Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sindicato vai entrar com ação civil pública contra Boris Casoy

O bicho está pegando para o apresentador do Jornal da Band. Agora há pouco saiu esta informação no portal www.comunique-se.com.br
“O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), José Moacyr Malvino Pereira, afirmou que irá entrar com uma ação civil pública contra o jornalista Boris Casoy, por sua declaração sobre o trabalho dos garis no Jornal da Band. “Vamos entrar com uma ação civil pública para que ele se retrate na Justiça. Já assinei a procuração”, declarou o presidente da entidade.

O apresentador do Jornal da Band tem sido criticado desde o dia 31/12, quando saiu no ar o áudio de uma declaração sobre os garis que desejavam feliz ano novo. Ainda na vinheta do jornal, sem saber que seu microfone estava aberto, Casoy declarou: “Que m… dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. Dois lixeiros… O mais baixo da escala de trabalho”.

No dia seguinte, no mesmo jornal, o apresentador pediu desculpas pela atitude. “Ontem durante o intervalo do Jornal da Band, num vazamento de áudio, eu disse uma frase infeliz, por isso quero pedir profundas desculpas aos garis e aos telespectadores do Jornal da Band”, disse.

Nesta segunda-feira (04/12), o Siemaco entregou na TV Bandeirantes uma carta de repúdio a Boris Casoy. “Não aceitamos as desculpas do apresentador, que foram meramente formais ao ser pego ao manifestar o que pensa e que, infelizmente, reforça o preconceito de vários setores da sociedade contra os trabalhadores garis e varredores…”

Em uma nota oficial no site do sindicato, a entidade também criticou o desmerecimento dado ao trabalho dos garis. “Lamentavelmente Casoy demonstrou não dar valor ao importante serviço prestado por nossos trabalhadores, humilhando-os publicamente. Ele esqueceu-se que limpeza significa saúde pública e, se nossos ‘lixeiros no alto de suas vassouras’ não cuidassem da nossa cidade, certamente viveríamos no caos. Com certeza, podemos viver sem notícias, mas não sem limpeza”, diz a nota.

A assessoria de imprensa da Band informou que o apresentador já pediu desculpas em público. A direção de jornalismo da emissora ainda não se manifestou sobre o caso.”


» Comentar

Comentários:
18
  • Hugo disse:

    Caros amigos, por voces pensarem que isso foi mais um ato de preconceito bobo, é que o Brasil está como está; na verdade isso é culpa da populaçao brasileira que sempre passa a mão na cabeça.
    Concordo quando disseram acima que a maior parte do dinheiro arrecadado iria para o presidente do sindicato e seus advogados; mas também penso que boris teria que pagar por sua colocaçao extremamente racista! Não concordo com JOÃO BATISTA CRUZ quando ele sitou : ” boris já pediu desculpa e ponto final.”
    Sei que muita gente também pensa igual mas isso nao pode sair da boca de uma pessoa que gera opnioes.
    Uma das coisas que me deixa mas ensandecido no Brasil é a sua populacão que se acomoda com tudo, Moro fora do Brasil e aqui quando acontece coisas desse genero a populaçao sai a rua e vai lutar pelos seus direitos!
    Dúvido que se nao fosse outro comentario sobre o futbol; estariam todos indignados.

    Hugo Dias
    (16 anos)

    Também deixo um video : (violentamente Pácifico) http://www.youtube.com/watch?v=TsnhnmGF23c

  • Adriana Rodrigues disse:

    ABSURDO!!!!

    O infeliz comentario de Boris Casoy prova que educaçao, e respeito ao outro nada tem a ver com erudição. Nunca se iria esperar de alguem tido como culto, jornalista, pessoa integra, um comentario desses, mas com certeza se fosse um gari que tivesse feito o mesmo comentario da classe jornalistica ele estaria agora sendo execrado por muitos da sociedade.
    Sou estudante de direito do decimo periodo e de verdade nunca vi tamanha falta de cultura e entendimento de alguem diante de uma profissao como a dos garis que de verdade do fundo de meu coraçao tenho um ENORME RESPEITO. Sao pessoas simples muitas vezes mas grandiosas na tarefa que desempenham, tenho certeza que o desejo de feliz natl dados por eles foi o mais sincero pois vem daqueles que realmente sabem o que é o natal.
    Tinha uma admiraçao pelo jornalista que desapareceu diante do ocorrido, seu chavao ” isso é uma vergonha ” deveria ser dito a ele em letras garrafais .
    Gostaria de lembrar ao senhor Boris Casoy que se nao existissem os maravilhosos garis , quem recolheria o lixo dele , quem levaria para os aterros sanitarios os dejetos materiais do nobre jornalista, é uma pena que nao hajam garis para limpar dejetos mentais pois com certeza o Casoy precisaria de um gari particular, pois a boca professa o que o coração está cheio.

    Meu grande abraço e solidariedade a esses nobres profissionais, tenho um filhinho de 3 anos e meu maior orgulho é ve- lo abraçar e cumprimentar os garis que nos auxiliam perto de casa.

    Adriana

  • Leandro Alves disse:

    Stefano estrés não da o direito a nimguém de humilhar o próximo seja qual for sua profissão.

  • Leandro Alves disse:

    Os garis que passam na casa dele não deveriam varrer e nem recolher o lixo, ai quem sabe ele ia ver o valor que eles tem.

  • Frederico Dantas disse:

    Ahahahah… gostei do “julgamento”.

  • Alisson Sol disse:

    Fico imaginando a sessão no Tribunal.

