Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Debate deveria ser permanente, pois abriria os bastidores

O debate de ontem, em forma de entrevistas, do Alexandre Kalil e Eduardo Maluf deveriam ser permanentes para que o futebol brasileiro, como um todo, saísse ganhando. O problema é muito maior que a discussão sobre quem manda mais nos bastidores locais.

Confusões como essas que estamos assistindo no Campeonato Mineiro, acontecem em todos os estaduais, e só vão parar de acontecer quando houver seriedade e rigor no cumprimento dos regulamentos, ou seja: talvez nunca!

Ou então, no nosso caso, com a volta da Copa Sul/Minas, esta sim, interessante técnica e financeiramente, que nunca deveria ter acabado. Acabou porque o Torneio Rio/SP ficou desinteressante para a Rede Globo, já que a audiência e por conseqüência, o faturamento não estava satisfazendo aos padrões globais.

Aí, com a aliada CBF, resolveu acabar com ele e também com a Sul/Minas, com o apoio de dois dirigentes então aliados: o mineiro Zezé Perrella e o sulista, do Paraná, Mário Celso Petraglia.

No que se refere aos estaduais, com enfoque específico no Mineiro, todo presidente que se senta naquela confortável cadeira de presidente da Federação Mineira de Futebol se apega a ela e não quer largar de jeito nenhum. Na preocupação em angariar apoios para a próxima reeleição tenta agradar a todos e acaba prejudicando o “conjunto da obra” e o interesse coletivo. Nunca quer briga com ninguém!

São muitos interesses pessoais em jogo e o sujeito não quer perder as mordomias e outras benesses que o cargo proporciona, “nem que a vaca tussa”.

Exemplo: este ano tem Copa do Mundo. Adivinhem se a CBF vai convidar Paulo Schetino e demais presidentes de federações do país para uns bons dias de curtição na África do Sul?

Porque o senhor Ricardo Teixeira, por sua vez, também quer continuar naquela cadeira mais confortável ainda lá no Rio de Janeiro e precisa cativar seus eleitores e apoiadores! Só a desocupa se for para a presidência da Fifa, onde a cadeira na sede em Zurich gera mais benesses ainda.

Isso para ficarmos num único e transparente exemplo!

Ora, ora! Se a FMF quisesse agir com seriedade lideraria um movimento para exigir condições mínimas para que qualquer clube almejasse disputar a primeira divisão do nosso futebol. Um estádio decente, por exemplo!

Só ela tem este poder, porque cumpriria com a sua missão que é ser o agente moderador entre os clubes, cada um com o seu interesse.

Mas, predomina o paternalismo interesseiro, que rende votos e permanência no poder.

Quando entra interesse político/partidário aí é que a situação piora: quem se candidata ou apoia algum candidato a deputado ou a um cargo desses, quer votos, e para isso faz demagogia, acordos de toda ordem e tenta agradar ao maior número de pessoas em todo o estado.

E alguém conhece outra forma de tornar alguém mais conhecido que o futebol?

O problema é que os clubes que tem poder de pressão só dão o grito quando sentem que seus direitos ou interesses estão sendo feridos. O ideal é que este debate fosse permanente, pois dessa forma a opinião pública se envolveria. Envolvendo-se veria quem defende o interesse público e quem defende interesses pessoais e inconfessáveis.


Deixe um comentário para jrgalvao Cancelar resposta

Comentários:
66
  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Marcelo, apos a goleada de 4 x 0, em que no segundo jogo ganhavamos de 2 x 0, tivemos um jogador expulso injustamente, se nao fariamos 4 x 0. Bom, apos esse ano, devolvemos dois anos seguidos, com o placar de 5 x 0! Acho que voce nao tem motivos, nem argumentos para discussao!

  • J.B.CRUZ disse:

    O rural não vale nada, O juiz é ladráo, o Presidente da federação não sabe comandar, jogos de cartas marcadas, campo ruim,chuva, sol quente, o time ainda não está entrosado, ainda falta algumas contratações e por aí afora,,,,,Dircurso de time perdedor e inferior.

    SUGESTÃO;Faça time e não ajuntamento….E olha que o CRUZEIRO está ganhando os jogos do ruralito só com reservas..Isto se chama PLA-NE-JA-MEN-TO!!!! É o que o galinho não tem a aproximadamente 20 anos. É só regredir no tempo….

  • Bertoldo disse:

    Foi por causa de uma goleada de 5 aplicada pelo Galo, que o Ipiranga mudou de nome para Cruzeiro… O JB Cruz deve ter assistido este jogo em 51.

  • Meu amigo Chico Maia,

    Creio que vários colegas da imprensa também pensam dessa forma e não tem coragem de falar tão abertamente igual você fez nesse post.

    Parabéns, concordo em gênero, número e grau, com um detalhe importante, essa fórmula de disputa do Mineiro é uma loucura: 12 times na disputa e 8 classificam para fase final. Quem leva a sério isso? Lamentável e estádios vazios.

    Abraços.

