – 20 votos

Meia : Ramires – Cruzeiro – 15 votos

Meia:  Gilberto – Cruzeiro – 22 votos

Atacante:  Diego Tardelli – Atlético – 30 votos

Atacante: Kléber – Cruzeiro – 19 votos 

Guará Especial – Belo Horizonte – Sede da Copa do Mundo


» Comentar

Comentários:
13
  • Leandro Alves disse:

    Chiabi ontem queria contestar o prêmio do kalil mas iam falar que só critico o galo que bom que você lembrou.

  • Chico Maia,

    Seguem as minhas análises e justificativas.

    Tá certo que Kalil deu um basta na questão dos salários atrasados no time alvinegro, mas, que resultados o credenciam a melhor dirigente do ano ?
    – No Mineiro foi vice-campeão e tomou de 5 x 0 de novo numa final.
    – Na Copa do Brasil o Atlético-Mg não chegou nem às Quartas-de-Finais com o Atlético-MG sendo eliminado pelo Vitória da Bahia.
    – Na Sul-Americana caiu também nas oitavas de finais, perdendo de novo para um time brasileiro.
    – No Brasileiro chegou em 7° lugar, atrás do Cruzeiro (que reagiu de 18° lugar e acabou em 4°). Fez várias contratações caras (Renteria, Correa, Ricardinho, Benitez, Coelho, Carini, Jorge Luiz, Alessandro Bocoió, Pedro Oldoni, etc) e viu o time que começara tão bem despencar na reta final.
    – Os mais bem classificados nos jrs. foram América, Cruzeiro e Funorte.

    Tudo bem que os atleticanos não queiram votar no Zezé Perrela (aliás Zezé cometeu o erro de não blindar o time na semana da final da Libertadores e de ter achado que a parada estava ganha… falha grave no meu entender), então o lógico seria eleger o dirigente americano que fez um trabalho de resgate do clube, foi campeão da 2ª divisão em Minas Gerais, foi campeão da Série C e revelou pelo menos 2 grandes jogadores (Luciano e Bruno Mineiro).
    Revelações – Renan Oliveira não se firmou no time atleticano em momento algum, aliás achei um absurdo darem o título de melhor zagueiro ao Werlei (até o Welton Felipe foi mais eficaz que ele). O Cruzeiro não emplacou ninguém para jogar ao lado do Leonardo Silva é verdade. Então que se desse o título ao Thiago Mathias (Ipatinga) que jogou muito na reta final da série B ou ao próprio Micão que foi bem no Villa e melhor ainda no América… Mas, o justo seria dar o título ao armário do Tupi que foi bem longe na série D…
    Tardelli fez 42 gols no ano e é inquestionável para jogar ao lado do Kléber. O fato dele não ter comparecido nos jogos decisivos pesa contra, mas, não dimimui o feito dele… Gente, o cara foi o maior artilheiro do Brasil. Teria que ter sido unânime.
    Diego Renan jogou com performance excelente e foi uma das razões para a melhoria de produção do Cruzeiro no returno. Os outros que poderiam ser revelações não brilharam mais que ele… Eleição justa.
    Correa melhorou tanto assim o meio-campo atleticano ?
    Comparem o que provocaram de acrescimo as entradas de Correa com a de Gilberto no Cruzeiro.
    – Márcio Araújo para mim brigou com Henrique pela função de armador e foi melhor do que o cruzeirense. Para mim, Márcio Araújo mereceu mais a eleição do que Correa.
    Minha seleção teria :
    Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Rodrigão e Diego Renan; Paraná, Fabrício e Márcio Araújo; Gilberto; Kléber e Tardelli;
    DT : Adílson Batista.
    Dirigente : Grupo Gestor do America Futebol Clube (Antônio Basílio)
    Revelação : Diego Renan
    Destaque : Categorias de Base do América Futebol Clube (Bi-campeões Mineiros).
    Guará Especial : América – Campeão Nacional na Série C.
    Um abraço – JCDuarte

  • Pedro disse:

    Podia anunciar quem votou em quem. pois ai, teriamos certeza de que alguns sao clubistas e nao votam de acordo com o que acontece durante o ano.

    Eu sei que existe polemica no futebol, e isso e a razao do viver o futebol.

    Mas tem coisas que sao polemicas ao quadrado.

    Diego Renan foi a revelaçao do ano. Ano passado tinha sido Renan Oliveira, e em 2007 foi o Ramires.
    Quais eram os indicados a revelaçao deste ano? Porque o Diego Renan, jogou no maximo uns 15 jogos ou se bobear nem isso. Destes fez uns 8 jogos bons, e outros nem tantos, e alguns muito ruins.

    Werley, esta sendo o melhor zagueiro, porque deve estar faltando opçoes, ate porque venceu o Wellington paulo e o Thiago Heleno. WP e velho, e outro parece velho. E o Werley joga serio, mas ainda falta muito pra ser um jogador que va ser o melhor zagueiro. Lembrando que o Atletico levou 50 tantos gols so no Brasileiro!

  • Adalton disse:

    Pessoal, principalmente os atleticanos como eu: nós torcedores , como o próprio nome diz , somos “torcedores”, porém precisamos também fazer análises sem paixões, para não sofrermos mais tarde; essa eleição, no meu modesto modo de ver, veio comprovar o que todos já sabíamos: O ATLÉTICO PRECISA SE “REFORÇAR PARA VALER”..e por isso não chegou nem entre os 4 da Libertadores.
    Deveria trazer 4 ou 5 jogadores no máximo, porém aqueles que cheguem para serem titulares sen nenhuma contestação.
    EX: Zagueiro, lateral-esquerdo, meia-armador e centroavante nato.
    Um grande abraço a todos.

