Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Precisamos repensar o nosso Campeonato

Depois de assistir essa última rodada do Campeonato Mineiro escrevi em minha coluna de amanhã nos jornais o Tempo e Super Notícias, algumas coisas que mostram a minha frustração com essa disputa do jeito que ela é, e sobre o pensamento pequeno que muita gente tem em relação ao nosso futebol: penso no Brasileiro, que este ano sofrerá interrupção de quase um mês, durante a Copa, em junho. O Mineiro, todos sabemos que vai dar Cruzeiro ou Atlético, salvo uma zebra colossal. Com essa fórmula ridícula de oito se classificando entre 12, já deu para ver a ruindade e impotência dos demais, apenas coadjuvantes. O Atlético melhorou em relação ao início da disputa, mas continua inferior ao Cruzeiro. Porém, ambos não ainda não inspiram confiança, quando se pensa nos concorrentes nacionais.

Andam vencendo no preparo físico, pois são muito superiores neste aspecto aos times do estado, além de terem jogadores e comissões técnicas mais estruturados.

Sábado o Cruzeiro mostrou isso contra o América de Teófilo Otoni, na vitória de 2 x 1, depois de perder o primeiro tempo. O empate contra o Deportivo Itália, pela Libertadores, mesmo sendo em Caracas, foi frustrante. Primeiro ponto do time venezuelano na competição.

O Atlético monta um novo time mas já deveria mostrar mais serviço. Perdeu para o pior time do Campeonato de Santa Catarina, Chapecoense, pela Copa do Brasil. Venceu ontem o Villa Nova, até com facilidade em Nova Lima, mas é importante lembrar que este é um Leão sem dentes. O Villa tem um dos piores times dos últimos anos, apesar de integrar o grupo dos oito que decidirão.

Também é preciso ressaltar que há um fator fundamental para que Atlético e Cruzeiro demorem mais a colocar seus times no nível dos concorrentes nacionais: dinheiro. Paulistas, cariocas e até gaúchos têm muito mais que eles. A diferença é enorme. Tenham certeza que o trabalho em Minas Gerais é calcado na competência dos treinadores e dirigentes. Esses são muito bons.

Luxemburgo dispensa comentários, Adilson é hoje, um dos melhores também. Da nova safra, o melhor. Defeitos? Quem não tem? Com isso, respondo a uma dúvida do professor Paulo Bento que perguntou-me sobre o Ricardo Gomes. Respondi que se o São Paulo tivesse um Vanderlei ou um Adilson, estaria atropelando todo mundo tanto no Campeonato paulista como na Libertadores.

Falo dessa situação porque é preciso alertar a quem gosta e a quem vive do futebol em nosso estado, que é preciso pensar grande. Ficar batendo boca sobre quem manda mais ou menos na FMF ou a camisa de treinos rosa do Atlético, ou se teremos ou clássico Maria x Rosa, é ridículo. Somos muito maiores que isso.

Com toda a ira e discordâncias que cada um desperta na sua própria torcida e, principalmente, na adversária, Alexandre Kalil e Zezé Perrella, são dirigentes acima da média nacional. A rivalidade tem que existir e será eterna, mas não podemos perder o foco: o Campeonato Mineiro tem que ser repensado e o futebol mineiro tem que ocupar é o topo nacional.

Raciocinemos!


» Comentar

Comentários:
34
  • francisco barbosa disse:

    O campeonato paulista tido como o melhor estadual do brasil vira e mexe é ganho por apenas 4 times , então não é muito diferente do mineiro.

  • Edisio Torres disse:

    A proposta é discutir o Campeonato Mineiro, aí as pessoas começam discutir Cruzeiro/Atletico. Então…. vamos continuar do mesmo jeito. Como ja foi dito, penso que devemos reunir pessoas que não são apaixonadas, alienadas, etc para discutir o CAMPEONATO MINEIRO. Alguém ja disse que “sonhar é preciso” então vamos lá: um dia ainda teremos os nossos torcedores batendo no peito e dizendo tenho ORGULHO DE SER MINEIRO.

  • Clayton Batista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Olá Chico,

    Como sempre, vc disse tudo e mais um pouco.

    Ficamos nos degladiando por aqui, nós torcedores e nossos dirigentes e o que de produtivo nós ganhamos com isso ?? Nada… Isso só ajuda pra que permaneçamos estacionados no tempo.