    Pancieri

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Bessas, nem vi o jogo! Mas quando cheguei em casa meu pai comentou que teve um penalti. Comentei aqui só pra tirar um sarro mesmo, na brincadeira! Mas tinha que ter goleado, esses times sao muito ruins!
    Marcelo,
    A diferença é a vantagem! Se voces vem ai tomando de 5 x 0 direto, em 8° lugar, voces terção que devolver o placar e marcar mais um, ou seja: 6 x 0! Então pra não facilitar tanto pra gente, tenta ficar na frente do maior de MG.
    Saudações celestes!

  • Oliveira disse:

    E o timeco fujão é ruim à “BESSA”.

  • Bessas disse:

    Mas falando sério 1×0 foi pouco. Teve penalty no Oniba não assinalado. O Cruzeiro tem jogador expulso e penalty a favor todo dia. Hoje o arbitro André não sei das quantas teve uma má vontade danada com O galo. Pro galo as coisas são mais dificeis, agora pro Cruzeiro marca-se penalty e expulda adversário com a facilidade absurda.

  • Bessas disse:

    Emílio,

    vc viu cometa, disco voador,ets. KKKKKK.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Eu vi um penalti a favor do Democrata!

  • J.B.CRUZ disse:

    Pronto!!! Terminou o sofrimento..No Mineirão….Galinho 1 x 0 Pantera….
    Galinho campeão do terreiro…

  • lucio vieira disse:

    Chico boa tarde! depois de muito falado , brigado, etc….tenho algumas colocações, o Cruzeiro como esta com um elenco e um ” time” formado a mais de 2 anos é favorito pois é lider e joando boa parte do campeonato mineiro com time reserva, ja o atletico ja mostrou evolução com o trabalho do luxemburdo mas longe do ideal agora o que estou vendo é um atletico ( diretoria e comissão tecnica ) impaciente por não mostrar resultados de imediato pois a colocação do atletico mostra que o time ainda e muito deficiente ( ex: o clássico era para o atletico ter matado ja no primeiro tempo a partida e não ganhou e procurou outros culpados que não ele próprio ), e vejo que a imprensa começa a ter este ponto de vista pois hoje no bola na área( tv alterosa )os vários comentaristas falaram este ponto de vista que eu ja tinha comenta no blog em outra oportunidade, assim sendo , acho que todos nos torcedores, imprensa ,dirigentes e etc com o tempo vamos observando que tem muita festa, foguetes, mas a verdade com o tempo é uma só e vai servir para todos.
    abraços

  • Dudu GALOMAIO disse:

    não é preciso DESENHAR… mas é notório DESDENHAR… politicagem pura… como um time com apenas 1 brasileiro (como o Galo que vocÊs nunca esquecem) e 2 Libertadores pode ter sido maior que o São Paulo, com 6 brasileiros e 3 Libertadores? e o Flamengo, com 4 (ou 5 como queiram) Brasileiros e 1 Libertadores? e o Palmeiras, com 4 Brasileiros e 1 Libertadores? e o Vasco, com 4 Brasileiros e 1 Libertadores? é questão de lógica apenas… e por favor, respeitem a inteligência das pessoas e não venham falar de seus vários (e na maioria extintos) títulos secundários…

  • J.B.CRUZ disse:

    Não precisou o ZEZÉ´PERRELLA desta vez responder as bobagens ditas por Kalil, EDUARDO MALUF coerente e com diplomacia recolocou o ¨mandatário¨do galinho em seu devido lugar, 7o. do campeonato rural…

    Quanto ao Menção Honrosa, MELHOR TIME BRASILEIRO DO SÉCULO XX, não foi o CRUZEIRO que se auto-intilou a comenda, é relativo a mais pontos conquistados em todas competições SUL-AMERICANAS até o ano 2.000…..EXPLICADO!!!!!!Será preciso DESENHAR??..

  • Alisson Sol disse:

    Já até citei aqui que o tal “Melhor clube do Século XX” não é algo com o que se preocupar muito, pois foi meramente um ranking da IFFHS, considerando apenas jogos internacionais.

