Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Calma gente! Tem que levar no bom humor!

O futebol deveria ser motivo de festa permanente, mas tem muita gente, em todas as torcidas, que vê como guerra. Cabeças cozidas que se agridem com gestos e palavras! Felizmente uma minoria, apesar dos estragos que costumam provocar.

Quando o bom humor prevalece você consegue suportar melhor até as derrotas do seu time.

Ano passado publiquei a foto de um atleticano na argentina com o Verón, que provocou reações irracionais de alguns cruzeirenses.

Semanas depois publiquei foto de uma flanela que um cruzeirense enviou de presente de Natal para os seus amigos atleticanos, numa gozação pela classificação final do Brasileiro.

Alguns alvinegros também responderam com irracionalidades.

No primeiro embate de Galo e Raposa em 2010, sábado, a torcida azul já tem a gozação preparada, que precisa ser respondida com bom humor, sem apelações chulas ou qualquer tipo de violência.

Recebi do Paulo Costa, um dos comandantes do portal GDG, o seguinte e-mail:

“Grande Chico Maia,

No próximo sábado a equipe do site www.guerreirodosgramados.com.br , juntamente com toda a torcida celeste, fará uma grande homenagem à torcida Atleticana com um grande mosaico de flanelas agradecendo pela vaga na copa Libertadores deste ano de 2010…

Como já é sabido o time da lagoa segurou ” a vaga ” durante todo o Brasileirão de 2009 para nós e nada mais justo que fazermos um grande mosaico como forma de agradecimento ao empenho alvi negro para segurar nossa costumeira vaga na competição internacional.

Aos gritos de ” Ei flanelinha….. eu já sabia que esta vaga era minha!” a homenagem será feita de forma pacífica e muito bem humorada.

Conto com a sua habitual força para divulgação desta brincadeira bem humorada…

Um abraço e muito obrigado.

Paulo Costa”


» Comentar

Comentários:
32
  • Claudio Gomes Teixeiar disse:

    Esse crássico só é crássico pros tristicanos e pra imprensa de belô. Bem que o Adílson já falou hoje mesmo. Os profissionais atreticanos da imprensa tem de RESPEITAR mais o Cruzeiro. Sinceramente vc Chico Maia, eu acho que sendo atleticano e divulgando isso RESPEITA muito mais o Cruzeiro e os seus leitores que esses profissionais que escondem a camisa do atletico por baixo do uniforme.

  • Anderson disse:

    Bruno Silva, eu sou simpatizante, vou ao mineirão desde 1987. Sou sócio do futebol. Tenho mais idas ao mineirão que a soma dos que aqui frequentam. Ano passado faltei cinco jogos. Ano retrasado faltei três, no ano anterior três também. Se vocês não tem simpatia pelo time emplumado não é problema meu.
    Vá ao mineirão nesse sábado. Analise friamente e você verá a torcida do Atlético cantando o hino do clube, Uhu é galoucura antes do jogo. Ficarão calados o restante do tempo e lá pelo meio do segundo tempo, depois de desandar a feijoada, a torcida de Vespasiano cantará o hino mais uma vez, na esperança do retorno do Messias.

  • Antonio Marcos Cristais-mg disse:

    Vejam bem, não encostando a mão e não colocando a mãe no meio, vale tudo! RSRSRS
    Sapiência, é tirar de bom, o que o futebol nós oferece.
    GAAAAALO!

  • LOBATO disse:

    Acho que o pau vai quebrar com esse negocio de flanela! A não ser que a PM consiga conter o pessoal das organizadas. Um classico normalmente já é tenso ainda mais com essas provocações!!

  • Bruno Silva disse:

    Caro Nelson, vc tem toda razão, para lembra-los de suas origens o colunista Oswaldo Braga do jornal O TEMPO escreveu um artigo sobre o assunto, é só dar uma olhada.

    http://www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=10222.

    Chico, não deleta não poxa, afinal foi uma coluna que saiu no jornal que você escreve. E o camarada falou a pura realidade.

  • Renato César disse:

    Não sei quanto tempo vai durar esta conversa de Libertadores. Quem sabe não acabe mesmo durando mais que uma fase? Só o tempo para dizer.

