Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Obina 5 e entra para o Top 10 do Atlético

Do blog do Marcelo B. Machado:
 
* A noite de 24 de fevereiro vai ficar marcada na memória do atacante Obina. O artilheiro marcou cinco vezes na vitória por 7 a 0 sobre o Juventus-AC e entrou para a lista dos 10 atleticanos a marcar cinco ou mais gols em uma única partida na história do clube. O fato só ocorreu 15 vezes em 101 anos de história do Atlético.

O primeiro a conseguir o feito foi Meireles que fez 5 na vitória do Galo (que na época nem era Galo) sobre o Granbery em 1913. O último havia sido do finado Gérson em 1991 na vitória alvinegra por 11 a 0 sobre o Caiçara do Piauí, pela Copa do Brasil.

Guará, o mesmo que dá nome ao tradicional Troféu entregue pela rádio Itatiaia, foi quem realizou o feito por mais vezes: quatro entre 1935 e 1936.

Confira a lista completa por ordem cronológica:

04/05/1913: Atlético 7 x 0 Granbery – Meireles, 5 gols.
11/08/1929: Atlético 13 x 0 Calafate – Jairo, 5 gols.
22/09/1929: Atlético 11 x 0 Santa Cruz – Said, 5 gols.
10/11/1929: Atlético 10 x 2 Palmeiras-NI – Jairo, 9 gols.
30/08/1931: Atlético 10 x 0 Sete – Orlando, 5 gols.
17/09/1935: Atlético 9 x 1 Gráfica – Guará, 5 gols.
13/10/1935: Atlético 9 x 1 Carlos Prates – Guará, 5 gols.
27/12/1936: Atlético 9 x 1 Retiro – Guará, 7 gols.
18/02/1937: Atlético 9 x 1 Caldense – Guará, 5 gols.
14/09/1941: Atlético 6 x 1 Aeroporto – Baiano, 5 gols.
12/04/1969: Atlético 6 x 0 Usipa – Dário, 5 gols.
29/05/1969: Atlético 6 x 3 Uberlândia – Dário, 5 gols.
09/11/1977: Atlético 6 x 2 Fast-AM – Reinaldo, 5 gols.
28/02/1991: Atlético 11 x 0 Caiçara-PI – Gérson, 5 gols.
24/02/2010: Atlético 7 x 0 Juventus-AC – Obina, 5 gols.

Acesse: www.blogdemarcelomachado.blogspot.com

» Comentar

Comentários:
23
  • Renato Santyago disse:

    Resultados da Copa do Brasil de 1995 (ou 94):
    1º jogo: JUVENTUS DO ACRE 1×1 CRUZÉRO
    2º jogo: CRUZERO 4X0 JUVENTUS DO ACRE

  • Fabricio Melo disse:

    Chico, sei que você não faz isso, mas seria normal se você puxasse a “sardinha”para o lado do Galo. Tem Blogs de cruzeirenses que os posts dos atleticanos não são publicados. No AE só leem piadinhas de cruzeirenses sobre o Galo. Os atleticanos, de tanto ser discriminados nestes blogs, raramente escrevem. E não se esqueça, a torcida do Cruzeiro já esvaziou muitos Blogs.

  • Danilo disse:

    O Juventus do Acre é mediocre sim, claro! Tão mediocre quanto o Potossi, Sporting Cristal…
    Ora, pessoal, o Galo fez o que tinha de ser feito; atropelou o Juventus.
    Assim como o Cruzeiro fez com o Potossi.
    Simples assim!

  • Ricardo Guimarães disse:

    Informações interessantes. É bom relembrar os artilheiros… Sugiro que publique os últimos jogadores celestes que marcaram 5 gols em uma partida também. Acredito que será motivo para aumentar a discussão saudável entre atleticanos e cruzeirenses.

  • J.B.CRUZ disse:

    Pelo menos o Potossí disputa Libertadôres, agora alguns times tirado a ¨grande¨, sempre está nas últimas colocações em todos campeonatos, torneios e copas que disputa….Um dôce para quem advinhar o nome.