    Dito isto, acho importante considerar que o “Século XX” foi de 01/Janeiro/1901 até 31/Dezembro/2000. Quando se considera isto, alguns dos comentários aqui ficam tão absurdos que é até “divertido” ler…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Me recuso a ficar aqui discutindo essa “piada” de melhor time do século XX. Piada de mau gosto, inclusive.
    Quanto a conquista de títulos, o Kalil está lá há apenas 1 ano. Se vai ganhar títulos só o tempo dirá, mas as coisas mudaram depois que ele chegou. Basta ver o nível do elenco de hoje. O ATLÉTICO ganhou alguns títulos nos últimos anos. Já o CRUCRU ganhou muitas copinhas, com exceção de 1 brasileiro e libertadores (em cima do poderoso Sporting Cristal do Perú). E nos últimos 7 anos tem se contentado apenas com o “RURAL”. Títulos expressivos? 2 libertadores e 1 brasileiro. Como pode ser melhor do século com tão pouco? Faz-me rir…
    Em uma coisa tenho que admitir que o “anão de jardim” (como diz o Tonhão) é muito competente : comprar pesquisas falsas e influenciar boa parte da imprensa (ainda bem que o Chico Maia é imparcial, não entra nessa onda). Ele (anão) faz com que seus erros e “podres” passem batidos ou sejam esquecidos com muita facilidade, conseguindo iludir sua inocente torcida em sua quase totalidade.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Glorificam tanto o Alexandre Kalil. Dev e ser que é um otimo dirigente e com ele o Patético ganhou muitos títulos! Tem que suar demais pra tentar fazer o que a “era” Perrella fez no maior de MG. Saudações celestes, do melhor time brasileiro do século XX!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    “Existe uma grande diferença entre mim, que sou mandatário, e um funcionário do outro time. Não misturem! Não debato com funcionário.”
    Essas foram as palavras do Kalil para encerrar o “debate” com o Maluf…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Acho que alguns aqui estão exagerando. As reclamações constantes do Luxa e Kalil são quanto à qualidade da arbitragem e não por terem perdido pontos.
    Qualquer um percebe que o time do Galo, embora tenha um elenco qualificado, ainda não se desenvolveu tática e fisicamente.
    Não me lembro de tê-los ouvido falar : “temos que ganhar sempre”, “temos que ficar em primeiro”.
    Se vocês deixarem um pouco o fanatismo de lado, verão que sempre quando reclamaram realmente existiram lance polêmicos.
    Que eu me lembre, quando o Galo foi goleado pelo CruCru ano passado, o Kalil disse: “dói muito perder desse jeito, fazer o quÊ?”. Já o Perrela, quando o Galo goleou naquela final do Mineiro, fez um estardalhaço só : “esse juiz é um ladrão”, “o juiz tava comemorando numa churrascaria o títulos deles”, etc…
    E tenho observado o seguinte : os juízes estão penalizando os jogadores do Galo com muita facilidade. O Jonílson fez 3 faltas contra o América e foi expulso. O Leandro fez 3 faltas contra o América-TO e foi expulso. O Cáceres disputou uma bola no alto com o jogador do Uberaba e foi expulso (quem viu o lance percebe que ele atinge o jogador adversário, mas não foi violento chegando a encolher a perna para tentar evitar o choque) Já outros jogadores de outros times “descem a lenha” o tempo todo e nada acontece.
    A meu ver, os juizinhos que a federação arruma querem mostrar coragem, que não se intimidam com a cobrança do Luxa e Kalil e acabam errando na dose…
    Coincidência ou não, há uma quantidade enorme de expulsões de jogadores adversários e penalidades marcadas a favor do Cruzeiro. Estou falando de números… basta pesquisar e poderão confirmar o que escrevo.

  • Thales Rosa disse:

    porra magno vc e repetitivo cara, pos o mesmo post no blog flavio anselmo.. fale uma novidade cara!! sou zeiro tambem mas vc precisa se reciclar!!!

  • Felipe Nogueira disse:

    Nao sou de opinar! Ma esse Marcelo Andrade! Sem criterio algum, sem embasamento algum, alias nem deve saber o que é realmente torcer para um time futebol! Cruzeiro é um bom time e o Atletico tambem, voce prefere desmerecer um time, no caso o Cruzeiro! Nao se preocupa em contribuir para o blog, so atrapalha! Por causa de torcedores mesquinhos, sem perspectiva e sem aldasia, que o Atletico esta como esta! Marcelo, pense 1000000000000 de vezes antes de falar bobagem! Voce é ridiculo, sem argumentos e sem moral nenhuma!

  • Marcos Viana disse:

    Chico,concordo com você em genêro numero e grau.Mas uma coisa me chama atenção.O trio tentou terminar o jogo a todo custo,e,por consequência prejudicando o espetáculo,porque terão que retornar e não terão nenhuma vantagen.Para bom entendedor um pingo é letra.Melhor tentar terminar a lambança,do que desembolsar para voltar a TO.O campo estava sem condições para as duas equipes,porque sòmente os atletas do Atlético se contundiram.Será que esqueceram que o América por pequeno que seja,tem comissão tecnica,e um preparador fisico.Porque não elogiar este profissional,ja que seus atletas enfrentaram as mesmas dificuldades,que os do galo.Para mim é querer ser mais realista que o rei.Um abraço

  • Marcelo disse:

    Chico Maia perfeito na sua escrita como sempre.
    Falou tudo de forma clara e objetiva. parabens.

    Aqui em brasilia tenho piores noticias sobre a CBF. É um cabide de confusao, come e dorme às custas da exploração das emocoes do povo sofrido brasileiro….

    por isso que vou torcer para a argentina na copa..

    abs,
    Marcelo

  • Ivanildo disse:

    Estão dizendo que o Kalil quer desfazer do mineiro pela má campanha do GALO, mas eu vejo diferente. O problema eh que a dupla, FMF (e Arbitragem) e STJ cmoetem algum erro uam falha, isso sempre esta ajudando o Cruzeiro, então, nao tem como dar credibilidade ao campeonato.

  • Oliveira disse:

    Chico, na minha opinião não houve debate, o Kalil fez o mesmo discurso de pobre coitado perseguido de sempre e o Maluf esclareceu as coisas de forma muito coerente.

