Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cor da camisa

Raul Plasman escreveu em seu excelente livro que a maior pressão que sofreu na vida, a única que chegou a incomodá-lo, não foi provocada por nenhum adversário dentro de campo. Essas ele tirava de letra. Foi por causa da camisa amarela, lançada por ele de forma acidental, no Mineirão. Desagradou a torcida do Cruzeiro e virou chacota dos atleticanos. Quando enfrentava Pelé recebia piscadelas e sinais de beijos do Rei, que tentava assim desconcentrá-lo. De tanto ser chamado de “bicha”, olhou-se no espelho um dia e perguntou a si mesmo: “será que eu sou mesmo?”.

Mas ele era um excelente goleiro e integrava um melhores times do país, que começava a ganhar o cenário mundial. A camisa amarela virou uma marca de sucesso e outros goleiros começaram a adotar uniformes coloridos, acabando com a exclusividade do preto ou cinza.

Pela repercussão da camisa rosa, de treinos, lançada pelo Atlético terça feira, vejo o quanto Raul foi ousado e macho em plena década de 1960.

No Brasil, ao contrário da Europa, mexer com a tradição dos uniformes sempre enfrenta protestos, e a reação negativa da maioria dos atleticanos só será aplacada em caso de surgir um grande time e muitas conquistas nessa trajetória do Vanderlei Luxemburgo no clube.

 

Palhinha

Sobre a coluna “Palhinha, o falante”, da semana passada, recebi, e-mail do próprio ex-jogador, reafirmando o que disse na Rádio CBN: “Acho que você não me conhece mais! O que eu disse é a pura verdade e com a sabedoria e inteligência que Deus me deu pra jogar e falar, e no mais eu não me importo com o que pensam de mim”.

 

Falou e disse

Palhinha (Jorge Ferreira da Silva), disse também que não é o treinador e sim coordenador de futebol do Esporte Clube São Bernardo-SP, e “…este é mesmo um país de panos quentes, dos que precisam se segurar nos empregos. Estou a disposição de quando queira falar comigo e vou continuar pensando e falando o que acho que é verdadeiro”.

Sinceridade rara no futebol.

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
41
  • Isael Souza disse:

    Bruno, as camisas rosas esgotaram no primeiro dia de vendas, não foi só a torcida do galo que compraram não, 40% foram adquiridas por cruzeirenses para presentea-las as namoradas atleticanas.

  • Absurdo essa do débil mental Kalil, quem precisa de psicologo ou psiquiatra é ele, já viramos chacota por não ganharmos nada, aí me vem esse imbecil e inventa camisa cor de rosa, que direito ele tem prá ficar desrespeitando a torcida, será que ele não pensou nas gozações em cima da gente, lamentável falta de respeito com a massa , ele não tinha esse direito afinal o clube não é dele. Dirigentes, jogadores que não vencem nada, medíocres, definitivamente vocês não merecem nossa torcida.

  • Guilherme disse:

    Camisa (de jogo) em homenagem ao Tinky Winky dos Teletubbies: http://is.gd/aNTI0

  • André Souza disse:

    Vamos enumerar aqui os feitos do grande Alexandre Kalil, tratado por muitos como um rei

    Perdeu o mineiro,
    tomou um sacode de 5×0,
    Flanelinhas,
    Camisa Rosa,
    Camisa de jogo mais feia que eu já vi,
    Fez negócio com RG,

    Isso ai Kalil, continue assim, a cada declaração sua eu vou tendo mais nojo e mais saudade da série B, até clássico a gente ganhou em 2007, com Marcinho, Danilinho e Eder, fomos campeões de alguma coisa, você até agora só falou, falou e falou, está vivendo sempre do orgulho de ter tentado, orgulho de ter tentado um bom goleiro, orgulho de tentar melhorar o time, etc

  • lúcio vieira disse:

    A reportagem abaixo esta no portal yahoo:

    Camisa rosa faz sucesso entre atleticanos
    18 de Março de 2010 10:59 38RecomendaçõesRecomendar Comentar
    A surpresa da camisa rosa parece mesmo ter agradado a torcida atleticana. O uniforme de treino na cor rosa claro esgotou no primeiro dia de venda na loja do Atlético-MG no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.

    A nova coleção foi lançada na noite de terça-feira e impressionou o público com a novidade do uso de uma cor inusitada no futebol. Um dos poucos clubes que usam o rosa é o Palermo, da Itália.

    Na quarta-feira, já sabendo das provocações dos adversários, o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, utilizou seu twitter para aprovar novamente o material rosa de treinamento e afirmou que o uniforme é também para a torcida feminina do clube.

