Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Por enquanto, só pistas!

Concordo com a avaliação de hoje do jornalista Marcelo Bechler Machado sobre o Atlético em seu blog: 

* Por enquanto, o Atlético só dá pistas.

Qualquer avaliação que se arrisque fazer agora sobre o Atlético é injusta e desnecessária. São três jogos, o time não precisa estar pronto agora. A pista possível de apontar nas primeiras rodadas do campeonato é o que Vanderlei Luxemburgo pretende fazer com sua equipe.

O Atlético não é um time leve, ainda não é rápido, mas é técnico. O meio-campo que enfrentou o Tupi tinha quatro jogadores de bom toque de bola, que levantam a cabeça para jogar; o que atuou diante do Ipatinga tinha a proteção de Zé Luís e só mais dois homens. Isso para Diego Tardelli e Muriquí se aproximarem do gol adversário com mais rapidez, aproveitando o posicionamento de Obina e servindo-o, além de ser servido por ele.

Luxemburgo tenta dar ao Atlético a velocidade que os jogadores de meio, que ele tem à sua disposição, parecem incapacitados de fazê-lo. Individualmente, eles não precisam ser rápidos, precisam dar, coletivamente, velocidade ao jogo. Os laterais ainda não avançam. Leandro, aos 30 anos, e Coelho, aos 27, têm natureza ofensiva, mas chegam ao momento da carreira em que se dosar vai garanti-los em alguma equipe. 

Com um meio-campo que ainda não consegue ser veloz e laterais que não poderão ser ofensivos durante todo o jogo, parece claro que o Atlético irá jogar em torno da movimentação dos atacantes. Talvez por isso, Vanderlei tenha saído do Mineirão mais satisfeito do que nas últimas semanas: Obina, Tardelli e Muriquí foram mais interessantes do que Tardelli e mais um.

O problema daqui pra frente é como testar e assegurar que o time está no caminho certo. Definitivamente, eventuais goleadas sobre Uberaba, Villa Nova, América-TO e companhia não servirão para colocar o novo Galo à prova. Só saberemos se a equipe está pronta nas fases agudas de Campeonato Mineiro e Copa do Brasil. Até lá e confiar e acreditar em Vanderlei Luxemburgo. Sem maiores pistas.
* Acesse: www.blogdemarcelomachado.blogspot.com

Marcelo Bechler.
Produtor/repórter – Jogada de Classe, TV Horizonte.


» Comentar

Comentários:
17
  • Leandro Alves disse:

    Diego tardelli criticou a famosa torcida, a melhor do mundo, e ai Bruno Silva o que tem a dizer.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Vc disse tudo Azenir… Torcedores “SAMOS” nós… kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Nós Atléticanos,sabemos que com este elenco não ganhamos nem o campeonato mineiro. isso é real, sem limão não se faz limonada, o Atlético não tem jogador para ganhar título. Os jogadores que tinha disponível no mercado o galo não contratou, como Rodrigo Souto, Kleber Perreira, Leandro Gerreiro, Durval, Edu Dracena etc… Com estes sim o Atlético teria maior condições de ganhar alguma coisa, mais com estes jogadores que foram contratados, não dá. Vamos ter que ver, e aturar, mais uma vez, as gozaçaões dos simpatizantes já que torcedores mesmo samos nós, mais isso só é pouco, tem que levantar o caneco.
    Abraço à mais calorosa torcida do Brasil, GALOOOOO….
    Azenir.

  • Ronaldo Totoli disse:

    CHEESLEADERS?!?!?!?!?! uahahahhahahah uahahahaha uaahahahaha

  • Galvão Neves disse:

    Deus te ouça Audisio, mas com essa turma aí tá difícil.
    Marcelo, concordo com você que time tem que jogar pra frente, mas tem que ter jogadores que parta pra cima. O Galo realmente tinha que atacar mais, pois jogava em casa e tinha a obrigação de ganhar. Tá faltando ousadia, velocidade e não esperar o adversário se armar pra defender.

  • audisio disse:

    Fui ao jogo e gostei muito do que vi! O Galo jogando para ganhar e criando várias oportunidades. Basta aos incautos darem uma olhada nos melhores momentos disponibilizados no Globo.com. Para os que sabem contar enumerem as chances de cada time e depois tirem a diferença. O placar moral seria de 4 a 1 para o Galo. O problema foram as circunstâncias nais quais o time tomou o gol. O mais importante foi a entrevista do Luxemburgo depois do jogo. Vou até guardar. O Atlético se acostumou com a idéia e o complexo, alimentado por uma mídia passional cruzeirense, péssimas administrações e treinadores horríveis, de que virou time pequeno, apesar de numerosa torcida. Agora precisa se condicionar e mentalizar, não só o time mas seus torcedores, cuja a maioria não viu equipes treinadas por verdadeiros grandes treinadores como Telê, Yustrich, Fleitas Soliche, Mário Travaglline e outros, de que é verdadeiramente um time grande e pode conquistar. Esta geração de atleticanos não sabe como se joga um time grande. O Wanderley tem a autoridade de quem conquistou cinco títulos brasileiros. Só isso! Que me desculpem os oponentes mas acho que o Galo vem com tudo este ano!

