Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

São Paulo se une para levar abertura da Copa para o Morumbi

  São Paulo voltou a jogar pesado para que o Morumbi receba a abertura da Copa de 2014. Não só o clube, mas o estado inteiro está unido na luta, que agora só o Mineirão como concorrente, já que com a explosão do esquema do ex-governador Arruda, Brasília se fragilizou nessa disputa.
Reportagem de hoje na Folha de S.Paulo:

 

“da água para o vinho”

Morumbi agora serve, diz secretário-geral da Fifa

Sem dizer o que mudou no projeto, Jérôme Valcke elogia a arena são-paulina

Principal crítico do estádio, cartola dizia há dois meses que campo não poderia abrigar jogos importantes durante o Mundial de 2014

 

LUCIANA COELHO
ENVIADA ESPECIAL A ZURIQUE

A Fifa, após meses de discussão com o São Paulo, disse estar satisfeita com o novo projeto apresentado para o Morumbi, afirmou ontem o secretário-geral da entidade. Jérôme Valcke era até então o principal nome a apontar problemas no estádio que vinham travando sua escolha como sede de uma das semifinais e da abertura da Copa do Mundo de 2014.
“O último projeto que recebemos preencheu todos os requisitos que vínhamos pedindo havia meses para o São Paulo”, disse Valcke em entrevista coletiva na sede da Fifa, em Zurique. Ele qualificou como “bastante boas” as últimas informações que recebeu sobre o estádio, nesta semana. Em 15 de abril, o novo plano deve ser oficialmente apresentado.
Valcke não quis dizer o que exatamente mudou no projeto -a Fifa apontava problemas, sobretudo na capacidade limitada para os torcedores em uma semifinal ou na abertura.
O diretor de marketing do São Paulo, Adalberto Baptista, diz que a principal mudança é o rebaixamento do gramado em cerca de 2 m, o que só será possível porque a prefeitura paulistana, segundo o clube, intervirá no córrego que passa por baixo do gramado. Por isso, o São Paulo ainda não tem um cronograma para a reforma.
Indagado, depois, pela Folha se o estádio estava então endossado, Valcke colocou uma ressalva: “O que está no papel [está]. Do papel à realidade, há sempre uma distância”.
Mas logo tratou de pôr panos quentes na discussão que se arrasta há meses com a diretoria do clube paulistano. “Pelo que recebemos, e pelo que o [presidente da CBF] Ricardo Teixeira disse, ficou muito claro. Não tem mais conflito entre a Fifa e o Brasil, entre a Fifa e o São Paulo”, afirmou. “Estou satisfeito com o avanço do São Paulo em relação ao Morumbi.”
No início desta semana, Teixeira afirmara que o clube só poderia ser a sede da abertura da Copa se alterasse sua proposta para modernizar o estádio. Nos últimos dois dias, em Zurique, o presidente da CBF não quis falar sobre ao assunto.
A proposta levada à Fifa nesta semana não é a primeira reformulação no projeto.
Pelo menos duas outras apresentadas nos últimos meses haviam sido consideradas insuficientes pela entidade. Os problemas citados tratam desde a capacidade de público da arena até a entrada para o campo e as curvas de visibilidade.
Arquitetos envolvidos nos projetos brasileiros, no entanto, têm considerado a cobrança da Fifa ao país excessiva após visitarem os estádios que sediarão a Copa da África do Sul.
Ontem, Valcke disse que era preciso usar as falhas no evento deste ano para “aprender e melhorar” para o próximo.

