Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma polêmica que poderia ter sido evitada

A torcida do América vai para a porta da sede da Federação Mineira de Futebol, o Ministério Público manda promotor acompanhar sorteio de árbitros da rodada decisiva das quartas de final na entidade, enfim, o pau quebra nos bastidores do futebol mineiro, e o presidente, Paulo Schettino viaja para Santiago com o Cruzeiro, numa fase tranqüila da disputa. Ele bem que poderia ter evitado mais esta polêmica, aceitando a viagem para o jogo do Cruzeiro nas oitavas.

O assunto está na coluna do Fernando Rocha, no Jornal do Vale do Aço, de Ipatinga

“Sob suspeita”
O Campeonato Mineiro está chegando ao seu momento decisivo, quando vamos conhecer os finalistas, depois o campeão, mas ao invés de falarmos do futebol dentro de campo, que também não é lá essas coisas, temos de abrir espaço para as mazelas, tudo por conta da desorganização capitaneada por essa Federação, que só quer manter seus privilégios e nada mais.
Agora, foi a vez do Presidente do Tigre, Itair Machado, à exemplo do América, pôr sob suspeita a arbitragem para seu jogo contra o Cruzeiro, solicitando entre outras coisas, que seja escalado um trio de outro estado.
A zorra é total e não se pode tirar a razão do Itair, até porque há um velho ditado aqui nestes grotões, que diz “casa onde falta pão ninguém tem razão”. Vou dar um mau exemplo, de como não se deve comportar um dirigente, principalmente sendo ele o presidente da entidade máxima do futebol no estado: o Sr. Paulo Schettino, presidente da Federação Mineira de Futebol, viajou ao Chile com a delegação do Cruzeiro esta semana, com tudo pago pelos Perrelas, por ocasião do jogo da Libertadores contra o Colo-Colo.
Tudo bem, se fosse uma decisão ou que o ambiente no Chile estivesse ruim para Cruzeiro, então, o cartola estaria lá, pronto para defender os interesses do seu filiado, etc, coisa e tal.
Mas, nada disso existiu, portanto, sua ida ao Chile foi apenas um “agrado” da diretoria do Cruzeiro, o que torna este gesto prá lá de suspeito, por estar às vésperas de uma decisão, de uma semi-final do Campeonato Estadual com o clube azul envolvido.
 
·       Enquanto dirigente, o presidente do Tigre já viveu os dois lados da moeda, ou seja, sentiu-se prejudicado e também se viu beneficiado várias vezes pelos erros da arbitragem. Agora, só lhe restou pôr a boca no trombone, com uma diferença em relação ao América: está dando o grito antes de lhe passarem a perna.
·       O problema é a disparidade de forças políticas entre os dois “grandes” clubes e os do interior, além do América, que é da capital mas hoje é um zero à esquerda na Federação. A entidade, que deveria zelar igualmente pelo interesse de todos os filiados, treme nas bases quando algum dirigente do Galo ou do Cruzeiro lhe ataca, então segue direitinho o que determina o interesse dos dois gigantes, o que torna este estadual um campeonato de cartas marcadas, onde é mais fácil uma  galinha nascer dentes, do que uma equipe do interior chegar à final, conquistar o título.


» Comentar

Comentários:
34
  • Márcio Amorim disse:

    Acho que já passou da hora de a imprensa deixar de aliviar a barra de juízes mineiros, tratando-os como “humanos passíveis de erros”. Não se pode mais rotular de simples erros os absurdos como os que vimos hoje. São desonestos, mal intencionados ou, talvez, obedientes a um comando ainda mais imundo do que eles. Com um pouquinho só de honestidade, teríamos um América X Ipatinga na final. O que muita gente ignora é que a maior reclamação do América é quanto ao erro do primeiro jogo. Amarelo para o Laécio na comemoração do primeiro gol, por tirar a camisa e nenhuma cor para o “voador” Tardele, que deveria ter sido expulso com o seu time já perdendo por 2 X 1. Ali foi feita a parte principal do “serviço”. Nem Atlético nem Ipatinga devem aceitar juiz mineiro nas finais. Seria uma forma de protestar contra esse lixo do apito, que carrega outra camisa por baixo do uniforme, durante as “cirurgias”. Será que o povo do Vale do Aço será rotulado também de chorão, depois do que vimos hoje? Ou veremos, enfim, um grito unânime de “basta”, vindo de todos os torcedores que se sentem idiotas?

