Blog do Chico Maia

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Obra show!

Atleticanos, cruzeirenses e americanos ainda não estão suficientemente informados que vão ter que se deslocar até Sete Lagoas a partir de junho para ver seus times jogarem. Aproveitei a terça feira de Carnaval para ver como estão as obras da Arena do Jacaré. Fiquei mais animado do que já estava! Minas Gerais vai ganhar um dos melhores estádios de porte médio do Brasil! O gramado está pronto, fiscalizado por um especialista argentino, Daniel Tapia, contratado da CBF para cuidar de todos os gramados da elite nacional; a iluminação será a primeira do país produzida por energia solar, num projeto pioneiro da Cemig. as 25 mil cadeiras estão quase todas instaladas em vemelho e branco, as cores do Democrata; um elevador panorâmico está sendo instalado para atender cadeirantes e autoridades; o número de catracas eletrônicas e bilheterias está sendo duplicado.

Trabalho total

Diariamente 230 trabalhadores contratados pela CBR Construtora atuam o dia todo nas obras da Arena, que será multiuso, apta ao futebol, mas com espaços para shows e outros eventos. Ontem, em plena terça feira de Carnaval, estavam lá 150 homens trabalhando, assim como em todos os fins de semana e feriados. A ordem é inaugurar em março, mas pelo que vi, no fim de maio ou princípio de junho fica pronta.

Dia 20 vai ter uma pelada lá, entre veteranos do Atlético e Cruzeiro, para testar o gramado.

De primeira

Não pensem que estou empolgado com a nova Arena do Jacaré pelo fato de ser um setelagoano. Não misturo as coisas! Mas a minha cidade está ganhando um estádio estilo europeu, de orgulhar a qualquer brasileiro. Quem visita o canteiro de obras vê o carinho com o qual tudo está sendo feito. Há quem diga que é por causa do empenho do João Fleury, diretor geral do DEOP, por coincidência, também um setelagoano, mas a muito anos fora da cidade. Trabalhava em Brasília, mas foi buscado pelo governador Aécio Neves para dar agilidade, competência e transparência às grandes obras do nosso Estado. Lembro-me dele do tempos em que atuávamos nos gramados da região. Era bom de bola, conhecido como “João Baiano”, filho do seu Afonso França Teixeira, sobrinho do seu Élcio, gente boa demais da conta. Feijão sem bicho!

Falta muito

Mas falta muito ainda para que os torcedores sejam bem recebidos na Arena do Jacaré. A prefeitura precisa cuidar do entorno do estádio e por enquanto está tudo meio devagar. Falta também cuidar de uma situação fundamental: acesso de atleticanos e cruzeirenses. O ideal é que cada torcida seja orientada a pegar uma estrada, partindo de BH: a Br-040 e a MG-424. Uma, muito movimentada e sem fiscalização; a outra, um lixo, de Pedro Leopoldo a Sete Lagoas, sob todos os pontos de vista.


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Comentários:
20
  • Nelson Henrique disse:

    ALISSON,

    Parece que além de não ler o que posta também não se lembra do que escreve. Vou refrescar tua memória!
    às 10:52 voce escreveu o seguinte copmentariao!
    “ou porque fiscalizassem, iam achar que as máquinas que deviam estar mantendo as estradas estão fazendo gracinha na sede de um clube de futebol”.
    É só conferir!

  • Nelson Henrique disse:

    ALISSON,

  • Bessas disse:

    Alisson,

    Não entendi a relação que você fez entre as irregularidades da ERKAL apontadas no TCU com a obras na cidade do galo, executadas pela mesma empresa do Presidente??? No quesito irregularidades ok entendi,mas a relação com o CT do Atlético vc imaginou coisas…..

  • Alisson Sol disse:

    Nelson,

    Eu afirmei que o nome da empresa aparece em uma relatório de irregularidades do TCU. Provado. E também afirmei que máquinas da empresa fizeram serviço no CT do clube. Provado.

    Eu não insinuei nada de que máquinas que estavam a serviço de uma obra pública estavam no lugar errado. Fiz claramente uma pergunta questionando aconteceria se fiscais, que ambos concordamos que não estão fazendo seu serviço, aparecessem para fiscalizar. Será que encontrariam as máquinas onde deveriam estar? Diz o ditado que “perguntar não ofende”, e a sabedoria popular que “quando a pergunta ofende, é porque não se tem uma boa resposta“.

  • Nelson Henrique disse:

    Alisson Sl

    Seria bom voce ler o relatorio do Tribunal de Contas que você mesmo postou. Parece que voce não leu ou se leu não entendeu o que estava escrito. Em nenhum momento, o relatorio faz menção à utilização de maquinas da empresa ERKAL, que estivessem sendo usadas para execução de um serviço público, e que fosse desviada para o CT do Clube Atlético Mineiro. Portanto não há como inferir tal fato do relatorio!
    Se ele utilizou as máquinas de sua empresa para executar obras no CT de Vespasiano, é um problema de foro íntimo, ou quando muito um problema interno do Clube Atlético Mineiro. Como voce mesmo disse não há nada de errado nisto! Não contestei que máquinas da empresa do Kalil, estivessm sendo ussadas no CT de Vespasiano, mas sim a sua insinuaçaõ de que as maquinas que estavam a disposição de um obra pública, estivessem sendo desviadas para um fim particular, sendo o seu custo cobrado do erário público! Se voce ler o relatorio do TCU não encontrará tal afirmação, não é verdade?
    Não estou sendo mais realista do que o Rei, apenas não insinuo que alguém seja desonesto, sem ter provas para tal. A presunção de inocência ainda me é um fato muito caro.
    Como disse, basta ler o relatorio TCU para ver que o mesmo, também não faz tais insinuações.

