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Propaganda é a alma do negócio!

 
 
Propaganda é a alma do negócio!      
O publicitário cruzeirense Rodrigo Korac escreveu ótimo texto sobre o marketing no futebol. Idéias e histórias interessantes com uma visão geral das incontáveis oportunidades para os clubes arrecadarem fortunas. Está no site www.guerreirodosgramados.com.br :
 

 

 

“Em um mundo onde o futebol se tornou um dos mais lucrativos negócios e uma das melhores formas de se expor uma marca por um ótimo preço (afinal somente em um jogo são 90 minutos no mínimo), ter bons patrocínios se tornou uma questão de sobrevivência pra qualquer clube.

O Corinthians provavelmente vai fechar o maior patrocínio pago a um time brasileiro em todos os tempos. Estima-se que vai ultrapassar a marca dos 40 milhões por ano, graças a um marketing que usou as figuras de Ronaldo e Roberto Carlos, jogadores conhecidos no mundo inteiro e ídolos nacionais, para atrair tamanhos investimentos.

O Cruzeiro por sua vez “não fica para trás” e fechou o maior patrocínio de sua história que não foi divulgado valores, mas foi dito ser igual ao do Atlético-MG que anunciou a quantia de mais ou menos 14 milhões.

Esse episodio da camisa com o patrocinador laranja de que a torcida tanto reclama me fez ver coisas que talvez não tivesse dado tanta importância apesar de ser um publicitário. Em relação à camisa o que tenho a dizer é que é no mínimo bom senso deixá-la visualmente bonita e agradar a razão de todo clube existir que é seu “pobre e sofrido” torcedor. Vejo essa falha como mais uma dentre as tantas do marketing em relação a não somente o torcedor cruzeirense como ao próprio Cruzeiro!

Sei que todos lá trabalham muito e querem o bem do Cruzeiro, mas às vezes a acomodação ou a falta de uma visão que venha de fora… Qualquer que seja o fator deste tipo pode atrapalhar a seguirmos caminhos melhores!

O Cruzeiro foi o melhor clube do século XX, está a um bom tempo entre os dez melhores do ranking da IFFHS, esta pelo terceiro ano seguido em uma libertadores, tem uma estrutura gigantesca e moderna e uma das maiores torcidas do Brasil. Tudo isso é empregado em propagandas expostas tanto em outdoors pela cidade, no site celeste quanto em outros tipos de materiais convencionais distribuídos principalmente em jogos no Mineirão, tudo para alegria do torcedor e as vezes para provocar nosso rival, mas nada que chame a atenção de qualquer investidor mais capacitado a investir quantidades maiores em patrocínio.

Isso tudo é motivo de orgulho e deveria ser motivo de grandes patrocínios também, mas não é isso que vemos. Somente depois de alguns meses no ano passado o Cruzeiro conseguiu fechar com uma empresa para estampar a sua marca em nossa camisa, tamanha a dificuldade de se encontrar um patrocinador. Talvez por falta de pessoas certas nos locais certos, uma política mais atuante, uma pessoa que convença essas empresas a investir muito em um dos clubes mais bem organizados e atrativos do futebol brasileiro!

Por essas e outras que o investimento no torcedor deve ser maior e melhor trabalhado! Conscientizar todo cruzeirense que o programa sócio torcedor não é apenas uma forma de conseguir ingresso sem fila e sim a melhor maneira de ajudar o clube a continuar grande e ter forças para competir contra outros clubes que apenas com patrocínio e cotas de TV ganham quase o dobro em dinheiro.

Um dos problemas já detectados em nosso programa: Times do mundo inteiro que tem esse programa de fidelização do torcedor não ficam limitados a capacidade de seus estádios, por que o Cruzeiro tem que ficar? Não pode desestimular o torcedor cruzeirense e limitar o número de vagas a apenas 20.000!

Um exemplo bem próximo é o Internacional que tem mais de 100.000 sócios, quase o dobro da capacidade do estádio Beira-Rio. Nem todos eles vão ao estádio, mas ajudam o Internacional a ser cada vez mais independente e maior a cada sócio que adere ao programa.

O futebol é o esporte mais emotivo do mundo e trazer o torcedor para junto do clube, fazer com que ele se sinta parte dele, que tenha a vontade de ajudar, saber que esta contribuindo em cada vitoria não é difícil. O torcedor é fiel a marca do clube que torce a sua vida inteira, chega em muitos casos a passar de geração a geração essa devoção, não se prostitui por outros “preços” ou vantagens de outros clubes melhores ou na moda em determinada época.