  • Orlando Pinto disse:

    Acho que o LUxa tem que processar o Marcos Salum. Quem não deve não teme. O Marcos Salum disse que o Vanderlei deveria serguir em frente, mas que ele corria o risco de ver o tiro saindo pela culatra. Acredito no Vanderlei. Se ele recuar agora esta assumindo que tem coisa podre no ar.

  • Orlando Pinto disse:

    Muitas coisas esquisitas estão acontecendo no futebol mineiro. Moralidade Já.

  • Bertoldo disse:

    Ô Sadan, acontece o oposto, pois é o Cruzeiro que ganha sempre e de forma duvidosa quanto às arbitragens. O Maluf é escolado para lhe dar com Federações. Tanto o Luxa quanto o Levir já disseram isto, pois já trabalharam no Cruzeiro e sabem de tudo.
    O “cara de bolacha” é atleticano, mas tem estreitas relações com os Perrelas, digo Costa, aliás Oliveira…

  • Bessas disse:

    Iraq.

    Que ridículo!!! Não tem mais nada a acrescenta ao Blog a discussão não??? Só isso!!!

  • Iraq Rodrigues disse:

    Chico,

    esse negócio de MP acompanhar sorteio de juízes na FMF é bobagem. Lembro-me bem, em priscas eras, quando ahvia sorteio de mando de campo entre Atlético e qualquer outro time, o Galo nunca perdia um sorteio. Deixavam uma bolinha na geladeira o dia inteiro e depois era só ver qual estava gelada antes de sortear. Apesar de hoje se rodar a gaiola para deixar cair uma bolinha, lembre-e que o frio faz encolher. Aposto que só a fria passa no buraco da gaiola. Quá quá quá

  • Carlos Arruda disse:

    Atenção,

    O cara de bolacha maria é conselheiro do atlético.

  • Adolfo disse:

    Prezados Flávio Azevedo e Camilo Duarte,há um equivoco histórico nas suas mensagens. Em 1991 o América foi vice campeão brasileiro da série C, perdendo a final nos pênaltis em Goiânia, não me lembro se para o Atlético –Go ou Vila Nova-GO, o que lhe deu o direito de participar do campeonato brasileiro da série B em 1992. Já na série B do brasileirão 1992, o estabelecido era que as oito melhores equipes subiriam para a série A de 1993. No entanto, o Grêmio, que havia sido rebaixado no certame de 1991, ficou em 9º lugar, o que fez com que a CBF promovesse uma virada de mesa, garantido o acesso aos 12 melhores colocados. Essa medida BENEFICIOU o América, que não havia se garantido entre os oito. Em 1993 o campeonato nacional foi disputado com a presença de 32 times, divididos em quatro grupos. A regra, DESDE O INÍCIO, era: dois grupos de 08 times cada um, grupos A e B, compostos pelos times que disputaram a serie A do ano anterior, exceção ao Grêmio, que havia “subido”. Nesses dois grupos NÃO haveria rebaixamento. O Galo ficou no grupo B e o Cruzeiro no A. Já para os grupos C e D, a regra determinava que os quatro últimos colocados de cada um seriam rebaixados. O América estava no grupo D. Como o Galo foi o pior dos times, a diretoria do América sentiu-se no direito de pleitear a manutenção da vaga na série A no certame 1994. Tentou nas esferas desportivas, sem sucesso e resolveu partir para a justiça comum. Como punição, como determina norma da FiFA, salvo engano, o clube ficou afastado das competições da CBF por dois anos.
    Assim, sem entrar no mérito do regulamento ser justo ou não, pois vale lembrar a mudança de regra de 1992, não houve descumprimento das regras do campeonato de 1993, portanto, não houve benefício ao Galo em detrimento ao Coelho.
    Votos de paz a todos.