    Atlético e Cruzeiro fortes, seria ótimo pra todo mundo. Atrairia mais mídia, valorizaria mais o campeonato mineiro e consequentemente, atrairia maiores patrocínios.

    Vejo aqui no Blog, pessoas que ficam de gozação e algumas até com ofensas. Inclusive eu mesmo já exagerei um pouco e fui devidamente repreendido pelo Chico Maia.

    O que eu gostaria de propor pra todos os frequentadores deste Blog, é que possamos tentar combinar um encontro de toda turma que por aqui passa, pra conversarmos pessoalmente, zoarmos uns aos outros, rir bastante, mas tudo com alto nível e respeito. Poderíamos combinar de ir numa churrascaria ou num barzinho bacana e até poderíamos convidar o Chico Maia pra fazer parte deste encontro. Já imaginaram eu, o Marcelo de Andrade, o Dudu GALOMAIO, o J.B. CRUZ, o Bruno Silva, o Stefano, o Dedé de Dora, o Renato Paiva, o Danilo, o Basílio, o Anderson Palestra e tantos outros numa mesa só ?? Seria muito legal ver um falar para o outro: Ahhh, vcc então que é o fulano né ?? rsrs Penso que seria um encontro bacana e ajudaria muito no equilíbrio e respeito dos comentários postados a partir desse encontro.

    Então, está aí a minha sugestão… Quem aprovar, se manifeste. Vou deixar inclusive meu e-mail direto praquele que concordar, entrar em contato comigo, pra gente ver um dia e horário que seja bom pra todos. Meu e-mail direto é: claytonhoteis@oi.com.br

    No mais um abraço e tenham todos uma ótima semana !!!

  • Alisson Sol disse:

    O Telê se não tivesse ganhado os títulos com o São Paulo, só seria lembrado como o técnico, que perdeu com a seleção de 82.

    Bem, na minha memória, se o Telê não tivesse ganhado título nenhum com o São Paulo, ficaria na História como o melhor técnico de seleção brasileira que eu já vi jogar, e como técnico do Atlético-MG, Campeão Brasileiro de 1971.

    Tenho de concordar que, até há alguns anos, a principal versão da História era geralmente contada pelos vencedores. Mas isto era antigamente, quando a versão chegava por carta via navio, 3 meses depois do evento. Hoje, com a Internet, o “vencedor” conta a sua versão, e é desmentido segundos depois… No futuro, esta frase não fará mais sentido.

  • Dedé de Dora disse:

    Nooooossssa, descobriram que o campeonato mineiro não vale nada, que nos times do interior são ruins.

    Mas olha o lado bom: mesmo na terceira divisão, o Democrata de Sélagoa vai ter um campo pra 30 mil pagantes.

  • Stefano Venuto disse:

    O Telê se não tivesse ganhado os títulos com o São Paulo, só seria lembrado como o técnico, que perdeu com a seleção de 82. Alisson por mais que você queira me convencer, não adianta insistir, o Adilson só vai virar técnico o dia que ganhar algo importante, ou Libertadores ou Brasileirão, de resto ficará na história como o técnico que perdeu o título mais ganho da história do Cruzeiro, e isso é a própria torcida Azul que acha. A história é contada pelos vencedores, não se esqueça disso.

  • J.B.CRUZ disse:

    Todos os comentários são bons..Boas sugestões,planejamentos,regionalizar o campeonato,melhorar os times,direções melhores,contratar bons jogadôres e modernizar os campos de futebol do interior..Tudo bonitinho, certinho, ajeitadinho..Como é bom falar,falar,mas, quem vai entrar com o dinheiro?..Futebol-Arte,Futebol-Amor a camisa, disposição para enfrentar desafios,raça,dedicação para um futebol mais vistoso,alegre e feliz, ficou no passado..Agora é mercenarismo,despotismo,falta de compromisso exercido por dirigentes e jogadôres para com seus torcedôres..Acorda, pessoal, estamos em plena DITADURA DO DINHEIRO…Romantismo no futebol já era…

  • Alisson Sol disse:

    Stefano,

    Qual a minha “incoerência”? Eu apontei que não concordo que um técnico seja avaliado apenas por títulos, ou mesmo “derrotas em finais”. Você mesmo apontou um bom exemplo de técnico que, apesar de ter títulos, também perdeu outros de muito maior importância: Telê Santana. Ninguém irá dizer que não acha o Telê o melhor técnico de seleção do Brasil nos últimos anos porque o time perdeu as copas. E nem que ele seria um técnico menor por ter perdido também uma final de Libertadores em casa. Técnicos já vencedores de títulos nacionais, como Vagner Mancini, Péricles Chamusca ou Geninho são necessariamente bons?

