Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Torcida do América quer Ênio Lima nos clássicos

DSC_0030aPrestígio do jovem locutor da Rádio Itatiaia. A torcida Avacoelhada disparou hoje em seu twitter, com cópia para o  Mário Henrique “Caixa” e Milton Naves.

“CAMPANHA DA AVACOELHADA: ENIO LIMA NARRANDO NOSSOS JOGOS NOS CLÁSSICOS POR MEIO TEMPO. Dê um RT e espalhe por ai!

@mariocaixa @miltonnaves

avacoelhada

Interessante é ver a força do interior de Minas na revelação de grandes comunicadores: o Ènio é de Montes Claros, o Milton de Alfenas/Ilicínea e o Caixa de Três Pontas.


» Comentar

Comentários:
29
  • Bruno Inácio da Silva disse:

    Sou ATLETICANO e acho que clássico deve ser dividido pelos âncoras dos times. E, inclusive quando esse âncora não estiver, deve ser substituído pelo Milton Naves, como foi por exemplo no Atlético 0 x 1 Cruzeiro ano passado na Arena do Jacaré. Dá-lhe profissionalismo! Galo Sempre!

  • rosilene disse:

    Adoro o Ênio éum narrador nota mil sou apaixonada por futebol e acompanho seu trabalho desde que chegou a itatiaia é muito bom ter um talento como esse deixo de ver telivisão só para ter sua maravilhosa compania quero parabenizar pelo seu trabalho

  • Alves disse:

    Na minha opinião nos classicos deveria ser assim: ser narrados por um outro locutor,no caso o Milton Naves(que inclusive narra muito bem e tem profissionalismo).O caixa torce muito pro galo,o Alberto ROdrigues pro cruzeiro,ele narra os gols do galo numa numa falta de emoção.Nunca vi o Enio lima narrar um, classico deveria colocar-lo pra ver.

  • Mateus disse:

    “Se for assim, torcidas maiores que do coelhinho (Ipatinga, Vila, Uberlandia, Tupi, America-TO, Uberaba, etc) também tem o direito de pedir narrador-torcedor em um tempo dos jogos”.

    “Que eu saiba esses times não possuem narradores fixos,diferente do América que tem o Ênio Lima como seu narrador.(alias esses times não tem nem os seus jogos narrados)”

    – Caro Flávio, apenas para conhecimento. O Uberlândia Esporte Clube e o Uberaba Sport Clube têm todos os seus jogos narrados e com narradores fixos. Aliás, excelentes narradores. Na Rádio Globo Uberlândia temos o Wander Thomaz; na Itatiaia Triângulo temos o Cláudio Rodrigues e na Rádio América, o Doni Moreira. Já em Uberaba, o trabalho do Moura Miranda (Rádio Sete Colinas) é muito elogiado. Lembro-me de uma partida entre Uberlândia e América, em BH no estádio Independência, válida pela Taça Minas Gerais. Todas as emissoras de rádio que cobrem as partidas do Uberlândia Esporte estavam presentes no estádio. Não havia nehuma emissora de rádio da capital transmitindo a partida. Lembro-me ainda que os torcedores do Coelho ficaram “revoltados” pelo descaso com o América. Um deles inclusive, parabenizou a imprensa uberlandense (ao vivo) pelo apoio ao futebol local.

    O América é um time de tradições e merece todo respeito. Assim como Uberlândia, Uberaba, Tupi, Villa Nova e Ipatinga merecem.

  • Yuri disse:

    Quando Alberto Rodrigues se aposentar (o que já está próximo, por causa da idade), tenho quase certeza de que o locutor para as partidas do Cruzeiro na Itatiaia vai ser Ênio Lima. Podem escrever

  • Yuri disse:

    Ele já narrou um tempo de Cruzeiro 4×2 Atlético, no Brasileirão de 2007. E, para sua felicidade (se vocês dizem que ele é cruzeirense), este que ele transmitiu (o 1º tempo) terminou 2×0 para o Cruzeiro

  • Gisele disse:

    O Ênio Lima não narra clássico pq é Cruzeirense , e se ele narrasse só contra o Atlético em clássicos , iria dar na cara , já que ele gosta de transmitir profissionalismo !

  • Flávio Azevedo disse:

    fica dificil o América ser “forte” lá com Coselheiros atleticanos no comando. mas não desviemos a nossa crítica.