  • Bruno Silva disse:

    Caro “Claytinho”, bom disse em um post anterior, apenas que se este tanto de simpatizantes fossem ao mineirão ver seu clube, os públicos do Cruzeiro, que normalmente são fraquissímos, iriam melhorar. Quem vê os posts de camaradas como vc, até acha que a torcida fantasma acompanha seu clube, que é fiel, o que nós sabemos que não é. Vc também me parece ser um cara esclarecido e apesar desta realidade te incomodar, pq talvez vc seja realmente um torcedor, vc sabe que é uma excessão se tratando da torcida do Cruzeiro, que eu particularmente conto nos dedos cruzeirenses que conheço que realmente acompanham seu clube, que até vão no mineirão. Isto é fato vc aceite ou não.

    Qto a sua postura pró-Perrela exacerbada, acho que deveria rever um pouco mais seus conceitos. O que tem ganhado seu clube nos últimos anos? Em um jogo destes sua “torcida” em coro o xingava no mineirão. E o mesmo no dia seguinte disse que “para cobrá-lo a torcida do Cruzeiro deveria almenos comparecer a campo, e não levar uns gatos pingados como de costume”, palavras do Perrela.

    Qto ao Kalil, ele realmente comete seus erros, como qualquer dirigente. Mas o que acontece é que vcs se acostumaram a ver o Anão falar o que queria, e não ter nenhuma resposta do lado de cá, isto durante anos. E com o Kalil, é meio que bateu levou. Se o Perrela nos chama de flanelinhas, no dia seguinte o Cruzeiro vira os três patetas. E tomara que continue assim. Se ganharem dentro de campo faz parte do futebol, agora na base da maracutaia não se pode aceitar, pq fosse o contrário a reação do lado do Time-simpatia seria a mesma. Basta lembrar dos 4 x 0 de 2007, onde a choradeira durou meses.

    Sem mais…..

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Esse Marcelo de Andrade, deve ter batido a cabeça em algum lugar viu… Só pode…

  • lúcio vieira disse:

    Tonhão apesar de doente pelo seu time sempre te achei um cara bem informado mas dizer que o Emanuel é cruzeirense é desinformação total, ele é conselheiro do seu atletico, se você é tão atleticano quanto diz que é acho que deveria ir la no conselho do atletico e fazer uma representação pessoalmente .

  • Adolfo disse:

    Meu caro Chico Maia. Acesso diariamente este blog, embora não comente com freqüência. Leio opiniões muito interessantes e relevantes, embora haja também a turma da “zoação”, do “meu time isso, o seu aquilo” e que se perdem na paixão, perdendo a oportunidade de crescimento com o debate. Contudo, são válidas, pois faz parte da democracia, e democrático é esse espaço. Mas hoje não poderia deixar de comentar seu ótimo post. São em debates como esse que ocorreu ontem que se pode ter a noção de como os bastidores desse esporte popular e apaixonante se compõem. É perfeita a sua seguinte frase
    “O ideal é que este debate fosse permanente, pois dessa forma a opinião pública se envolveria. Envolvendo-se veria quem defende o interesse público e quem defende interesses pessoais e inconfessáveis.” Me fez lembrar o jargão do saudoso Oswaldo Faria: Coragem pra dizer a verdade. Ainda que de forma subliminar. Parabéns Chico.

  • CHICO!!! Parece que a negociação entre o BMG e as equipes patenses vai além de um “simples” patrocínio. Dê uma olhada nesse texto(por favor, faz sentido divulgar isso depois das ultimas postagens com relação aos clubes do interior né?):

    http://www.patoshoje.com.br/novosite/noticia_detalhada.php?noticia_id=4599&mamore-e-urt-comemoram-resultado-de-reuniao-com-diretores-do-bmg

  • francisco barbosa disse:

    A ignorância mata .

  • Eduardo disse:

    Segue abaixo uma sugestão de formato para a Copa Sul/Minas. Isso esta na gaveta há tempos, mas seria uma ótima saída para todos os problemas, como jogos chatos, estádios ruins, arbitragens péssimas, campeonatos regionais monotonos, times mistos, etc…

    Fica a sugestão. Caso alguém de Galo, Cruzeiro ou FMF se interesse…

    SUGESTÃO DE FORMATO PARA COPA SUL/MINAS

    A Copa Sul/Minas seria um torneio no seguinte formato: 16 Clubes divididos em 4 grupos com 4 clubes em cada um deles.

    Os estados MG, RS, SC e PR teriam quatro representantes cada, sendo que Atlético/MG, Cruzeiro, Internacional e Grêmio SEMPRE seriam cabeças de chave.

    NUNCA um clube do mesmo estado poderá figurar em um mesmo grupo, ou seja, pegando como exemplo MG, Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga, por exemplo, ficariam obrigatoriamente, por força de regulamento, em grupos diferentes, assim como os outros clubes dos outros estados.

    Os clubes dos estados participantes da Copa Sul/Minas que estiverem disputando a Série A do brasileirão do ano corrente, estarão automaticamente classificados para a Copa. Ex: em 2010 disputam a série A do Brasileiro: Atlético/MG, Atlético/PR, Avaí, Cruzeiro, Grêmio e Internacional, restando, portanto, duas vagas para MG, três para o PR, três para SC e duas para o RS.
    Tais vagas restantes seriam preenchidas a critério das Federações de cada um dos estados participantes.