    “Camisa rosa é pra quem pode! Pergunte sua mulher ou namorada se ela gostaria de te ver usando. Ela foi feita pra agradar nossas atleticanas”, escreveu Kalil

    Parabéns Kalil pelo sucesso de vendas a torcida cruzeirense te agradece!!!!!!!

  • Allan Machado disse:

    E como disse o leitor Alisson Sol, a camisa do Raul foi lançada POR ACIDENTE. Não teve nada de corajoso ali!

  • Allan Machado disse:

    “Se houver uma camisa preto e branca pendurada no varal durante uma tempestade, o atléticano torce contra o vento”

    Uma coisa é o Palmeiras lançar uma camisa VERDE limão, ou o Cruzeiro lançar uma camisa AZUL piscina ou AZUL bebê.

    Onde que o rosa entra nas tradições do Galo? Kalil, o Galo não é seu brinquedo. Rosa nunca foi tradicional no Galo. Apague essa fogueira de vaidade que você tem.

    Se já não bastou o Sr. Ziza Valadares lançar um uniforme LARANJA, agora vem o Sr. Kalil fazer essa palhaçada.

  • Marco Tulio disse:

    A grande pergunta é: por que o Kalil quer criar uma crise com a torcida neste momento? É claro que conhece de futebol e de torcida e sabia antes do lançamento que a polêmica surgiria e que desagradaria à maioria dos torcedores do Clube.

    O que ele pretende? Levantar uma discussão sobre homofobia no futebol? Acho até bacana, mas é o foco do Clube neste momento? Vale o prejuízo de jogar uma grande ducha de água fria na torcida, que no momento se esforça para manter o otimismo com o time limitado?

    Ainda dá tempo de reverter e evitar o constrangimento dos próprios atletas que terão que usar a camisa no próximo treino. Se não for teimoso, o Kalil dirá que ouviu a torcida e desistiu, ou que a camisa rosa só será utilizada pelo time reserva durante os treinos em semana de clássico, para melhorar o foco no adversário. Já que ele assumiu pessoalmente a “burrice”, ele que resolva imediatamente.

  • lúcio vieira disse:

    No primeiro monento os atleticanos ficaram incomodados com seu novo manto sagrado rosa mas com o passar das horas e lendo os comentários observo que eles ja estão se acostumando ( alguns falando que eu visto rosa e é problem meu )e ja se sentindo bem avontande…….

    O kalil tem tradição em provocar a torcida do Cruzeiro mas provocar a propria torcida atleticana foi novidade. Valeu Kalil!

  • Stefano Venuto disse:

    Eu defendo a camisa, porque achei bonita mesmo, e talvez porque nem passou por minha cabeça, que hoje em dia rosa seja cor ligada à preferência sexual de alguém. Muitos atleticanos pensam como eu, tanto que a camisa de treino acabou na loja do Galo. Quando o Raul jogava no Cruzeiro, meu pai me apresentou a ele num restaurante em BH, um cara super educado, mesmo sabendo que eu era atleticano, de certa forma torci por ele. Eu acho que Kalil vai tirar essa camisa do mercado também e esse assunto vai morrer em breve. Se foi uma ação de marketing o lançamento da camisa foi um sucesso, porque abafou o jogo do Cruzeiro ontem, na maioria das mídias de MG.

  • J.B.CRUZ disse:

    Agora não tem volta..O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITIÇEIRO…

    Pode tirar a camisa de circulação mas a mancha continuará….

    A história de um time é implacável…Olha a segunda divisão, olha a camisa rosa..Temos as torcidas Mancha Azul (CRUZEIRO),Mancha Verde (Palmeiras) é claro que o galo vai lançar a torcida Mancha Rosa, Vamos aguardá!!

  • Clayton Batista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Deve viver é no mundo da lua…

    Haverá limites ??

  • Clayton Batista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Marcelo de Andrade é o maior !!!! ( rsrs )

  • Frederico Dantas disse:

    Está difícil até para os atleticanos empedernidos aceitar esta camisa. Até o Bruno já concordou. Só o stefano ainda está defendendo. Foi mesmo uma bola fora.
    Errar acontece e neste caso é pouco importante. Porém, persistir no erro é burrice. O Kalil devia tirar esta camisa da praça caladinho que o assunto iria morrendo.

  • Clayton Batista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Bom dia !!!

    Eu faço minhas brincadeiras e gozações aqui, mas não deixo que criticar o meu Cruzeiro. Como por exemplo a insistência do Adilson com o péssimo Pedro Ken.

