Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pequisas e números

O atleticano Cézar Manoel de Medeiros enviou contestação à recente pesquisa do Datafolha sobre as torcidas no Brasil:

”Não tenho dúvidas sobre a seriedade da empresa, assim como não tenho dúvidas
do erro da pesquisa. O x da questão é que essas pesquisas de torcida
como essa última da Datafolha, tem um tremendo erro de conceito que é
o de confundir simpatizantes e respostas induzidas com o torcedor que
realmente acompanha, consome e valoriza a marca. Os números reais e
auditados contradizem uma pesquisa teória e baseada em pré-julgamentos
e subjetividades. A venda de pay-per view, não é um critério
subjetivo. é um critério objetivo e direto, assim como a presença de
publico, a arrecadação, a venda de camisas etc. Abaixo repasso os
índices, facilmente auditáveis e indico a fonte. Contra esses números,
não existem argumentos. Repito, reafirmo a seriedade da empresa
demonstrados por excelentes trabalhos técnicos prestados para empresa
em que trabalho, mas essa pesquisa de valor de marcas está errada, no
seu conceito. Como dizer que um clube que vende o dobro de camisas, ao
mesmo preço por mês que outro, tem metade do valor da marca? Isso é
uma aberração.

Venda camisas oficiais (média mensal)
1. Flamengo 92.022
2. Corinthians 87.174
3. Palmeiras 73.905
4. São Paulo 70.716
5. Atlético 63.601
6. Vasco da Gama 63.317
7. Grêmio 38.917
8. Internacional 37.321
9. Cruzeiro 36.918
10. Santos 22.500

Média de arrecadação Brasileirão 2009
1. R$ 766.054,68 Flamengo/RJ (19)
2. R$ 658.376,21 Corinthians/SP (19)
3. R$ 656.368,97 São Paulo/SP (19)
4. R$ 650.621,93 Palmeiras/SP (19)
5. R$ 554.164,37 Atlético (19)
6. R$ 374.210,32 Cruzeiro/MG (19)
7. R$ 337.498,32 Grêmio/RS (19)
8. R$ 324.872,89 Atlé tico/PR (19)
9. R$ 308.453,47 Internacional/RS (19)
10. R$ 281.138,42 Vitória/BA (19)

2009 Percentual por torcida venda pay per view
1. Flamengo 12,6%
2. Corinthians 11,8%
3. Palmeiras 8,9%
4. São Paulo 8,0%
5. Internacional 8,0%
6. Grêmio 7,7%
7. Atlético/MG 7,0%
8. Fluminense 5,8%
9. Cruzeiro/MG 5,7%
10. Botafogo 4,9%

Média de público Brasileirão
1. 40.036 Flamengo/RJ (19)
2. 38.761 Atlético/MG (19)
3. 26.305 São Paulo/SP (19)
4. 22.042 Fluminense/RJ (19)
5. 21.973 Cruzeiro/MG (19)
6. 20.213 Corinthians/SP (19)
7. 18.425 Palmeiras/SP (19)
8. 18.323 Internacional/RS (19)
9. 17.896 Sport/PE (19)
10. 17.776 Grêmio/RS (19)

Fontes: Globosat, Ibope, Site da CBF”

Cézar Manoel de Medeiros


» Comentar

Comentários:
52
  • Bertoldo disse:

    Lucio e Valcir, o atleticano sabe da sua limitada trajetória nos últimos anos. Voces é que vivem numa Ilha da Fantasia, como bem disse um outro blogueiro. Voces consomem tudo quanto é mentira que seu presidente impõe na mídia.

  • Para quê serve um clube de futebol?..Ganhar títulos!!!..Então o CRUZEIRO é o maior de MINAS GERAIS…..E fim de papo….

  • Herminio disse:

    Alisson,
    o importanté é cultivar as amizades seja Cruzeirense ou Atleticano.
    Defendo antes de tudo MINAS GERAIS!
    Já fui a sua cidade e fiquei em bayswater

  • Alisson Sol disse:

    Herminio,

    Não se ofenda à toa. Desculpe-me se o ofendi, mas foi você que “apostou”…

    Caso venha a Londres, avise-me, e eu te levo a Stamford Bridge. Depois de ver um jogo com conforto, duvido que você vá ficar querendo ser mal-tratado pelos clubes brasileiros.

