Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

BBC de Londres diz que Palmeiras foi o último grande time da América do Sul

Está no site da revista Veja:

http://www.abril.com.br/noticias/esportes/bbc-coloca-palmeiras-99-como-ultimo-grande-time-sul-americano-519640.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=abrilcom

O Palmeiras de 1999 foi considerado pela “BBC” o último grande time sul-americano. Segundo a reportagem do site inglês, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari foi a última que pode ser colocada como um time realmente perigoso.

O site classifica a vitória do Manchester United no Mundial daquele ano como resultado de um momento mágico e único de Roy Keane, autor do gol do título, já que os brasileiros dominaram a partida inteira.

O segredo, dizem os ingleses, foi a união de grandes estrelas em um só time: Zinho, Júnior Baiano, César Sampaio, Marcos, Roque Júnior, Júnior, Arce e Alex são os grandes destaques para o veículo.  

“Atualmente, não existe um clube na América do Sul capaz de ter a qualidade e a experiência que aquele time apresentava naquele ano”, diz a reportagem que lamenta pela saída precoce de grandes estrelas do futebol brasileiro.

O site não deixa de lembrar que Internacional e São Paulo foram campeões do mundo neste período, mas dizem que o título foi um lance de sorte, como o que aconteceu com o Manchester United em 1999. O Boca Jrs de 2007 é relembrado como um bom time, mas que não foi capaz de segurar o Milan, de um inspirado Kaká. Já o título corintiano de 2000 não é lembrado pela reportagem.

O site termina o artigo questionando se o Estudiantes da Argentina será capaz de causar algum problema para o Barcelona. Será o time de Sebastian Verón bom o suficiente para dar para a América do Sul mais um título de campeão mundial de clubes?


» Comentar

Comentários:
20
  • Fabrício Melo disse:

    Obrigado Anderson e parabéns pelo seu texto. Desculpe minha fonte errada, mas na hora que me falaram e postei a mensagem, estava no meu trabalho e não tive tempo de consultar a internet para verificar o fato.

  • Bruno disse:

    Não vamos ser hipócritas e falar como torcedor! esse time realmente brilhou em tókio foi o únicio time sulamericano que jogou + que os europeus ! O Palmeiras pode não ser campêao assim como foi o boca juniors longe disso mas sempre demonstra o futebol genuíno brasileiro fora do país é so pegar o histórco !

  • Anderson disse:

    Beleza Fabrício, realmente você disse selecionáveis, tenho que concordar.
    Mas eu vou ter que te passar uma gozeira.
    Dudu e Vibrantinho, putz, que fonte! Essa é a verdadeira fonte do Itororó.
    Mas vou te desculpar, você disse que foi seu amigo, porque o programa Alterosa Esporte é digno de pena, a única coisa que presta é o compacto, mais detalhado que os demais programas, mas esse é bom ver com a TV no MUTE.
    Saudações, você foi um grande debatedor, soube discutir sem baixar o nível, conseguiu me dissuadir com a palavra selecionável e muito melhor, soube dar a mão à palmatória, reconhecendo que errou na escalação do Borússia.
    Parabéns

  • andre luiz disse:

    o time do galo ano que vem podia ser assim : Carini (atletico), Welton Felipe(atletico ) , Benitez (atletico) Léo Moura (Flamengo ) Leandro (que vai vim pro galo) Jonilson (atletico ) Correa (atletico ) Conca (fluminense ) Ricardinho (atletico ) Diego Tardeli ( atletico ) Fred ( fluminense ) e Luxemburgo … craque do ano

  • Fabrício Melo disse:

    Anderson eu disse selecionáveis, não disse que todos pertenciam a seleção.
    Quanto aos desfalques você tem razão, minha fonte acabou de me informar, que ouviu isso num debate entre Dudu e Vibrantinho no Alterosa. Vida que segue.

  • Renan Rodrigues disse:

    Os referidos jogadores podem não ter jogado, mas foram contratados para tal.

  • Alisson Sol disse:

    Nenhum Alberto jogou pelo Cruzeiro na final da Copa Intercontinental. Vide a ficha da partida no site da Fifa.

    O Borussia jogou com todos os titulares da época, mas com um técnico diferente (do que decidiu a Copa dos Campeões). A página do Borussia Dortmund no site da Fifa tem o único subtítulo que faz referência a outro clube (Moller invention proves Cruzeiro’s downfall), e o título da Copa Intercontinental de 1997 é o primeiro listado.

  • Anderson disse:

    Fábio, analise as duas escalações:

    http://www.ogol.com.br/jogo.php?id=166531

    http://www.tiosam.com/?q=Mundial_Interclubes_de_1997

    Dos quatro contratados dois eram da seleção, Bebeto e Gonçalves.