    Agora, tem umas figurinhas já conhecidas aqui do Blog que apelam feio e o pior, concentra toda sua raiva, toda sua ira na réplica que irá postar, que esquecem do principal: Preocupar com o seu próprio time, criticar e cobrar da sua Diretoria.

    Mas quanto mais exaltadindo o sujeito fica, pior pra ele e melhor prá nós… Pq é muito legal ficar lendo as justificativas injustificáveis…

    Lembrando que… Kalil é Rei !!! Como diz alguns Atleticanos aqui do Blog…

    Haverá limites ??

    Por isso não provoque…

  • Luiz Antonio disse:

    “Os nossos dois maiores estão caindo pelas tabelas”, não sei a quem se refere, que eu saiba o jogo do Cruzeiro não valia pontos, e nos dois campeonatos que disputa, num ele é lider(com time reserva) e no outro é segundo do grupo.

  • Renato Paiva disse:

    Concordo que esse negócio da camisa é a maior idiotice daqueles que estão criticando.
    E concordo também com o Palhinha, apesar de acreditar que nesta linha (com toda essa sinceridade) ele terá vida curta no futebol. É uma pena.

    p.s. Aliás, só pra descontrair, ouvi de alguns amigos que o Kalil matou a torcida do Galo de raiva e a do Cruzeiro de inveja.

  • Leandro Alves disse:

    Queria ver, se o Raul ao invés de amarelo tivesse usado rosa naquela época, ai não lembrariamos dele hoje pois sua carreira acabaria ali, existe uma grande diferença entre amarelo e rosa.

  • Stefano Venuto disse:

    Alisson Sol,
    falou bem, isso acontece em quase todos os times brasileiros, toquinho pro lado. Chama-se falta de personalidade, o jogador diferenciado não tem medo de chutar e se comprometer, por isso acerta mais. Pelo que o Messi está jogando, coloco a Argentina entre as favoritas, mas acho a Holanda um timão, muito organizado e rápido.

  • Alisson Sol disse:

    Falando de futebol, ontem eu pude assistir um excelente jogo: Barcelona e Stuttgart. Futebol é um esporte interessante: quem olha o placar (4×0) e vê os gols do jogo, acha que o Barcelona passeou em campo. Mas vendo o jogo, percebesse que o Stuttgart cansou de “chegar perto”, e ou chutava lá nos “quintos dos infernos” ou perdia a bola. Certamente o Messi é um grande jogador, mas a competição está horrível: tem jogador que parece que fez “curso de como errar o gol”, ou então acha mesmo que tem de chutar a bola por cima daquela trave no final do campo…

    Já o Adílson vem, depois do empate com a África do Sul, dizer que “… atletas brasileiros tem falta de objetividade no trato com a bola.“. Mas quem é que tem de corrigir isto? Os jogadores do Cruzeiro estão há tempos parecendo funcionários públicos: um empurra a bola para o outro, e só se chuta a gol depois de pelo menos uns 12 “carimbos”. Na final da Libertadores ano passado, chutaram uma vez, e a bola entrou. Depois, voltou o time ao sistema de carimbos, até conseguir levar gols absurdos. Seria até cômico, não fosse trágico.

    A incapacidade do Cruzeiro de chutar a gol e acertar, como o Messi fez pelo Barcelona ontem, é algo impressionante. Levanta sérias dúvidas a respeito da eficiência da comissão técnica, que agora, através do técnico, claramente reconhece o problema (apesar de tentar “generalizar” para todo “jogador brasileiro”, algo que claramente ocorre mutio mais com “jogador do Cruzeiro”). Será o que ficam “treinando” tanto?

  • Carlos Arruda disse:

    Nelson Henrique,

    Concordo com você. Gay e lésbica tem em todas as torcidas, inclusive personalidades muito importantes, especialmente do mundo politico.

    Nada demais, não sejamos preconceituososos. Homofobia é crime.

    Ah, num passado recente existia time com presidente gay e por conviniência não sai do armário. E olha que é time importante daqui!!!

  • Stefano Venuto disse:

    O único fato lamentável para mim, como atleticano, foi perder para a Xapecoense. A camisa rosa foi uma bobagem, se alguém anda tendo problemas com a imagem de macho, por causa de uma cor de camisa, está tentando esconder outros problemas mais sérios. Tenho várias camisas nesse tom e até mais rosa, achei o uniforme de treino do Galo muito bonita e se tiver oportunidade vou comprar. Deus munição aos cruzeirenses, até que enfim eles podem se vingar depois de 80 e tantos anos, porque lá eles comemoram títulos com beijo na boca, um ex-jogador (Perfumo) disse que havia um antro gay entre os jogadores, a Lacraia já passeou por festas da Máfia Azul, um ex-jogador andou tretando com travecos e outras coisas muito mais questionáveis. Fazendo um pacote de tudo e podendo escolher, vou com essa camisa até no clube do machão mineiro. Lá em casa e na minha vida eu me garanto.