  • Alisson Sol disse:

    Nelson,

    Eu não estou fazendo acusações sem provas. Eu apontei um documento hospedado em um site do Tribunal de Contas da União que aponta irregularidades em contratos da empresa do citado presidente de clube. Isto é um relatório oficial do Tribunal de Contas da União do país, não é um jornalzinho qualquer com “acusações”. Se você acha que não existiram irregularidades, então reclame com o Tribunal de Contas da União por divulgar relatório com dados errados. Isto provavelmente já foi apurado, deu multa ou reparação, mas não se pode omitir que houve uma irregularidade.

    Em relação às máquinas da empresa dele sendo utilizadas no CT de Vespasiano, isto já foi noticiado tendo ele mesmo como fonte, e repetido inúmeras vezes, inclusive pelo próprio Chico Maia. Você está querendo ser mais realista do que o Rei ao contestar algo que o próprio presidente já afirmou ser verdade (e que, diga-se de passagem, por si só não tem problema nenhum: a máquina é dele, faz com ela o que desejar).

    É impressionante você vir dizer que eu estou “fazendo acusações sem provas”, quando todos os fatos citados são largamente documentados. O que eu questionei, e aí é fácil ver acima que era uma “pergunta” é como tais irregularidades não são notadas pelos fiscais que fazem a contratação do serviço. Isto é dinheiro público, e lembre-se que o tópico é exatamente sobre uma cobrança de qualidade em estradas. A não ser que o citado presidente de clube queira agora também colocar suas máquinas para melhorar a estrada, o governo vai ter de arrumar a estrada. Duvido que alguém vai aparecer se habilitando a fazer o serviço de graça!

  • Daniel Lanza disse:

    Renato,
    Aquele mesmo. Tá por fora dos fatos, ehn? O que já era bom ficou ainda melhor! Realmente, falta a prefeitura dar um jeito na área externa.
    PARA AQUELES QUE QUEREM FOTOS: http://www.amigosdodemocrata.com.br
    Valew, Chico!!!

  • Basilio disse:

    Obrigação de qualquer órgão público é contratar mais barato e com boa qualidade. Se comprou superfaturado tem que punir quem contratou.

  • Nelson Henrique disse:

    ALLISSON SOL,

    POR ACASO DAI DE ONDE VOCE DIZ ESTAR, EM LONDRES, DÁ PARA VERIFICAR AS MAQUINAS NA SEDE DE ALGUM CLUBE AQUI EM MINAS GERAIS?
    FAZER ACUSAÇOES SEM PROVAS E NO MÍNIMO LEVIANDADE, PARA NAO DIZER OUTRAS COISAS.
    O PROBLEMA DO BRASIL E QUE SE ACUSA., SEM PROVAS, E PEDE-SE AO ACUSADO QUE PROVE SER INOCENTE!
    O SERVIÇO EXECUTADO PELA E,MPRESA EM QUESTÇÃO FOI O RECAPEAMENTO DO ANEL RODOVIÁRIO DE BELO HORIZONTE, E PELO QUE EU SAIBA FOI FEITO A CONTENTO.

  • Alisson Sol disse:

    Incrível a combinação de frases:
    – “Parece que as irregularidades constatadas pelo TCU são mais na aréa fiscalização do que de preços superfaturados.“.
    – “O camarada cobra quanto ele quiser por uma obra, problema de quem paga.

    Ou seja: pode cobrar o quanto quiser do governo, já que o dinheiro “não é de ninguém”. E o governo pode pagar o quanto quiser para a empresa de quem ele desejar fazer uma estrada ou mantê-la, já que não fiscaliza. Será por que não fiscaliza? Será que os fiscais estavam todos doentes, ou porque, se fiscalizassem, iam achar que as máquinas que deviam estar mantendo as estradas estão fazendo gracinha na sede de um clube de futebol… E os fiscais não vão lá fiscalizar por que não querem, ou porque algum dinheiro passou por baixo da mesa?
    Só falta agora alguém levantar dúvida sobre a honestidade da fiscalização do TCU!

    Depois, não reclamem de estradas esburacadas!

  • Renato disse:

    É aquele estádio inaugurado há uns 5 anos? Aquele que o Eduardo Azeredo mandou iluminar com verba pública? Uai, ele já não era moderno?

  • Basílio disse:

    O camarada cobra quanto ele quiser por uma obra, problema de quem paga.