  • Mayron Souza disse:

    O detalhe que o Willy Gonser não tinha isso de ficar inventando esses bordões chatos que o Caixa inventa. O Willy nos passava emoção e informação, é o que o radio de hoje precisa. Alberto Rodrigues tambem é outro que narra os gols adversários sem isenção. E se ele narrar o Cru e Ame, coitada da torcida americana. Falo isso pq acho que antes de tdo têm que ser profissional e o Caixa não é ou pelo menos fica esquisito. Ele tem tantos bodões Pró-Galo que nos clássicos nem dá pra usar. Usou contra o América porque o time do Coelho é fraco politicamente dentro da Itatiaia.

  • Flávio Paiva disse:

    Ah e sobre a media de 1356,só faltou mencionar que foram somente 4 jogos no Indepêndencia,com 3 às 21:50,e sendo dois trasmitidos pela TV (nesse mesmo horário).
    Ano passado em jogos do cruzeiro mesmo ja teve público de 3000.

    Visite o site da CBF,média 6000 pessoas,simples assim.

    E duvido,se o jogo do Atlético fosse contra um uberaba da vida, daria 40.000,meu amigo o fato é que o América também atrai publico.

  • Flávio Paiva disse:

    Fato 1 =América tem um narrador fixo,que se chama Ênio Lima
    Fato 2=América jogou no domingo.

    Dúvida=Se o coelho jogu no domingo pq seu narrador não participou?

    De novo, o que tem a ver capitalismo, ou rasgar dinheiro com colocar o Ênio lima em um tempo nos jogos contra a raposinha ou as frangas?

    Itatiaia deve ter 90% de audiência nas transmissoes esportivas,o cara não vai deixar de ouvir a pq o Ênio esta narrando.
    Acho que esta acontecendo até o contrario,conheço muitas pessoas(até cruzeirenses e atleticanos) que pararam de ouvir o jogo no domingo pq estava insuportavel o Mário Henrique,desse jeito sim vai perder audiencia e dinheiro.

  • Flávio Azevedo disse:

    para você que não sabe ou se não sabe, o “MARCOU” é apenas a “cópia” do ótimo narrador Jota Santiago, da Super Rádio Tupi, 1280 kHz. assim como o narrador da itatiaia vale do aço copia o “GUARDOU” do melhor narrador do Brasil, Luis Penido tb da Tupi. Fechando o Alberto Rodrigues, “copia” o falecido e marilhoso, Doalcei Camargo. Quando digo copiou, não estou criticando, pois a nossa vida rumamos baseado em alguém e tentamos seguir seus passos. Para quem conhece sobre rádio, a Rádio Tupi é ícone brasileiro e mundial.

    A crítica feita não é pela qualidade do narrador e por ele está confundindo narração com torcer.

    Todos sabemos que o Chico Maia é atleticano, sempre teve a ombridade de falar quem é, sem medo. Nunca vi o Chico Maia ao vivo e a cores mas tem mais de 20 anos que acompanho seu belo trabalho e ele só tá mais rico, porque os seus comentários continuam objetivos e reais e ele sempre será respeitado aqui em MG.

    Claro que vou torcer para o Chico continuar na fila que desde 1971 ele acompanha…

  • Bessas disse:

    Bruno Silva,

    Tem razão! Tirando o mérito se deve ou não narrar os clássicos(á minha opinião é não) de fato o Ênio Lima apronta uma gritaria. Aquele Marcou…Marcou….marcou….marcou é de lascar o cano!!

  • Bruno Silva disse:

    Pelo amor de Deus, este Ênio Lima e o Milton Naves apesar de bons profissionais, são péssimos narradores. O Ênio então é o pior de todos. Aquela gritaria chega a ser ridícula. O Caixa eo Alberto são os melhores indiscutivelmente. Estes americanos tem que entender que apesar do atual bom time, é um clube pequeno e sem torcida, que não representa nada para o futebol de MG. Isto é fato. É a Portuguesa de SP ou o America do Rio, aqui em MG.

  • Gustavo Coelhão disse:

    Concor com tudo que foi dito pelo lado americano. O Caixa tá muito chato e torcendo muito nas transmissõs.