  • lúcio vieira disse:

    Chico boa tarde !
    qual sua opinião com relação a declaração do Luxemburgo de que torcedor ” se quiser vaiar fique em casa ” e a outra tese de que o torcedor que paga ingresso e é muito mau tratado tem todo direito de no mínimo vaiar ou aplaudir no lugar certo que é o estadio e não no CT ou sede administrativa?
    Na minha opinião o Luxemburgo pelas poucas entrevistas vai dar muito trabalho a imprensa ditando como quer ser entrevistado mas exigir do torcedor ja é demais…..
    abraços

  • Walter (Betim MG) disse:

    Marcelo de Andrade,

    Medo de quê amigo, o seu galo não bota medo em ninguém.

  • Fabricio Melo disse:

    A ansiedade da maioria dos torcedores é justamente essa, o Galo é o último a destravar todo ano. Aí começa a contratar as pressas já no Brasileirão. Os artilheiros tão fazendo muitos gols, as contratações dos outros times dão esperanças. As permanencias de muitos atletas que pouco produziram e as poucas contratações para o meio e ataque preocupam sim.
    J.B. Cruz se o Cruzeiro tá entrosado a 3 anos, porque então só ganha o Rural…

  • mauricio jose de souza disse:

    Ô Alexandre só uma observação no seu comentário. O Santos com o Luxa não valia nada, ele saiu e olha o que o time está jogando. Também, ele colocava o Neymar na reserva. Claro que tem que cobrar do elenco no 3º jogo uma melhor apresentação, junte-se a isto, as 5 partidas finais do brasileiro do ano passado. O Dodô ja fez uns 6 gols, o Adriano, idem, o Vagner Love já fez vários gols. E voce ainda está esperando mais algumas rodadas. O Tardeli agradece.

  • Frederico Dantas disse:

    Concordo com o articulista.
    Por enquanto, nada pode ser concluído. Não se monta uma equipe de verdade em tão pouco tempo.

  • Acho que vi um jogo diferente ontem. Querer cobrar do elenco do Galo uma apresentação de alta temporada no 3º jogo do ano acho querer demais. Vi um bom jogo ontem. O Ipatinga apesar de ter “destroçado” o Cruzeiro na rodada passada veio ao Mineirão e jogou como time pequeno que é. Só sabia contra – atacar. O Galo não. Como time grande meteu um time com característica ofensiva e foi pra cima. Na minha opinião dominou o jogo. Há jogadores que ainda buscam o entrosamento na equipe. Muriqui promete. Marques tá rendendo mais que no ano passado. Tardelli esse ano faz uma função diferente. Jairo Campos dispensa comentários “joga demais”. Carini, todo grande goleiro já tomou frangos. Alguns até gol de “costas”. Ricardinho cadencia bem o jogo. Pode ser fundamental em jogos de grande pressão. Armar não pode ser função dele. Ele nunca fez isso.

    É isso ai! Abraços Chico e a todos os participantes do seu blog.

  • Breno Machado disse:

    Amigos,

    Definitivamente tem coisas no Atlético que não mudam, como por exemplo: Aposta em jogadores medíocres. O time precisando empatar e virar o jogo contra o Ipatinga, ai me vem o treinador e coloca em campo CARLOS ALBERTO, desliguei a TV na hora. CHEGA DE MEDIOCRIDADE. MUDANÇA DE POSTURA JÁ.

    No mais saudações atleticanas

    Breno Mahado – Santa Tereza.

  • Ola bom dia.
    A esperança do atleticano é tão grande com a presença do Luxemburgo,que pode numa situação,como a do jogo de ontem,no momento em que o time estava em desvantagem,vir a atrapalhar se as vaias e outros tipos de cobrança começarem a aparecer.
    Esta expectativa se renova a cada tempo,mas desta vez,ela veio com mais força do que no ano passado,onde o Kalil ja começava a marcar o clube com o seu modo de administrar.Mesmo ainda estando alguns com um certo receio de haver gastança nas mãos do Luxa,desta vez parece ser mais seria a vontade de dar certo,mas é preciso paciencia,o time não é pão de ló,que antes de ir ao forno ja se sabe o resultado.

    Um grama de ação vale muito mais que uma tonelada de desejo

    http://dalenoblog.blogspot.com/

  • J.B.CRUZ disse:

    Já dá para notar que este ano o CRUZEIRO vai deitar e rolar..Bi-Tríplice-Coroa á vista…Como disse o Wanderlei na coletiva o Atlético ainda está na pré-temporada, já o CRUZEIRO está entrosado há 3 anos..Há 20 anos o Atlético é um amontoado de erros com diretorias totalmente despreparadas para dirigir um ¨grande¨clube, não sabem o que é planejamento.. O Atlético entra ano, sai ano é só ajuntamento….

  • Fabricio Melo disse:

    Torcedor quer vitória ou mesmo se empatar, que o time agrade. Acho que assistí outro jogo ontem. Ví o meio campo do Ipatinga dominar o Galo. Se o Mineiro é “oficina” tem que mudar logo, pois tem jogadores que nos engana desde o ano passado.

  • Adalton disse:

    Respeito como sempre a opinião, mas não concordo em tudo; a gente que acompanha futebol há muitos anos logo percebe deficiências e virtudes num time; este time ainda é fraco e de média de idade alta. Não irá longe na Copa do Brasil e possivelmente será derrotado facilmente pelo Cruzeiro nas finais(e olha que sou atleticano).
    Outro ponto: sou de Gov Valadares e gostaria de saber sobre o regulamnento das semi e finais..o nosso querido Democrata mais uma vez está bem e se classificando jogaria aqui ou teria que se sacrificar,jogando na hora boa fora de casa? Claro que o que é combinado não é caro, mas a torcida fica prejudicada..