    O Donizete pantera e o Alberto não eram, e este último sequer chegou a jogar.

  • Fabrício Melo disse:

    Anderson, vocês contrataram apenas para este jogo: Bebeto, Alberto (lateral direito), Gonçalves (zagueiro) e um outro que não me lembro o nome. Desculpe-me se errei o nome de algum dos citados.
    Na época a imprensa alemã publicou que o Borússia iria jogar sem 9 titulares.
    Macalé: a Selegalo? Gostei da piada! Aquela turma era boa de farra.

  • Anderson disse:

    Reservas do Borússia???
    Quatro selecionáveis???
    Falta-te informação, ademais, é apenas uma suposição.

  • Fabrício Melo disse:

    Anderson, como ganhar do Milan, se vocês contrataram 4 selecionáveis pra uma partida só e não ganharam dos reservas do Borussia.

  • Mauro (Conselheiro Lafaiete) disse:

    Chico,

    Aquele Palmeiras era bom, mas não mais do que outros tantos times brasileiros.

    A questão é que, valorizando aquele Palmeiras, eles, na verdade, estão valorizando o título do Manchester United. Só isso.

  • Uma bobagem. Esses europeus na sua grande maioria não entendem nada de futebol sul-americano. Misture isso a uma grande dose de inveja, preconceito e arrogância. São uns barbeiros do jornalismo.

  • Alisson Sol disse:

    Chico,

    Este pessoal da Abril está de brincadeira. O que ocorreu foi somente que um dos cronistas da BBC, que mora no Rio de Janeiro, estava fazendo uma análise do mundial de clubes deste ano. Ele citou que o melhor clube nem sempre vence, e grande parte da análise se baseou na decisão do mundial de clubes de 1999, entre Palmeiras e Manchester United. O título da matéria no blog é “Pode o Estudiantes corrigir o balanço de poder entre os continentes?”

    Ou seja: um cronista da BBC fez uma análise apenas baseada nas decisões de mundiais, incluindo as decisões da antiga Copa Intercontinental. Não houve nenhuma análise de clubes ao longos dos últimos anos de maneira em toda a América do Sul.

    Para os que lêem em Inglês, o texto original é:
    http://www.bbc.co.uk/blogs/timvickery/2009/12/one_of_footballs_strongest_cha.html

  • Frederico Dantas disse:

    Flávio.

    Lá isso é verdade. Não há dúvida que preferíamos estar pensando nos jogos de Abu Dhabi ao invés de se preocupar em como jogar em Potosí daqui a mais de um mês.

  • Flávio Paiva disse:

    Mundial da Fifa está em pleno vapor,e o que deve ter de cruzeirense com dor de cUtuvelo,não é pouco!!ahushuahsuahsahsuahsua

  • Anderson disse:

    O Palestra, de 2003, era tão bom o melhor que o Palmeiras de 1999, se estivéssemos na libertadores daquele ano teríamos ganhado e aplicado uma goleada no Milan.
    O fato do site da BBC só citar o Palmeiras foi porque, na opinião deles, dentre os que disputaram o mundial depois nenhum conseguiu ter o domínio da partida.
    O fato do SP ou do Inter terem ganhado o mundial em nada os influenciou, pois, salvo engano, foi um único chute do Mineiro e um único chute do Gabiru.

    O fato do Cruzeiro não estar lá é por isso, senão vocês, amigos flanelinhas, iam ter que aguentar mais essa bomba na cabeça.

    E de mais a mais, o que a BBC opina não reflete a qualidade das equipes brasileiras.

    São Paulo 1991/1992
    Palmeiras 1993/1994
    Cruzeiro 2003 foram, disparados, na minha opinião os melhores times que vi jogar, verdadeiras máquinas imbatíveis.

    Também não sei porque vocês se importam tanto com o título de melhor brasileiro do século XX, PERFUMARIA, assim como um BLOG inglês, não sei por que razão, colocou a camisa do atlético entre as mais bonitas, pôs em votação e a imprensa mineira descobriu, daí para os famigerados orkuts e afins para que o atleticano pudesse ganhar outro título, que não fosse o de 1971 foi um pulo. Tava lá todos os flanelinhas votando, varando a madrugada, convocando amigos e parentes a votar, para ao final poder levantar esse FABULOSO título.

    Como diria o Rogério Perez, menos gente, menos.

    Pesquisinhas assim e opiniões desse modo são mera perfumaria.

  • Macalé disse:

    Mentira! O último foi a Selegalo.

  • Lima disse:

    Chico, não verifiquei as informações(que estão no vídeo do link abaixo) pra ver se são reais pois não sou jornalista, mas caso sejam realmente é uma vergonha. http://www.youtube.com/watch?v=RXOCxu-vaPE