  • NELSON HENRIQUE disse:

    Parece que o Alisson Sol está todo radiante.
    cuidadao para não quebrar mais a munheca. menino! ou será menina?

  • Anderson disse:

    Algo me chamou a atencao no comentario do Herminio e comecei a divagar aqui.
    O melhor jogo, o mais empolgante eh o classico contra o atletico, juro para voces que meu coracao vem na boca e respiro mais fundo. Agora pensem comigo, se voce eh torcedor, digamos do Santos ou do Vasco, o que levaria voce a assistir um jogo contra o Atletico? Sinceramente, partindo do pressuposto que o sujeito so vai a jogo empolgante, contra um time que esteja disputando o titulo, ou que vai ver um grande jogador, esse torcedor nao iria assistir a um jogo contra o atletico, que nao disputa nada e tampouco tem algum craque de encher os olhos.

    Faco um desafio ao criador do topico, ao DONO DO BLOG, ou qualquer pessoa que queira.

    Facam uma pesquisa dos times que jogam em casa contra a dupla mineira. Vamos ver o que o torcedor do outro time acha mais interessante, assistir ao jogo do seu time contra o Cruzeiro ou contra o galo.

    Se alguem me provar o contrario eu dou a mao a palmatoria, mas acredito que as pessoas se interessam muito mais em ver o Cruzeiro do que o Atletico, e, com todo respeito aos atleticanos, o Atletico eh uma piada quando comparado ao cruzeiro por torcedores de outros times e de outros estados.

  • Anderson disse:

    Alysson, realmente nao sei como funciona o socio torcedor da maioria dos times, mas acredito que os programas do Cruzeiro sao bons.

    Aos que gostam de ir ao estadio todos os jogos, como eu, vale a pena desembolsar R$ 55,00 por mes e ter garantido o ingresso.

    Aos que moram no interior, ou mesmo fora do estado ou pais, vale a pena pagar o papa-filas, pois assim, com uma pequena anuidade o torcedor teria direito de comprar o ingresso com mais comodidade.

    Acho que se acabassem com o socio do futebol e permanecessem com o papa-filas eu continuaria indo na maioria dos jogos, deixaria so os do RURAL de lado.

  • Herminio disse:

    Alisson,deixe como está.
    Estou feliz é o qu e me importa.
    Jamais ficarei julgando a capaciade tecnica intelectual de A ou B,;e nem mesmo a minha.O que sei que posso viajar anualmente par aoande quiser e isto me basta.
    Mas pelo seu relato voce somente comprova o que todo Atleticano está dizendo;cruzeirense somente vai a campo em finais e não para assisti a jogos contra o Coritiba,Avaí etc.
    Eu penso diferente:queria mesmo uma revolução com um campeonato brasileiro sem os times do eixo.
    Quanto a dizer que na Europa tudo é mai sorganizado é muito óbvio.Ainda somos um país aond eo povo tem muito o que aprender.

  • Alisson Sol disse:

    Herminio,

    Se você conhece muita coisa, entāo disfarça muito bem, pois não parece.

    No programa de sócio-torcedor de qualquer clube da Inglaterra há um número limitado de vagas, que geralmente corresponde a 80% da capacidade do estádio do clube. O sócio torcedor tem prioridade na compra de ingressos. Apenas isto. Para os bons jogos, na Copa dos Campeões, paga-se algo entre 50 e 200 libras pelos ingressos típicos (entre R$150 e R$600). Vale a pena pagar a taxa de sócio-torcedor, 25 libras/ano, pois é o único modo de se ter uma chance de comprar ingresso para os jogos que vale a pena assistir ao vivo. Não me sinto obrigado a assistir Chelsea x Hull City.