  • Nelson Henrique disse:

    Parece que o Kalil conseguiu!

    Ninguém comenta sobre o excelente jogo que aconteceu ontem (quarta feita) no Mineirão?
    Lindo Placar! OXO Até nos melhores momentos foi feio.

    Quanto a camisa volto a dizer o que já havia comentado a algum tempo neste espaço! Não tenho problema nenhum em usar camisa rosa, salmão, ou mesmo azul. Não questiono minha masculinidade por isso. Parece que a torcida atleticana também não. Senão, vejam as vendas de ontem da camisa de treino!
    Ninguém duvida que haja gay e lésbica na torcida do Atletico. Vide Tutti Maravilha, que se diz gay e é Atleticano.
    O problema dos admiradores do time da Enseada das Garças, é se mirar no espelho e ter que reconhecer, que a torcida Atleticana tem razão. É muito dificil de aceitar e ter que sair do armário. Não é mesmo?

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    “Se é chacpta, é cocota!!!”

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Cruzeiro/0,,MUL1534194-9863,00-FOTO+CRUZEIRENSES+IRONIZAM+CAMISA+ROSA+DO+GALO+NO+MINEIRAO.html

  • denerclaudio disse:

    Milton Naves na Itatiaia:” O Cruzeiro é Brasil esta noite”
    Se foi o Brasil não chegaremos as oitavas de final na copa de 2010. Não fazer gols naquele time de amadores da Africa do Sul é motivo de demissão do treinador, crise, revolta e os jogadores serão humilhados pelos torcedores do Brasil entrando para a história do maior vexame das copas do mundo.
    Com esta amostra do futebol do time brasileiro podemos dar adeus ao hexa.

  • Atila Capeto disse:

    Pior do que a camisa rosa é perder para a chapecoense. Vai empatar com quem?

  • Basilio disse:

    Prefiro ter um presidente que usa camisa rosa, do que um que beija homem e almoça com o Jaecí todo dia. Indigesto!

  • Fernando henrique disse:

    Lamentável esta do Kalil. Acha que está comandando quem? Cruzeiro? São Paulo?
    Me ajuda aí p….!!!!!

  • Bruno Silva disse:

    É difícil demais pra mim concordar com um cruzeirense, mas neste caso concordo com o Alisson. Foi um erro gigante esta camisa. Não acho que marketing seja isto. Ver em todos os sites a “estranheza” pela cor da camisa, logo no futebol, um ambiente extremamente machista. Poderia ser vermelha e branca, em homenagem ao Estudiantes, Roxa, Amarela, qualquer cor.
    Agora o fato delas terem se esgotado, não quer dizer nada, afinal a torcida do Galo é uma das que mais consome produtos de seu clube no país, deve perder mesmo só para Corinthians e Flamengo. Basta ter um símbolo do Galo, que vende mesmo.

    Mas, esta camisa, está difícil demais de aceitar, não entendi esta “jogada” da Topper e do Galo. Jogada de canela por sinal.

  • Alisson Sol disse:

    No Brasil, ao contrário da Europa, mexer com a tradição dos uniformes sempre enfrenta protestos,…

    Discordo de experiência própria. Camisa de clube na Europa é coisa muito séria. O pessoal aqui sabe que um deslize será uma mancha para sempre na história do clube. Há lojas e sites especializados dedicados à revenda de camisas históricas, que possuem inclusive camisas de clubes brasileiros. Vide, por exemplo: http://www.classicfootballshirts.co.uk

    Além do mercado das camisas, há também o mercado de assinaturas. Se você compra uma destas camisas históricas, e consegue que o jogador do clube à época assine, pode ganhar um bom dinheiro.

    Do meu “treinamento em Marketing”, o que eu posso dizer é que entendo o que a diretoria e o setor de Marketing do Atlético-MG tentaram fazer. Há uma enorme repulsa das torcidas de Minas ao “banco laranja”. O que tentaram foi gerar um fato que fizesse a discussão no lançamento das camisas mudar de foco: sai o foco de protets da “mancha laranja” nas camisas, e passa para a “camisa rosa”. Só que, às vezes, os especialistas de Marketing se esquecem de que o “produto futebol” é diferente de outros produtos. Com outros produtos, se não deu certo “naquela embalagem” você relança o produto, com outra embalagem e, às vezes, até outro nome. Mas não se relança um time de futebol. A camisa amarela do Raul, como você citou, foi acidental. Algo totalmente diferente de uma camisa que o setor de Marketing teve meses para planejar.