Formas de fazer isso são diversas como por exemplo trazer um grande jogador que já seja ídolo do clube (nunca acontece isso aqui no Cruzeiro), conquistar títulos importantes (para mim é a melhor) e talvez o marketing de guerrilha que se utiliza de maneiras não convencionais para executar suas atividades e na atual sociedade saturada de comunicação em que vivemos, grandes empresas já começaram a usá-lo em seu mix de marketing. Com custos mais baixos (como o Perrella adora) do que os das propagandas tradicionais, pode ser uma boa alternativa de divulgação do programa Sócio do Futebol que é um belo programa de renda, mas que ainda não teve todo o seu potencial explorado pelo departamento de marketing!

Para não “alfinetar” apenas o marketing celeste vai uma idéia aos patrocinadores. O banco BMG e a Ricardo Eletro deveriam rever seus conceitos por fazerem tanta questão de colocar suas marcas na camisa cruzeirense nas cores originais e desagradar em massa a torcida cruzeirense sem contar os seus logotipos que remetem a idéia de ultrapassados, fora de época.  Um exemplo para os responsáveis por este feito: “Lançada oficialmente na última quinta-feira, a nova camisa do Racing, da Argentina, tem uma grande novidade. O clube vendeu a cota máster de patrocínio para o Banco Hipotecário Nacional, oriundo do mesmo país. E a empresa, que não revelou o valor investido para comprar espaço no uniforme da equipe, optou por não expor sua marca. A justificativa da instituição financeira será uma das bases da comunicação do novo patrocínio. “Nós devolvemos a camisa à torcida” é o slogan que o banco vai trabalhar nas ações relacionadas ao Racing…”

Uma jogada brilhante, diferente e que vai cativar o torcedor do clube patrocinado, não espantá-lo! Vai fazer com que o torcedor venere essa empresa que além de investir, vai de certa forma proteger, devolver o Racing a suas origens e preservar as suas tradições não estampando nenhuma marca na camisa…Tudo que um torcedor quer para o seu clube!

Poderia ficar horas aqui escrevendo idéias para expandir os adeptos celestes e melhorar as fontes de renda, mas o espaço não caberia…

Deixo isso a quem quiser comentar sobre esse texto.Todas as idéias para um Cruzeiro mais forte são muito bem vindas e deveriam ser escutadas cuidadosamente por todos do marketing celeste! Às vezes de onde menos se espera, vem a melhor idéia. E quem melhor para falar o que quer do clube do que o próprio torcedor cruzeirense…”

http://www.guerreirodosgramados.com.br/colunistas-cruzeiro/rodrigo-korac/1993-propaganda-e-a-alma-do-negocio


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Comentários:
3
  • rafa marquez disse:

    Belo texto cara!
    acompanhoi o site sempre…
    só dúvido que o marketing do Cruzeiro tenha a humildade de adimitir seus erros. O nariz lá é muito em pé…

  • Alisson Sol disse:

    E a preguiça… Ano passado, houve a conversa de que o Cruzeiro estava esperando representantes de uma grande empresa da China para assinar um contrato de patrocínio. Teria ocorrido uma demora nos vistos, e com isto não houve o patrocínio. Será que não há um equipamento de video-conferência na Grande Belo Horizonte?
    Será que não há uma pessoa sequer na diretoria do Cruzeiro que esteja em condições de solicitar um visto para a China.

    Agora, aceitam este patrocínio de um banco com malandros e gatunos, com envolvimento comprovado em irregularidades, líder apenas em reclamações dos consumidores. Parece até ironia que a cor símbolo do banco seja “laranja”. Pelo menos melhorou: o vice-líder em reclamações é o “ex-patrocinador”. É como dizia o falecido Kafunga: “O errado é que está certo!“.

  • Daniel Lanza disse:

    Eu não que compro uma camisa do Cruzeiro, do Atlético, do América, do Flamengo e nem mesmo Corintians com logomarcas coloridas da Ricardo Eletro ou do BMG. Mas se eles quiserem patrocinar meu Democrata de Sete Lagoas podem colocar na cor que quiser e do tamanho que quiser! Eu compro! kkk