  • Bertoldo disse:

    É de impressionar como o torcedor ou o eleitor são institucionalizados. Enxergamos defeitos nos políticos, menos nos políticos que presidem nossas instituições preferidas.
    A oposição tem que existir, mas criticar um e ovacionar outro pior ainda é estarrecedor.
    Uma coisa é básica: tem presidente que assume um clube com aspirações políticas e outros interesses. Mantenho minhas esperanças em um presidente que já nasceu rico e sem aspirações políticas…

  • lúcio vieira disse:

    Chico vocÊ nao tem umas fotos do estadio para colocar no blog não?

  • Nelson Henrique disse:

    Chico Maia,

    Peçamos aos presidentes de clubes, ou mesmo, àqueles que venham a pensar em se candidatar a tal cargo no futuro, que se desliguem de suas empresas e passem a viver monásticamente. Portanto pela opinião do leitor, este presidente de clube, deveria parar de trabalhar e quem sabe de viver! Quanto a fazer julgamentos, tomando como base apenas o custo unitário da obra, é um tanto quanto temerário, já que não conhecemos os escopos dos serviços. O próprio relatório diz que os serviços são de tapa-buracos, recomposição de revestimentos, limpeza de sarjeta, roçado etc. Se em um contrato, uma firma faz serviços de tapa-buraco e roçado, seu preço unitário por km, será bem menor que em um contrato, em quem a empresa tenha feito essencialmente recomposição do revestimento (recapeamento). Por este motivo não dá para fazer tais comparações. Parece que as irregularidades constatadas pelo TCU são mais na aréa fiscalização do que de preços superfaturados. Não estamos dizendo que não haja problemas nas execuções de obras públicas no Brasil, e pricipalmente nas rodoviárias. Porém querer usar este argumento contra o tal presidente do tal clube, e fazer uma ilação sem provas. O problema é que este presidente de clube incomoda muito a certos torcedores. Quem sabe se colocarmos um banana para presidir, este tal clube, não agradaremos a estes torcedores!

  • Alisson Sol disse:

    As rodovias do Brasil são mal-feitas, e mal conservadas, pois os contratos de construção e manutenção são políticos, e não técnicos. Este relatório do TCU contém uma lista de contratos de conservação de várias estradas, incluindo a MG-424, nos quais foram encontradas irregularidades.

    Note neste relatório que há alguns anos se pagava R$ 1.390.390,17 para serviços de conservação de um trecho de 47Km da MG-424. Desde então, mais dinheiro ainda deve ter sido gasto, e a estrada deveria certamente estar em bom estado, nāo fossem as irregularidades apontadas no relatório.

    Note também que a empresa que cobra o mais caro custo unitário, no valor de R$ 110.51,27 por Km de rodovia, é presidida pelo mesmo presidente de um clube de futebol de Minas Gerais. E há quem ache que este pessoal quer a presidência de clubes de futebol para fazer caridade, e não para ter um microfone ao seu alcance…

  • Ótima notícia. A decentralização do futebol em Minas é mais do que necessária. Ganha Sete Lagoas, o interior mineiro e o futebol. Que outras cidades sejam contempladas com palcos assim, como minha Montes Claros que em breve retornará a primeira divisão do mineiro, mas que não possui um estádio condizente com a maguinitude da cidade.
    Quanto a MG 424, uma vergonha, que só faz confirmar como Minas Gerais negligencia sua malha viária, seja federal ou estadual. As estradas mineiras na sua grande maioria são ruins ou péssimas.

  • Paulo Henrique disse:

    Chico,
    também visitei a obra no feriado!
    O gramado lindo e as cadeiras estão de arrepiar!
    Mas que papelão a prefeitura!! A AAD vem cobrando sistematicamente as intervenções do entorno. Entregamos um ofício questionando sobre o planejamento das ações da prefeitura, mas não temos nenhuma resposta há 9 dias.
    Acho que o mínimo que deviam fazer é prestar os esclarecimentos. Se há planejamento, por que não divulgar em nome da transparência nas ações governamentais? Ou será que nem tem ainda? Lamentável demais!!
    No fim, acho que tudo dará certo….nem que o Estado assuma a parte do Município na marra.

  • J.B.CRUZ disse:

    Prezado: Chico. Bateu a hora da saudade….Lá pelos idos da década de 60, assisti alguns jogos em Sete Lagoas do CRUZEIRO contra Democrata e por incrível que pareça nunca vi um jogo entre CRUZEIRO e Bela Vista, outro clube da cidade..Lembro-me vagamente de alguns jogadôres como; Caixinha, gato, edésio pelo Democrata e Ziete Amauri e gil pelo Bela Vista..Davam trabalho aos grandes da Capital..Me lembro que o campeonato de 57 foi decidido por Democrata e América e deu Mecão…Bons tempos aqueles em que as gozações ficavam só nas palavras e a vergonha de quem perdia…Estádio DUARTE DE PAIVA, perdido nas dobras do tempo e das recordações.Parabéns a Sete Lagôas, Cidade acolhedÔra…Parabéns.Chico…..

  • CARLOS EDUARDO VIEIRA PAULA disse:

    Pra variar né, Chico. Tudo aqui em Sete Lagoas pra prefeitura é devagar, devagar, devagarinho…quase parando. Dá até sono.