    Na minha comparação entre o Adílson e o Luxemburgo “na mesma idade”, o Luxemburgo sai perdendo até mesmo no seu critério de títulos. Acho também que estamos em um “nível de informação diferente” em relação à questão dos patrocínios do Palmeiras nos idos de 1993/1994. Não sei se você sabe a respeito do “escândalo Palmeiras Parmalat”, mas aqueles informados sobre o assunto sabem que não houve investimento no Palmeiras àquela época porque a empresa acreditava no clube, ou em Luxemburgo. Simplesmente coincidiu dele ser o técnico do clube quando uma empresa, depois comprovadamente envolvida em um escândalo de lavagem de dinheiro, decidiu usar o clube no processo (não muito diferente de coisa ocorrendo atualmente, mas isto é outra estória…).

    Telê falava apenas português, e talvez por isto jamais treinou um clube da Europa, nem mesmo em Portugal. Se tivesse a chance ele o faria, pois treinou times na Arábia. A questão da língua é importante, pois uma coisa é “impor respeito” a jogadores da Arábia, e outra coisa é impor respeito a jogadores da Europa. Alguns, como Thierry Henry, não apenas falam várias línguas, como também têm muito alto “quociente de inteligência“.

    Ao contrário dos jogadores brasileiros, que parecem crianças chamando técnico de “professor”, tais jogadores questionam instruções de técnicos, e demandam instruções específicas para cada partida. O motivo do Luxemburgo ter sido contratado pelo Real Madrid é o mesmo motivo pelo qual jogadores brasileiros são contratados: empresários que vendem “reputação”. Mas quando o técnico chega, não dá instruções específicas para cada jogo, não sabe falar a língua local e passa meses sem aprender, simplesmente querendo “distribuir camisas” e fazer discurso “motivacional”, os jogadores europeus vão à diretoria do clube e fazem como se faz em qualquer empresa: jogam o técnico aos tubarões. A direção dos clubes tem então de julgar o que fazer: substituir o técnico, ou todos seus jogadores. Adivinha o que ocorre?

    Eu sou gerente de europeu, e por aqui o que mais vejo é gerente perdendo seu cargo e dizendo que “foi boicotado”, mas depois conversando com os que ficaram descobre-se que simplesmente eliminaram alguém que queria “viver de reputação”. E Mourinho não teve problema algum de dinheiro no Chelsea: ele brigou com a diretoria do time (algo que, aliás, o Luxemburgo fez no Cruzeiro, Palmeiras, Corinthians, …)

  • Frederico Dantas disse:

    Caro Stefano.

    O Adilson perdeu a Libertadores em casa. É fato.

    Telê Santana, que você citou, perdeu duas Copas do Mundo, uma delas com o que seria um dos melhores times de todos os tempos, jogando pelo empate num estádio cheio de torcedores pró. Isso não o transformou num técnico ruim. Se tivesse acontecido, ele não teria a chance de mostrar o que mostrou depois com o São Paulo.

    Também não deveríamos qualificar os técnicos apenas por títulos, mas, sim, por resultados, o que é conceitualmente muito diferente.

  • Stefano Venuto disse:

    Continuando…
    E se o Luxemburgo tinha patrocínios é porque assim o fez merecer, ninguém investe em porcaria. Por outro lado o título de 2003 do Cruzeiro foi um ato de sorte? Ou o Luxemburgo teve sorte de fazer o Alex acordar e se tornar o craque que é hoje? O Cruzeiro tinha um investimento ilimitado para montar aquele time? O Mourinho tem dificuldades de dinheiro no Chelsea? Eu acredito sim, que houve um boicote no Real ao Luxemburgo e pelo que eu saiba Telê Santana não falava mais do que o português.

