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Irresponsabilidade e impunidade

Se neste fim de semana tivemos 22 mortos nas estradas federais que cortam Minas, como será nos próximos feriados e dias de festa?

A Polícia Rodoviária Federal apresenta números onde até 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, ou seja, imprudência, irresponsabilidade, ignorância, bebuns ao volante e por aí vai.

E como não há fiscalização suficiente e muito menos punição aos criminosos, o problema só aumenta, e a carnificina continua!


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Comentários:
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  • Alisson Sol disse:

    Comparar os números absolutos é arriscado pois, assim como nas absurdas comparações de volume de torcida, há condições diferentes em países diferentes. Em alguns países da Europa as pessoas tem carro, mas raramente o usam. Já em países como os EUA, o sujeito vai de carro tomar o café da manhã.

    Apesar dos números absolutos indicarem que em 2007 ocorreram 42,6mil mortes no trânsito nos EUA, contra 35,1mil mortes no trânsito do Brasil, a Estatística relevante é que se tem 1.4 mortes nos EUA para cada 100 milhões de milhas trafegadas. Não sei qual é este número no Brasil, mas creio que seja muito maior.

    Acredito que as estradas brasileiras também tem grande parte da culpa. Motoristas cansados em estradas dos EUA e Europa encontram paradas gratuitas regularmente e param. Há telefones em intervalos regulares, e quase nenhum cruzamento no mesmo nível para as estradas principais. O mais importante porém é que o asfalto não se desfaz na primeira chuva.

  • Adalton disse:

    Chico,
    Claro que muitos acidentes são de responsabilidade de falha humana, mas convenhamos: nossas estradas em MG, são qusase todas de mão dupla o que aumenta o perigo em muito; e também em muitos casos falta conservação; todos precisam fazer sua parte, os motoristas e quem administra as rodovias. E mesmo moro em Gov Valadarees e só vou a BH de trem…estou com muito medo de viajar de carro.

  • Chico, tá certo que na maioria das vezes a culpa do acidente é do condutor do veículo, mas o estado das estradas mineiras é lastimável.
    Incrível que temos mais de cinco ministros no governo Lula, o vice presidente da república, além de sermos o segundo estado mais populoso do país. Mas nada disso é capaz de trazer investimentos seguros para nossas rodovias. A 381 norte é caso de polícia, a 040 de BH a Lafaiete é uma tortura. Não se encontra boas estradas federais em Minas, excessão dos trechos concessionados da 381 sul, que está aquem ainda de uma rodovia eficiente, embora tenha melhorado desde o processo de concessão e da 040 no trecho de Juiz de Fora à divisa com o Rio.
    Se o estado das nossas estradas federais demostra a quantas anda nosso prestígio em Brasília, por aí dá pra apurar que ele está nas últimas.
    As estradas estaduais estão numa situação um pouco melhor, a linha verde ficou muito boa, mas a mg 50 que passou para a iniciativa privada, tem um pedágio caro, para um piso ruim e poucos serviços.
    Minas tem que avançar muito em termos de infra-estrutura.

  • Lima disse:

    BR 381, BR 040, BR 262, Anel Rodoviário essas são verdadeiras sentenças de morte. Cada vez que entro em uma delas torço para sair logo. O país crescendo como está acho que mereciamos maiores investimentos em infra estrutura de transporte e fiscalização. Chico você se esqueceu de citar no textos as drogas usadas por caminhoneiros para se manterem acordados, como Ribit, etc.

  • João Alberto disse:

    Oi Chico..Tudo joia?
    Venho aqui agradecer a nota que vc colocou no Sete Dias sobre a minha colação…
    Muito obrigado…
    Um grande abraço..
    João Alberto de Barros Ribeiro Filho

    – Sete Lagoas