Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Wembley tem mais shows e eventos que futebol

Esta semana almocei com o Alisson Sol, mineiro que mora em Cambridge (70 km de Londres). Colaborador permanente do nosso blog, ele está de férias com a família em Belo Horizonte, e contou muitas novidades do dia a dia na Inglaterra, principalmente do futebol.

Dentre outras coisas, que o estádio Wembley, o mais simbólico templo do futebol mundial, vive quase que 100% de grandes shows e outros grandes eventos, como convenções de grandes empresas que o patrocinam, e que têm direito de usá-lo uma vez por ano. Jogos de futebol são poucos durante o ano: decisões nacionais e as partidas da seleção.


» Comentar

Comentários:
29
  • Nelson Henrique disse:

    Alisson sol,

    Você não quer voltar a Londres por causa daquela fumacinha a toa!
    Tá com medo? É brincadeira, viu!

    Concordo com você que ninguem constroi um prédio ou monta uma empresa para ser sub utilizada. Iria dar prejuizo na certa.

    Porém não podemos pensar em um estádio de futebol, em que seu gramado seja constantemente prejudicado. Existe tecnologia para se resolver este problema. Um dos estádios da Copa de 2002 na Coreia/Japão, já utiliza esta tecnologia, que permite retirar o gramado para fora do estádio e depois recoloca-lo. É a grosso modo, como se o colocassemos em cima de uma plataforma com rodinhas que pudesse ser empurrada para cima e para baixo.

    Se isso não for possivel pelo alto custo, e também pela chiadeira de que algum empreiteiro estará tentando ganhar dinheiro fácil, podemos fazer um projeto que contemple a utilizaçaõ dos espaços em outros eventos, que não necessariamente prejudiquem o gramado.

    O Emirates Stadium, do Arsenal, só para citar um de Londres, é um bom exemplo. São promovidas diversas reuniões e eventos, sem que no entanto alguém tenha acesso direto ao gramado. São utilizadas suas áreas externas, acomodações, etc. Estas ações permitem que o estádio não seja subutilizado, dando assim lucro.
    Para isso foi necessario que se planejasse, à epoca da construção do estádio. Definiu-se o que se queria para o mesmo, e a partir deste planejamento, realizou-se o projeto e a consequente construçao. Basta planejar! Depois do empreendimento construido não dá para se ficar remendando.

  • Alisson Sol disse:

    E, devido aos problemas do vulcão na Islândia, vou acabar tendo de ficar em BH por alguns dias a mais…

    Como já foi citado, realmente Wembley foi reconstruído para ser uma arena multiuso. Nada mais adequado, considerando que durante os 3 meses de verão, não há futebol na Europa. E, como também já citado, nenhum time de Londres manda seus jogos em Wembley. Assim, não fosse uma arena multiuso, Wembley seria um enorme elefante branco.

    Aliás, não vejo também como evitar isto para o Mineirão após sua reforma. Com os dois times da Série A seriam 38 datas no Campeonato Brasileiro, e mais o que vier de Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana e Campeonato Mineiro. Isto dificilmente irá chegar a um total de 100 datas por ano. Ninguém construiria um prédio gigantesco para ter menos de 1/3 de utilização por ano.

  • Basilio disse:

    Iraque, o próprio Chicão quando jogou no Galo disse, por recomendação da FPF ao Aragão: se você expulsar algum jogador do São Paulo, você não apita mais no campeonato paulista. O Ângelo que o diga…

  • Bertoldo disse:

    Sadan, se os homens ganham títulos, tá faltando homens em Minas…

  • Nelson Henrique disse:

    Galooooo!

    “Tamo Dentro!!!!!!!!”
    Que Venha o resto. Seja que resto for.

