Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Outras verdades sobre o país da Copa

O melhor repórter de rádio do Brasil, Eduardo C0sta, escreveu ótimo artigo, ontem, no site da Rádio Itatiaia:

Outras verdades sobre o país da Copa

Nós, brasileiros, amamos futebol. As televisões sabem disso. Então, armam grandes coberturas do evento maior da bola, a Copa do Mundo, para aumentar a audiência e o faturamento. E não se limitam a mostrar o jogo. Produzem inúmeras reportagens sobre o país, seus costumes, seu povo, enfim, criam o clima para que a gente se sinta em casa quando o torneio – que dura menos de um mês – começar.

Assim, há cerca de um ano temos sido bombardeados com um sem número de informações sobre a África do Sul. Quase sempre salientam a alegria do povo. É verdade. Falam sobre o gosto que eles têm pela bola. É verdade. E que serão anfitriões tão simpáticos como somos. Também é verdade. Mas, quem está fazendo as malas precisa saber de outras verdades para não ser surpreendido.

Por exemplo, embora tenha 20% a mais que a população de São Paulo, a África do Sul tem um Produto Interno Bruto pouco superior ao dos paulistas. É um país pobre e ainda mais desigual que o Brasil. Tem altíssimos índices de estupro, mais de 40% de desempregados, 1/3 da população continua sem saber ler ou escrever, há uma legião de miseráveis que vivem com menos de 1 dólar por dia, o índice de repetência escolar supera 70% das crianças negras.

E ainda tem mais. AÁfrica do Sul tem a maior epidemia de AIDS do planeta, com seis milhões de contaminados e números de ocorrências criminais assustadores. A situação é tão ruim que nos últimos 15 anos a expectativa de vida caiu de 63 para 49 anos.

Se você vai à Copa, vá consciente de que o perigo que o acompanha nas mais diversas regiões do nosso país será ainda maior na África do Sul.

Mesmo quando a bola estiver parada…

* http://ow.ly/1Aa8e


» Comentar

Comentários:
2
  • francisco barbosa disse:

    Daniel Lanza concordo com seu comentário, mas acrescento que o mesmo deva servir para a copa 2014 no Brasil.

  • Daniel Lanza disse:

    São dados verdadeiros e a Copa do Mundo pode ajudar a combate-los.

    Movimentação de turistas, economia e mídia. É preciso que a imprensa mostre o lado ruim para que o mundo acorde para os problemas daquele país e AJUDEM a combate-los.

    Não adianta deixarmos o país de lado sem darmos a oportunidade dele crescer!

    A FIFA foi feliz ao dar a oportunidade de realização da Copa 2010 em um país pobre!

    Mesmo assim, tem gente que prefere que a copa fosse realizada em um país com onde a recepção seria feita por brancos de olhos verdes, ofecerendo o jantar dos Deuses, com hotéis maravilhosos, trânsito perfeito e poluição zero. Preferem fechar os olhos para os problemas do mundo do que tentar acabar com eles!

    Que essa copa sirva para dar a chance à Africa.

    Que os jornalistas mostrem os problemas mas com o intuito de buscar ajuda e não queimar e isolar o país!