    Daqui há 10 anos, a própria diretoria atual do Atlético-MG vai reconhecer que cometeu um erro gigantesco… Mas a mancha na história do clube ficará para sempre. Os meus amigos atleticanos estão todos absolutamente irritados já com isto, e se o time não começar a corresponder logo em campo…

  • Bruno Silva disse:

    Caro “Claytinho” (mas q apelido hein?), vc deve ser um destes discipulos do Mafioso da linguiça. Mas acho q principalmente os cruzeirenses deveriam pensar em seu histórico antes de pegar no pé dos atleticanos. Deveriam lembrar do que disse o Perfumo, da camisa amarela do Raul, e claro como vcs são conhecidos nacionalmente, não vou dizer em respeito as excessões que existem na sua torcida.
    Antes uma camisa rosa, que viver cheio de vaidade… enfim coisas de Cruzeiro…

  • Anderson Palestra disse:

    Sinceramente acho que as Barbies não deveriam se importar com isso.

  • J.B.CRUZ disse:

    CLAYTON BATISTA COÊLHO..a MELHOR RESPOSTA VOCÊ DEU AO AMIGO GALISTA EM CIMA DA HORA…BÕA NOITE!!!

  • Clayton Batista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Caro Bruno Silva,

    Vc deve tá me confundindo viu… Pq eu não acho que o pato novo tenta imitar o Perrela. Até pq, se ele pelo menos tentasse, pra vcs seria bem melhor, do que ficarem aguentando essas vergonhas constantes que ele vem fazendo vcs passarem…

    Por isso não provoque…

  • marcos almieda disse:

    concordo com o seu texto chico mas a cor era amarela,agora e rosa

  • Bruno Silva disse:

    A verdade, é que o Kalil, foi muito infeliz na escolha de cor da camisa. Começo a concordar com os simpatizantes “Claytinho”, JB Cruz, que dizem que o Kalil tenta imitar o Cruzeiro em tudo. Camisa rosa combina muito mais com o time-perrela do que com o Galo, talvez por isto tamanha repercussão. Fosse no São Paulo, ou no Cruzeiro, seria encarado de forma normal.
    De qualquer forma, o uniforme além de feio, é polêmico. Isto na minha opinião. Bola fora pro Kalil.

  • Clayton Batista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    É hoje o dia não foi mesmo dos melhores pros Atleticanos viu…

    Logo cedo, tiveram que aguentar o pato novo dizendo que eles devem usar uniforme rosa mesmo e pronto, pq é ele quem manda…

    E pra fechar o dia, estão digerindo até agora a derrota pro lanterninha do Catarinense…

    Haverá limites ??

    É… Vão chorar na caminha que é lugar quente…

    Por isso não provoque…

  • Leofk disse:

    O problema não é uma cor de camisa diferente…. o problema é uma camisa da cor ROSA! Isso é demais! Claro que no dia a dia, usamos rosa como camisa social… mas em um uniforme de um time de futebol aqui no Brasil? dificil…. se não bastasse a falta de títulos, as seguidas derrotas para o time do barreiro, a flanelinha… agora mais essa… putz… não aguento mais ser motivo de chacota de cruzeirense…
    Sou atleticano de verdade! Vou a todos os jogos, estive na Loja do Galo para adquirir minha camisa do Galo deste ano… fui um dos primeiros a comprar, ainda na noite desta Terça Feira…. mas essa de camisa Rosa, com a cultura que temos aqui no Brasil… é complicado!

  • denerclaudio disse:

    Depois de ver o escudo do galo na camisa rosa, ter que escutar dois jogos ao mesmo tempo em um rádinho de pilha o Galo ainda consegue perder pro time da fábrica de linguiças chapecó.
    Isto que este time é o lanterna do campeonato catarinense e os caras andam bebendo cerveja na concentração.
    Cadê o foguete molhado Renan Oliveira???

  • denerclaudio disse:

    O CÚMULO DA POBREZA: OUVIR DOIS JOGOS DE FUTEBOL AO MESMO TEMPO EM UM RÁDINHO DE PILHA.
    FAREI UM SACRIFICO MAS TENHO QUE TER UM PAYPERVIEW.

  • O Atlético lança muito fato novo na imprensa semanalmente, mas o que a grande maioria da torcida deseja é vitórias e títulos.
    Se esse ano terminar comos os últimos, além de time perdedor o galo ficará marcado por outras denominações.