 

 


» Comentar

Comentários:
11
  • Dudu GALOMAIO disse:

    vc está falando do seu sonho (algo que vc torce para acontecer)… me desculpe por eu citar um FATO… eis a grande diferença…

  • J.B.CRUZ disse:

    DUDU:Brincalhão você, hein!!!
    É claro que quando se aproximar a época da copa, a CBF vai ter o máximo de carinho e gosto para escolher a concentração da SELEÇÃO BRASILEIRA…Na América Sul não há lugar mais confortável e tranquilo do que a TOCA DA RAPÔSA II…

  • Dudú GALOMAIO disse:

    JB, a própria seleção preferiu o CT do GALO… desculpa aí!!! rsrsrs

  • Dario Marcio Rivarola Diaz disse:

    Olá Chico.,

    Tudo bem?
    Venho através deste, solicitar uma gentileza. Bom, conheço você e seu trabalho já anos, eu tenho uma agência de viagens e turismo na região da Pampulha (Ceu Azul), estive em um evento (feira) Abav MG, no Mercure Hotel inicio de setembro ano passado e conversei um pouquinho com você.
    Bom, a gentileza é a seguinte, eu e minha família, gostariamos muito de conhecer pessoalmente o jogador Caceres que joga pelo Galo, minha família parte de Pai são de nacionalidade Paraguaia, meu Pai já falecido, você vê alguma possibilidade através do Sevidanes, Roberto Abras em ajudar? Lógico tudo dentro das possibilidades e nada com exageros, apenas conhecer e estreitar relacionamento. Somos torcedores do Galo. Eu já na área de turismo 25 anos e estou já 02 anos com minha agência atuando em todos segmentos.
    Fico no agaurdo de seu contato.
    Grande abraço,
    Dario Diaz

    – Belo Horizonte – MG

  • Anderson Palestra disse:

    O Morumbi ficou bão duma hora para outra?
    Hum, isso tem cheiro de bolsos recheados.
    Sinceramente, a abertura traria os holofotes para BH, mas se não vier, ok.
    Pelo menos termos oportunidade de ver uma copa do mundo no Brasil.

  • J.B.CRUZ disse:

    Na minha opinião a Abertura da Copa seria no Morumbi e o encerramento no Maracanã..E os jogos do BRASIL na primeira fase seriam todos em BELO HORIZONTE, com a concentração dos Jogadôres da Seleção Brasileira na Toca II, o Maior Centro esportivo das 3 Américas…

  • Frederico Dantas disse:

    Em outras fontes de imprensa a informação é que o estádio do Morumbi (neste caso é o estádio do Morumbi, mesmo, Chico) poderia, com estas transformações, receber jogos mais importantes. Mas que sefinais e abertura, ainda era um sonho distante.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Chico, como faz para colocar nossa foto nos comentários, como já de vi de outros participantes aqui?
    Abraço!!!

  • Fernanda de Alvarenga Miranda disse:

    Boa tarde, Chico Maia.

    Estou te escrevendo por te considerar um dos melhores comentaristas esportivos do estado, o que te capacitaria a me dar alguma sugestão.
    Sou formada em Publicidade e Propganda, mas minha paixão é o esporte, especialmente futebol. Acho que, quando vamos escolher uma profissão, devemos, primeiro, tentarmos trabalhar em uma área pela qual temos paixão.
    Por isso, passei estes primeiros meses do ano de 2010 procurando cursos de especialização em Jornalismo Esportivo aqui em Belo Horizonte.
    Achei na Universidade Fumec e na Uni-bh. Ao ligar para as instituições, fui informada que não haverá o curso este ano, na primeira por falta de procura e, na segunda, porque simplesmente decidiram não fazer.
    Você sabe aonde eu poderia encontrar esse curso em Minas Gerais?
    Tenho procurado bastante, mas parece que esse cursos só são encontrados no Rio, São Paulo, Sul e Salvador.

    Obrigada, e parabéns pelo trabalho realizado.
    Adoro seu blog.

    – Belo Horizonte

  • Chico,

    A abertura da Copa 2014 fora do eixo, seria um marco na descentralização econômica do Brasil.
    Fico indiguinado como um país que possui importantes metrópoles regionais como Porto Alegre, Curitiba,Goiânia,Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Belém, além de BH e Brasília ficar a mercê do eixo.
    Se os eventos no Brasil ocorressem de maneira descentralizada o país estaria mais desenvolvido em todos os setores.

  • Christian Thomaz disse:

    Chico,
    Veja o que escrevi no meu BLOG e se possível, publique. Acho que nós atleticanos temos que pensar um pouco mais..
    http://assimepronto.blogspot.com/