    Mas eu sei que as provocações são ótimas. Façam o mosaico mesmo, preferencialmente na hora que o time alvinegro entrar em campo.

    Depois do jogo, lembrem como estava a tabela após a 37ª rodada: Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo. Nenhum mineiro nesta lista. Quem sabe isto não ajudará a explicar o placar?! Quem sabe, né?! Mais uma vez, só o tempo para dizer…

    Atenciosamente,

    Renato César
    Visite meu blog:
    http://rcgalo.blogspot.com/

  • francisco barbosa disse:

    O que posso fazer é pedir a Deus que ilumine a todos.

    Alõ GALOUCURA , MÁFIA AZUL e outras organizadas que tal unir forças e protestar contra as mineradoras que só fazem destruir a natureza de MG sem contrapartida decente.

    É A CHANCE DE PROVAR QUE NÃO SOMOS BANDO DE MARIONETES

    QUE FICAMOS OLHANDO PARA 22 SEMELHANTES CORRENDO ATRÁS DA BOLA

    E TORCENDO PARA 11 E ODIANDO OUTROS 11

    ENQUANTO OUTROS GANHAM MILHÕES

    CHICO MAIA VOCÊ É 10.

  • Bruno Silva disse:

    Não entendo esta insistencia inútil dos simpatizantes, principalmente este Anderson, de falar sobre sua inespressiva torcida. Meu caro aceite a realidade, e se recolha a insignificância de sua torcida que em sua maioria não sabe o nome de nem três titulares. Amam um cara que jura amor ao Palmeiras, direto e reto levam uma “banana” do Adilson. Agora criaram um site “guerreiro dos gramados”, que na verdade deveria se chamar “os guerreiros de pijamas”, com o Ivan, ex-TValterosa se vestindo de mulher, e coisas do tipo. Ridículo.
    Mas ainda sim, vem uns alienados e insistem em falar deste assunto, aliás podem até discutir, mas com torcidas de América e Ipatinga por exemplo.

    Sábado, Galo 4 x 1.

  • Alexandre disse:

    Chico, você esqueceu de dizer que as flanelinhas são rosas! Cor que combina com a roupa azul – calcinha das meninas!

  • Nelson Henrique disse:

    Chico Maia,

    Concordo que futebol é uma atividade lúdica, pelo ou menos para os torcedores, e portanto deva se levar na esportiva todas as brincadeiras. Sou Atleticano como você; Tenho amigos que torcem para o outro lado, e nem por isso, penso em mata-los ou espanca-los quando o Atlético perde. Aguento as gozações, apenas esperando o meu dia chegar, e vou à forra.
    O problema como disse O Basilio acima, é que os simpatizantes deste outro time, não aceitam bem as nossas gozações, levando às vezes para o lado pessoal , sendo que vocês jornalistas mesmo, nos tolhem.
    Quando somos chamados de cachorrada, nenhum jornalista toma como ofensa, e eu também não! Porém quando fazemos brincadeiras quanto a sexualidade deles, vocês veêm com uma ofensa, e possivel motivo para brigas e agressões. É tudo uma grande brincadeira, ou por acaso alguém acha que não exista diversidade sexual na torcida do Atlético? O problema é que nos aceitamos tal fato, e eles, talvez por medo, de quem sabe, se olhar no espelho e encontrar algo de diferente, não.
    O fato é que eles não aceitam as brincadeiras! Veja o que disseram sobre o Sidney Garmambone, após este ter se referido aos simpatizantes desta gremiação.

    O cruzeirense, segundo Garambone

    “Por Jorge Santana | Em 30 de outubro de 2006

    Blog PÀGINAS HEROICAS´ DIGITAIS’

    Aposto que esse timelogo jamais foi ao Mineirão, não lê pesquisas, não conhece a história do Cruzeiro. Mas, como “trabalha na Globo”, se acha no direito de falar e escrever sobre o que desconhece. Um Bozó redivivo. O original, tentava ganhar as mulheres falando de sua pretensa intimidade com o pessoal da emissora. Esse quer menos. Deslumbrado, corteja torcedores com brilherecos pseudo-intelectuais. E com a manjada arrogância da mídia do Eixo tenta ridicularizar um torcedor que não conhece. Esse Garambone não passa de outro Merchan anticruzeirense. Nossa melhor resposta é mudar de canal quando ele estiver pontificando no Arena Sportv.

