Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ano que promete

Ano empolgante

Não tenho a menor dúvida que este será um ano muito especial para o futebol mineiro com tudo que o envolverá, entre polêmicas e alegrias às torcidas. O Campeonato Mineiro vai gerar os bate-bocas tradicionais porque ninguém quer perder. Apesar de alguns “cabeças cozidas” teimarem em dizer que a competição “não vale nada”.

E. ao contrário dos últimos anos, em 2010 não se pode garantir que a final será entre Atlético e Cruzeiro mais uma vez, porque o América renasceu. Tem um treinador de alto nível, elenco razoável e o trabalho de mais de um ano de uma diretoria que conhece futebol. O Coelho ressurge enfrentando dificuldades enormes, porém voltou ao mapa do futebol mineiro e brasileiro. Possivelmente será um diferencial, já na estreia, contra o Atlético.

O Cruzeiro, de novo, começa o ano em vantagem por estar melhor estruturado, com o elenco de 2009 mantido, o trabalho de dois anos consecutivos do Adilson Batista e, certamente com contratações de peso que ainda vão acontecer.

O Atlético tem, por enquanto, Vanderlei Luxemburgo como principal motivador da torcida, mas a diretoria sabe que precisa contratar reforços de verdade, que joguem. Só um grande treinador não basta, e a paciência da torcida dura cada vez menos.

Vencer

Interessante é que a principal característica de Adilson Batista e Luxemburgo é a vocação para o ataque. Querem que seus times vençam todos os jogos, independentemente de estar atuando em casa ou fora. Adilson levou algum tempo para ter suas estratégias assimiladas pela torcida e imprensa. Com suas alterações táticas e técnicas surpreende os adversários e normalmente se dá bem.

Ataque

Vanderlei Luxemburgo tem obsessão pelo ataque e até já foi criticado por revezes que seus times levaram, vencendo bem, mas mantendo a preocupação ofensiva em determinadas partidas. Ver os times dirigidos por ele em ação é sempre bom, porque é um treinador que foge da mesmice sempre. Mas não custa nada repetir que nenhum treinador faz milagres e o Atlético precisa de melhores jogadores.

Preocupante

É claro que a principal prioridade das categorias de base de qualquer clube grande é revelar jogadores. Ganhar títulos é importante, mas sem tanta cobrança. A eliminação do júnior do Atlético na primeira fase da Copa São Paulo precisa ser avaliada pela diretoria do clube. Isso sim, preocupa e muito. Dois jogos, duas derrotas.

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
10
  • valcir alves disse:

    chico não gosto do campeonato rural 99% vai dar cruzeiro ou atletico a sul minas era mais viavel infelismente acabou o cruzeiro podia colocar o junior para disputar para não atrapalhar a libertadores.

    • Chico Maia disse:

      Concordo que a Sul/Minas era infinitamente melhor, mas já que acabaram com ela, a realidade é o estadual, que também tem o seu valor.
      Abraço,
      Chico Maia

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,
    O Galo precisa rever o critério é de escolha ds jogadores da base. O time que disputou a C.São Paulo é muito fraco, só correria. Segundo vários conhecidos, que foram fazer testes no Galinho, o negócio lá é apadrinhamento. Jogador tem parente no clube ou empresário que indica. Você poderia fazer uma matério sobre isso.

  • Alisson Sol disse:

    Eu não vejo como me motivar com o Campeonato Rural. Acho que vai atrapalhar tanto o Cruzeiro na Libertadores quanto o Atlético Mineiro na Copa do Brasil.

    Infelizmente, o script do Campeonato Rural é previsível:
    – Final com Atlético Mineiro e Cruzeiro.
    – O time que tem a vantagem, conquistada em inúmeros jogos que atrapalharam outras competições, joga pelo empate, e acaba perdendo!