  • Stefano Venuto disse:

    Alisson Sol,
    Se um profissional de futebol não for “medido” por títulos, qual o outro critério, delicadeza com a imprensa? Considerando um clube de futebol uma empresa, qual o único objetivo de um time? Ganhar títulos, na minha visão, fora isso não tem como medir competência. Você disse que o Adilson é um grande técnico, mas como se perde um título dentro de casa, com uma derrota? E se não se mede o técnico por títulos, qual o seu critério para dizer que o Luxemburgo está decadente? E outra se o futebol Europeu é tão competente, porque contrataram o Luxemburgo se ele na sua concepção é ruim? Você está sendo incoerente. E quem disse que o rural não vale nada foi o Zezé Perrela, o seu presidente, ele desvalorizou o mineiro.

  • lúcio vieira disse:

    Renato paiva fez um questionamento interessante.

  • Renato Paiva disse:

    Dentro desta linha de que o campeonato precisa ser repensado, gostaria que os senhores me esclarecessem uma coisa. Por que todos detonam o estádio do Ituiutaba, o do América/TO, o do Democrata/GV e ninguém fala nada sobre o “Alçapão” do Bomfim??? Aquilo lá é uma vergonha! Gramado péssimo e iluminação de boite, sem falar na parte que não enxergamos pela TV (acesso, vestiários, etc.)
    Será que não há críticas mais incisivas porque há conselheiros fortes do Villa nos grandes órgãos de imprensa de Minas??
    Sds.

  • Lequimdoidao disse:

    Ótimos comentários Chico Maia. A torcida do Galo realmente só está discutindo coisas que não tem nada a ver com o futebol e deixando o futebol em segundo plano. A torcida do Cruzeiro acha que o time, a estrutura, o técnico são os melhores do mundo. O campeonato mineiro deve ser repensado ou extinto pois deixar ele continuar existindo por causa de tradicionalismo é tapar o sol com a peneira. Times como Tupi, Ipatinga, Rio Branco me enchem de orgulho todo ano mas times como Guarani, Villa Nova são semi amadores e só tem história, e história apenas hoje no futebol hoje nao tem jeito visto times como o Gremio Prudente.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    O campeonato realmente deve ser repensado, mas não pode acabar! É tradição no Brasil todo, porém deve ser mais valorizado, mais interessante, já que agora ele é rentável. Agora como fazer isso, tá difícil de saber…

  • Adalton disse:

    Prezados ,
    Respeito todas as opiniões ; concordo com quase tudo que o Chico Maia falou. O campeonato do jeito que está fica sem emoção, apenas na fase final teremos alguma. Penso que deveria ser mesmo por pontos corridos, ou se classificando no máximo 4 para a fase de decisão. Os clubes do interior, como todos sabem, lutam com muitas dificuldades.
    Quanto aos da capital, penso que com os recursos que têm, ganharam pouco em relação a competições nacionais e internacionais(o Cruzeiro até que está melhor).
    Eu sou atleticano e confesso: ando desanimado com o Clube;;o jornalista Eduardo Costa tem razão..ridícula essa situação do Galo..todo ano dá vexame na Copa do Brasil, vem perdendo o Mineiro de forma bisonha para o Cruzeiro(vejam que nos últimos anos o Atlético tem tido muitas dificuldades para se classificar no meio de 4 …incrível). Não podemos mais ficar tapando o sol com a peneira; ontem em Nova Lima, como disse o Chico o Galo venceu, sem me convencer, apesar de o Vila não ser mais aquele. O Atlético precisa se impor…não pode mais perder para atimes como Chapecoense, pois precisa entrar ligado nas partidas, principalmente na Copa do Brasil e partidas decisivas contra o Cruzeiro. O Atlético(falo isso para reflexão e construtivamente) precisa rever seu modelo de contratações: vem contratando jogadores , em sua maioria, veteranos..assim fica difícil ganhar dinheiro e também montar grandes times.
    Um grande abraço a todos.

  • Basilio disse:

    Um jornalista, se não me engano é o Eduardo Costa, disse ontem na Rede Minas que o Galo tem 39 anos que não ganha nada de expressão. Se ele dissesse que ganhou pouco eu concordaria. Quando é torcedor ainda vá lá, mas jornalista (?) É mais um analfabeto ou cego do futebol. É um falso atleticano a serviço da oposição. Qualquer coisa dita em desfavor do Cruzeiro, sendo verdade ou não, fere a instituição. Sempre tem o direito de resposta da diretoria, ou então a retratação do infeliz.

