Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Morre Gasperin, goleiro que defendeu o Cruzeiro

Bicampeão brasileiro pelo Inter

Ex-jogador, que defendeu também o Grêmio e o Juventude, lutava contra um câncer de intestino desde 2005 

* Do portal clicRBS e GloboEsporte.com 

Morreu na manhã desta terça-feira, aos 57 anos, em Curitiba, o ex-goleiro Gasperin. Ele lutava contra um câncer de intestino desde 2005. O ex-jogador atuou pelo Grêmio e pelo Inter, onde participou das campanhas dos títulos brasileiros de 1976 e 1979, além do vice-campeonato da Libertadores em 1980. Seu corpo deve chegar a Vacaria no fim da tarde, para ser velado durante a noite e sepultado na manhã de quarta.

Gasperin estava dormindo no hospital quando morreu, por volta das 10h30m. Tinha um sorriso no rosto, como pede para lembrar o médico e amigo da família Rafael Santana, com o qual o ex-jogador fazia exames de imagem em Porto Alegre.

Era o fim de uma longa luta contra a doença. Quando o diagnóstico de câncer foi conhecido, no final de 2005, Gasperin recebeu a notícia: teria apenas seis meses de vida. Viveu mais de quatro anos, e havia conquistado até uma reversão no tumor. Em julho de 2009, por exemplo, participou normalmente da festa em homenagem aos cem anos do Gre-Nal, em Porto Alegre.

Porém, seu quadro de saúde piorou muito a partir de outubro de 2009. A última vez que esteve na capital gaúcha foi em setembro, para fazer os exames com Rafael Santana. Desde a semana passada, precisou ser levado ao hospital diversas vezes.

– Em nenhum momento ele se entregou. Nunca perdeu a lucidez. Ele dizia: ‘Estou tranquilo, esta batalha eu vou vencer’. Foi um recorde de persistência. Como fez na profissão, fez em vida. Foi um guerreiro – contou o médico.

Gasperin deixa mulher, Noemi, e três filhos, Carlos Eduardo, Thiago e Cândice Bróglio Gasperin.

Carreira

Gaúcho de Sarandi, Luiz Carlos Gasperin mudou-se ainda criança para Vacaria, onde começou a jogar no time amador Brasil. Passou pelos juniores do Grêmio, e anos mais tarde, em 1975, defendeu o time profissional do clube porto-alegrense. Depois de uma breve passagem pelo Juventude, parou no Inter, onde ficou de 1976 a 1981 e conquistou dois títulos gaúchos, dois brasileiros e foi vice-campeão da Copa Libertadores.

Depois de deixar o Inter, Gasperin ainda defendeu Cruzeiro, América-RJ, Botafogo-SP, e encerrou a carreira no Glória, de Vacaria, em 1989. No mesmo clube, começou a carreira de treinador. Como técnico, passou por vários clubes gaúchos, entre eles Caxias, Brasil de Pelotas, Santa Cruz e Esportivo. Treinou também times do interior de Santa Catarina e do Paraná, e era dono de uma papelaria em Curitiba.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1463446-9825,00.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


» Comentar

Comentários:
0