    Pior é que está ocorrendo uma “sanitização monetária” nos clubes de BH, que ficam com a impressão de que ganharam um bom patrocínio que estabelece um novo patamar para o futuro. Que ilusão…

  • Leandro Alves disse:

    O Adilson ATÉ GOSTA DE GANHAR JOGO MAIS SÓ DE UM A ZERO ,DOIS A UM PORQUE QUANDO PEGA UM TIME GRANDE FAZ UM A ZERO O CRUZEIRO NÃO ATACA MAIS.

  • Renato César disse:

    Quando o Galo contratou o Rogério Micale, eu disse que parecia ter sido uma boa contratação porque o cara gosta de ganhar campeonatos. E dos 3 campeonatos mais importantes do Brasil, ele ganhou um, foi vice de outro e eliminado na primeira fase do terceiro.

    Eu já assisti a vários jogos da equipe dele na base do Galo e continuo com a mesma opinião: o time é muito fraco tecnicamente. E mais, não tem o “fazedor de gols”.

    O time joga muito bem taticamente, muito disciplinado, mas peca muito em fundamentos e, principalmente, em criatividade. É um time que não consegue fazer nada de diferente para ganhar.

    Acho que a base precisa melhorar a captação de jogadores. Quando o Hissa (Elias Moysés) era dirigente da base, muitos jogadores de qualidade chegavam. Agora parece que ele é diretor de um fundo de investimento de futebol do Ricardo Guimarães. Parece que ele saiu do Galo por suspeita de levar vantagens extras na negociação de jogadores. Sei mesmo é que é preciso voltar a formar e revelar jogadores. Deixem os títulos para o futebol profissional.

    Atenciosamente,

    Renato César
    Visite meu blog:
    http://rcgalo.blogspot.com/

  • Chico Maia,
    Sou fã do Luxemburgo não só pelas campanhas que ele fez sendo campeoníssimo, mas, porque ele ajeita as coisas …
    Quando ele veio eu te disse que ele pagaria os seus salários com a dispensa de alguns medalhões de baixo rendimento…
    E ainda antecipei que ele mandaria vazar o Jorge Luiz, Renteria e Ricardinho. Os 2 primeiros já vazaram…
    E ao dizer que “o cara é Júnior” pode escrever que já, já o Ricardinho vai se sentir sem espaço e também vai vazar…
    Luxemburgo além de conhecer de bola, também é um grande formador de equipes. Vamos ter trabalho, mas, vamos ganhar o Mineiro mais outra vez…
    Tô estranhando o Kalil, até agora está mantendo 3 ex-cruizeirenses no elenco… Vai trazer mais um pelo menos… A média dos elencos formados pela Vovó Mafalda é 4 atletas com o selo azul de qualidade…
    (rs, rs, rs…)…

  • Adalton disse:

    Foi o que eu disse após perder para o Grêmio a final do brasileiro sub18 .
    O Atlético há muito tempo não revela nenhum grande atacante e meio-campo; precisa desde os tempos de infantil, colocar na cabeça dos meninos, o espírito de vencedor. Senão vira motivo de chacota e nós torcedores temos que aguentar calados.
    È preciso ter bons olheiros em vários lugares; ter uma comissão técnica que entenda logo nos primeiros toques se o jogador tem futuro ou não. Como tivemos o Barbatana e o Zé das Camisas.

  • Triste sina do Galo. Nem os juniores dá alegria.

  • Herminio disse:

    Técnico errou nos 2 jogos.O time jogou praticamente todo o 2ºtempo com 1 a menos.
    Contra o américa queimou as 3 substituições faltando ainda uns 20 minutos para o jogo acabar.O Wendel se machucou e tomou gol jogando com 10.
    Contra um tal de O. Brasil(o qu e é isso?) lateral fraco já estava amarelado no 1º tempo.O técnico o manteve em campo para ser expulso logo aos 10 /12 minutos do 2º tempo; e o Galo vencia o jogo.
    Tira atacante e coloca zagueiro.Tomou gol aos 47 e 51 do segunda tempo.
    Ou seja com 10 temeu esse time amador e recuou muito.
    Sem contar que um atacante errou um gol quando ainda estavasa 2X1 par ao Galo que até aminha avô fazia.Mas no geral o time é fraco.A começar pelo Goleiros.