  • Alisson Sol disse:

    … desculpa o tecla errada…

    … Mourinho teria visto com seus jogadores o “replay” da primeira partida entre Inter e Chelsea 7 (sete) vezes. No Brasil, há técnico que revê uma partida duas vezes e acha que já fez muito.

    Treinar seleção é uma outra coisa, e aí creio que o Brasil é às vezes campeão a nível de seleções “apesar” do técnico, e não devido ao técnico.

  • Alisson Sol disse:

    Stefano,

    Quer dizer que um técnico é bom, ou ruim, só pelos títulos? E como só há dois títulos nacionais no Brasil por ano, serão apenas dois técnicos bons? Ou rural também vale? E título internacional, vale? E as condições dadas ao técnico, nada contam?

    Não se pode comparar um técnico em fim-de-carreira com outro no início da carreira, olhar os títulos e dizer: veja, este é melhor. Um já teve diversas chances de disputa, e o outro não. Comparando o CV “no mesmo ponto da carreira”, o Adílson estaria até melhor que o Adílson até o final do ano. Em 93, aos 42 anos, é que Luxemburgo ganhou o Brasileiro da primeira divisão, e isto considerando “uma de suas idades mais generosas”, e sem dar “desconto”, pois o Palmeiras de 1993 tinha patrocínios que depois se revelaram “generosos demais”, que o colocavam muito à frente de outros clubes brasileiros.

    O Luxemburgo conta esta estória de que foi boicotado no Real Madrid, e você acredita? O problema é que o Luxemburgo, assim como o Felipão, não estão mesmo no nível dos bons técnicos de clubes da Europa. É duro, mas é a realidade. Um técnico como Mourinho, que é Português, fala Inglês, Italiano e Espanhol. Tem formação acadêmica em educação física mas, principalmente, trabalha duro. As notícias relativas à última partida da Liga dos Campeões entre a Inter de Milão e o Chelsea são de que Mourinho viu com seus jogadores

  • Luiz Renato disse:

    As soluções foram apresentadas pelo Chico. Eu gostaria, apenas, de lembrar o nome de dois grandes responsáveis pelas dificuldades pelas quais passam Atlético e Cruzeiro em termos de arrecadação em relação aos times do Rio e SP. O primeiro é o Paulo Schetino que não tem a menor condição de ser Presidente da FMF. Aliás, a FMF nunca teve um Presidente que fosse do nível que o futebol mineiro exige. O segundo responsável chama-se Nélio Brant que, ladeado por Zezé Perrela, aceitou que Galo e Cruzeiro recebessem uma cota de TV menor do que Flamengo, Vasco, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. Aí, meu amigo, complica mesmo. O Galo nunca mais conseguiu chegar entre os 4 no Brasileirão depois disso, fato que era corriqueiro qdo as cotas eram iguais. As cotas deveriam se basear na colocação do clube no campeonato anterior e nunca nesse sistema ridículo de capitania hereditária com o qual o despreparado Senhor Nélio Brant concordou. Isso é que dá o Galo aceitar como Presidente um noviço e despreparado, fato que se repetiu com Ricardo Guimarães e Ziza.. Aceito sugestões dos amigos sobre outros incompetentes que causaram as dificuldades pelas quais passa o futebol mineiro.

  • Anderson Palestra disse:

    Resposta ao Mário Marra.
    Imagine um campeonato por regiões.
    Vale do Mucuri, do Jequitinhonha, Triângulo, Sul de Minas, Alto do São Francisco, etc…
    Imagine a partir do final do Rural 2010. La Plata de Lagoa da Prata contra o Nacional de Santo Antônio do Monte e seguiria a disputa até o final do ano, com pequenas distâncias, até no máximo 100km, o campeão de cada região disputaria no início do ano que vem o Campeonato Mineiro, por pontos corridos, mata-mata, triangulares ou quadrangulares, tanto faz.

    Partindo da hipótese que América e Ipatinga permaneçam na serie B do Brasileiro, acrescidos de Cruzeiro e Atlético, quatro times do interior se classificariam num mata-mata. Os grandes fariam no máximo seis jogos pelo Rural, ou talvez dois quadrangulares. Se por acaso, o Ipatinga cair para série C esse ano e o América permanecer na B, os três da capital estariam garantidos nessa fase final do Rural do ano que vem e o Ipatinga, que não disputaria o regional deste ano entraria junto com os campeões regionais.