  • Rômulo Perdigão Dias disse:

    Luxa, confimou aranha no gol no lugar do karini. Por isso gosto do luxa, joga o melhor no momento e o carini apesar de gostar dele no inicio não estava tendo atuações felizes. Pessoal agora vamos dar força para o aranha e não vaiar por qualquer coisa se não fica dificil.

    Agora quero ver quando os juizes parar de ajudar o cruzeiro como tem feito.

    abraços.

  • J.B.CRUZ disse:

    Notem os adversários do ¨galo¨ e dá para se vê que não tem nenhum de expressão..No Cruzeiro: Ronaldo fenômeno marcou 5 gols no Bahia em 94 e Alex Talento concidentemente marcou também 5 no mesmo Bahia em 2.003..Para efeito de valôres os 2 do CRUZEIRO é melhor que todos os resultados do ¨galo¨…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,
    tenho visto que o pessoal fica numa ciumera boba, de achar que o blog é tendencioso, que só enaltece um time, no caso o Galo. Ontem os dois times fizeram o dever de casa. O Galo contra o fraquíssimo Juventus do Acre. E o Cruzeiro contra o modesto Colo Colo do Chile, com 2 jogadores a menos.
    Não vejo defesa exagerada do Kali, vejo bom senso, porque não é fácil conseguir alguma coisa, num time com a política tão extremada como o do Galo. O Kalil tirou leite de pedra o ano passado. E o Zezé Perrela continua muito regular.

  • Renato Santyago disse:

    Só tem uma diferença entre o Juventus-AC e o Potosy: o juventus jogou com 11, o Potosy com 9.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Gente, não vamos confundir as coisas.
    Tanto Juventus-AC quanto Potosí são fraquíssimos. Difícil saber qual é pior. O post tem um destaque matemático (5 gols feitos por um único atleta). Se algum jogador estrelado tivesse feito 5 gols contra o Potosí certamente também seria destaque. Menos paixão minha gente!

  • Paulinho do Boi disse:

    Chico, bom dia

    Primeiro quero agradecer a força no carnaval de Sete Lagoas… Vamos ao assunto. Ao ler a lista me bateu um saudosismo danado. Paixão de torcedor. Mas, deixo uma questão no ar. Será porque o Tardeli anda meio apagado? Ontem era dia dele fazer pelo menos outros 5 gols também, torço demais para ele e penso que ele parece meio desmotivado… Espero, sinceramente, que possa aparecer mais nestes jogos fáceis.

    Um abraço
    Paulinho do Boi

  • Danilo disse:

    A continuar dessa maneira a Itatiaia terá de mudar o nome do Troféu Guará para Troféu Obina… rsrs

    Chico, as vezes temos de ser grossos mesmo, para que as pessoas entendam as coisas. Parabéns pelo posicionamento diante de comentários que são deletados de seu Blog/Site.

    Obs: mas que vc dá uma protegida maneira no Kalil… a dá!!!

  • Rodrigo Pinheiro Pereira disse:

    Olá, chico, sou cruzeirense e te admiro. Mesmo vc sendo atleticano confesso, não vejo em minas nenhum blog tão completo quanto o teu.
    Tenho lido com muita constância e o indicado para meus amigos mineiros fora do estado ou do país. É uma maneira fácil de continuar por dentro das coisas do futebol mineiro. Porém, também vi com estranheza sair um comentário sobre o jogo do atlético antes do jogo do comentar o jogo do cruzeiro que terminou cerca de 45minutos antes de iniciar o jogo do galo.

  • Renato Santyago disse:

    Faço minhas as palavras do Renato Paiva:

    Parabéns ao Obina pela disposição! Pegou um time que perderia até para o Frigoarnaldo, mas honrou a camisa do Galo e correu o tempo todo, sendo premiado com os gols. Deveria ter batido o penalty.
    Agora, cá pra nós, não dá mais pra aguentar:
    1) Carlos Alberto – só chuta ou dá passe desequilibrado. O pior é que ele se desequilibra por conta própria. Reparem que ele só chuta quando a bola está próxima (ou colada) no pé de apoio dele. RIDÍCULO!
    2) Renan Oliveira – acha que é mais do que é. Não corre sangue nenhum em sua veia.
    3) Evandro – sem comentários e sangue na veia.