    A Copa Sul/Minas não teria rebaixamento, ficando sempre os participantes condicionados a estarem, ou disputando a série A do Campeonato Brasileiro, ou a critério de suas respectivas Federações.

    A DISPUTA

    1ª FASE
    Os quatro clubes de cada um dos quatro grupos (A, B, C e D) jogariam entre si (mesmo grupo) no sistema ida e volta, sendo necessárias para a 1ª Fase da competição 6 (seis) datas.
    Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificariam para a 2ª Fase, quando começam os mata-mata.

    2ª FASE – Quartas de Final
    1° Melhor 1° Colocado X 4° Melhor 2° Colocado; (GRUPO 1);
    2° Melhor 1° Colocado X 3° Melhor 2° Colocado (GRUPO 2);
    3° Melhor 1° Colocado X 2° Melhor 2° Colocado (GRUPO 3);
    4° Melhor 1° Colocado X 1° Melhor 2° Colocado (GRUPO 4).

    Jogos em ida e volta – quem pontuou mais na 1ª Fase escolhe se joga a primeira dentro ou fora de casa.
    02 (duas) datas para esta fase.

    3ª FASE – Semifinal
    Vencedor G1 X Vencedor G4; (GRUPO 5)
    Vencedor G2 X Vencedor G3 (GRUPO 6)

    Mesmo esquema da fase anterior, com jogos em ida e volta, com a equipe que pontuou mais na 1ª Fase escolhendo as ordens de mando de campo.
    02 (duas) datas para esta fase.

    4ª FASE – Final
    Vencedor G5 X Vencedor G6 (GRUPO 7)

    Mesmo esquema das fases anteriores, com jogos em ida e volta, com a equipe que pontuou mais na 1ª Fase escolhendo as ordens de mando de campo.
    02 (duas) datas para esta fase.

    TOTAL DE DATAS PARA A COMPETIÇÃO: 12 DATAS

  • Átila Capeto disse:

    O Márcio Resende com seus erros (?), alterou muitos resultados de clássicos em favor do Cruzeiro e várias finais de Brasileiros foram alteradas por seu apito milagroso.
    O Maluf realmente é muito competente. Trabalha no Cruzeiro, trabalhou na Hicks, no BMG e por aí vai.

  • Rodrigo Pinheiro Pereira disse:

    Chico, acredito que realmente a discussão sobre os estaduais, no caso, o mineiro deve ser contínua. O paternalismo da federação não ajuda em nada. Vi, no blog do Juca Kfouri, a média de público nos estaduais publicada no jornal O LANCE!, que realmente tem que levar a uma reflexão.
    Porém realmente não dá pra aceitar esta “gritaria” do Kalil e do Luxa. Em todas rodadas eles tem que levantar a voz. Claro que isto ocorre também pela posição do Atlético na tabela. Mesmo que o grupo esteja buscando a “tal maturidade”, também não é concebível apenas 2 vitórias no campeonato. Sei que todos que entendem de futebol dizem que é necessário planejamento e que uma estrutura não deve ser desmontada apenas por não vir as derrotas. Mas gostaria que, por um momento, pudéssemos imaginar que o treinador do Atlético não fosse o luxemburgo: será que a imprensa estaria dando todo este crédito às reclamações?!? Coitado dos Marcelos, Gallos, Roth, Zetti e tantos outros, pois aí o problema não seria a FMF, e sim a capacidade técnica deles. É necessário refletir.
    Abraços

  • apesar de tudo é por isto que admiro e acompanho seu trabalho: CREDIBILIDADE! você merece o sucesso que tem.

  • francisco barbosa disse:

    Nunca achei graça de tratarem o campeonato mineiro de ‘RURAL’ até porquê aqui no sul de Minas já presenciei varios jogos na ‘ROÇA’ e lá o regulamento é cumprido a risca e podem ter certeza nunca presenciei atos de violência e não tem jogo de ‘compadre’ porque a rivalidade é grande , mas tudo resolvido no campo de jogo e dentro das regras do futebol.

    Deve ser porque o campeonato é amador e não tem dinheiro na parada.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Eita megalomania!!!
    Esse Cruzeiro deve ter algum defeito, oras! Não é possível!

    “Maluf é maravilhoso!” — “Perrela é maravilhoso!” —

    Me ajuda aí gente…

  • Guilherme Lopes disse:

    Chico,

    Eu não entendi até agora essa lamentação do Kalil.

    Qual é a relação do Cruzeiro com o ocorrido em TO? São Pedro é cruzeirense?

    E outra? Porque o choro com relaçao ao W. Paulista? O Galo não fez a mesmíssima coisa para liberar Obina, para ele atuar contra o Juventus-AC pela Copa do Brasil? Ou estou enganado?

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Quem ouviu o Maluf dizendo que o Márcio Resende “É” o maior árbitro do mundo, é porque só gosta de ouvir o que lhe é conviniente… Porque, o que o Maulf disse ontém, é que o Márcio Resende “FOI” o maior árbitro do mundo na sua época.

    O pior cego é aquele que não quer ver ! E o pior surdo, é aquele que não quer ou não sabe ouvir !