    As revelações estariam asseguradas, as rivalidades locais se aflorariam.
    Vejam esse link http://www.coxanautas.com.br/noticias/conteudo.phtml?id=9748&t=Raio-X-as-torcidas-argentinas

    O maior rival do Vélez Sarsfield é o Ferrocarril Oeste. Sabe o que é isso? Rivalidade de bairro em Buenos Aires. Um é campeão da Libertadores, Supercopa, etc…, o outro eu nunca ouvi falar.

    Imagine que o Guarani de Divinópolis, que todos nós conhecemos, possa se tornal rival ferrenho do pobre “Naça de Samonte”, que ninguém conhece, mas passaria a conhecer.

    A própria FMF se beneficiaria, arrecadaria mais, pois teria mais filiados. Os patrocinadores seriam locais, Açougue do Canelinha, Supermercado do Zé Capeta, Gráfica do Osmar.

    É isso.

  • Mário Marra disse:

    Fala, Chico!
    Gosto do campeonato, mas fica difícil defender a competição do jeito que está.
    Fiquei fã do Tupi, que manteve o trabalho e quer disputar a Série D. Quanto aos outros…
    E os gramados?
    E as revelações?
    Abraço,
    Mário Marra

  • Paulo Afonso disse:

    Olá Chico Maia, é um prazer falar com você…

    Gostaria de saber como está as obras de reforma da arena do jacaré e do independencia?

    E pelo que anda você acha que vai ser entregue na data esperada ou vai atrazar?

    Tudo de bom e otima semana.

    – BH

  • denerclaudio disse:

    Quantos ao dirigentes não concordo com você chico:

    Atlético: kalil é um ditador, eu uso, eu faço, eu contrato eu mando e a torcida concorda e bate palmas pra mim, sujeito arrogante.

    Cruzeiro: um plebeu que conseguiu o trono e rege o clube no sistema de monárquia, e consquistou um império e é endeusado pelos seus súditos ( torcedores e funcionários ).

  • Anderson Palestra disse:

    O Edisio Torres falou uma verdade. Como investir em um time do interior se a mídia dá espaço para o Ronaldo Leitão, se o Ronaldinho vai ou não para a copa e se Love aparece com traficantes. Mais espaço aos times do interior.
    Tava hoje vendo na internet a história do Estudiantes. Lá na Argentina eles tem campeonato nacional há muito tempo, disputam torneios contra times do México, e nós aqui vivendo de campeonato a partir de 71 (?).
    Ou a partir de 59, como acho. Os rurais não servem para muita coisa.
    Campeonato regionalizado seria a saída.

  • Stefano Venuto disse:

    Luiz Cláudio de Assis, acho pior que isso, quando que times como América, Democrata/GV, Tupi, vão jogar contra times de primeira divisão? Talvez você tenha razão, o campeonato só é ruim pra quem perde.

  • Luiz Cláudio de Assis disse:

    Como voces são sonhadores, até parece que atletico e cruuzeiro são vários vezes campeões brasileiros. Ha hahahahahah.

    Se acaberem com o mineiro, voces vão comemorar o que?

    hahahahahahah

    Bando de hipocritas.

  • Stefano Venuto disse:

    Para mim, o campeonato mineiro, é um torneio amador, onde os dois grandes da capital treinam. O Luxemburgo é o melhor técnico do Brasil ainda, mesmo que a inveja do outro lado, queira colocar o Adilson como um grande técnico. Um técnico que não ganhou nada, perdeu uma libertadores por falta de comando e o único título que tem são goleadas sobre o rival. Ninguém pode esquecer que o Lixemburgo foi técnico do time mais rico do mundo, não deu certo, porque a filosofia de treinamento do jogador europeu é diferente, e ele foi boicotado. O futebol brasileiro não mudou nada, em termo táticos de 2003 pra cá, porque Luxemburgo deixou de ser o melhor do Brasil? Eu não entendo como um técnico pode ser o melhor, sem títulos.

  • Concordo com o Alisson, uma vez regionalizado o campeonato ganharia em rivalidade e emoção. Além de forçar cidades grandes e tradicionais do interior mineiro a terem times e estádios de boa qualidade.
    Se CEMIG,COPASA, CODEMIG empresas de capital misto, se juntarem a grandes empresas particulares como FIAT, VALE e USIMINAS para patrocinar o campeonato, esse seria show!!!
    E para finalizar, uma nova concorrência para a transmissão dos jogos, permitindo também a Rede Minas transmitir uma partida por rodada.