  • Leandro Alves disse:

    quando ganhamos do potosi era time da terceira gléba, agora essa vitória do galo é destaque. só queremos comentar os erros e acertos do nosso time também, no espaço do cruzeiro.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Prezado Leandro Alves,
    fazer 5 gols em uma só partida é motivo de destaque. Ganhar em casa, do time mediano do Colo-Colo, com 2 jogadores expulsos e 2 pênaltis a favor não é destaque. Compreendeste???
    Abraço!

  • Leandro Alves disse:

    Chico o cruzeiro também jogou omtem ganhou de 4 x1 do colo colo. gosto do blog mis pelos comentaristas anônimos que são bem melhores de que muitos que aparecem na tv hoje em dia chico muitas vezes você esta certo só estou achando suas colocações pesadas, tenho até medo da resposta.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Obina cumpriu o que se espera, independente do adversário, jogou com seriedade e aproveitou as aportunidades. Parabéns.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Chico, e só não foi mais porque o “Barack Obina” perdeu um na frente do goleiro e o Muriqui bateu o pênalti não aproveitado (deveria ter deixado para o Obina). Já pensou? 7 gols em uma só partida?
    A propósito, com a ressalva de termos enfrentado um adversário fraco, destaco alguns pontos positivos:
    *Fico satisfeito porque nossa goleada foi construída fora de casa, a milhares de quilômetros de distância (onde havia grande torcida do Galo, por sinal);
    *O time dos felpudos esteve lá na década passada, enfrentando este mesmo Juventus-AC e voltou pra casa com um mísero empate de 1×1 na bagagem;
    * Enfiamos 7 gols, sem precisar do juiz expulsar 2 jogadores adversários (“fazer o serviço”, como se diz na gíria);
    * E pra lembrar, “Barack Obina” ontem teve uma noite de Dodô, que certa vez também fez 5 gols em uma só partida no Mineirão, contra um certo time azul… rsrsrs
    * Finalizando, bom dia a todos!!!

  • Renato Paiva disse:

    Parabéns ao Obina pela disposição! Pegou um time que perderia até para o Frigoarnaldo, mas honrou a camisa do Galo e correu o tempo todo, sendo premiado com os gols. Deveria ter batido o penalty.
    Agora, cá pra nós, não dá mais pra aguentar:
    1) Carlos Alberto – só chuta ou dá passe desequilibrado. O pior é que ele se desequilibra por conta própria. Reparem que ele só chuta quando a bola está próxima (ou colada) no pé de apoio dele. RIDÍCULO!
    2) Renan Oliveira – acha que é mais do que é. Não corre sangue nenhum em sua veia.
    3) Evandro – sem comentários e sangue na veia.

  • Affonso Celso disse:

    Tudo bem. O Galo venceu bem e liquidou o jogo de volta. O Obina foi o nome do jogo. Deu assistências, marcou muito, fez 5 gols. Claro que como atleticano gostei, mas não vamos nos iludir nao. Ainda falta muito para esse time embalar. Plantel tem, está faltando o famoso “entrosamento”, mas…”deu pro gasto”.
    Agora… o tal Juventus do Acre, é “fraquim” que só, né?

  • lúcio vieira disse:

    Chico bom dia! vejo que a maioria foram das décadas de 20 e 30 , depois disto acredito eu que o futebol deve ter se profissionalizado mais e ficado mais competitivo
    abraços

  • Chico Maia disse:

    Primeiro: porque não tenho paciência para ficar administrando paixão de atleticanos e cruzeirenses quando extrapolam nessa paixão e nem prestam atenção no que as pessoas escrevem.
    Segundo: passei a cortar ataques a Kalil e Parrella porque senão o assunto fica só nisso, e você pode conferir em outros comentários, atleticanos reclamando o mesmo que você está reclamando.
    Terceiro: aqui publico o que eu quero.
    Quarto: não vou ficar respondendo a todos os comentários porque isso é impossível.´Felizmente é gente demais que escreve.
    Abraço,
    CM