    Enquanto esses gostam de continuar se iludindo e serem enganados por uma diretoria amadora ( O próprio Kalil disse há pouco tempo na Itatiaia, que ele é um “pato novo”… ), o Cruzeiro vai ensinando como se administra de fato um grande clube.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Boa tarde a todos !

    A Dimara Oliveira ( Minas Esporte ), disse no programa Só Esportes da Rádio Alvorada, que havia convidado o Eduardo Maluf e o Kalil, para participarem hoje do Minas Esporte, para um dedate sobre o que vem ocorrendo.

    De pronto, o Maluf confirmou sua presença. Mas o Kalil nada…

    Estou assistindo ao Minas Esporte agora. O Mafulf tá lá, dando a cara. Mas cadê o Kalil ?? Borrou…

    O Kalil só esbraveja mesmo, quando não tem ninguém por perto pra conforntá-lo.

  • denerclaudio disse:

    “Minas Cruzeiro esporte Band”

    Dimara, Flávio Carvalho, Maluf todos rapozeses tão dando explicações sobre entrevista do kalil.
    Maluf disse que converter punição automática no futebol em cestas básicas foi um ato inteligênte do juiz do tjd, pois ajuta quem precisa ” 100 reais “.
    Ontem Maluf disse Márcio Resende melhor árbitro do mundo.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Demais pro meu ouvido!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Estou vendo os torcedores do Patético bem preocupados. É juiz pra lá, FMF, comissao de arbitragem, etc. Cruzeiro realmente dá Ibope, isso é normal, mas não sabia que era tanto! Preocupem em dar força para o Luxa armar um bom esquema pra tentar ganhar o clássico! Saudações celestes!

  • Adalton disse:

    O Cruzeiro nunca reclamou de arbitragens? O que foi então a fala do sr. Presidente após a derrota para o Velez?

  • Allan Machado disse:

    Maluf dizer que o Márcio Resende de Freitas foi o melhor árbitro do mundo já perde toda a credibilidade de sua declaração. E o Cruzeiro nunca reclamou de arbitragem porque está sempre sendo favorecido, simples!

  • francisco barbosa disse:

    alisom, concordo com seus comentários mas faço ressalvas a construção de escolas porque por estas bandas com a obrigação de se gastar 25 % na educação nossos governantes desde a constituição de 1988 em vez de investirem na qualidade do ensino priorizam a tal construção de escolas .
    obs: no interior mineiro tá cheio da salas de aula vazias ou ocupadas com outra coisa que nada tem a ver com educação.

  • A FMF Rebaixou o Atlético:

    “04/03/2010 19:06:45
    Campeonato Mineiro 2010 – Módulo II
    Nota Oficial N° 019 – Programação do jogo América/TO x Atlético”

    http://www.fmfnet.com.br/

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Não é nem acabar com o Mineiro. Mas fazer algo em que 4 times ( ex: Cruzeiro, Ipatinga, America e Atlético ), entre num hexagonal final, ou quartas de final, nao sei! Mas deve manter a tradição, de se chamar Campeonato Mineiro! En quanto isso os times da capital teriam mais tempo para se prepara, jogar um Sul Minas se for o caso. Marcar amistosos no exterior, sei lá! Quanto a CM, eu que “acompanhava” blogs como Melane, Jaeci, Leopoldo Siqueira, outro nível esse aqui! Parabéns!

  • jrgalvao disse:

    lorota pura nem no mineiroa tem banheiro limpos, entao vamos prar com o futebol, pois aqui nao vai ser possivel. time tem que chegar e jogar. Quando ganha ta bom, quando perde ta tudo ruim. A federaação sempre foi asism em todos os lugares, mas como o choro e livre e da ibope, continuemos chorando e lamentando. futebol tem que ser ganho dentro de campo, mas a competencia pra ganhar dentro da 4 linhas ta curta, entao o negocio e botar a boca na latinha, com aquiescencia da imprensa, pra ver o circo pegar fogo

  • Lima disse:

    Outra coisa que acho importante, aproveitando a bola levantada pelo dener, acho que presidentes de clubes(não só de futebo, mas como Rotary, lyons, etc) deveriam ser impedidos de se candidatar a cargos públicos, pois esses usam claramente seus cargos a seu favor em campanhas políticas, creio que deveriam ser obrigados a se afastar 6 meses antes das eleições para permitir assim um pleito mais justo, e acho também que todos que já ocupam cargos públicos(inclusive deputados, senadores e vereadores) não deveriam poder se reeleger pelo mesmo princípio citado acima, eles claramente tomam proveito dessa situação(nunca fui e nunca serei candidato a nenhum cargo público, que fique claro).

  • denerclaudio disse:

    Em ano de eleições para deputados, senadores, governadores, presidenteda república, o cruzeiro sempre ganhou titulo de campeão em minas gerais, qual será o segredo dos Perrelas????
    Ou qual é será o mistério de feiurinha?

    1998: campeonato mineiro
    2002: super campeonato mineiro
    2006: campeonato mineiro
    2010: alguém têm dúvida???