  • Clayton Batista Coelho - "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Luxemburgo agora na Itatiaia: “O Ricardinho saiu enaltecido”. Será que ele acredita nisso mesmo ?? Porque no “seu nome, seu bairro” com o Thiago Reis, pelo que estou ouvindo, os torcedores Atleticanos estão revoltados com o Ricardinho. Eu Hein…

    Mário Henrique ( Atleticano confesso ) quase no final do primeiro tempo: “A torcida do Atlético está dormindo. Se o meu pai estivesse aqui, ele também já estaria abrindo a boca”… zzzzzzzzzzz

  • Andrada JR. disse:

    É por isso que não no Wembley não se realizam mais jogos… ao contrário do Mineirão, onde deveriam ser jogadas as partidas da fase final do Campeonato Mineiro… por isso que ninguém valoriza o nosso campeonato.

    Pra que serve a ADEMG? Até onde eu sei não tem como finalidade o lucro, certo ou errado?

  • Stefano Venuto disse:

    Na Inglaterra isso funciona, mas não vejo a necessidade de se transformar um mineirão, por exemplo, num palco, que não seja de futebol. Olha o tamanho desse país, tem tanto espaço pra construir.

  • Iraq Rodrigues disse:

    Só mais uma sobre Wembley. Antes, quando havia algum jogo programado para lá, o gramado tinha de ser colocado e era retirado logo após a partida.

  • Iraq Rodrigues disse:

    Concordo com Clayton sobre “os meninos da Vila”. O Galo já teve desses meninos (Reinaldo, Marcelo, P. Isidoro, Cerezo, Márcio Paulada, João Leite, etc) e perdeu, invicto, o título para o São Paulo (1977).

    Então é como disse o Chicão àquela época :

    “meninos ganham jogos, homens ganham titulos”.

  • Clayton Batista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Fala Dudu GALOMAIO, gente boa !

    Então foi vc é ?? rs Mas cara, vc é um cara inteligente, sabe que os Cruzeirenses sensatos sabem que no momento, o melhor futebol apresentado no Brasil, é sim o do Santos.

    Só não sabemos se os “Meninos da Vila” aguentariam a pressão de uma Libertadores por exemplo. Porque até agora, só pegaram os times de São Paulo ( E o nível do Campeonato Paulista já não é aquelas coisas mais… ) e times fracos da Copa do Brasil.

    O Brasileirão deste ano que será a prova dos nove… Vai pegar fogo !

  • Lima disse:

    Deve ser por isso que o gramado de Wembley está tão ruim, até parecia o gramado do Mineirão após o Axé.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Clayton/Claytinho…
    sobre o seu comentário, FUI EU quem citou a prepotência de alguns cruzeirenses lunáticos dizendo que o seu time é o melhor (???????) do Brasil… se vc ainda não viu, leia os comentário feitos nos últimos 2 dias e perceberá…
    bom final de semana a todos!!!

  • Nelson Henrique disse:

    Chico Maia,

    Wemblely é um caso especial.
    Não pode ser comparado a nenhum outro estádio do mundo.
    Só existe pela sua tradição. Mesmo no velho Wembley, ou antes da moda de acontecerem espetáculos em estádios, Wembley só era utilizado em ocasiões especiais, como as finais da FA CUP ou partidas da seleção Inglesa.
    Nenhum clube inglês manda suas partidas em Wembley. Mesmo os de Londres. Não dá para comparar, é outra realidade!.

  • Pedro Carlos disse:

    Olá Chico Maia, respeito a sua opinião, gosto muito das suas colunas, mas discordoe. por que a vocação primeira do mineirão é o futebol, tanto é que para se fazer um show lá precisa de grandes adaptações como escrevi no meu blog. foi evidente a quarta-feira vendo pela tv, como o grama estava prejudicada, feia, toda russa.por causa dos tapumes colocados por cima da grama….

  • Carlos da Mata disse:

    Prezado Amigo Chico Maia,

    Quanto a nota “Wembley tem mais Shows do que Evento do Futebol” vale resaltar que o novo estádio de Wembley foi projetado para ser uma área multi-uso. O Mineirão não foi projetado para tal fim.