  • MÁRCIO disse:

    O kalil chamou a arbitragem mineira de quadrilha, o alício NUNCA é escalado para os jogos do time rosa, que sorteio é esse??O AMérica reclama com razão, o itair está reclamando á toa, pois no jogo CRUZEIRO E IPATINGA, não ocorreu nada de polemico.
    O juiz ajuda é o time rosa de vespasiano>

  • Chico,

    não sei se foi você ou outro jornalisata que comentou sobre o protesto dos Torcedores Americanos dizendo que é um protesto encomendado pela nossa Diretoria. Por favor não cometa este equívoco pois o nosso protesto é em busca da moralidade, civilidade, honestidade, igualdade, coisas básicas que nós Americanos primamos e lutamos para que aconteçam. Jamais ficaremos calados vendo coisas erradas e comportarmos com se nada de anormal estivesse acontecendo. Na década de 90 já fomos punidos pela CBF pois lutamos pela igualdade nos campeonatos brasileiros pois tivemos uma campanha melhor que do atlético e cruzeiro, por exemplo, e fomos rebaixados. Naquela épca este ídículo Clube dos 13 já comandava e manipulava o futebol e parece que até hoje eles são os donos do Cartel do “Futebol e Circo”. Quem achar isto normal, calem-se, nós, Espartanos Americanos, lutaremos por Igualdade de Direito seja no cárater Desportivo, Social e Cultural.

    Obrigado!

    Flávio Braga de Azevedo!

  • J.B.CRUZ disse:

    É isso que dá as diferênças..O CRUZEIRO que é um CLUBE organizado,planejado, cumpridor dos seus deveres e está sempre no topo de todas as competições que participa sempre é o mais prejudicado..Quanto a Paulo Schetinno viajar com o CRUZEIRO a Santiago, não é mais que obrigação dele como presidente da entidade FMF , a qual o CRUZEIRO é filado maior…Agora que o AMÉRICA foi prejudicado nos 2 jogos contra o galo, isso foi!..A muito tempo que o galo participa de competições só com o nome…

  • Stefano Venuto disse:

    Esse presidente do Ipatinga é uma piada, ainda bem que o time dele não vai longe, porque ninguém ia aguentar esse mala, se ele fosse presidente de um grande clube. Nunca vi um cara tão sem simpatia e argumento, baseou as suas acusações, no que os dirigentes americanos disseram no vestiário dos juízes em Ipatinga. Se nem os dirigentes do América, que tem um promotor de justiça entre eles, consegue provar nada, e falaram um monte de besteira num momento de tensão, ele que é um zé mané vai conseguir?

  • Gilmar disse:

    Caro Rodrigo Assis, que prazer, alegria e satisfação poderá ter participarmos de uma competição na qual já sabemos por antecipação, que a final será entre as mesmas equipes de sempre?

    – Claro que as equipes devem e precisam melhorarem “e muito”, para competirem nos mesmos níveis das melhores! Mas, que isso seja feito de forma “Limpa e Sem Intervenções extra-campo”, o que não é em hipótese alguma a Realidade dos campeonatos regionais e “Brasileiros”!

    – Sempre houve e haverá interferências e favorecimentos aos “grandes”. As razões e os motivos são óbvios e todos sabemos quais são.
    Quem acompanha o esporte nacional, em particular o futebol, sabe que “rios de dinheiro” correm para todos os lados, e alguns poucos se aproveitam das situações “obscuras e escusas” para obterem vantagens e lucros escandalosos. O “nome disso” voce sabe muito bem!

    No caso do Campeonato Mineiro, como voce bem frisou, é fraquíssimo e mal organizado; sempre foi! – Claro que Atlético e Cruzeiro fazem sua parte e contribuem para isso, mas, se as coisas são assim, todos são responsáveis, desde a Federação ao mais simples time da “terceira divisão”. Os mais fortes se aproveitam das situações o mais que podem. Essa é Lei!
    Não são capazes de “pensarem” um pouco na qualidade da competição e nem muito menos em colaborarem com os menos favorecidos. “Querem Tudo e mais alguma coisa!

    É aquela velha e surrada história do “Golias x Davi”! – Um dia, quem sabe, acertarão uma “pedra na consciência” dos “chefões e mandatários”, causando alguma mudança na conduta e na forma de agirem?

    Utopia? Pode ser, mas crer nisso é menos pior do que apenas sonhar!

  • rodrigo assis disse:

    até agora não apareceu prova que luxemburgo escolheu juiz ou participou disso.

    só bravata de papagaio de pirata e mais um monte de “marias”-vai com as outras

  • Marcelo Silva Carvalho disse:

    Não acho que seja difícil um time do interior chegar às finais do mineiro, haja vista que o Ipatinga foi finalista em 2 anos consecutivos (2005 e 2006). Claro que hoje é raro isso acontecer, mas pode muito bem os times do interior se fortalecerem e disputar mais finais no estadual. Porque não?