  • Edisio Torres disse:

    Com certeza varios são os motivos, sendo que um deles me incomoda há muito tempo, é a IMPRENSA MINEIRA. Não valoriza de forma nenhuma os clubes do interior. Nos troféus de melhores do ano não aparece ninguém do interior. O campeonato mineiro na visão da imprensa só é disputado pela dupla Galo/Raposa. Com certeza alguem vai dizer: como valorizar um time que tem um estadio igual o do Fazendinha?
    Então eu pergunto: como que eu empresario vou investir no Ituiutaba por exemplo, se no radio, no jornal, na TV ninguem fala nada. Assistam o noticiario esportivo das TVs mineira, elas preferem usar 3 minutos para falar que o Adriano esta brigando com a namorada e não treinou no Flamengo, do que usar para falar da Democrata GV, Ipatinga ou outros. Em relação ao campeonato mineiro a imprensa é COVARDE, e uma coisa que nos deixa muito triste também é que a grande maioria dos jornalistas são do interior…

  • Alisson Sol disse:

    O Campeonato Mineiro tinha de ser regionalizado e ter os “campeões das divisões regionais” disputando entre si um “play-off”. A solução é tão simples, que obviamente nunca será implementada: não dará dinheiro algum a uma consultoria cara propor o óbvio.

    No mais, estava tudo indo até bem, até o elogio aos dirigentes do futebol mineiro. Chico: entendo que a proximidade do dia-a-dia e as amizades não lhe permita a crítica, mas os dirigentes do futebol mineiro não seriam estagiários em um clube inglês, de segunda divisão. Devido à mediocre formação acadêmica, nem seriam considerados para qualquer posição nos clubes de primeira divisão.

    Na parte administrativa, não falta dinheiro: falta é competência. Seria aceitável dizer que falta dinheiro se houvesse transparência nas administrações dos clubes. Mas os dirigentes não são remunerados, e ficam ainda assim cada dia mais ricos, dizendo que é tudo “resultado de suas empresas particulares”, enquanto os clubes vão ficando cada vez mais endividados. Estranhamente, as empresas particulares parecem que melhoram muito quando tais dirigentes se ausentam (o que não deixa de ser uma possibilidade…).

    Na parte do futebol, creio também que os fatos não dão muito suporte a dizer que os times de Minas demoram mais. Ao contrário, como aconteceu com o Atlético-MG ano passado, e o Cruzeiro em anos anteriores, os clubes da BH começam o Campeonato Brasileiro bem, e depois perdem o fôlego, ganhando a fama de cavalos paraguaios. Isto ocorre principalmente por falta de planejamento. Às vezes há jogadores demais para uma posição, e improvisos em outras. Outras vezes há jogadores que ficam meses no “setor médico”, ou por contusões inexplicáveis, ou provavelmente por falta de melhores exames na época da contratação.

    E, minha opinião pessoal, o Luxemburgo foi um grande técnico, e o Adílson será um grande técnico, assim que aprender a escutar seus críticos…

  • denerclaudio disse:

    Repensar o campeonato mineiro isto é um fato que já ouvi várias vezes de uns 20 anos pra cá e nunca muda.
    A começar do campo do villa nova, pra mim aquilo é capim que plantaram no chão não gramado, um muro de concreto na lateral do campo com sério risco de causar acidentes, o corpo que bombeiros não poderia liberar um campo desses para a pratica de futebol.
    A imprenssa critica a fazendinha de ituiutaba, o campo do américa TO, mas não critica com tanta força este campinho de campeonato rural do villa nova.
    Quanto ao galo somente com grandes contratações o time ficará forte pro campeonato nacional, pois esperar R.O virar craque, carlos alberto parar de tropeçar na bola, evandro, werley, e outros jogarem mais vai ser muito dificil.
    Quanto ao cruz.. pra mim pouco importa pois na opinião deles eles são os melhores do mundo então que eles fiquem com este time.

  • Allan Machado disse:

    Acho que Atlético e Cruzeiro não deveriam disputar o Campeonato Mineiro, deixando a disputa para os times do interior. Acredito que eles entrariam muito mais motivados, pois teriam chances reais de vencer.

    Acredito que uma Copa Sul Minas seria muito melhor, tanto tecnicamente quanto financeiramente!