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Especialista aponta Dupla como referência de marketing no Brasil

Lamentável que não seja a dupla mineira, mas sim a gaúcha! O eterno bate boca entre atleticanos e cruzeirenses ficará excelente para os dois quando estiverem discutindo em nível semelhante ao que colorados e gremistas estão debatendo atualmente.

Leia essa reportagem que saiu hoje no portal do jornal Zero Hora de Porto Alegre, www.clicrbs.com.br 

“Fernando Trein diz que Inter teve projeção com Centenário e Grêmio consolidou comunicação com o torcedor”

A cada ano a gestão do futebol se torna mais profissional e os conceitos de marketing conquistam um espaço amplo no planejamento dos clubes. Grêmio e Inter têm um papel importante na promoção de ideias desse gênero no Brasil. Segundo Fernando Trein, especialista em marketing esportivo e mestre em gestão de serviços, a Dupla é referência no país.

– A cada anos os dois clubes vão se destacando, estão ampliando esse trabalho junto aos seus departamentos. As duas equipes são uma referência em relação ao futebol brasileiro. Os modelos usados aqui são copiados no resto do país – salienta.

Em função do Centenário, o Inter conquistou uma projeção um pouco maior que o Grêmio em 2009.

– É óbvio que o Inter, em função do Centenário, talvez tenha uma projeção um pouco maior, principalmente pela meta dos 100 mil sócios. Fazendo uma comparação com 2003, no Centenário do Grêmio, naquela época não tinha youtube, toda a facilidade de fazer um filme, isso tem que ser considerado, mas também diferencia a favor do Inter – explica Trein.

Por outro lado, o autor do blog Marketing Esportivo do clicEsportes avalia que o Tricolor também comandou ações significativas, entre elas a de se aproximar ainda mais do torcedor:

– Apesar de não comemorar o Centenário em 2009, o Grêmio não ficou atrás e fez ações interessantes. Essa do Exército Gremista achei uma ideia bem feita. O clube também consolidou suas formas de comunicação com o torcedor, Grêmio TV, Grêmio Rádio, criou programas com a participação de seu torcedor – observa.

Clubes modelo em gestão

São Paulo, Boca Juniors, Real Madrid são algumas das referências para Grêmio e Inter. Fernando Trein afirma que há outros clubes com trabalhos interessantes na área de marketing:

– Além do Real Madrid, destaco o Barcelona, que tem uma característica semelhante aos times daqui, em função da Catalunha ser quase um país dentro da Espanha. O Manchester United é outro. Manchester não é a capital da Inglaterra e mesmo assim detém o clube mais poderoso do país e um dos maiores do mundo. O futebol alemão também precisa ser observado – declara.

Outro ponto a ser explorado é a questão da rivalidade, que comprovadamente impulsiona receitas. Além disso, os clubes do RS precisam analisar os contextos em que foram criados, suas tradições, ligação com a sociedade, para organizar seus planejamentos.

– Ao contrário dos clubes-empresa, equipes que têm investidores, donos, como na Alemanha e na Itália, a nossa origem é muito parecida com a Espanha. Temos times gerados na sociedade. É possível aproveitar a cultura dessas sociedades. Qual a cultura do Inter? Qual a do Grêmio? da Dupla Ca-Ju? Bra-Pel? Podemos criar ideias próprias, até porque o futebol está inserido na cultura popular do país – salienta.”


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Comentários:
4
  • Edisio Rufino Torres disse:

    Gostaria de acrescentar ao comentario do Nelson Oliveira o seguinte: a imprensa mineira deveria valorizar mais as coisas de minas. No campeonato mineiro por exemplo, os clubes do interior disputam o campeonato e a imprensão que fica é que eles não disputaram. Quer um exemplo? O trofeu Guará tem algum jogador do interior? Além disso ela valoriza muito os times de Rio/São Paulo, tudo deles são melhores.

  • Alisson Sol disse:

    Gostei do título especialista em marketing esportivo e mestre em gestão de serviços. Depois, o julgamento da “projeção” dos clubes é feito baseando-se em “ações”, não em resultados. Este é exatamente a imagem que eu sempre tive do “profissional” de marketing no Brasil.

    É por isto que, nos comerciais, você tem a impressão de que as operadoras de telefone do Brasil são perfeitas, os carros perfeitos e baratos, etc. Na realidade, após a compra do pacote as operadoras vão lhe oferecer o pior serviço possível, e os carros no Brasil são modelos obsoletos de outros países, vendidos ao dobro do preço com cumplicidade de um governo ávido por impostos.

    Pior foi citar o Manchester Unites como referência. Um clube que desde que virou uma simples revenda de produtos, e que desde de 1995 tem uma organização criada por torcedores tradicionais do clube que se rebelaram contra a administração e suas ações (vide: http://www.imusa.org/constitution.php).

  • Nelson Oliveira disse:

    Claro que sempre haverá rivalidade entre CRUZEIRO e ATLÉTICO, mas de 05 anos pra cá, não podemos dizer que no clássico não há favorito, que é disputado até o fim, temos hoje uma enorme diferença técnica, onde nem a raça comum dos atleticanos consegue equivaler, aos poucos estamos cansando de ver apenas um lado se dar bem contra o outro.

    Concordo que a dupla deveria SE UNIR NOS BASTIDORES para obter melhores patrocínios, maior visibilidade, mas os dois precisam ser bem administrados para dar certo. Apenas para agariar melhores condições, pois no restante meu amigo, é cada um por si.

    OU VOCÊ É CRUZEIRENSE OU É ATLETICANO, sempre rivais.

    Algo que acho ridículo é a pessoa que nasce em MINAS, vive em MINAS, torcer para algum time de outro estado, isso é ridículo, vá embora de MINAS GERAIS, não merece ser mineiro.

  • valcir Alves disse:

    chico a melhor piada do ano kkkkkkkkkk