Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sete Lagoas se mobiliza para receber os grandes jogos a partir de junho

Os impactos dos jogos do Atlético, Cruzeiro e América em Sete Lagoas, no estádio Joaquim Henrique Nogueira – Arena do Jacaré -, a partir do mês de junho, serão debatidos no próximo dia 30 durante todo o dia no auditório do Centro Universitário Monsenhor Messias – UNIFEMM, com a realização do Seminário: “Sete Lagoas – Campeonato Brasileiro & Copa 2014: estamos preparados?”.

O objetivo é sensibilizar lideranças políticas e empresariais da cidade e região para as oportunidades e desafios com o mando de jogos do Campeonato Brasileiro, da Taça Libertadores e Copa Sul-americana na cidade, que foi a primeira do estado a ser beneficiada diretamente pela Copa do Mundo de 2014 com os investimentos feitos pelo governo do estado na Arena do Jacaré, cujas reformas estão em fase de finalização, com previsão de inauguração para fins do mês de maio.

Questões como acessibilidade, saúde, segurança e a demanda turística

gerada agora e pela Copa de 2014, independentemente de Sete lagoas vir ou não a se tornar uma sub-sede, serão discutidas por autoridades e especialistas das mais diversas áreas.

Com presença aberta ao público o governo do estado, prefeituras de Sete Lagoas, Belo Horizonte, AMAV, empresários e imprensa vão debater os aspectos ligados ao grande número de pessoas de todo o país que estará na cidade nos próximos meses. O Seminário visa construir uma agenda pública e privada de ações necessárias para a exploração dessas oportunidades e superação dos desafios.

Estão confirmadas as presenças do Secretário de Estado de Esportes, Alberto Rodrigues, do Economista Tadeu Barreto Guimarães, Presidente do Comitê Executivo Copa 2014 do Governo de Minas Gerais, Tiago Lacerda, Presidente do Comitê Executivo Copa 2014 da Prefeitura de Belo Horizonte, Hernani de Castro, vice-presidente executivo da Federação dos Convention &Visitors Bureau-MG, Ricardo Raso, diretor de infra-estrutura da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais – ADEMG, Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas, CDL, SINDCOMÉRCIO, secretários municipais, Polícias Militar, Civil, Bombeiros, Rodoviária e empresários do trade turístico e negócios, comércio, construção civil e serviços.

Iniciativa do jornal Sete Dias, UNIFEMM e Comtur-SL, com apoio da Acisel, CDL, Sindicato do comércio varejista de Sete Lagoas –  Sindcomércio realização da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas. Mais informações www.setedias.com.br , www.unifemm.edu.br e (31) 2106 2134.


» Comentar

Comentários:
26
  • Olá Chico Maia,

    Conforme conversamos por telefone, na matéria postada em seu blog sobre o Seminário “Sete Lagoas – Campeonato Brasileiro & Copa 2014: estamos preparados?”, há a informação de que a MG – 424 será duplicada.

    O que de fato será feito pelo Governo de Minas, por meio da Diretoria de Obras Públicas (DEOP), é a realização de melhorias nas condições da pista, tanto na parte duplicada (até Pedro Leopoldo) quanto no trecho simples (de Pedro Leopoldo a Sete Lagoas).

    Abraços,

    Marcílio Lana
    Assessor de Imprensa Copa 2014/Governo de Minas
    Programa Estado para Resultados

  • Fred Rezende - jornalista disse:

    Grande Chico, saudações! Realmente, o seminário desta terça-feira será de suma importância para discutirmos se Sete Lagoas tem estrutura para os jogos importantes. Na minha modesta opinião, a cidade é linda, tem um estádio dos melhores do país, mas há de se ressaltar outros pontos que julgo serem procedentes. A nossa rede de saúde, que já passa por problemas graves, seríssimos, está pronta para uma possível demanda? A questão dos ambulantes é algo a ser pensado, como bem disse um comentarista, que sejam padronizados, atendam de acordo com as determinações da VISA, para evitar transtornos que, queira Deus, nunca aconteçam. O entorno da Arena do Jacaré, cujas desapropriações deveriam ter acontecido há meses, continua a passos lentos…..é imporante que questões como estas sejam levantadas para o bem do torcedor, da cidade e de sua população. Estamos com a faca e o queijo na mão, não podemos queimar o filme em rede nacional! Grande abraço….