    O programa de sócio-torcedor dos clubes brasileiros é completamente errado. Não se pode vender um programa com esta idéia de “ingresso garantido”. Primeiro, porque se todo mundo aparece, não vai conseguir entrar (vide o que ocorreu com os torcedores do Grêmio no jogo da Libertadores contra o Cruzeiro ano passado). Segundo, porque as pessoas (ao menos as do meu meio de convívio) tem outras coisas para fazer na vida, e responsabilidade financeira. Não fazem atividades para “contar para os outros”, mas quando estas lhe provêem um retorno pelo investimento. Creio que até este ano nem sequer se podia emprestar o cartão de sócio-torcedor do Cruzeiro para outra pessoa. Para que eu iria comprar isto?

    Tem gente se gabando por aqui de passar desconforto. Fiquem à vontade. Eu estava no Mineirão no famoso jogo de recorde de público, contra o Villa Nova, no setor de cadeira especial. Levantei no intervalo, sem ver que milhares de pessoas estavam de pé, esperando um local para se sentarem. Não consegui mais me sentar. Também estava no Mineirão na final da Libertadores em 1997. Um outro torcedor à minha frente decidiu levantar-se alguns segundos antes da jogada do gol do Cruzeiro, que eu, no estádio, acabei não vendo. Pior que isto, eu fui a um jogo entre Cruzeiro e Coritiba no Mineirão quanto fui ao Brasil em 2008. No lado de fora do estádio, um policial despreparado levou uma pedrada de longe, e tirou sua arma e apontou para a multidão. E eu seria o primeiro a levar um tiro deste despreparado, o que foi evitado por um outro policial que acalmou o exaltado profissional que estava lá para prover “a minha segurança”. Depois disto, eu decidi que nunca mais vou ao Mineirão, a menos que mudem muito o patamar de qualidade do espetáculo. Eu tenho uma vida muito boa para arriscar por um “Cruzeiro x Coritiba”, e não me acho menos torcedor devido a isto (e posso te garantir que o Cruzeiro também não, pois vários diretores do clube sempre me recebem muito bem).

  • valcir Alves disse:

    Bertoldo para você eu deixo o texto do lucio resumiu muito bem o atleticano e como ele meus melhores amigo são atleticanos.

  • Adalton disse:

    São milhões que se pode arrecadar por mes com venda de camisas e um bom programa de sócio-torcedor; os clubes precisam ser mais profissionais.

  • Adalton disse:

    Eu só gostaria de sab er: qual a percentagem média que cada clube fica com a venda de camisas? por exemplo, a do Atlético: vende 63.000,oo por mês…no final do ano são quase 800 mil camisas vendidas…se ganhar 20,00 que seja por cada, quanto não ganhou? Então os clubes precisam valorizar sua marca sim…Estou apenas perguntando….
    Não sei se os clubes recebem uma quota fixa de patrocínio; se for, estão tomando prejuízo..precisam rever esses patrocínios de uniformes..

  • Anderson disse:

    Valcir, para minha tristeza, desde 1987, alem de ir a quase todos os jogos, foi a unica final que perdi, nao consegui comprar ingresso, portanto nao posso palpitar sobre este jogo.
    Em tempo, a reportagem do Flavio Anselmo que citei eh a da morte do Lincoln Bicalho.

  • valcir Alves disse:

    Anderson outro jogo do cruzeiro final da libertadores 97 não tinha espaço nem para um mosquito divulgaram nem 100 mil.

  • Herminio disse:

    Alisson voce tem carteria de socio-torcedor do chelsea?..e do cruzeiro?
    Não s epreocupe quanto á questão d e mora rna Inglaterra pois mesmo estando no Brasil viajo sempr e ao exterior e conheço muita coisa.
    Assim essas coisas não me deixam vislumbrado.

  • Bertoldo disse:

    Anderson e Leandro, vocês não ganham nada desde 66. Se vocês não reconhecem o que ganhamos, a recíproca é verdadeira. Meu coma chegou agora, os seus a bastante tempo!

  • Herminio disse:

    Vocês deveriam é torcer para que ambas as equipes conquistem 100% dos torcedores de Minas Gerais isso sim.
    Quanto a títulos o cruzeiro não fica tão longe assim do Atlético não.Ambpos somente possuem 11 brasileiro.
    A verdade é que os times do RS-que também não possuem a mídia e nem os patrocínios do eixo-são superiores aos nossos.Memso o estado de MG ser economicamente maior do qu eo RS.
    Quanto a torcer pelo Atlético ou Cruzeiro é questão de preferencia ou berço.
    Ninguem nega qu e o Galo precisa tomar vergonha;agora podem acreditar se o cruzeiroo passar pela situação do Galo dificilmente sobrevive ou teria de muda d e nome como é o normal por lá..