  • Samuel Cesar disse:

    Esse Itair, é um kra que não merece aparece na imprenssa,

    é um coronel de ipatinga, que acha que manda e desmanda em seu clube, quando sair tecnico e jogador desse clube é só agressão moral….

  • Luciano Nogueira disse:

    É brincadeira a imprensa dar espaço para este Itair. O cara enriqueceu com a tal da ‘Azulzinha do Trenzinho”, havendo rumores que tinha empregados cuja função era ganhar o sorteio… Agora foge da justiça para não receber intimação do Roberto Abras na ação que este move contra ele. Sinceramente, temos que escolher melhor a quem dar espaço…

  • O que acontece com os times pequenos de Minas, no Campeonato Mineiro é o que ocorre com os times mineiros no Campeonato Brasileiro. A falta de credibilidade dos árbitros de futebol e a incompetência desses vem só aumentando no pais do futebol. – Como tinha dito na minha última coluna…. Chega a ser vergonhoso isso..

    mas como disse:

    Os proprios clubes do interior não se dão a valorização merecida, o Democrata GV, por exemplo, já poderia ter adquado seu estádio para as fases eliminatorias do Mineiro, mas preferem o dinheiro de jogar no Mineirão que a classificação….

    Equipes das grandes cidades tinham que se reforçar melhor e aproveitar a grandeza da região, como a de ipatinga ” que a torcida ainda não acordou para o futebol” Juiz de Fora, Uberlandia, Uberaba e Montes Claros que são cidades grandes e nada fazem….

  • Rafael disse:

    Não acho que os times do interior não chegam na final do campeonato por causa de arbitragens. São equipes fracas, haja vista as participações nos campeonatos nacionais (serie C e D) e Copa do Brasil, não tem estrutura e apoio local. Concordo que as arbitragens andam muito ruins, porém ficar colocando culpa de insucessos constantes (quantas vezes equipes do interior ganharam ou participaram das finais do campeonato?) em “quadrilhas”, “maracutaias”, e etc, parece mais desculpa e meio de promoção pessoal. As coisas melhorariam, e muito, se cada um procurasse melhorar os seus problemas locais e estruturais.

  • rodrigo assis disse:

    caro gilmar, sobre a ultima frase do seu texto …”Deveria e deve ganhar quem jogar melhor todo o campeonato, e não quem tem mais grana ou respaldo político!”…

    Ganha quem joga melhor mesmo, que é geralmente o cruzeiro e às vezes o atlético…. não tem nenhuma máquina do interior sendo garfada não. Todo mundo diz que o campeonato é fraquissimo, pois os times do interior são fracas, mas querem que eles ganhem, e se eles não ganham, a culpa é dos grandes que roubam.

    Vai entender

  • Alberto Aguiar disse:

    Conforme o texto, o Itair em litígio com os Perrelas? Cadê a amizade antiga?
    Minha televisão tremeu toda, quando o Itair falou em; lisura…
    O MP assistiu ao sorteio dos árbitros: o pupilo do ex vice do Cruzeiro apitará Tigre e Raposa; e aí? É muito sintomático…

  • mauricio jose de souza disse:

    Se eu fosse o pessoal dos times do interior, juntava todos e formava um time só, para ver se passava da primeira fase da copa do brasil. E olhe que lá não foi juiz mineiro que apitou as partidas do Beraba, Boa.

  • Gilmar disse:

    O Itair está mais do que certo em por a “boca no mundo” antes da “vaca ir pru brejo”!

    Todos sabem que os times da capital são e sempre serão, “Mesmo”, os favorecidos nas arbitragens para todo o sempre.

    Aliás, o Ipatinga deveria é buscar/ter o apoio e o incentivo do América e de todo o Interior de Minas.
    Senão, continuará e será a armação, repetição e a mesma rotina de sempre: finais entre Atlético x cruzeiros, salvo raríssimas exceções.

    Tudo bem que os times da capital são mais bem preparados e tem mais estrutura e coisa e tal. Mas, precisam que sejam, também, favorecidos nas arbitragens e nas cartolagens?