  • I.F.Mendes disse:

    Estamos precisando de mais “Chico Maias,”Milton Naves”,”Pequetitos” que tem suas preferências (e não são “verdes”) mais nem por isso saem por aí desrespeitando as outras torcidas pelo contrário, criticam quando tem que criticar e elogia quando tem que elogiar é assim que deve ser.

  • Bessas disse:

    Flávio Paiva,
    tem que olhar sim o lado capitalista. Vc acha que o Emanuel é doido de desprezar audiência de 8 milhões de torcedores, Ah faça me o favor!! A média do América em capeonato mineiro é sim 1356 pagantes(veja site da FMF) excetuando os clássiso os quais mesmo com mando do América, é público e notorio que dá 20×1 ou 39×1 como domingo passado. Ou vc vai falar que dos 39 mil pagantes, tava meio a meio. Vc é doido, eu sei que vc tá quernedo respeito com o América aí é outra coisa. Mas dedicar mais tempo pro AMérica na mídia, só daqui a uns 50 anos e se o América não acabar até lá.

    PS: O Enio é querido por todas as torcidas por que sabe que nao pode desagradar a audiencia. Isso é fato.

  • J.B.CRUZ disse:

    Eu acho a reinvindicação da torcida Americana justa..já que a rádio Itatiaia usa o expediente de ter um narrador para o Atlético e outro para o Cruzeiro, por quê não um para o América também..A Itatiaia é lider de audiência há mais de cincoenta anos justamente porquê sempre está inovando em sua programação…O departamento de esporte da Itatiaia é um dos melhores do Brasil..Seus profissionais´pelo menos não escondem suas preferências esportivas…Quanto as torcidas, todas são iguais em paixão e amor pelos seus clubes de coração, a diferênça está no tamanho, umas maiores outras menores…E fim de papo…

  • Gleisson Moreira disse:

    ATÉ QUE ENFIM VIRAM QUE O ” CAIXA ” DÁ AZIA EM UM CAMINHÃO CARREGADO DE SONRISAL. VAI SER NOJENTO PARA NARRAR O JOGO DO GALO ASSIM LÁ NA CHINA. A ITATIAIA OU MELHOR ATLÉTIAIA JÁ DEVERIA TER CHAMADO SUA ATENÇÃO, POIS ONDE ANDA O PROFISSIONALISMO??? TEM QUE RESPEITAR AS OUTRAS TORCIDAS. EU TIVE A CORAGEM DE OUVIR A NARRAÇÃO DOS GOLS DE DOMINGO, TADINHO DO AMÉRICA, QUANTA POBREZA NA NARRAÇÃO E O GOL DO GALO DEMOROU QUASE MEIA HORA. JÁ DISSE OUTRAS VEZES QUE SE DEIXAR A ATLÉTIAIA VAI NARRAR ATÉ JOGO DE ” PURRINHA ” DO GALO NA CONCENTRAÇÃO E QUEM VAI NARRAR ?? O CAIXA…………..

  • Carlos Arruda disse:

    Prezados,

    O problema é que o “Caixa” está em plena campanha para Deputado e necessita como nunca fazer média com a torcida Atleticana.

  • Gustavo disse:

    Eu acho que ter outro narrador dividindo como se fosse Atlético x Cruzeiro é bobagem. Isso raramente foi feito antes. Agora, que o Caixa exagerou na torcida pelo Galo, isso é verdade. Chateou os americanos, ainda mais que o Caixa narrou jogos do América por muito tempo. Willy Gonser nunca faria isso.
    Aliás, esse exagero pró-Galo do Caixa nas transmissões deixou sua transmissão do último clássico contra o Cruzeiro meio xoxa, pois ele foi obrigado a sair do seu habitual (não teve coragem de fzer contra o Cruzeiro o que ele fez contra o América ontem). Precisa ter jogo de cintura com isso. Aprender ouvindo transmissões antigas dos mestres Willy Gonser e Alberto Rodrigues (que sempre respeitaram os adversários).

  • Flávio Paiva disse:

    Essa não é so um desejo da Avacoelhada não,é da torcida do américa!

    Renato Santiago
    “Se for assim, torcidas maiores que do coelhinho (Ipatinga, Vila, Uberlandia, Tupi, America-TO, Uberaba, etc) também tem o direito de pedir narrador-torcedor em um tempo dos jogos”.