    “Timelogia

    Sidney Garambone

    Quando o blog inventou moda de jogar no ar a “Timelogia”, achou que a revolta popular seria gigantesca. Esperou muitos insultos e poucas contribuições. Mas os comentaristas são sensacionais e não só elogiaram a idéia de jerico, como deram idéias, retificaram, ratificaram e assim caminha a humanidade blogueira.

    CRUZEIRENSE – Apesar do futebol, hoje, ser esporte de massa, diluído em todas as classes sociais, o Cruzeiro pertence àquela estirpe dos outrora times de elite. Acham o atleticano sem requinte, consideram o campeonato mineiro algo menor e nutrem uma aura internacional por causa das conquistas extra-Minas. Aliás, antes mesmo do São Paulo adotar esta internacionalização, o Cruzeiro já se sentia o mais globalizado dos brasileiros. Consideram-se vitrine perfeita para futuros craques, vide Ronaldinho e Fred. Mas são muito seletos. Se o time está mal, não lotam o Mineirão apoiando. E se está bem, pensam duas vezes antes de abandonar a TV a cabo. Os mais antigos creditam à Tostão, Dirceu Lopes e Palhinha o amor pelo futebol refinado. Os mais novos acreditam que foi em Belô que Luxemburgo realmente mostrou seu valor. Para terminar, dizem-se pioneiros nos centros de treinamento de grande excelência. Não à toa a Seleção cansou de se concentrar na Toca da Raposa antes da Granja Comary.”

  • Anderson disse:

    Esse negócio de paz é o seguinte.’
    Nós, torcedores da arquibancada, um pouco mais velhos não saímos por aí espancando atleticanos, o inverso também é verdade.
    A violência está nas organizadas, Máfia Azul e Galoucura. São jovens, menores na maioria das vezes, que espancam e acabam com o futebol.

    Cruzeiro e Vila tava cnversando com um colega, de antigamente da Máfia Azul. Pedi notícias de algumas pessoas, do tempo da minha cabeça cozida de organizada. Adriano Doidinho. Foragido. Alf, fumador de pedra, tomou tiros na Pedreira e tá sumido. PomPom, morto por tiros.
    Esse é o pessoal que segue na organizada.

    Só conheço um cara de organizada que é um pouco mais responsável, mas mesmo assim adora uma briga. Tomás da Galoucura. De mais a mais são uns idiotas.

  • lúcio vieira disse:

    Anderson vocÊ tem razão, a parcialidade da Itatiaia é uma verdade, uma pena pois é uma boa rádio;
    Notícias a favor do Cruzeiro raramente é mostrada mas em outros meios de comunicação agente vê a verdade.

    “Torcida do Cruzeiro compra mais ingressos para o clássico de sábado
    Até a noite dessa quarta-feira, 12.816 ingressos já haviam sido vendidos

    18/02/2010 – 11h46
    Fonte: Globominas.com
    A venda antecipada de ingressos para o jogo entre Atlético e Cruzeiro, no sábado, às 17h, no Mineirão, já começou, desde a semana passada. A partida é válida pela sexta rodada do Campeonato Mineiro.

    Até a noite dessa quarta-feira, 12.816 ingressos já haviam sido vendidos. A torcida do Cruzeiro, mesmo com pequena diferença, leva vantagem sobre a do Atlético.

    Até o momento, os cruzeirenses adquiriram 7.794 bilhetes, e os atleticanos, 6.022. São 1.772 ingressos a mais para o lado azul.

    A venda continua. Os atleticanos podem adquirir entradas na sede de Lourdes (quinta e sexta, das 9h às 20h, e no sábado, das 9h às 12h), ou nas lojas do Galo de Betim e do Barreiro, no Labareda e na bilheteria 3 do Mineirão (quinta e sexta, das 9h às 17h).

