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Patrocínio recorde no futebol brasileiro vem de apenas 4 empresas

Reportagem do Paulo Cobos na Folha de S. Paulo de sábado, 27, mostra detalhes interessantes dos patrocínios dos clubes do Brasil. Banco BMG é o segundo maior.

* Quase um terço dos R$ 320 mi que clubes devem faturar em 2010 com espaço nos seus uniformes vem de 4 empresas

Patrocínio recorde tem poucas fontes

Quase um terço dos R$ 320 mi que clubes devem faturar em 2010 com espaço nos seus uniformes vem de 4 empresas

Com estratégias diferentes, Hypermarcas, Lupo, BMG e Embratel estampam suas marcas em quase 60 clubes, de pequenos a gigantes

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Nunca os clubes brasileiros arrecadaram tanto com publicidade em seus uniformes como em 2010. Mas o dinheiro não jorra de tantas fontes.
Só quatro empresas -Hypermarcas, BMG, Embratel e Lupo- têm contratos para toda a temporada ou para jogos específicos de quase 60 clubes, ou mais de 10% de todas as equipes profissionais do país.
Esses superpatrocinadores, dependendo de negócios que ainda podem ser fechados, vão investir no futebol, no mínimo, R$ 85 milhões, valor que pode bater nos R$ 100 milhões.
Essa última cifra corresponde a quase um terço de toda a verba de patrocínio de clubes prevista para 2010, segundo levantamento da consultoria Crowe Horwath RCS, que estima em R$ 320 milhões, um recorde nacional, a receita gerada pelo patrocínio de uniformes.
A estratégia de estampar as marcas em muitos clubes é a mesma, mas os superpatrocinadores da bola nacional variam no nível das vitrines para exposição das suas marcas.
A Hypermarcas, cujo portfólio de negócios vai de produtos alimentícios até remédios, passando por produtos de higiene, só quer saber de times da primeira divisão. São R$ 38 milhões para o Corinthians e outros R$ 3 milhões para o Goiás. Depois de acertar com o Botafogo apenas para a final da Taça Guanabara, pode estender o acordo para o resto do ano.
“Os times brasileiros possuem torcidas numerosas, que vão aos estádios, acompanham fielmente os jogos na televisão e literalmente vestem a camisa, ou seja, trazem grande visibilidade para a marca anunciada”, diz Gabriela Garcia, diretora de planejamento da Hypermarcas. Ela não revela o peso do patrocínio do futebol no total da verba de marketing do grupo.
O banco mineiro BMG é mais agressivo na procura de parceiros. Até o ano passado, apostava em clubes médios, como Atlético-GO e Coritiba (prossegue com eles em 2010). Também não esqueceu de seu quintal -patrocina vários times pequenos de Minas. Mas a instituição resolveu virar gigante no patrocínio esportivo em 2010. São R$ 20 milhões, metade para cada um, destinados a Atlético-MG e Cruzeiro.
Só pelas mangas da camisa do time do Flamengo o BMG gastará R$ 8,5 milhões.
Procurado pela reportagem, o banco não se manifestou.
Mas, em termos de procura de oportunidades, ninguém se mexe tanto como a Lupo.
A fabricante de cuecas e meias, que agora também está no mercado de produtos esportivos, nem sabe direito quantos clubes patrocina.
“Acho que em 2010 são quase 30”, diz Valquírio Cabral Jr., diretor comercial da empresa.
Nessa conta não entram os acordos feitos para um só jogo, como estampar a marca no uniforme do Santos, na estreia de Robinho, ou no do uruguaio Racing, no duelo pela Libertadores contra o Corinthians.
Só nos dois primeiros meses do ano a Lupo gastou R$ 1,8 milhão com patrocínios. Esse valor, na pior das hipóteses, deve chegar aos R$ 4 milhões no final de 2010. E pode aumentar muito caso a empresa acerte um contrato com um time grande -no ano passado, chegou a fechar negócio com o Palmeiras, mas o clube recuou.
“Estão copiando a gente, e o mercado está inflacionado”, diz Cabral Jr., sobre a estratégia de outras empresas apostarem no patrocínio de vários clubes. O executivo dá um exemplo. “Em 2009, patrocinamos o Corinthians na estreia do Ronaldo. Fizemos o mesmo com o Santos na volta do Robinho e pagamos 30% a mais por isso.”
A Embratel estampa sua marca em mais de uma dezena de clubes de São Paulo e Rio Grande do Sul. Por meio de sua assessoria, e empresa se limitou a dizer que faz isso por interesse nesses mercados.


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Comentários:
17
  • Ruy disse:

    Achei estranho ver ” BMG” esatmpado nas camisas de Atlético e Cruzeiro, no dia 4/12. Vim a saber depois quie na semana antes do clássico Kalil, Perrela e Ricardo Guimarães almoçaram juntos. Parece-me que o BMG tem também, através de um Fundo, interesse em vários atletas dos 2 times. Acho isto muito esquisito e perigoso.(Lembro-me ainda de que o BMG esteve na linha de frente do mensalão do PT, com Marcos valério e companhia). Coitados dos torcedores…

  • Seu Lunga disse:

    E Ronaldo Fenômeno estava doido,é?…iria jogar num clube que não honra com suas obrigações sociais,sendo o maior devedor(entre clubes de futebol) do Brasil,era?…..O Flamengo,caso o Brasil fosse um país sério,jamais receberia qualquer verba do governo federal,como foi no caso da Petrobrás,que durante um período(não sei se permanesse),destinou-lhe uma boa quantia.Só no Brasil,mesmo!….Ronaldo sabia tanto disso que deu um fora no Flamengo,no que ele estava certissímo!