  • lúcio vieira disse:

    Atleticano tem de ser tratado como filhos, tudo o que os filhos fazem quando criança agente diz que é lindo, como um rabisco em um papel falamos que é uma obra de arte, não podemos contraria-los, e o detalhe mais importante eles acreditam so em que querem acreditar, com os alteticanos é a mesma coisa, na matemática por exemplo na conta do atleticano 2+2= 10, acreditam em sonhos e no coração.
    fazer o que …… temos de ignorar para vivermos bem pois apesar de atleticanos tenhos grande amigos que são assim…….sonhadores……

  • Anderson disse:

    Bertoldo, desde 66 não ganha nada? Só posso acreditar que você estava em coma e acordou hoje.

    Renato Paiva, vou citar o jogo Cruzeiro 2 X 1 Grêmio final da Copa do Brasil de 1993.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Brasil_de_Futebol_de_1993

    70.723 pagantes foi uma piada. Eu estava lá, ainda naquele tempo não tinha as cadeiras e facilmente um jogo como aquele levaria mais de 100.000, como de fato levou. Estava no meio da Máfia Azul (nessa época era meio cabeça cozida) e não tinha espaço sequer para pular, juro que nunca vi um jogo tão cheio na minha vida (não fui contra o Vila em 1997). Fui a outros jogos que teve capacidade maior mas que estavam menos apertados que esse jogo. Nesse dia descobri que mentem o público e renda. Na faculdade de Direito descobri que era por causa do imposto.

    Em 2000, contra o SP, saí do interior e só consegui ingresso na mão de cambista. Quando fui passar pela roleta gelei com a possibilidade do ingresso ser falso, mas o sujeito que estava auxiliando na catraca me pediu o ingresso e me passou pela lateral, sem computar minha entrada, pois venderia o ingresso novamente, como comprei de cambista não protestei, ou seja, não me computaram naquele jogo.

    Outro jogo, Cruzeiro X Paysandu, não tinha ingresso, um colega de faculdade, que trabalha na FMF, me passou um no dia do jogo, na hora de pagá-lo (R$ 15,00) ele se negou a receber, falou que tinha ganhado muito dinheiro aquele jogo, me mostrou um maço de dinheiro e outro maço de ingressos.

    Já falei com o Chico que os jornalistas mineiros, se quisessem, poriam fogo no mundo, porém, interesses que nós não conhecemos fazem com que se omitam.

    Anos e anos ficaram caladinhos com o Elmer Guilherme, um mini-ditador que na coluna do Flávio Anselmo sofreu um afago, tadinho, um injustiçado. http://www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com/

    O atual também se propaga no poder, além de Carlos Nuzman, Ricardo Teixeira, Perrelas, etc…

    Dá até vergonha de gostar de algo (futebol) que sabemos ser uma caixa de Pandora, com todos os males do mundo. Fazer o quê?
    Saudacoes celestes.

  • Leandro Alves disse:

    Danilo que gata gostosa é essa que você torce a gata que nunca ganhou nadaapós 71 a gata que foi para segunda divisão a gata que tomou de 5 duas vezes seguidas em finais de campeonato vocês vão mais a campo por que tem poucas opções de ir são sofredores a 38 anos e sonham em ganhar agum titulo e todo ano se decepcionam, ao contrario da torcida do cruzeiro que tem que dar prioridades as competições mais importantes do mundo.

  • Alisson Sol disse:

    Bem Hermínio: a sua aposta foi perdida. Eu sou torcedor no Brasil do Cruzeiro e, se você me permite, torcedor do Chelsea na Inglaterra. Se não puder, avise-me, pois eu devolvo o cartão de sócio-torcedor do Chelsea. O que você apostou mesmo?