    Os cruzeirenses podem comprar os ingressos no ginásio do Barro Preto (quinta e sexta, das 9h às 20h, e no sábado, das 9h às 12h), nas bilheterias 1 e 3 do Mineirão (quinta e sexta, das 9h às 17h), na sede campestre (quinta e sexta, das 9h às 17h), na Loja Cruzeiro Mania do Barreiro (quinta e sexta, das 9h às 17h) ou na Loja Cruzeiro Mania da Savassi (quinta e sexta, das 10h até as 17h).

    Os preços são os seguintes:

    Cadeira Especial – R$ 60
    Cadeira Superior – R$ 35
    Cadeira Inferior – R$ 35
    Geral – R$ 10

    Existe meia-entrada para todos os setores. Estudantes, idosos e crianças têm direito a esses ingressos.

  • Basilio disse:

    Trajédia do Mineirazzo. 40.000 ingressos distribuídos para aliados políticos e conselheiros. 7 anos que não dá uma volta olímpica. É este o melhor e mais rico time do mundo? Acorda bando de Masoquistas!

  • Basílio disse:

    Chico, presenciei o blog no dia da publicação do atleticano com o Veron e as reaçoes dos cruzeirenses foram bem piores do que no dia da flanela. Eu, particularmente não vejo nada demais nessa zoeira, mas observo que so pedem paz quando os zoados são os atleticanos. Tem muita gente que não segura a onda. Portanto, juízo rapaziada de ambas as partes.

  • Rafael Pena TFC disse:

    Juro que se rolar outro 5×0, em solidariedade com o sofrimento dos torcedores do time de Vespasiano, em ato de extremo desprendimento jogarei minha flanela para que possam limpar as lágrimas.
    Podem contar com minha solidariedade nesse momento triste do time de Vespasiano…

  • lucio vieira disse:

    O Cruzeirense não precisa gozar o atleticano pois a situação atual já é uma gozação, ver o atleticano com a camisa de treino ( camisa oficial + flanela = camisa de treino ) vibrando com o clássico, com a vitória sobre o Tupi, etc não tem preço ja o Cruzeiro preocupado com o principal torneio das Americas, fazer o que !
    O dep marketing do Cruzeiro da dando um show pois o atleticano so fala em venda de ingresso o Cruzeiro mostra pesquisa tecnica de 8000000 torcedores , o atleticando so vive de um título de 1971 ja o Cruzeiro ate estampou no ônibus a galeria de trofeús ” oficiais ” da FIFA e CBF , pena não caber pois são muitos, como vemos não tem comparação temos é de ficar observando e rindo.
    Chico desculpe mas a verdade doi.
    abraços

  • Herminio disse:

    Gozação idiota e sem sentido.O campeonato possui 38,portanto não existe classificação enquanto não terminar a ultima rodada;ambos somente possuem 2 título brasileiro.

  • J.B.CRUZ disse:

    Sou Cruzeirense,Católico e Serrista e você?..Estou sempre de bom humor e não desejo mal a nimguém, mas, ganhar do atlético não tem preço a alegria é geral….

  • guerra disse:

    Pois é realmente as zuações são pacíficas, e quem tá fazendo o nome que usam é os que os DragQuen usam guerreiros putzzz isto é coisa delas só falta elas irem de rosinha, aliás, me falaram que já compraram muitas rosinhas para homenagear a mais nova aquizição vão florir o Mineirão, e depois acham ruim né, daquele lado não vou nem obrigado, é frio demais.

  • Paulo disse:

    tem violência no estádio só porque somos brasileiros de um país subdesenvolvido é??

    Me explica como os hooligans são considerados os torcedores de maior periculosidade e em toda a sua maioria são pessoas ricas e de um país desenvolvido.

  • CARLOS TIAGO disse:

    VERDADES SOBRE O ATLÉTICO MINEIRO DE VESPASIANO

    1º- LUTA PELO VICE CAMPEONATO NO MINEIRO (ESSE ANO VAI SER DO IPATINGA)

    2º- LUTA PRA NÃO CAIR NO BRASILEIRO

    3º- SAI NAS OITAVAS DA COPA DO BRASIL

    4º- NÃO PASSA DA FASE BRASILEIRA DA SUL-AMERICANA

    5º- A TORCIDA NUNCA CONSEGUIU EMPURRAR O TIME PRA UM TITULO IMPORTANTE E NÃO FEZ A DIFERENÇA IMPEDINDO O CLUBE DE CAIR PRA SEGUNDONA

  • Ivan disse:

    Flanela Nelas….

    e cobertura completa da TV GDG e de várias emissoras. Vamos começar com o Galopé as 09:30 da manhã e comer Galo antes, durante e depois do jogo…

    O Mosaico vai ser histórico. Vamos homenagear a torcida emplumada cacarejante e agradecer pela vaga… isso é que é consideração!