    O que está faltando aos dirigentes Mineiros é quando forem montar o calendario do campeonato do próximo ano, sentarem com a empresa que promove os eventos de axé no Mineirão e com a Ademg e combinar as datas.

    Será que isso é tão dificil assim?

    Abraços,

    Carlos da Mata ( Ika ) – Direto de Manaus – AM

  • Iraq Rodrigues disse:

    Venuto, era gozação, viu ?

  • Iraq Rodrigues disse:

    Chico, parece-me que o Wembley foi construído com esse enfoque, o que não acontece com o Mineirão.

  • Iraq Rodrigues disse:

    Para Stefano Venuto :

    perdoe-me a ignorância, mas não entendi seu comentário. O que vc está criticando aí ?
    Agradeço o esclarecimento.

  • valcir alves disse:

    so não pode atrapalhar os jogos dos times de futebol.

  • Anderson Palestra disse:

    Stafano:
    Não relacione o Cruzeiro com Maria.
    Maria veio de pixadores de galoucura atrapalhando os marginais da Máfia Azul.
    Eu não sou de torcida organizada, odeio por sinal. Quer zoar alguém de Maria? Chame uns vagabundos da Máfia Azul e fale com eles.
    Saudações celestes.

  • alguém avisa que os clubes profissionais fazem um trabalho de lazer e entretenimento, sócio-cultural-financeiro ao país, algumas das coisa que talvez seriam de responsabilidade e dever do Estado. Alguém acha que o Governo está ajudando alguém? pensar assim é inocência ou desinformação.
    Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados.

    sem mais.

  • Stefano Venuto disse:

    CHICO MAIS,
    COMO DISSE PERRELA, DEPOIS NÓS É QUE LEVAMOS A FAMA, OLHA O QUE EU ACHEI POR ACASO:
    Clássico João e Maria – Atlético- MG x Cruzeiro – é o nome do maior clássico da cidade de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais, nomes simplificados de Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube. Os clubes Atlético e Cruzeiro também são conhecidos como Galo e Raposa. Este clássico tornou-se o maior clássico mineiro quando foi construído o Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, estádio onde o equilíbrio das partidas é evidente nas estatísticas, superando Atlético versus América que era, antes da inauguração do Mineirão, o maior clássico mineiro.
    A FONTE: http://www.jornaldegramado.com.br/site/noticias/noticias_interna.asp?canal=8&ed=60&ct=196&cd=229992
    É PRA RIR, CRUZEIRO INTERNACIONALMENTE LA BESTIA NEGRA.

  • J.B.CRUZ disse:

    Já tem mais de 20 anos que Estádios de Futebol, principalmente em Capitais transformou-se em casa de espetáculos..
    Novos tempos….

  • francisco barbosa disse:

    E depois querem que os times do interior tenham estádios, onde está a
    CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO.

  • MARCIO MATA disse:

    LIBERTADORES – CRUZEIRO ESTÁ NAS OITAVAS – Confira o desenho de hoje. http://www.dzai.com.br/marciomata/blog/charges – MARCIO MATA.

  • Anderson Palestra disse:

    Uai Maurício, já havia sido entregue antes. Ademais o América é um morto, se não tive ajuda danou-se.
    Numa das postagens do Chico, que tem a foto do Anastasia, ele fala que Cruzeiro e Atlético pagam R$ 3.000,00 de aluguel do Mineirão. É o Estado dando uma força para Cruzeiro e Atlético.

  • mauricio jose de souza disse:

    Por falar em América, o Estado vai arrumar o Independencia com o dinheiro dos impostos do povo e depois entregar para o America e ninguem fala nada. Eta imprensa mineira.

  • lúcio vieira disse:

    Acho que o América vai utilizar o independencia desta forma depois que o mineirão ficar pronto.