    Já que estão aparecendo tantos dados, eu gostaria de adicionar um. Há alguns anos, o Clube Atlético Mineiro fez uma parceria com a Cemig. Os chamados “torcedores colaboradores” (se não erro o nome do programa) poderiam dar algo em torno de R$10,00 para ajudar o clube. Pelo que achei na Internet, nunca se conseguiu mais de 20mil pessoas no programa. Portanto, como alguém que analisa planos de investimento, eu fico pouco impressionado pelos números que o Cézar Manoel de Medeiros forneceu. Em todos os caso, os “torcedores” estavam claramente trocando seu dinheiro por um bem (quer seja a camisa, ou quer seja o “entretenimento” da partida ao vivo ou através do pay-per-view). Mas, quando chamados a contribuir diretamente com o clube, poucos compareceram.

    Brincadeiras a parte: eu sou torcedor do Cruzeiro Esporte Clube. Não sou torcedor da torcida do Cruzeiro Esporte Clube. Pouco me importa se a torcida do clube é a maior, a menor, a mais velha, a mais nova, a mais rica, ou a mais pobre. Alguém que se interesse, pode criar o “Campeonato de Tamanho das Torcidas“. Não vou acompanhar…

  • Danilo disse:

    A verdade é uma só: realmente a torcida do Cruzeiro é maior que a do Galo. Não há como negar, basta sair às ruas, principalmente no interior do estado.

    Também não há como negar que a torcida do Atlético é mais fanática, fiel, presente, etc que a do Cruzeiro. Compra sim mais camisas, pay per view, ingressos…

    É preciso que o torcedor do galo entenda que o que esta acontecendo é que uma geração inteira (os que nasceram entre 1990 e 2009) são em sua maioria cruzeirenses. De lá (1990) pra cá o Cruzeiro ganhou 11 Mineiros, 5 Copas do Brasil, 1 Libertadores, 1 Brasileiro, 2 Sul-Minas, fora os dois clássico que enfiou 5 x 0 no Galo. Tudo isso faz com que um garotinho ou uma garotinha tenham preferência pelo time que vence, no caso o Cruzeiro.

    É claro que inumeras crianças e adolescentes são atleticanos, não há duvidas quanto a isso, podem ter certeza que milhares que ainda estão por vir ao mundo também serão alvinegros, mas é preciso que o Galo comece a vencer, ganhar títulos. Isso é importante para qualquer Clube se manter.

    O São Paulo é o maior exemplo de que vencer faz com que sua torcida creça.

    Resumindo: o Cruzeiro possui sim o maior número de torcedores em MG, porém a torcida do Galo tem mais paixão, consome mais e é mais presente.

    Em minha humilde opinião, prefiro ter UMA gata bem gostosa nua em minha cama, que DUAS gorduchas desdentadas no mesmo local… ou seja, sou mais qualidade que quantidade!!!

  • Herminio disse:

    Essas pesquissas são tão ridículas que o ex-time da ale teve a sua torcida aumentada depois do brasileiro.
    Ou seja o cara muda de time quando o time a ou b é campeão!(mesmo com a força da cbf)
    Isto não é torcedor!
    Nunca foi.

  • Renato Paiva disse:

    Em tempo: Pode ser que esse dinheiro seja aquele utilizado pelos clubes para dar a famosa “mala branca”.

  • Herminio disse:

    Alisson você é simpatizante!
    E aposto que é da turma:no rio torco para A e em sp torço para b.

  • Renato Paiva disse:

    Se há divulgação de público a menor, é gravíssimo! Então, quer dizer que estão sub-faturando a renda??! Além de ser uma forma de reduzir a tributação (não só iss, mas tb o INSS s/ o borderô) e o recolhimento de taxas (FMF, Ademg, etc.), trata-se de crime de apropriação indébita. Pra onde está indo o dinheiro dessas rendas, se não é contabilizado??
    Se o Anderson estiver certo, estamos diante de uma denúncia gravíssima, que deve ser apurada!

  • Romulo Mendes Arnaut disse:

    Como a maioria tem preguiça de ler longos textos, tentarei resumir:

    1- Todos os fatores apresentados pelo CÉZAR MEDEIROS são sazonais, além de levarem em conta somente um campeonato.
    SERÁ QUE LEVOU EM CONTA QUE NOS MESES DE ABRIL,MAIO,JUNHO, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO o Atlético-MG tinha a esperança de ganhar o campeonato, enquanto o CRUZEIRO se encontrava no LIMBO?