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Neeeemmmm Marcao……………..

    Se eu fizer uma pesquisa, vou descobrir que nao sao 60% e sim 65%…rsrs!!!

    Mas o interior é azul…

    Bom final de semana a todos. Muito futebol..

    Abraços

  • Emílio Melo Figueiredo: Sinta-se à vontade à realizar uma pesquisa em Varginha; só não vale as “direcionadas/compradas”, tipo: perguntar na região do barro preto aí na capital, meu caro!
    – Exatamente como fizeram os “grandes” institutos de pesquisa existentes por aí, que sequer devem ser registrados!

  • Frederico Dantas disse:

    Bom… se for Crystal, melhor não.
    Isso torce a tripa do caboclo.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Tem isso tambem ne. Mas falar em bebeidas, escutei um papo que iam voltar com a venda dentro dos estadios?! Sera?!

  • Frederico Dantas disse:

    Se for pra tomar Crystal, fico na beirada da Lagoa vendo jogo pela TV.

    Mas o negócio é que, uma vez sendo administrada pela ADEMG, é provável que a Arena não venda bebida alcoólica. A ver.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Acredito que em Varginha seja 60% Cruzeirenses. Correto Marcao??!!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Frederico Dantas,

    Esta ai um boa questao?! Pelo menos ate entao, sempre venderam! Mas antigamente a administração da Arena era pessima. Quanto à cerveja, era sempre CRYSTAL nao muito gelada. Mas acredito que agora sera diferente. Mas caso nao venda dentro do estadio, estao todos convidados a tomar uma BRAHMA gelada antes dos jogos, nos bares de Sete Lagoas.

  • Em Varginha e região tem inúmeros torcedores do CAM, e até do “adversário”, ao contrário do que a mídia prega. Aqui não se vive totalmente o eixo RJ-SP – ainda bem!
    – O galo esteve aqui na inauguração do Estádio Melão em 1987 e em alguns jogos do Mineiro, quando tínhamos time na 1ª divisão estadual; não só o Galo, mas o CEC e o América aqui já jogaram.
    – A Seleção Brasileira esteve aqui em amistoso, salvo engano em 1991.
    – Já tivemos público de 30.000 pessoas em jogos no Melão, e prá variar, das vezes em que o Galo aqui se apresentou, haviam muitos, muitos torcedores que “torcem contra o vento”.
    – Já teve torneio envolvendo o Flamengo-RJ, Corinthians-SP, Flamengo de Varginha e outra equipe que não me recordo no momento.
    – Nossa Polícia Militar oferece segurança com àquela competência que lhe é peculiar.
    – E embora Sete Lagoas seja acolhedora e hospitaleira, e seu estádio está passando por reformas prá receber jogos oficiais das equipes mineiras (e “italianas”!), a única equipe do Estado que vai levar prejuízo na renda é o CAM, pois, em MG, quem leva e continuará levando mais torcedores aos estádios é o Galo, a razão maior das Alterosas.
    -Quem não concordar, consulte a FMF e ADEMG; se persistir a teimosia, por favor, perguntem às roletas do Mineirão, do Independência, do Melão, …
    – Alexandre Kalil, por favor, NOSSO time está previamente convidado à apresentar-se aqui e dá-lhe Galllllôooooooo…

  • J.B.CRUZ disse:

    ESTÁDIO DUARTE DE PAIVA…..SETE LAGÔAS……

    Viajei!!!

  • francisco barbosa disse:

    Samuel Cesar, O Estadio Municipal de Varginha foi construído em 1988 para uma capacidade de 35.000, teve este público em um jogo da Seleção Brasileira amistoso salvo engano contra a Islandia 3×0 depois foi reduzida a capacidade para 27.000 pessoas pelos orgaõs de segurança ,de fácil acesso ,amplo estacionamento, extremamente seguro e bonito.
    O triste da História é que o Flamengo local depois disso se acabou e hoje tem o VEC – Varginha Esporte Clube na terceira divisão.
    sds.

  • Frederico Dantas disse:

    Emilio.

    Será que vamos poder tomar uma gelada dentro da Arena?

  • Samuel Cesar disse:

    francisco barbosa,

    Oh pessoal da antiga sempre fala nesse estadio,
    mas aki, qual é a capacidade dele?