    Juiz: _”O Sr. Boris Casoy fez comentário dizendo que os lixeiros representam … o mais baixo [nível] da escala de trabalho. Como os senhores desejam provar que isto os ofende?”

    Advogado: _”Dois pontos. Primeiro, o da qualificação. Temos aqui uma resenha dos anos de estudo dos lixeiros da cidade de São Paulo, e a comparação com uma tabela mostrando os anos de estudos de vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, etc. Tais documentos mostram que os lixeiros possuem em média mais anos de estudo e qualificação profissional de que todas estas outras categorias de trabalhadores públicos. Gostaríamos que estes documentos fossem anexados ao processo.”

    Juiz: _”Aceito. Algo mais?”

    Advogado: _”Sim. Como segundo documento que pedimos para ser anexado ao processo, apresentamos pesquisa recentemente realizada por renomado instituto de pesquisas, mostrando as profissões e atividades que tem enorme repúdio na população em geral. Os lixeiros estão bem melhor colocados do que várias outras categorias profissionais.”

    Juiz: _”O Senhor poderia oferecer exemplos?”

    Advogado: _”Se o Meritíssimo me permite, eu poderia citar, políticos, juízes de futebol, e… melhor pular esta…”

    Juiz: _”Por favor, não faça omissão de nenhuma categoria profissional que teve maior repúdio da população do que os lixeiros. Estou curioso em saber qual esta categoria que o senhor pensava em deixar de citar, pois todos temos os direito de saber que não está atuando de forma a cumprir as expectativas da população pagadora de impostos.”

    Advogado: _”Se o Meritíssimo insiste, era a categoria dos juízes de direito!”

    Mas não vai chegar a isto. Em um mês, o assunto está esquecido.

  • Daniel Lanza disse:

    Acho que devem ir à justica sim! Foram humilhados e pronto! O pedido de desculpas veio depois de ter visto até onde foi o caso, senão não teria feito.
    Quem representa uma classe é o sindicato então é ele quem deve correr atrás.
    É por isso que o Chico sempre vem postando casos de desvios, roubos, desrrespeito e preconceitos. Eles sempre acontencem pois não há punição. As pessoas preferem pensar “ele pediu desculpas, ponto final”. Aí fica fácil, “vou ser preconceituoso, vou agir de má fé, depois, se der problema, peço desculpas e digo que estou arrependido”. Pensamento de um legítimo brasileiro.

  • Renato Paiva disse:

    Lamentável! Deve pagar pelo desrespeito!

  • Paulo Henrique disse:

    Boris Cazoy é uma vergonha!

  • Eujácio Prates disse:

    Chico, o Sindicato existe para defender os interesses dos trabalhadores de suas respectivas classes. Este episódio demonstra que o maior preconceito entre brasileiros, praticamente independe de cor, raça ou credo e sim contra as classes sociais baixa, ou seja, contra o “pobre”.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,
    O Boris pisou na bola, a gente às vezes num momento de stress fala bobagem mesmo, bota pra fora os nossos preconceitos, foi feio porque ele tem credibilidade, mas o presidente do sindicato deveria exigir é melhor condições de trabalho para seus afiliados.

  • Mateus disse:

    Tanto sindicalistas quanto os garis envolvidos estão cobertos de RAZÃO. Essa atitude do Boris é condenável e ele tem que pagar, tem que ser punido. O pior de tudo é a Bandeirantes manter este cidadão no seu quadro de funcionários, isto pra mim é o fim.

  • Carlos Arruda disse:

    Eu concordo com o Presidente do Sindicato.

    Se a questão não fosse com o Bóris, o mesmo estaria recomendando ao Presidente do Sindicato para acionar a justiça. Tenha certeza disso. Errou, tem que pagar, afinal justiça e legislação não é pra isso?

  • Alisson Sol disse:

    O sindicato vai entrar com “…ação civil pública…”?
    Olhando a definição, eu creio que isto não será possível.
    Qual o “interesse social” em processar o Boris Casoy pelo seu infeliz comentário?
    E qual foi o dano?
    Que me desculpem, mas praticamente todo mundo que eu conheço usa a mesma ameaça contra crianças que não querem estudar: “Voce estuda, pois caso contrário vai acabar sendo um lixeiro!“. E isto mesmo hoje, quando se sabe que há concursos bastante competitivos pelas vagas.

    Mas a chance de aparecer parece irresistível…

  • lúcio vieira disse:

    Chico bom dia! quanto ao Boris não merece nem comentários……. quanto ao sindicato eu concordo com o João pois entrar na justiça é óbvio que é para ganhar dinheiro ai eu pergunto : dinheiro para os ” sindicalistas ” ? ou para os dois garis da entrevista?
    A resposta já sabemos que é para os sindicalistas e seus advogados.

  • Jose de Arimateia Neto disse:

    Parabéns Chico, já o havia elogiado no caso do dinheiro roubado da FMF em que você não se calou naquele episódio, que contou com a leniência da imprensa mineira, pra manter impunes aqueles que deveriam dar uma satisfação a sociedade, agora novamente diante de um fato lamentável em que um jornalista que trabalha numa empresa que é concessionária de um serviço publico e que tem um papel primordial de informar, usa de termos chulos e preconceituosos contra trabalhadores dignos, e vc mostrando sua imparcialidade e longe de corporativismos idiotas faz menção ao fato.

  • Esse presidente do sindicato está se ¨lixando¨para os lixeiros, só quer aproveitar a oportunidade para aparecer..Esses caras são parasitas que vivem e criam suas famílias com o suor dos outros…O bóris já pediu desculpas,ponto final…