    2- Calcular tamanho de torcida com base em venda de camisas e pay-per-view seria conceber, pelos dados acima, que a torcida do FLAMENGO seria apenas o dobro da ATLETICANA MINEIRA.

    3- Média de público? Essa é bizarra! O Atlético vende ingresso por R$2,00. Mais barato que um copo d’água no Mineirão.

    Há 20 anos os Atleticanos usavam a presença da torcida em clássicos como argumento. Ocorre que há 8 anos a torcida atleticana vem perdendo da Cruzeirense em presença em clássicos. O único jogo que rompeu com essa sequência foi o segundo da final de 2007, quando o Cruzeiro tinha acabado de perder por 4×0.

    Sds.

  • DANIEL disse:

    Só pro seu governo, o Flamengo vendeu mais 1.200.000 em 5 meses e vc coloca média de 92 mil por mes???? Vc não sabe matematica???

    E tem outra, tenho pay per view desde 2004 e nunca me perguntaram se sou Flamenguista ou Atleticano ou Villa-novense. E nunca conseguimos ter as informações reais do PFC.

  • Bertoldo disse:

    Anderson, voces não ganham nada desde 66.

  • rafa marquez disse:

    Um homem pobre que sustenta uma familia inteira, que não tem dinheiro pra ir ao estadio, nem comprar uma camisa e muito menos uma TV quem diria assinar PPV, mas torce pro clube dele desde quando nasceu, não conta então como torcedor? e o que mora em Recife caso de um tio meu que nasceu lá e mora lá, é cruzeirense desde criança e tem tostão como grande idolo dele, tambem não conta?
    è brincadeira essa distorção dos fatos que vcs atleticanos tentam fazer!!!!
    A torcida do Cruzeiro é maior e ponto final.

  • Anderson disse:

    Eu tenho pay-per-view, há mais de 5 anos e NUNCA fizeram a pesquisa comigo.
    NUNCA compro camisa do ano, acho muito caro pagar R$ 170,00. Sempre espero sair o modelo novo e compro o antigo, que sai por uns R$ 80,00. Tenho umas 30 camisas do Cruzeiro e todas foram compradas desse jeito, logo, também não entro na pesquisa de vendas de camisa.

    Sou sócio do futebol, vou a 95% dos jogos. Será que contabilizaram a minha entrada? Detalhe, quanto menor o número de público menos imposto se paga. Já fui a jogos do Cruzeiro que, pela minha vivência de ir ao estádio desde 1987, não tinha o público que foi anunciado. Com mais absoluta certeza te informo que divulgaram um público menor para pagar menos ISSQN.

    Todas as pesquisas são passíveis de dúvida, todas são por amostragem e aquele clube que se destaca tem a tendência de ser citado. A diferença toda está nas reiteradas vezes que o Cruzeiro esteve na frente, pois o Atlético não ganha nada desde 1971.

    A tendência é o encolhimento da torcida. Não quer dizer que o sujeito que hoje é atleticano vai mudar de time.
    Não se muda uma cabeça, se muda uma geração. Basta verificar nas escolas.
    Saudações celestes.

  • Renato Paiva disse:

    Essa discussão não leva a nada. Para um clube, o que interessa é dinheiro em caixa para montagem de time e conquista de títulos. Isso, infelizmente, o Galo já não vê há muito tempo, apesar de vender pay-per-view, camisa, ingresso, etc. Sabem porque?! Por que o rolo foi grande demais nas últimas décadas, a base ficou completamente esquecida e o Cruzeiro foi mais organizado e eficiente em todos os aspectos. O Atlético perdeu credibilidade, enquanto o Cruzeiro ganhou.

  • claudio disse:

    leandro, isso também não é pesquisa de mercado.