  • J.B.CRUZ disse:

    O Eduardo Maluf respondeu á altura o mandatário atleticano, respostas bem colocadas sobre os assuntos pertinentes ao futebol mineiro e não bravatas, fofocas e arrogância do Sr. Kalil….Bravo!!! Maluf.

  • Lima disse:

    Alisson Sol, concordo que investimento em Lazer, Esporte e Cultura não são prioritários mas são necessários a todas as cidades, e na minha opinião esse é o destino de um estádio e isso justificaria um investimento sim. Outra coisa não concordo em medirmos se um estádio é ou não aceitável baseando-se em sua capacidade e sim nas suas condições, não se pode exigir que uma cidade de 80.000 habitantes como é o caso da minha Itaúna ter um estádio para 10.000 pessoas, e sim que ela tenha por exemplo um estádio pra 4 ou 5.000 pessoas mas que ofereça condições de trabalho para os jogadores e imprensa e uma condição digna aos torcedores(Itaúna hoje não tem nem esse mínimo diga-se de passagem).

  • Leandro Alves disse:

    É isso ai Chico
    bela Matéria e não é pelo puchão de orelha omtem, o publico do America omtem ne um bom horario sem tv aberta, não teve torcida vamos acabar com o mineiro, sul minas já.

  • Alisson Sol disse:

    Bessas,

    O problema é simples: dinheiro e prioridades. Exceto no Brasil, onde se criou a “preservação da incompetência” no futebol, com clubes “grandes” sendo ajudados para “não cair”, “não pagar suas dívidas” e não ter sua falência decretada, nada impediria que algum dia um clube de futebol deixasse de existir. Por que é que uma cidade do interior teria de construir um estádio, antes de construir uma escola, um hospital, uma rodoviária?

    Mesmo em Belo Horizonte, seria mesmo prioridade “reformar o Mineirão” ou construir uma nova “sede administrativa” para o Governo do Estado? Não fica parecendo uma “priorização do concreto” muito suspeita? Isto em uma cidade com uma rodoviária arcaica, no centro da cidade. Durante anos eu viajei para São Paulo regularmente de ônibus, e via que os ônibus da Cometa saiam da garagem em Contagem, iam ao centro de BH pegar os passageiros, e depois “iniciavam a viagem”, passando pela garagem de onde saíram! Por que não há uma rodoviária ao lado do metrô nas saídas de BH?

    Há cidade do interior que nem isto tem: não há escola, não há rodoviária, e ficam pessoas sentadas em Belo Horizonte querendo dizer a estas cidades para priorizar a construção de estádios. Os clubes, se bem sucedidos, devem construir os seus próprios estádios, mas sem o “apoio do dinheiro público”. Mesmo na Europa, já foi provado por relatória do EUFA que citei outro dia que “estádio não traz sucesso do futebol, e nem financeiro”. Não é porque gostamos de um certo esporte que devemos gerar para o estado uma “obrigação”. E se fossemos fãs de Natação? Iríamos obrigar toda cidade a construir uma piscina pública de tamanho Olímpico?

  • mauricio jose de souza disse:

    Chico,
    só tenho que te parabeni-za-lo por este comentário tão brilhante, é a pura verdade. Parabens!

  • lúcio vieira disse:

    chico seu comentário foi nota 10 ! ao mesmo tempo percebi que concorda com a maneira truculenta que o kalil dirige o atletico ( uma grande instituição que poderia aparecer para o mundo de forma mais educada ) não comentando o que o torcedor , leitor e ou ouvinte é obrigado a escutar em casa de um presidente.

  • audisio disse:

    O Atlético deveria dar os pontos de presente para o América-TO.
    Neste esdrúxulo campeonato acabar em primeiro ou oitavo representa quase nada! Ano passado o Atlético suou para o ultrapassar o Cruzeiro na última rodada e terminou levando uma goleada com vantagem e tudo! Em 2007 foi a vez do Cruzeiro com sua vantagem levar de 4 e tudo. Desta maneira acho que o importa para os atleticanos é pegar o Cruzeiro logo de cara nas oitavas de final. Atlético em 8 Cruzeiro em primeiro com sua vantagem de resultados iguais e aí vamos ver quem tem garrafa para vender. O último jogo mostrou muita evolução do Atlético em relação aos anos anteriores. Vamos aguardar…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Chico, me esclareça por gentileza:
    Ofensas aqui não são bem-vindas, certo?
    Então, assim como nós não devemos nos referir aos “cruzeireiros” como “b*charada” (apelido que carregam há décadas), creio que não seja de bom tom sermos chamados de “cachorrada”, concorda?
    Pois tenho lido em alguns comentários esse “apelido carinhoso” e até mesmo no post que você colocou sobre as twittadas do dia (cruzeiro org).

    Abração!