    SANGUE AZUL TEM PODER!

  • marco disse:

    Nós atleticanos gostamos de zuar no fim do jogo depois que vencermos. E outra o Galo disputou a vaga na libertadores com o palmeiras ai perdemos o jogo pra eles assim perdemos a vaga .Ai depois o cruzeiro fico na disputa da vaga da libertadores com o palmeiras nao com o Galo. Explica isso pra eles

  • Anderson disse:

    Cada um enaltece o campeonato que lhe apetece. Como o Atlético só tem chances de ganhar o rural tem mais é que comparecer ao mesmo.
    Se eu tivesse que comprar ingresso para ver Tupi, Vila, Uberlândia, etc… eu não iria, como sou sócio e se não tiver nada melhor para ver eu vou.

    Não tenho visto vocês em maioria, vejo em minoria e calados.

    O superesportes publicou matéria referente ao público.
    http://www.superesportes.com.br/ed_esportes/003/template_esportes_003_146376.shtml

    Outra vergonha, o cara escutou na Itatiaia e passou a mesma informação. Que imprensa fraca.

  • Igor disse:

    Anderson:

    Como sempre vocês estão em desvantagem no que se trata de torcida! Esse ano pelo Mineiro o público total do Yale foi de 29.217, contra 86.840 do Galo! a média de público: 9.739 x 28.947! Cada time jogou 3 vezes no mineirão, com dois mandos e um jogo “fora”.
    Sábado não será diferente e como SEMPRE a torcida do Galo será maior que os simpatizantes, pois isso vocês provam que são a cada ano!

  • Anderson disse:

    Igor:

    O problema vai ser achar simpatizante para ver o tal mosaico. Se depender da compra de ingressos do Atlético não chega a 10 mil! Pelo menos vão ter poucas testemunhas rolando lágrimas pós clássico!
    bi CAGÁ-lo.

    http://www.superesportes.com.br/ed_esportes/003/template_esportes_003_146322.shtml

    Segunda a Itatiaia agora: 20.045 ingressos vendidos, mas eles não disseram quanto foi para cada um. Se não disse é porque o Atlético está em desvantagem, porque se tivesse vendido mais a Itaiaia berraria.

    Daqui a pouco sai no Superesportes. Acho que vai ter frango de menos no panelão. NORMAL.

  • URT e Mamoleza será bem melhor….
    heheheh…

    Ei Flanelinha… Eu já sabia que essa vaga era minha…

  • Igor disse:

    O problema vai ser achar simpatizante para o tal mosaico! Se depender da média de publico no mineiro, não chega a 10 mil! Pelo menos vão usar a flanelinha pra enxugar as lágrimas pós clássico! Bica elas GALO!

  • Anderson disse:

    Grande Chico, Sabado estarei no Mineirão, do lado Atleticano, e espero ao final do jogo, poder cantar aquela velha música, em um de gozação é claro.

    “Chora cruzeirense, cruzeirense chora, pega essa flanela enfia no bolso e vai embora”. heheheheh

  • Poliana disse:

    Aproveitando o titulo do seu texto :Calma Gente!!!

    Elas ja ganharam a Libertadores?

    Qual foi o placar do jogo contra o Velez?

    Calma Gente!!!!!

  • Guilherme Guimarães disse:

    Pacificar o futebol é uma obrigação e um desafio de todos. Somos nós que iremos fazer valer a escrita da paz nos estádios.

  • Daniel Lanza disse:

    O problema que a grande maioria adora fazer gozações mas quando esta vem do lado contrário, acham ruim, aí começam as brigas.
    Tem que levar na brincadeira. Futebol é isso, diversão.