  • Leandro Alves disse:

    Bruno bom saber que a torcida do galo conhece bem os titulos do cruzeiro mas temos esses titulos porque somos exigentes tão exigentes a ponto de não ir a campo se sabermos que os jogadores não estão a altura de representar nosso time exigentes a ponto de não comprar camisa, e de não pagar um ppv, por isso somos uma torcida campeã. agora vocês fantasiam idolos, comemoram chegada de treinador marketeiro, comemoram 4 lugar de brasileiro e continuam indo a campo mesmo tendo diretoria e jogadores medioucres se estiverem satisfeitos com o fracasso seram sempre fracassados.

  • Frederico Dantas disse:

    Entendi. Pelo seu critério sou torcedor e concordo com você. Pelo de outros, sou simpatizante, já que há uma coisa que não faço mais há tempos: ir ao Mineirão. Infelizmente, não dá mais.

  • Tiago Wasem disse:

    ahh e alembrando
    que muito torcedores sao do interior e nao tem condiçoes para ir todos os jogos

  • Tiago Wasem disse:

    hahaha
    pena que voces pensan que numero de torcida se faz com compras que pena,se Atletico compra mais oque ha de mais ?
    se ele e maior em Bh isso nao muda nada e mais pequeno que o Cruzeiro
    e ainda tentam discutir isso

  • Aldemário Ferreira Filho disse:

    Prezado Frederico.

    Torcedor é aquele que acompanha, vibra, sofre e está ligado as coisas do clube o tempo inteiro. Simpatizante é aquele que se diz torcedor, mas na verdade só acompanha ou assiste os jogos do time que diz torcer nas fases boas ou nas finais.

  • Felipe disse:

    É esse tipo de pesquisa que eu acredito

    Não por ser Atleticano, mais essa pesquisa tem numeros e provas dos numeros

    Ta aí contra NUMEROS não há argumento

  • Daniel Lanza disse:

    Leandro, isso mesmo! Já pensou se um Clube lança camisa a R$ 1,00? Faz promoção de ingressos e uma parceria com o pay-per-view? kkk Este Clube vai ser o que mais tem torcedor no Brasil! kkk

  • Bruno Silva disse:

    A Verdade é que esta pesquisa, mais uma vez ridiculariza a torcida do Cruzeiro, que se diz maior, mas qdo se vê os numeros concretos, toma um verdadeiro chocolate da torcida do Galo. Este papo que venda de camisas e PPV é coisa de momento, é bobagem. Se fizerem um levantamento dos últimos 15 anos, a diferença deve ser ainda maior. E olha que neste periodo o Cruzeiro ganhou vários títulos, e nem assim consegue dados relevantes com relação a torcida. Um exemplo: em 2005, ano da queda, a média de público do Galo foi quase o dobro do que a do rival, que tinha conquistado a triplice coroa recentemente. Este ano a média da torcida do Galo no campeonato mineiro foi maior que a do Cruzeiro na libertadores. Se for dar outros exemplos fico até amanha. Meus caros rivais contra fatos, não adianta, não há argumentos.

  • Frederico Dantas disse:

    Prezado Aldemário.

    Apenas para que eu possa entender, sem crítica, qual o seu o critério, ou o critério universal (se é que ele existe) para diferenciar torcedor de simpatizante?

  • Frederico Dantas disse:

    Pesquisas feitas por institutos sérios obedecem a metodologias estatísticas muito bem conhecidas em todo o mundo. Ao se alterar metodologias, altera-se resultados. Portanto, cai naquilo que o Alisson disse acima que é definir o que seja um torcedor.

    Eu acredito que torcedor é quem torce pelo time e ponto final. Independente de ir a campo, comprar camisas, pay-per-view, etc… A pesquisa certamente é feita de forma a garantir a representatividade equitativa de todos os segmentos da população. Assim como é feito em pesquisas eleitorais.

    Agora, se quiserem fazer pesquisas por segmento, como quem compra mais camisas, quem é mais apaixonado pelo time, enfim, esta metodologia proposta no post pode até ser adotada. Esta segmentação existe, é claro. É como numa pesquisa eleitoral pesquisas como votam, por exemplo, os que têm renda acima de determinado nível.

  • Aldemário Ferreira Filho disse:

    O Galo tem muitos torcedores e poucos simpatizantes, isso é fato. Agora o clube precisa de títulos para renovar a torcida e ser também um clube com muitos simpatizantes.