  • Renato Santyago disse:

    “O Mineirão é um estádio caduco e ultrapassado. Lá também não oferece condições mínimas pro público e pra imprensa.”
    Essas afirmações não devem ser de algum torcedor do atlético ou do cruzeiro, ou de algum cronista esportivo com certeza, devem ser de algum torcedor do ituiutaba ou do America TO. Falar isso de um dos principais estádio do Brasil é simplesmente lamentável e mostra a mentalidade daqueles que defendem a realização de eventos profissionais em condições amadoras.
    Se o mineirao é ruim assim porque está sendo cotado para sediar a abertura da Copa 2014 (olhe as condições do Morumbi por ex. e compare), porque o estádo Magalhães Pinto recebeu mais de 100.000 pagantes várias vezes (quando essa capacidade existia) e nunca foi vetado, porque a Comebol autorizou a final da Libertadores anos passado lá entao? Voce que fala isso já fou ao mineirao quantas vezes?
    Vamos parar de pensar pequeno e usar a razão, isso é bão tamém.

  • Bessas disse:

    Alisson

    Já conversamos sobre está história de estádio e vc está exagerando, não é preciso construir um Parque do Sabiá. Qual a sua resistência de as cidades do interior construir um estádio pequeno 10 mil cadeiras?Qual o problema? Qual o pecado??

  • Ja passou da hora de acabar com o campeonato mineiro!!
    Andando pelas bandãs do interior de paulista eu presenciei otimos campos,vide o do Mogi Mirim…
    Se não for acabar com o Mineiro q eles pelo – vetem os estadios ridiculos,aqui na minha cidade “Ouro Branco” não tem futebol profissional mas temos um estadio melhor q a maioria das cidades do interior de minas.
    mas se for continuar então q façam assim. Os times q não tiverem um estadio bacana jogariam em estadios proximos das cidades deles!

  • Alisson Sol disse:

    Se a FMF quisesse agir com seriedade lideraria um movimento para exigir condições mínimas para que qualquer clube almejasse disputar a primeira divisão do nosso futebol. Um estádio decente, por exemplo!

    Chico,

    Permita-me discordar: o que seria um “estádio decente”? Nem Cruzeiro nem Atlético-MG são donos de “estádios decentes”. O governo do estado tem um “mais ou menos”, o Mineirão, tinha outro e arrendou para o América-MG. Nunca vi os contratos de arrendamento e administração do Mineirão e Independência, mas não creio que em nenhum dos dois casos os administradores dos estádios sejam “juridicamente” obrigados a deixar Atlético-MG e Cruzeiro jogar nos estádios. Em princípio, creio até que não, devido a notícias no passado quando outros eventos nestes locais, como Axé Brasil, tornaram-nos indisponíveis para jogos de futebol.

    Isto pode parecer pura retórica, mas é preciso ser claro, pois a realidade é que, pessoalmente, acho que a “exigência de estádio”, ao invés da exigência de um “bom gramado”, prejudica o futebol.

    Pelo bem do futebol, o certo seria autorizar que Atlético-MG e Cruzeiro pudessem mandar partidas nos seus centros de treinamento, que devem possuir gramados muito melhores do que a maioria dos estádios do país. Controem uma arquibancada para mil pessoas, cobram R$1mil por pessoa, e vão ter uma renda potencial de R$1milhão/partida, além dos direitos de transmissão pela TV.

    Agora, se o que se deseja mesmo é ajudar contrutoras e fornecedores de concreto, além de fazer política com as “torcidas organizadas”, que se gaste o dinheiro que deveria ir para construir escolas fazendo um “Parque do Sabiá” em cada cidade do interior…

  • ALESSANDRO disse:

    Chico, muito bom o seu texto sobre o debate em o Alexandre o Maluf, no que tange o Copa Sul/Minas foi e seria a melhor maneira de os clubes se prepararem, pelo que me lembro, se foi isto ou não, mas parace que na época o Alexandre e o Zezé estavam unidos para que continuasse a Copa Sul/Minas, porém na hora o Zezé roeu a corda, foi isto mesmo que aconteceu?

    – Belo Horizonte

  • Bessas disse:

    Por mais que os meus colegas deste espaço não concorde comigo, vou continuar defendendo estádio decente com 10 mil cadeiras,Porque o futebol é profissional e não amador.Leiam-se estádio com banheiros limpos(Feminino-Masculino)e com gramado apto para a prática do futebol. Fim de estádios como fazendinha,nasry mattar,castor Cifuentes, Farião etc.

  • Renato Santyago disse:

    Concordo com tudo Chico, é simplesmente vergonhoso o que acontece em MG, esses estádios citados não tem a menor condição de fazer parte da primeira divisão do futebol mineiro.
    Como pode equipes como Atlético e Cruzeiro se sujeitarem a jogar em currais como a fazendinha e esse estádio em T.O.
    Nada contra essas cidades, mas os estádios de seus clubes são para futebol amador.
    A solução seria dividr o estado em regiões com estádio definidos (Norte e nordeste do estado jogam no Ipatingão, região sul jogam no campo da Caldense, triangulo joga no parque do sabia, etc)
    Alguma coisa tem que ser feita, e depois não podem reclamar das palavras do Kalil, a federação cada vez tem menos credibilidade e o Kalil tem cada vez mais razão.

  • Frederico Dantas disse:

    Chico.

    Parabéns pela opinião e pela coragem em emiti-la.
    Infelizmente muitos não podem fazer isso porque defendem os, nas suas palavras, “interesses inconfessáveis”.
    Jornalismode verdade transcende a mera divulgação de fatos. É feito de investigação, opinião e coerência.

    Abraços,