    Que eu saiba esses times não possuem narradores fixos,diferente do América que tem o Ênio Lima como seu narrador.(alias esses times não tem nem os seus jogos narrados)

    Bessas
    “Time que tem media de público de 1.356 pagantes em seus jogos não tem direito de exigir torcedor narrador, afinal estamos num país capitalista”

    De onde vc tirou essa média meu filho?
    A média do américa ano passado foi de aproximadamente 6000 pessoas,se quiser, é só ir no site da CBF e conferir!

    E o que tem a ver capitalismo, ou rasgar dinheiro com colocar o Ênio lima em um tempo nos jogos contra a raposinha ou as frangas?

    Tenho certeza absoluta que o Ênio é querido por todas as torcidas.

  • Flávio Azevedo disse:

    nos jogos contra o América eles sempre se comportaram como pessoas, não como torcedores organizados…dá ate dó o nivel do “tuiter” do narrador…sem moral nenhuma…

    ainda bem que o Salum voltou…

    Chico,

    lembrei daquele vez lá no Minas Esporte quando o Flávio Carvalho falou um tanto de bobagens e mentiras do América e o Salum foi lá tirar satisfação ao vivo.

    só pedimos profissionalismo, respeito.

    éramos apenas 2 mil mas tenho certeza que vcs ouviram nossa torcida tirando onda pq vcs estavam calados, morrendo de medo…e olha que jogaram com 3 atletas a mais, jogando de amarelo…até o nosso Mascote o camarada expulsou…os perrelas agradecem, pelo andar da carruagem eles vão fazer a festa. A FMF nao deixará o América ir pra final.

    provavelmente os atleticanos estão com camisas do real potosi.

    pra dizer a verdade, atleticano, libertadores vocês só Verón pela TV,né celso roth?

    abraços,

    Chico Maia!

  • mayron cesar de souza disse:

    Eu concordo que tem que ter o narrador americano sim. Mas há muito tempo a Itatiaia nao coloca narrador pro America em clássicos e na epoca ninguem reclamou de Willy Gonser ou Alberto Rodrigues. Será pq eles nao demonstram assim tanta torcida?

  • Bessas disse:

    Sim Flávio, a Itatiaia vai mantê-lo como nº 1 para transmitir os jogos do Galo, infelizmente não temos mais o Willy Gonser.

    Ps: Time que tem media de público de 1.356 pagantes em seus jogos não tem direito de exigir torcedor narrador, afinal estamos num país capitalista. Domingo 39 mil pagantes dos quais 38 mil atleticanos, como q vocês querem fazer exigência. O Emanuel Carneiro não é doido de rasgar dinheiro(audiência)

  • Flávio Azevedo disse:

    o problema de tudo que o narrador de agora não tem a ombridade de saber que é um profissional e tem que pelo menos tentar ser neutro. tristeza é saber que este camarada fez a carreira dele narrando jogos do América e agora parece que virou torcedor de torcida organizada. será que ele não percebe que tá perdendo a credibilidade?

    “Vai galo, Vai galo, da para virar…” lamentável…será que ele achou que era contra quem o jogo?

    engraçado é vermos as pessoas falando mal do Renato Mauricio, Neto e outros de fora e puxando saco deste camarada que está sendo tão baixo como eles…só perdemos com “profissionais” assim…

    não citarei o nome deste camarada pois não descerei ao nível dele. será que o dono da Rádio não tem vergonha na cara também não? vai manter este camarada como número um dos atleticanos?

    quem derá se os outros fossem bacanas e corretos igual você Chico Maia.

    respeito é o carro-chefe para o sucesso!

  • Renato Santiago disse:

    Clássico? Aue clássico? só se for AméricaxIpatinga ou AmericaxVilla nova.
    Jogar contra Atlético ou cruzero e colocar 2.000 torcedore contra 40.000 do adversário e ainda acha que pode fazer exigencia de narrador.
    Se for assim, torcidas maiores que do coelhinho (Ipatinga, Vila, Uberlandia, Tupi, America-TO, Uberaba, etc) também tem o direito de pedir narrador-torcedor em um tempo dos jogos.

  • Léo Ribeiro disse:

    A reivindicação faz todo o sentido. Cheguei a pensar que seria feito dessa forma no domingo passado. Apoiado!