  • tadeu santos disse:

    TODA RAZAO É BOM PRO CLUBE E PRO ATLETA

  • amilton disse:

    O vila maquina f.c. de joinville-sc. primeiro clube empresa nesta cidade, esta a procura de patrocinador para categorias de formação, e divisão de acesso.
    Com certeza de ótimo retorno na divulgação da marca.

  • Adonias Henrique Bastos Pinto disse:

    Para se obter um bom patrocínio,os diretores do Departamento de Marketing tem que ter muita criatividade e coragem de inovar.
    O patrocínio é uma ferramenta importante para ajudar o clube na arrecadação de recursos,mas os olhos grandes de alguns faz com que esse auxílio aos cofres seja inútil,pois gastam fortunas sem compromisso em saber quem irá pagar a conta depois.

  • Meu filho Paolo Roberto Valentim Ferreira Gomes , tem 9 anos e joga muita bola , procuro patrocínio para ele ter seu sonho de ser jogador realizado.
    Ele participa da escolinha do SP mais é palmeirense.

    Att,
    Regina Valentim
    55 11 6333-0020 /5083-4525

  • Ricardo disse:

    O Flamengo esta super valorizado, essa pesquisa recente não faz sentido algum.

    Em termos $ o Corinthians sai bem a frente dos demais na minha opinião.

    É uma questão de lógica, pois a maior parte dos torcedores do Corinthians estão nas regiões mais $ ricas (sul e sudeste).

    Corinthians tambem tem a maior torcida do estado do Paraná.

  • Henrique disse:

    A máxima é: se um clube ganha o primeiro campeonato, e o “restante” ganha os demais nos anos seguintes, logo esse restante são, no máximo, considerados vice-campeões…
    – Galo, o primeiro, único e eterno campeão brasileiro!

  • herminio disse:

    Quanto ao tal patrocínio rercode MG contnua recebendo migalhas!
    Ou as sobras dos outros.

  • herminio disse:

    MG não sabe a força que tem.
    Os políticos sabem:a definição do próximo Presidente da República sai de Minas.
    Quanto ao DF moro aqui e apesar da Globo somente passar cariocadas há torcidas organizadas dos times mineiros.
    (deve haver do cruzeiro).
    Enquanto tivermos mineiros que não sabem a força do seu Estado- naturalmente torcem para paulistas e cariocas-seremos este Estado de 2ª classe!
    Eu não compro batavo de voces?
    TV MINEIRA JÁ!

  • Aldemário Filho disse:

    Denerclaudio,

    Tocaste numa ferida do estado de Minas Gerais. O segundo mais populoso, o terceiro mais rico, mas que não consegue uma integração regional por falta de uma mídia estruturada. Infelizmente Minas é quintal da mídia do eixo. A maior torcida do Triângulo, Sul e Zona da Mata é do Flamengo.
    Belo Horizonte é uma cidade fantástica, mas é tímida midiaticamente e mesmo não tendo acesso a nenhum trabalho científico para saber o porquê disso, o senso comum aponta como causa, para uma elite atrasada, uma sociedade acostumada com a exploração e governantes que ao invés de lutarem para verem reconhecidas as belezas e riquesas do seu estado, todo final de semana estão no Rio.
    Embora nos últimos anos algum avanço aconteceu, não vejo uma mudança nesse cenário, já que não possuimos nenhuma rede de TV, Jornal e rádio com alcance nacional.

  • denerclaudio disse:

    Já temos em minas gerais times centenários e outros quase chegando lá, porque os times mineiros não conseguiram até hoje patrocinios como os times de RJ e SP?
    Ao meu ver acho a midia mineira muito fraca em temos de promover o futebol, fica só nessa de rivalidade entre os clubes e não consegue passar para os inventidores que terão retorno com os mineiros.
    Quando entramos nos grandes site da net sempre na pimeira página estão em destaque os times de RJ e SP.
    Uma amiga minha cruzeirenze mudou-se para DF e me disse que lá o melhor é torcer pelo flamengo da mais ibope ninguém fala de times mineiros por lá.
    Claro que isto é a falta de poder da midia mineira para alcançar outros estados; já se vão cem anos e ainda não conseguimos chegar em todos os estados taí o problema que os invetidores fogem dos times de minas.

  • Klaillton Saraiva disse:

    JB, disse tudo! É por isto que não compensa o radicalismo exercido por muitos torcedores. Torcer é bom, mas com coerência, porque os atletas não tão nem aí.

  • Guilherme disse:

    Pô Chico, o BMG começou com times pequenos em Minas? E o Coelhão? Entra nessa lista? Foi patrocinando o América que o BMG viu que DAVA resultado investir nesse segmento.

    Abraços!

  • Dou razão ao J.B.Cruz, e acrescento que ainda há jogador que fala que “passou fome” em determinado clube… De quê jeito com uma “montanha” de dinheiro dessa à disposição?

  • Henrique disse:

    Muito dinheiro envolve o futebol… E ainda há mentecaptos que se agridem e se matam por isso! Total falta de inteligência…
    – Devemos colocar em mente que para o futebol existem adversários e não inimigos!

  • J.B.CRUZ disse:

    A partir da década de 80, acabou o futebol romântico do amôr a camisa.Com o exôdo de jogadôres como Zico,Falcão e Cerêzo para a Europa começou a era do futebol-profissional mesmo, onde o dinheiro está á frente de tudo..Hoje tudo gira em torno do dinheiro..O que o Ronaldo Fenômeno fêz com o Flamengo, foi de um mercenarismo a toda prova..Depoia de jurar amôr eterno ao Mengão, simplesmente deixou-o por alguns milhôes a mais do Corinthians, cadê o amôr a camisa?..Atualmente o único que realmente ama o seu clube é o torcedor o resto, Diretôres,técnicos e jogadôres (raríssimas exeções) querem é o seu no fim do mês…