  • Carlos Arruda disse:

    Sugestão ao sr. César medeiros:

    LIGA PRO 190!

  • Alisson Sol disse:

    Eu creio que o Cézar Manoel de Medeiros apresenta alguns pontos que ilustram apenas o seguinte: alguns torcedores do Atlético Mineiro tem mania de colecionar camisas do time, e gostam mais de assistir jogos do clube, mesmo que valham pouco.

    Ele cai na velha mesmice de achar que pode definir o que é um torcedor de um clube, e vem com esta de que torcedore é apenas quem “…realmente acompanha, consome e valoriza a marca” (e a velha desculpa de que os outros são “simpatizantes”. É este pensamento de quem acha que Belo Horizonte é o centro do Universo que impede o Atlético Mineiro de crescer.

    Nem vou dizer que o meu caso, o de um torcedor do Cruzeiro que vive no exterior, seja típico. Mas há também milhares de torcedores do Cruzeiro, assim como do Atlético Mineiro, que vivem mesmo no interior de Minas Gerais, e que não tem TV a Cabo! Ou seja, mesmo que a pessoa tenha a condição sócio-econômica, e o desejo de acompanhar o clube, não pode fazê-lo.

    Eu mesmo, apesar de ir ao Brasil e a Belo Horizonte todo ano, também não me sinto obrigado a comprar uma camisa todo ano para “demonstrar que sou torcedor do Cruzeiro“. Por exemplo: esta camisa deste ano, com o símbolo do banco fazendo “sanitização monetária”, eu não apenas não comprarei, como não vestiria se me dessem de graça.

    Há torcedores precisando parar de gastar tanto dinheiro com camisas e pay-per-view, e fazer uma viagem pelo interior de Minas Gerais. Há muito local muito bonito para se ver e, ao chegar lá, talvez a pessoa perceba que em alguns locais, ficar falando de Cruzeiro ou Atlético Mineiro é assunto mais chato do que pedir dinheiro emprestado…

  • Dedé de Dora disse:

    O choro é livre!

  • Leandro Alves disse:

    Agora me corrijam se eu estiver errado, o chico não comentou quando saiu a pesquisa mas quando o torcedor contestou ele postou no blog, mas não tenho certeza as vezes eu não vi.

  • Leandro Alves disse:

    Daniel você tem que levar em conta também situação financeira 50% dos torcedores não tem condições de comprar uma camisa de c$160.,00 reais ou pagar um pay-per-view.

  • Amigos, essa pesquisa é realizada desde 1993 se não me engano, e o Galo MG sempre tem ficado atrás, será que erram todos os anos?
    Já fizeram uma pesquisa de faixa de renda? Pois compra de PPV e camisa depende da classe social de cada pessoa, isso é ignorância.

  • Daniel Lanza disse:

    Concordo que este tipo de pesquisa é falha, mesmo porque não mostra que a torcida do meu Democrata de Sete Lagoas é gigante, uma das maiores do país! kkk
    Porém, uma pesquisa não pode ser baseada em número de vendas de camisas e pay-per-view já que isto é fruto da situação MOMENTÂNEA do time no campeonato. Se o time está bem classificado, ele vende mais camisas, mais torcedores vão a campo e mais planos pay-per-view são comprados por torcedores. A situação de um time pode mudar a cada momento. Basta olhar a bilheteria do Flamengo quando ele estava mal e olhar depois que ele começou a recuperação, nem por isso o Flamengo tinha menos torcedores do que no início do campeonato. Esses números mostram a empolgação dos torcedores.

  • Daniel Lanza disse:

    O Cruzeiro e seus patrocinadores irão perceber que as marcas coloridas na camisa serão ruim para ambos após o balanço do número de camisas vendidas. Isso com certeza será menor. Terão visibilidade durante os 90 minutos de jogo, após eles, nas ruas, ninguém vai ver um torcedor andando com uma camisa azul e um estampado amarelo e laranja. Tenho certeza que em pouco tempo a Ricardo Eletro e o Banco BMG colocarão suas marcas na cor branca.