    É difícil imaginar como os times do interior, mais o América, conseguem participar de um campeonato, sabendo que na final sempre vai dar Galo x Raposa?
    – Isso é bastante repetitivo, desgastante, rotineiro e cansativo! – Deveria e deve ganhar quem jogar melhor todo o campeonato, e não quem tem mais grana ou respaldo político!

  • francisco barbosa disse:

    Perguntei a conhecidos e parentes que moram em Ipatinga sobre a falta de apoio do torcedor local ao time da cidade e a resposta é unânime:
    A CULPA É DA CHATICE DO PRESIDENTE DO TIME.

  • Raimundo Nonato disse:

    O Chico
    Você sabe que é até bom o Paulo Schetino ter viajado com o Cruzeiro?
    Pois ele longe é melhor para o futebol mineiro. Ele deveria é ficar só viajando. Acompanhando os jrs. do Atlético, Cruzeiro,América pelas andanças desses times.
    Assim sendo poderia surgir alguma cabeça nova na FMF e ninguém sentir a sua falta

  • Marcelo disse:

    Atitude tipica dos perrelas…
    alguém tem que botar um basta neste come e dorme da federação

  • O minimo q poderia ser feito por um conselheiro do Atlético Mineiro. Único prejudicado até então foi o Coelhão, assaltado, vergonhosamente…

    É obrigação do presidente da FMF, acompanhar os times mineiros em jogos importantes, como o de ontem “que foi sim um jogo SUPER IMPORTANTE, valia classificação”, quem sabe ele não faz algo pelo Cruzeiro também…

    Obs: Os proprios clubes do interior não se dão a valorização merecida, o Democrata GV, por exemplo, já poderia ter adquado seu estádio para as fases eliminatorias do Mineiro, mas preferem o dinheiro de jogar no Mineirão que a classificação….

  • rodrigo assis disse:

    E o Fernando Rocha ta enganado, os clubes do interior não chegam na final porque não investem, não montam equipes competitivas, não tem infra estrutura, ficar dizendo que os grandes chegam todo ano na base da maracutaia é ser inocente e não querer ver a verdade.

  • Chico disse:

    Pergunta para o sr. Itair se ele queria árbitro de outro estado ou, quem sabe, hummmm… Jéferson Geraldo Alexandrino. Quem é de Ipatinga sabe o porque estou citando o nome dese ex-árbitro. Aquele, da época do Tigre no Módulo II, no início da década.

    Não é mesmo???

  • Stefano Venuto disse:

    Esse Itair é um coronelzinho de meia, a imprensa não devia dar espaço pra ele, sujeitinho chato, acabou atraindo essa chatura para o time de Ipatinga. O cara acusa um monte de gente de quadrilha, sem uma prova, tomara que encham esse cara de processos.

  • Leandro Alves disse:

    Vou comentar o jogo do cruzeiro aqui o outro post está muito longe,
    antes de começar o jogo o empate não seria tão ruim, mas assistindo ao jogo percebe-se que nosso treinador não tem leitura da partida se o cruzeiro fosse mais ousado ganharia facíl a partida, o cruzeiro fora de casa joga com todos os jogadores atrás da linha do meio campo se tivessemos atacantes abilidosos e rapidos seria até interessante, mas temos só thiago ribeiro que é rapido,

    E estamos com o mesmo problema da final o ano passado, faz uim gol e se desliga do jogo, acaba tomando um logo em seguida, assim não dar para ser campeão.

  • Leandro Alves disse:

    Não acho que o cruzeiro estava garantido ná proxima fase não, o cruzeiro jogava sem seu principal goleador e coringa do time, tinha grande chances de alguém ser espulso, e toda vez que o cruzeiro tem alguém espulso toma goleada, e se perdessemos por um gol de diferença iamos depender de outros resultados, então talvez o presidente da federação mineira não tivesse oportunidade depois.

  • rodrigo assis disse:

    Itair não tem moral pra falar de ninguém… é como disse o cara da itatiaia que ta processando ele, aparece itair, o perrela não tem coragem de atacar o kalil diretamente e manda esse papagaio de pirata ficar conversando fiado na imprensa

  • mauricio jose de souza disse:

    Concordo com tudo que está escrito. Agora, gostaria que o Itair viesse a publico e explicar porque ele não reclamava das arbitragens mineiras, quando tinha Marco Antonio Lima, C. Silva, Alexandrino, comendo em suas mãos.