  • Pedro disse:

    Acho incrivel, como o Diego Tardelli, um jogador que fez 42 gols no ano. Um fato que poucos jogadores , pelo menos que eu me lembre(e olha que acompanho futebol ha mais de 20 anos), conseguiram concluir.

    Deixou pra tras tantos e tantos jogadores, e se igualou a varios genios da bola(olha nao estou comparando o futebol, e sim o acontecimento). Reinaldo, Dada pelo Galo, Dirceu Lopes pelo Cruzeiro, Romario pelo Flamengo, Vasco, Barcelona, e muitos outros astros.

    Acho realmente incrivel, que ele tenha tido 27 votos. E o grande Jonathan, que tem como o maior feito, ser titular do Cruzeiro em uma ou duas temporadas ter recebido 30 votos. E olha que ele nem jogou toda a temporada. Nao fez metade dos gols que grandes laterais, tanto de Cruzeiro, como do Atletico, fizeram em outros anos de gloria.

    Nao vejo lateral melhor que ele, no momento em Minas gerais. No Brasil tmabem nao, eu digo que tem jogadores que estao jogando em alto nivel ja ha algum tempo, mas este momento atual surgiu o Jonathan.

    E a minha critica nem vai para o Jonathan, que tem se esforçado bastante. E hoje e o principal jogador do Cruzeiro. O Fabio talvez seria o fundamental, e nao o que faz o time jogar. E sim a quem deixou isso acontecer

    Diego Tardelli – 42 gols, fora os do torneio de verao que foram 3 – 27 votos
    Jonathan – destaque do time do Cruzeiro – 30 votos

  • Ricardo Guedes disse:

    Concordo com a seleção, não há como agradar 100% a todos. Chegamos ao absurdo de algum jornalista votar no Radar e no Junior para lateral esquerda, como concordar com todos . . . Este jornalista não deve ter assistido a jogos do Ipatinga devendo se recordar apenas do Ituiutaba. No mais, mostra-se que ainda precisamos de bons zagueiros, salvando-se apenas o Leonardo Silva. Abraço!!!!

  • Edimilson Lima disse:

    Não posso entender como podem votar neste pseudo-zagueiro Werley, apesar de atleticano não o escalaria nem no meu jogo de futebol de botão, pois quem já viu Luizinho jogar jamais pode chamar o Werley de jogador de futebol.

    Em tempo: Parece que algumas pessoas que votaram neste troféu Guará não acompanham o futebol em Minas, pois votam em jogadores que participaram de 15 jogos durante o ano todo em detrimento a outros que participaram desde o inicio da temporada.

  • Leandro Alves disse:

    Fabricio deveria ser lembrado nesse troféu, werley nada a vê, e o tecnico deveria ser o Givanildo que nimguém contestou seu trabalho.

  • Jonas disse:

    coerente este Eujacio Prates…

    PS: Corrêa foi o melhor volante do ano, o fato de ter sido contestado pela torcida não apga seu futebol e suas atuações.

  • Eujacio Prates disse:

    O Gilberto também esta bem, mas chegou ao fim do ano. Luciano e Moisés se sairam bem no América. O restante ficou de bom tamanho.

  • Eujacio Prates disse:

    Chico, não concordo com Werley e Corrêa pelo Galo, Ramirez (jogou pouco durante o ano e péssimas partidas quando estava saindo) e Kléber. É inacreditável, mesmo sendo atleticano, Fabrício é o melhor volante de Minas. Adilson batista contestado o ano inteiro, prefiro Givanildo que deu o único título nacional a Minas. Diego Renan é bom, mas Bruno Mineiro além de artilheiro foi campeão com o América e teve ótimas atuações jogando num time ruim como o Náutico. Abs.

  • Wesley Divino disse:

    Chico, Bom Dia !!!
    Discordo do colega Paulo H. que tanto contesta os Atleticanos eleitos, questiono também o RAMIRES do cruzeiro, que não fez nenhuma diferença em 2009 como em 2008.
    Que lembrar que este ano o Cruzeiro só conquistou o Mineiro e vaga na Libertadores não é TÍTULO até o Celso Roth consegui o ano passado.
    Achei maravilhoso o Kailil com dirigente do ano, está reeestruturando o Atlético e o ano que vem promete.
    Um forte abraço.

  • Paulo H. disse:

    Chico, a votação do troféu guará tem suas regras, critérios e é democrática, portanto deve ser respeitada, mas se perguntássemos aos cruzeirenses e aos atleticanos o que acharam de seus indicados, com certeza a maioria dos atleticanos achariam um absurdo Werley e Côrrea estarem numa seleção. Já os cruzeirenses não contestariam nenhum dos indicados.
    Para mim é estranho que se escolha para a zaga o Werley, preterindo Gil, Caçapa e até mesmo Wellington Paulo. Da mesma forma é estranho ter Côrrea, que jogou umas 15 partidas e que foi muito questionado pelos atleticanos, no time em detrimento de jogadores como Fabrício, Henrique (foi muito bem este ano) e até mesmo Wágner.
    Quanto ao Tardelli, não há o que questionar!
    Mas penso que para o Cruzeiro, a votação mostra que a diretoria está no caminho certo, pois as posições que não foram ocupadas por jogadores do Cruzeiro, são justamente aquelas para as quais o clube está buscando reforçoes: Zagueiro, Meia e Atacante. Talvez um lateral para substituir o Jonathan!