  • francisco barbosa disse:

    Acrescentem VARGINHA (estádio melão) na categoria de grandes e bons estádios do interior mineiro.

  • Acho que o Atlético deveria jogar em todo as cidades onde tenha um bom estádio em Minas Gerais. para que seu torcedor possa sentir o time bem de perto.
    Abraço:
    Azenir

  • Stefano Venuto disse:

    Não sei porque o pessoal do Cruzeiro está reclamando, no mineirão, nem em Libertadores, estão colocando mais de 15 mil. Quem deveria estar reclamando é a torcida do Galo, que junta 40 mil até em telão de boteco. E essa foi pra provocar mesmo, hoje acordei com o bicho!

  • Aldemário Filho disse:

    Emílio,

    Realmente o caso do Cruzeiro é diferente, porém mesmo assim a equipe poderia marcar alguns jogos, mesmo que poucos para cidades mais distantes de BH.

    Valeu !

  • Daniel Lanza disse:

    Excelente iniciativa. Sete Lagoas precisa se preparar para oferecer o melhor aos turistas esportivos.
    Sete Lagoas, além de um excelente estádio e próximidade de BH por duas vias (BR e MG) é também uma ótima cidade para curtir um passeio, tomar uma boa cerveja na orla da Lagoa Paulino.
    Além de curtir o futebol, o torcedor também poderá curtir a cidade e seus atrativos.
    Serão todos bem vindos!

  • lúcio vieira disse:

    Chico tomara que a cidade se prepare com antecedencia por completo com padronização de ambulantes, estacionamentos, etc fazendo que os mesmo façam atendimento acolhedor com preços de mercado pois neste eventos costumam aparecer os aproveitadores elevando os preços dos produtos e serviços que pode ate afugentar os turistas e ou torcedores.

  • Renato Paiva disse:

    Parabéns pela iniciativa, Chico! O Sete Dias está sempre despertando debates interessantes para que Sete Lagoas ACORDE! Desejo que o evento seja um sucesso e que traga bons frutos para a Cidade!
    Esperaremos nossos amigos americanos, atleticanos e cruzeirenses de braços abertos para tomar aquela gelada, acompanhada de um belo tira-gosto e paisagens lindas!
    Estou certo de que Sete Lagoas e o Jacaré farão todo o possível para serem grandes anfitriões!
    Abraços a todos!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Aldemário,

    No caso do Cruzeiro, penso que seria menos viável. Isso tendo em vista o socio torcedor. A maioria é de BH, portanto sairiam prejudicados. Eu, particularmente vou achar bom demais, Cruzeirao jogando em Sete Lagpas.

    Abraços

  • Aldemário Filho disse:

    Chico,

    Por estar no colar metropolitano de BH, Sete Lagoas surge como alternativa ideal para receber os jogos dos grandes da capital no brasileirão. Mas, seria interessante a dupla rapogalo mandar alguns jogos em cidades mais distantes com bons estádios, como Uberlândia, Uberaba e Juiz de Fora. Seria uma forma de aproximar os clubes da capital a essas grandes cidades do interior fora da área de influência de BH.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Se o socio do futebol, do Cruzeiro valer para os jogos na Arena, vai ser bem mais facil tomar aquela gelada e acompanhar o maior de MG.

  • Eduardo Santos disse:

    Olá, Chico!
    Sou tio do Filipe Araújo, que trabalhou com você e o Lélio da Rede TV. Te conheci no sítio do Zé Marques, ao lado do seu. Quero te falar sobre as camisas do Galo.
    Se era pra vender muito, não precisava de criar polêmica com camisa rosa. Bastava criar uma amarelinha de treino pra gente poder curtir a Copa vestido com uma camisa do Galo.
    Dê esta sugestão pra Adriana Branco, ainda dá tempo!
    Antes que as meninas tenham esta idéia e arrebentem de vender camisas neste período pré-copa.

    Abraço!

    Edu

    – BH

  • Torcidas do Brasil Produtos Esportivos disse:

    Chico,bom dia..li no Sete Dias a respeito do Seminario “Sete Lagoas-Campeonato Brasileiro & Copa 2014 ” a realizar dia 30/03,na UNIFEMM. A LOJA TORCIDAS gostaria de partcipar,fvr me informar como proceder para participar deste evento..Parabens pela iniciativa, Abçs, Junior – Loja Torcidas -Sete Lagoas

    – Sete Lagoas